Menu

Investimentos em inteligência artificial devem turbinar vendas de chip em 2024

IA e automóveis devem ser responsáveis pela recuperação das vendas globais de chips em 2024 As vendas globais de chips devem aumentar 13% este ano, após um 2023 instável, de acordo com um grupo da indústria O frenesi global por chips de inteligência artificial (IA) e o aumento constante dos chips automotivos impulsionarão uma recuperação […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Chips semicondutores são vistos na placa de circuito de um computador nesta ilustração tirada em 25 de fevereiro de 2022. Foto: Reuters


IA e automóveis devem ser responsáveis pela recuperação das vendas globais de chips em 2024

As vendas globais de chips devem aumentar 13% este ano, após um 2023 instável, de acordo com um grupo da indústria

O frenesi global por chips de inteligência artificial (IA) e o aumento constante dos chips automotivos impulsionarão uma recuperação nas vendas globais de semicondutores este ano, de acordo com os dados anuais de vendas de um grupo industrial divulgados na segunda-feira.

A Semiconductor Industry Association (SIA) previu um salto de 13,1% nas vendas globais de chips, para US$ 595,3 bilhões, em comparação com uma queda de cerca de 8% nas vendas em 2023.

“A IA é um mercado super forte – penso que se você olhar para o cenário, há muitas coisas positivas para observar”, disse o presidente-executivo da SIA, John Neuffer, à Reuters em entrevista.

Apesar de um início de ano lento para chips automotivos, essa fatia do mercado de chips ainda deverá crescer 6%, de acordo com o Diretor de Estatísticas da Indústria e Política Econômica da SIA, Robert Casanova.

No ano passado, a fraca procura de PCs e smartphones puniu fabricantes de chips como a Intel e a Qualcomm , contribuindo parcialmente para um aumento de 1,1% nas vendas dos chamados chips “lógicos”, para 178,5 mil milhões de dólares. As vendas de memórias caíram 29%, para US$ 92,3 bilhões, e foram a segunda maior categoria monitorada pela SIA.

Mas este ano, o frenesim entre os gigantes da tecnologia para fornecer produtos e serviços que implementem IA desencadeou um aumento na procura de chips avançados produzidos pela Nvidia, à medida que as empresas de computação em nuvem procuram construir mais capacidade para executar esse tipo de software.

Os aplicativos de IA exigem grandes quantidades de unidades de processamento gráfico (GPUs) interligadas e uma variedade de outros tipos de chips ao seu redor para atingir o desempenho necessário. Os sistemas de IA precisam de grandes quantidades de memória de alta largura de banda fabricada pela SK Hynix e processadores de rede velozes para transferir dados entre eles.

Reuters com edição adicional de Sean O’Meara.
Fevereiro de 2024
Asia Financial

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes