Menu

China decide investir pesado em IA para manter a maior rede de trens do planeta

A China implementou tecnologia de inteligência artificial (IA) para otimizar a operação e manutenção de sua extensa rede ferroviária de alta velocidade, que abrange 45.000 km. Um sistema de IA, baseado em Pequim, processa vastas quantidades de dados em tempo real, permitindo a detecção de anomalias com até 95% de precisão e a emissão de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
CHINA DAILY

A China implementou tecnologia de inteligência artificial (IA) para otimizar a operação e manutenção de sua extensa rede ferroviária de alta velocidade, que abrange 45.000 km.

Um sistema de IA, baseado em Pequim, processa vastas quantidades de dados em tempo real, permitindo a detecção de anomalias com até 95% de precisão e a emissão de alertas para manutenção em menos de 40 minutos.

Este avanço tecnológico contribuiu para um ano sem incidentes que exigissem redução de velocidade devido a problemas significativos na via, além de uma redução de 80% em falhas menores. A IA também melhorou a estabilidade das ferrovias contra ventos fortes, especialmente em grandes pontes.

O sucesso do projeto é fruto de anos de esforços para superar desafios em diversas áreas, incluindo risco, equipamentos e previsão de tendências em engenharia, fornecimento de energia e telecomunicações, assegurando uma abordagem científica para a prevenção de segurança e manutenção precisa.

A adoção de IA e big data para análise e manutenção da infraestrutura ferroviária responde à necessidade de gerenciar a enorme quantidade de dados gerados pelos sensores. Esta estratégia garante avaliações mais precisas e oportunas, mantendo a infraestrutura em condições superiores às de sua construção.

A equipe liderada por Niu Daoan coletou quase 200 terabytes de dados brutos para treinar o sistema de IA, o que supera em muito os dados da Biblioteca do Congresso dos EUA. Este volume de dados, proveniente de diversas fontes, permite à IA analisar e prever falhas com alta precisão.

A implementação de IA na rede ferroviária de alta velocidade não apenas aprimora a eficiência operacional mas também aborda desafios futuros, como a diminuição prevista de trabalhadores de manutenção devido a mudanças demográficas.

O avanço da China na aplicação de IA em infraestrutura crítica, contrasta com desafios enfrentados por redes ferroviárias em outras partes do mundo, como os Estados Unidos, onde a falta de manutenção tem levado a incidentes de segurança frequentes.

Este desenvolvimento coloca a China na vanguarda da inovação em transporte ferroviário, com a rede de alta velocidade não apenas se expandindo rapidamente mas também estabelecendo novos padrões de eficiência e segurança graças à inteligência artificial.

Com informações da SCMP

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes