Menu

Grãos e açúcar vão impulsionar crescimento das exportações no Porto de Santos em 2024

O terminal da CLI no porto de Santos, após estabelecer um novo recorde de movimentação mensal em fevereiro, mantém expectativas de crescimento superior a 15% nos embarques de açúcar e grãos para o final do ano, segundo Luis Neves, diretor operacional da empresa, conforme reportagem da Reuters. Este aumento, que poderia alcançar aproximadamente 16 milhões […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O terminal da CLI no porto de Santos, após estabelecer um novo recorde de movimentação mensal em fevereiro, mantém expectativas de crescimento superior a 15% nos embarques de açúcar e grãos para o final do ano, segundo Luis Neves, diretor operacional da empresa, conforme reportagem da Reuters.

Este aumento, que poderia alcançar aproximadamente 16 milhões de toneladas em 2024, é impulsionado principalmente pelo incremento nas exportações de açúcar, principal produto do terminal e responsável por um terço da exportação brasileira do adoçante.

Apesar da previsão de uma demanda levemente reduzida por grãos, devido à quebra da safra de soja no Brasil, a expectativa é de um crescimento de 1 milhão de toneladas em comparação ao ano anterior.

Neves destacou a capacidade de compensação entre açúcar e grãos no terminal, adaptando-se às variações de demanda.

A CLI prevê um aumento na exportação de açúcar de 8,1 milhões de toneladas em 2023 para entre 9,3 milhões e 9,5 milhões de toneladas em 2024, antecipando um recorde na produção da safra de cana 2024/25.

Já para os grãos, espera-se elevar os embarques de 5,5 milhões para 6,5 milhões de toneladas. A estrutura do terminal, com dois berços de atracação e a maior parte dos produtos recebidos via ferrovia, proporciona flexibilidade e eficiência operacional ao longo do ano.

Em fevereiro, o terminal embarcou 1,3 milhão de toneladas, sendo 900 mil toneladas de açúcar, um volume recorde para o mês.

Neves ressaltou a importância de um terminal eficiente e a capacidade de operar com diferentes commodities como vantagens competitivas, especialmente em anos de safra reduzida e preços baixos.

A CLI, uma parceria entre a Macquarie Asset Management e a IG4, planeja investir 600 milhões de reais no terminal de Santos, visando aumentar sua capacidade de movimentação anual em até 2,5 milhões de toneladas. O início das obras de ampliação está previsto para o primeiro semestre de 2025.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes