Menu

Enquanto os políticos de Israel discutem, alguns soldados expressam a sua raiva

Parado em frente a um tanque nos limites da Faixa de Gaza, um general israelense interrompeu seu discurso sobre a guerra contra o Hamas para fazer uma repreensão televisionada aos líderes políticos de Israel. O brigadeiro-general Dan Goldfus exortou os políticos “de todos os lados” a rejeitarem o extremismo e a unirem-se, evitando um regresso […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Violeta Santos Moura/ Reuters

Parado em frente a um tanque nos limites da Faixa de Gaza, um general israelense interrompeu seu discurso sobre a guerra contra o Hamas para fazer uma repreensão televisionada aos líderes políticos de Israel.

O brigadeiro-general Dan Goldfus exortou os políticos “de todos os lados” a rejeitarem o extremismo e a unirem-se, evitando um regresso ao status quo antes da eclosão do conflito em outubro – quando as divisões políticas e meses de protestos deixaram Israel profundamente polarizado.

“Vocês devem ser dignos de nós. Vocês devem ser dignos daqueles combatentes que perderam suas vidas”, disse Goldfus em seu resumo de 13 de março, transmitido pelos principais canais de televisão de Israel.

Goldfus foi repreendido pelo Chefe do Estado-Maior, Tenente-General Herzi Halevi, dois dias depois, disseram as Forças de Defesa de Israel (IDF). Mas suas palavras tocaram alguns israelenses que estavam na frente de batalha.

“Ele deu voz a muitos que sentem que estão sacrificando as suas vidas e tempo enquanto os políticos estão ocupados com políticas mesquinhas”, disse Barak Reicher, 42 anos, recém-saído de cinco meses de serviço na reserva.

A Reuters entrevistou 13 soldados da reserva e recrutados em bases militares, no parlamento, em casa e em protestos. Todos eles falaram do moral elevado entre os seus camaradas no campo de batalha, mas a maioria também descreveu as suas frustrações com a liderança política de Israel.

Vários, de ambos os lados do espectro político, manifestaram a sua indignação pelo fato de o governo não estar abordando questões-chave como a reforma do recrutamento militar e as dificuldades econômicas enfrentadas pelos reservistas que regressam.

A IDF, que não comenta questões de política governamental, não respondeu imediatamente às perguntas da Reuters. O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu também não respondeu.

Após o ataque do Hamas em 7 de outubro, no qual 1.200 pessoas foram mortas e mais de 250 feitas reféns, os israelitas uniram-se em sofrimento. Netanyahu formou um governo nacional de emergência trazendo um partido centrista liderado pelo ex-chefe da defesa, Benny Gantz, um rival.

Publicado originalmente pela Reuters em 26/03/2024

Por Maayan Lubell – Jerusalém

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes