Menu

Édito do Talibã para retomar o apedrejamento de mulheres até a morte foi recebido com horror

O regresso do regime afegão ao apedrejamento e flagelação pública deve-se ao fato de não haver “ninguém que os responsabilize” pelos abusos, dizem ativistas O anúncio do Talibã de que vai retomar o apedrejamento público de mulheres até à morte foi possibilitado pelo silêncio da comunidade internacional, afirmaram grupos de direitos humanos. Safia Arefi, advogada […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Sanaullah Seiam/AFP/ Getty

O regresso do regime afegão ao apedrejamento e flagelação pública deve-se ao fato de não haver “ninguém que os responsabilize” pelos abusos, dizem ativistas

O anúncio do Talibã de que vai retomar o apedrejamento público de mulheres até à morte foi possibilitado pelo silêncio da comunidade internacional, afirmaram grupos de direitos humanos.

Safia Arefi, advogada e chefe da organização afegã de direitos humanos Janela de Esperança das Mulheres, disse que o anúncio condenou as mulheres afegãs a regressar aos dias mais sombrios do domínio talibã na década de 1990.

“Com este anúncio do líder talibã, um novo capítulo de punições privadas começou e as mulheres afegãs estão experimentando as profundezas da solidão”, disse Arefi.

“Agora, ninguém está ao lado delas para salvá-las das punições do Talibã. A comunidade internacional optou por permanecer em silêncio face a estas violações dos direitos das mulheres.”

O líder supremo do Talibã, Hibatullah Akhundzada, anunciou no fim de semana que o grupo começaria a aplicar a sua interpretação da lei sharia no Afeganistão, incluindo a reintrodução da flagelação pública e do apedrejamento de mulheres por adultério.

Numa transmissão de áudio na Rádio Televisão Afeganistão, controlada pelos Talibã, no sábado passado, Akhundzada disse: “Vamos açoitar as mulheres… vamos apedrejá-las até à morte em público [por adultério].

Hibatullah Akhundzada disse: ‘O trabalho do Talibã não terminou com a tomada de Cabul, apenas começou.’ | Wakil Kohsar/AFP/Getty

“Vocês podem chamar isso de violação dos direitos das mulheres quando as apedrejamos ou açoitamos publicamente por cometerem adultério porque eles entram em conflito com seus princípios democráticos”, disse ele, acrescentando: “[Mas] eu represento Alá e você representa Satanás”.

Ele justificou a medida como uma continuação da luta do Talibã contra as influências ocidentais. “O trabalho do Talibã não terminou com a tomada de Cabul, apenas começou”, disse ele.

A notícia foi recebida com horror, mas não com surpresa, pelos grupos de direitos das mulheres afegãs, que afirmam que o desmantelamento de quaisquer direitos e proteção remanescentes para os 14 milhões de mulheres e moças do país está agora quase completo.

Sahar Fetrat, investigador afegão da Human Rights Watch, disse: “Há dois anos, eles não tinham a coragem que têm hoje para jurar apedrejar mulheres até à morte em público; agora eles fazem.

“Eles testaram as suas políticas draconianas, uma por uma, e chegaram a este ponto porque não há ninguém que os responsabilize pelos abusos. Através dos corpos das mulheres afegãs, os Talibãs exigem e comandam ordens morais e sociais. Todos devemos ser avisados ​​de que, se não pararmos, mais e mais virão.”

Desde que assumiu o poder, em agosto de 2021, os talibãs dissolveram a constituição do Afeganistão apoiada pelo Ocidente e suspenderam os códigos penais existentes, substituindo-os pela sua interpretação rígida e fundamentalista da lei sharia. Também proibiram advogadas e juízas, tendo como alvo muitas delas pelo seu trabalho no governo anterior.

Samira Hamidi, ativista afegã da Anistia Internacional, afirmou: “Nos últimos dois anos e meio, os talibãs desmantelaram instituições que prestavam serviços às mulheres afegãs.

“No entanto, o mais recente apoio do seu líder ao apedrejamento público de mulheres até à morte é uma violação flagrante das leis internacionais de direitos humanos, incluindo a Cedaw [a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres].”

Hamidi disse que as mulheres afegãs são agora impotentes para se defenderem da perseguição e da injustiça.

Só no ano passado, juízes nomeados pelos talibãs ordenaram 417 flagelações e execuções públicas, de acordo com a Afghan Witness, um grupo de investigação que monitoriza os direitos humanos no Afeganistão. Destes, 57 eram mulheres.

Mais recentemente, em fevereiro, os talibãs executaram pessoas em público em estádios nas províncias de Jawzjan e Ghazni. O grupo militante instou as pessoas a assistirem às execuções e punições como uma “lição”, mas proibiu a filmagem ou a fotografia.

Publicado originalmente pelo The Guardian em 28/03/2024 – 18h02

Repórteres: Ruchi Kumar e Rukhshana

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes