Menu

Outro gigante chinês assombra Elon Musk

Além da expansão e o aumento de vendas da BYD, concorrente direta da Tesla, outra empresa surge no mercado: a Xiaomi BBC – A fabricante chinesa de smartphones Xiaomi lançou seu primeiro veículo elétrico (EV) e começou a receber pedidos. No evento, o presidente-executivo da gigante da tecnologia, Lei Jun, disse que o modelo SU7 […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
O SU7 é o primeiro carro elétrico da gigante da tecnologia Xiaomi

Além da expansão e o aumento de vendas da BYD, concorrente direta da Tesla, outra empresa surge no mercado: a Xiaomi

BBCA fabricante chinesa de smartphones Xiaomi lançou seu primeiro veículo elétrico (EV) e começou a receber pedidos. No evento, o presidente-executivo da gigante da tecnologia, Lei Jun, disse que o modelo SU7 padrão custaria 215.900 yuans (US$ 29.872; £ 23.663) e a versão Max custaria 299.900 yuans.

A empresa afirma ter recebido mais de 50.000 pedidos nos primeiros 27 minutos de vendas.

A entrada da Xiaomi no mercado de carros elétricos ocorre num momento em que o crescimento das vendas desacelerou globalmente, desencadeando uma guerra de preços.

A mudança faz com que a gigante da tecnologia enfrente rivais de EV, incluindo Tesla e BYD. O preço inicial do Modelo 3 da Tesla na China é 245.900 yuans.

Lei também disse que o SU7 teria um alcance mínimo de 700 km (435 milhas), superando os 567 km do Tesla Model 3.

A empresa espera que o sistema operacional compartilhado do SU7 com seus telefones, laptops e outros dispositivos atraia os clientes existentes.

A Xiaomi é a terceira maior vendedora de smartphones em todo o mundo, com uma participação de mercado de cerca de 12%, segundo a empresa de pesquisas Counterpoint.

O SU7, que a Xiaomi vem provocando desde o ano passado , atraiu comparações com os modelos de carros esportivos Taycan e Panamera da Porsche.

Ele será fabricado por uma unidade da fabricante estatal de automóveis BAIC Group, em uma fábrica em Pequim que pode produzir até 200 mil veículos por ano.

“Embora chegar até aqui seja uma grande conquista, a conquista final seria demonstrar que existe um mercado consumidor para a Xiaomi como uma marca de veículos elétricos inteligentes”, disse Bill Russo, da Automobility, à BBC.

Em uma indicação dos desafios enfrentados pelas empresas de tecnologia que desejam fabricar carros elétricos, a fabricante do iPhone, Apple, cancelou no mês passado seus planos de construir um EV .

Russo acrescentou que a entrada da Xiaomi no mercado automóvel reflecte a sua confiança “na relevância da sua marca” na China, enquanto a Apple não vê potencial suficiente no mercado de veículos eléctricos fora da China.

A Xiaomi disse que investirá US$ 10 bilhões (7,9 bilhões de libras) em seu negócio de veículos nos próximos 10 anos.

“O mercado chinês de veículos elétricos é muito maduro e cria um ecossistema muito estável para os fabricantes de veículos elétricos”, disse Abhishek Murali, da empresa de pesquisa Rystad Energy.

“Por exemplo, a cadeia de fornecimento de baterias é muito forte e a rede de carregamento no país também está crescendo para atender à crescente alimentação de veículos elétricos”.

O lançamento do primeiro carro da Xiaomi ocorre num momento em que a guerra de preços no mercado de veículos elétricos da China se intensifica.

A Tesla, liderada pelo multibilionário Elon Musk, reduziu o custo de seus carros na China em milhares de dólares nos últimos meses, à medida que rivais locais, como a fabricante de veículos elétricos mais vendida do mundo, a BYD, reduziram os preços.

O maior mercado automotivo do mundo já está lotado, então a Xiaomi é um dos poucos novos participantes em potencial a obter a aprovação das autoridades, enquanto as autoridades tentam conter uma enxurrada de novos participantes.

No início desta semana, a BYD registrou lucros anuais recordes, mas disse que o crescimento desacelerou no final do ano passado.

A fabricante de carros elétricos Nio, com sede em Xangai, reduziu na quarta-feira sua previsão para as entregas do primeiro trimestre, à medida que os consumidores reduziam os gastos à medida que o crescimento econômico da China enfraquecia.

A gigante americana de veículos elétricos Tesla deve anunciar seus números de entregas para os primeiros três meses de 2024 na próxima semana.

Ao mesmo tempo, governos de todo o mundo estão a reagir contra as importações de VE fabricados no estrangeiro.

Na terça-feira, Pequim iniciou um processo de resolução de litígios contra os EUA na Organização Mundial do Comércio para contestar “subsídios discriminatórios” ao abrigo da Lei de Redução da Inflação dos EUA.

Entretanto, a União Europeia lançou uma investigação para saber se os subsídios do governo chinês ajudaram os fabricantes de automóveis eléctricos do país a reduzir os preços dos modelos fabricados na Europa.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes