Menu

TSMC impulsiona as ambições de Joe Biden para chips de IA com acordo de produção de U$11,6 bi nos EUA

A maior fabricante de chips do mundo, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co, concordou em fabricar seus produtos mais avançados no Arizona a partir de 2028, em um impulso aos esforços da Casa Branca para trazer a produção de semicondutores para o território nacional. A TSMC fabricará os mais recentes chips de 2 nanômetros em uma […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co concordou em fabricar seus produtos mais avançados no Arizona a partir de 2028 Caitlin O'Hara/Bloomberg

A maior fabricante de chips do mundo, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co, concordou em fabricar seus produtos mais avançados no Arizona a partir de 2028, em um impulso aos esforços da Casa Branca para trazer a produção de semicondutores para o território nacional.

A TSMC fabricará os mais recentes chips de 2 nanômetros em uma fábrica, ou fábrica, que está construindo em Phoenix, Arizona, marcando uma atualização de seus planos anteriores.
Essa instalação será a segunda da empresa nos EUA. O primeiro, que também fica no Arizona e foi anunciado em 2020 no governo Trump, começará a ser produzido no próximo ano.

A TSMC também disse na segunda-feira que aumentará seu investimento total nos EUA de US$ 40 bilhões para US$ 65 bilhões para construir uma terceira fábrica, com tecnologia de 2 nm ou ainda mais avançada, que estará operacional em 2030.

A empresa taiwanesa e o departamento de comércio dos EUA disseram na segunda-feira que Washington lhe forneceria apoio no valor de 6,6 mil milhões de dólares em subvenções e até 5 mil milhões de dólares em empréstimos.

Os subsídios enquadram-se na Lei dos Chips, que foi aprovada em 2022 para impulsionar a produção de chips nos EUA. No mês passado, a administração Biden revelou um acordo de 8,5 mil milhões de dólares em subvenções e até 11 mil milhões de dólares em empréstimos para a Intel, do Vale do Silício, que prometeu 100 mil milhões de dólares em novos investimentos.

O compromisso da TSMC ajuda a Casa Branca a avançar em direção ao seu objetivo de trazer 20% da produção mundial de semicondutores avançados para onshore até 2030.

Os receios crescentes de uma invasão chinesa de Taiwan, onde são actualmente fabricados 90% dos chips de última geração, levaram os EUA a intensificar esforços para aumentar a sua produção nacional de semicondutores.

“A TSMC está expandindo suas capacidades de fabricação no Arizona de tal forma que, pela primeira vez, fabricaremos, em escala, os chips semicondutores mais avançados do planeta aqui nos Estados Unidos da América”, disse a secretária de comércio dos EUA, Gina Raimondo. “[Estamos] fortalecendo enormemente a nossa posição de segurança nacional.”

“Nossas operações nos EUA nos permitem oferecer melhor suporte aos nossos clientes nos EUA, que incluem várias das principais empresas de tecnologia do mundo”, disse Mark Liu, presidente do principal fabricante contratado de chips.

Os planos mais recentes aproximarão a produção de semicondutores nos EUA do estado da arte, à medida que a inteligência artificial impulsiona a procura por cada vez mais poder computacional.

A TSMC planejou anteriormente operar suas fábricas nos EUA com tecnologia de fabricação mais antiga do que sua produção em massa mais avançada em Taiwan.
Em 2026, a maioria dos chips de IA funcionará em 3 nm, o que significa que as capacidades de produção da primeira fábrica da TSMC no Arizona serão insuficientes.

Quando a segunda fábrica da TSMC no Arizona for inaugurada em 2028, a Nvidia e outros fornecedores de chips de IA provavelmente terão migrado para 2 nm, disse um engenheiro familiarizado com o processo. Portanto, o plano original da TSMC de ter aquela planta funcionando em 3nm “não fazia sentido”, disse um executivo da empresa.

Os EUA esperam que o acordo com a TSMC signifique que alguns dos chips mais avançados utilizados em IA possam ser parcialmente fabricados nos EUA até ao final da década, reduzindo a dependência de fabricantes de chips como a Nvidia e a AMD na produção asiática.

“Os chips que a TSMC fabrica. . . sustentam toda a IA. Dezenas de milhares de chips de ponta são necessários para treinar um modelo de IA de fronteira única [como o GPT4 da OpenAI]”, disse Raimondo. “E agora, por causa deste anúncio, esses chips serão fabricados nos Estados Unidos da América.”

Mas executivos e analistas do setor disseram que essa afirmação foi longe demais.
“Ter 2 nm na segunda fábrica não significa que a Nvidia não comprará mais chips fabricados em Taiwan”, disse uma pessoa familiarizada com os planos da TSMC, “significa apenas que eles terão a opção de emitir um requisito especial que um certo grande parte de suas fichas vem daquela fábrica [do Arizona].

O investimento fabril de ponta da TSMC no país continua a superar em muito o dos EUA. Ela iniciará a produção em massa de 2 nm no próximo ano e planeja construir “múltiplas” fábricas operando com essa tecnologia em três locais em Taiwan, disse Liu aos investidores em janeiro.

Com informações do Financial Times.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes