Menu

Huawei ignora sanções dos EUA com crescimento mais rápido em quatro anos

A empresa chinesa de telecomunicações Huawei cresceu mais rapidamente em 2023 do que há quatro anos, ao ignorar o impacto das sanções dos EUA . As receitas aumentaram quase 10%, para 704,2 mil milhões de yuan (77 mil milhões de libras), à medida que a empresa sediada em Shenzhen desfrutava de uma recuperação no seu segmento de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Andy Wong/AP

A empresa chinesa de telecomunicações Huawei cresceu mais rapidamente em 2023 do que há quatro anos, ao ignorar o impacto das sanções dos EUA .

As receitas aumentaram quase 10%, para 704,2 mil milhões de yuan (77 mil milhões de libras), à medida que a empresa sediada em Shenzhen desfrutava de uma recuperação no seu segmento de consumo, que inclui telemóveis smartphones.

O desempenho significou que a Huawei desafiou o efeito das sanções impostas pelos EUA em 2019, quando a Casa Branca de Donald Trump acusou a empresa de ser um risco à segurança, algo que a Huawei nega.

O Reino Unido também prometeu em 2020 remover a Huawei da infraestrutura 5G até 2027, devido a preocupações semelhantes, provocando a fúria da China com uma decisão tomada pelo governo britânico, mas pela qual Trump parecia receber o crédito.

Apesar das restrições, o ano passado marcou o terceiro ano consecutivo de crescimento para a Huawei, que tinha reportado uma queda nas receitas em 2021, quando esgotou os seus stocks de reservas de microchips.

No entanto, as receitas permanecem abaixo do pico de 2020, de 891,3 mil milhões de yuans.

Num evento da empresa no ano passado, Meng Wangzhou, diretora financeira da Huawei e filha do fundador da empresa, anunciou que a Huawei não estava mais em modo de crise.

“Passamos por muita coisa nos últimos anos, mas, enfrentando um desafio após o outro, conseguimos crescer”, disse o presidente da Huawei, Ken Hu, na sexta-feira.

O lucro líquido da Huawei em 2023 aumentou 144,5%, para 87 mil milhões de yuans, com a margem mais do que duplicando em relação ao ano anterior, para mais de 12%.

Parte disso veio da receita contínua da venda de sua marca de smartphones Honor, que a Huawei vendeu em novembro de 2020, disse a empresa.

O negócio de smartphones da Huawei prosperou apesar da hostilidade do governo do Reino Unido e das sanções dos EUA, que prejudicam a sua capacidade de fabricar ferramentas essenciais para a fabricação de chips

Em setembro, a Huawei produziu um smartphone 5G usando um chip de silício avançado em uma escala de miniaturização considerada além de suas capacidades devido às restrições de exportação impostas pelos EUA, disseram analistas.

Seu Mate 60 Pro é equipado com um novo chip Kirin 9000s fabricado na China pela Semiconductor Manufacturing International Corp (SMIC), parcialmente estatal, disse a empresa de análise TechInsights.

Embora o principal negócio de infraestrutura de TI da Huawei tenha permanecido estável, o seu negócio de nuvem cresceu mais de um quinto, gerando receitas de 55,3 bilhões de yuans.

O negócio de software e componentes para carros inteligentes da Huawei, com quatro anos de existência, também registrou rápido crescimento, embora a partir de uma base muito menor, um aumento de 128,1% ano a ano, para 4,7 bilhões de yuans.

A Huawei anunciou no ano passado que iria transformar a unidade de carros inteligentes em uma nova empresa.

Reportagem publicada originalmente no The Guardian

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes