Menu

Celso Amorim avalia resposta ofensiva e militar do Irã a Israel

Neste sábado, 13, a tensão no Oriente Médio foi ampliada após ataques do Irã contra Israel. Em uma entrevista concedida a Jamil Chade, do UOL, o ex-chanceler brasileiro e atual assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, discutiu a situação e seus possíveis desdobramentos. Amorim descreveu os ataques iranianos como “gestos” […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
AGÊNCIA CÂMARA

Neste sábado, 13, a tensão no Oriente Médio foi ampliada após ataques do Irã contra Israel. Em uma entrevista concedida a Jamil Chade, do UOL, o ex-chanceler brasileiro e atual assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, discutiu a situação e seus possíveis desdobramentos.

Amorim descreveu os ataques iranianos como “gestos” de resposta ao bombardeio israelense contra o consulado iraniano em Damasco, que resultou na morte de um alto oficial da Guarda Revolucionária Iraniana.

Amorim expressou a complexidade em identificar os iniciadores dos conflitos na região, mas reconheceu que, neste caso, o Irã estava reagindo ao ataque israelense. “O Irã queria fazer um gesto”, avaliou.

O diplomata mencionou que, apesar dos drones e mísseis iranianos não terem atingido seus alvos, a principal incerteza reside na resposta que Israel irá oferecer.

“Por sorte ou por qualquer outro motivo, os drones e mísseis não atingiram seus alvos”, lembrou o ex-chanceler, “mas a questão é como o governo de Israel vai responder”, completou.

O ex-chanceler também comentou que, até o momento, não há previsões para reuniões emergenciais do G20 ou Brics, apesar das medidas já estarem sendo consideradas pelo G7 e pelo Conselho de Segurança da ONU.

Ele alertou para o risco de uma escalada ainda maior do conflito, que poderia desestabilizar ainda mais a região.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes