Menu

Mercado prevê taxa de juros mais baixa em 2024; André Perfeito aposta na queda do dólar

Economistas acreditam que os juros no Brasil podem ficar mais baixos em 2024, segundo a pesquisa Focus divulgada hoje. Eles agora preveem que a taxa básica de juros, conhecida como Selic, encerrará o ano de 2024 em 9,0%, o que é menor do que a previsão anterior de 9,25% após sete semanas. LEIA: Mercado reajusta […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
29/05/2019. Credito: Breno Fortes/CB/D.A Press. Andre Perfeito, economista chefe da Mecton.

Economistas acreditam que os juros no Brasil podem ficar mais baixos em 2024, segundo a pesquisa Focus divulgada hoje. Eles agora preveem que a taxa básica de juros, conhecida como Selic, encerrará o ano de 2024 em 9,0%, o que é menor do que a previsão anterior de 9,25% após sete semanas.

LEIA: Mercado reajusta pra baixo inflação de 2023 e 2024

A Selic atualmente está em 11,75% e, segundo o Banco Central, pode continuar diminuindo nos próximos meses. A pesquisa também mostrou que a expectativa para a inflação foi reduzida pela terceira vez consecutiva. Os especialistas agora estimam que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficará em 4,46% este ano, abaixo da meta.

O economista André Perfeito, fez uma análise sobre esse último boletim Focus e avaliou que esse cenário de baixa nos juros pode acarretar na queda do dólar. “Chama atenção a queda da projeção de SELIC para 2024 que saiu de 9,25% para 9%. Está queda reflete a melhora nas projeções de inflação bem como a perspectiva de juros mais baixos nos EUA”, escreveu Perfeito nas redes.

“Mantenho por ora a projeção de SELIC em 9,75% na perspectiva que “as boas notícias de inflação” tendem a rarear ao longo de 2024 e apesar de não projetar nada grave acredito que pode alterar o humor de investidores uma inflação de serviços mais forte por conta da queda do desemprego”, avaliou.

“Para o Dólar mantenho a projeção de R$ 4,30 para o ano que vem na perspectiva da melhora da balança comercial entre outros motivos”, finaliza.

Vale destacar que para 2024, a previsão da inflação foi ajustada para 3,91%, um pouco mais baixa do que antes. No entanto, para os anos seguintes, os analistas ainda veem a inflação em 3,5%. Vale destacar que as metas oficiais de inflação para 2023 e 2024 são 3,25% e 3,00%, respectivamente, com uma margem de tolerância.

Quanto ao crescimento econômico, a estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2023 permanece em 2,92%, enquanto para 2024 subiu ligeiramente para 1,52%.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes