Menu

Bomba! Butantan criou e produziu veneno para Pinochet matar opositores da ditadura chilena, diz agência

Laboratórios do Canadá, Dinamarca e Chile, em fevereiro de 2023, anunciaram a detecção de toxina botulínica em um dente de Pablo Neruda, poeta, senador e diplomata chileno, fortalecendo a hipótese de que ele possa ter sido assassinado pela ditadura chilena. Neruda morreu em 23 de setembro de 1973, em circunstâncias suspeitas, logo após o golpe […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Bloomberg

Laboratórios do Canadá, Dinamarca e Chile, em fevereiro de 2023, anunciaram a detecção de toxina botulínica em um dente de Pablo Neruda, poeta, senador e diplomata chileno, fortalecendo a hipótese de que ele possa ter sido assassinado pela ditadura chilena.

Neruda morreu em 23 de setembro de 1973, em circunstâncias suspeitas, logo após o golpe militar que instalou a ditadura de Augusto Pinochet no Chile.

A justiça chilena, em fevereiro de 2024, determinou a reabertura das investigações sobre a morte de Neruda, considerando as novas evidências forenses.

Este movimento judicial vem em meio a revelações que ligam o Instituto Butantan, um dos principais centros científicos do Brasil, a um esquema de fornecimento de toxinas para a ditadura chilena, usadas para envenenar opositores.

Uma investigação conduzida pela Agência Pública apontou para a troca de toxinas botulínicas entre o Brasil e o Chile durante a ditadura, implicando o Instituto Butantan no fornecimento dessas substâncias.

Em 1981, prisioneiros chilenos foram envenenados com alimentos contaminados por essa toxina, originária do Butantan, conforme sentença da Suprema Corte do Chile em 2021.

A investigação também trouxe à luz documentos e depoimentos que evidenciam a relação entre o Instituto Butantan e as forças militares do Brasil e do Chile, incluindo uma visita de uma comitiva de oficiais ligados a Pinochet ao Instituto, localizado em São Paulo. O Instituto Butantan, por sua vez, reiterou seu compromisso com a democracia e a liberdade de opinião de seus pesquisadores, em resposta às alegações.

Leia a reportagem completa clicando neste link.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes