Menu

Centenas de pessoas protestam no Níger exigindo saída das tropas dos EUA

Em março, o Níger suspendeu a sua cooperação militar com os EUA depois de os líderes do governo militar terem cortado relações com a França no ano passado. Centenas de manifestantes saíram às ruas da capital do Níger para exigir a saída das tropas dos Estados Unidos, depois de o governo militar ter mudado ainda […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
AFP

Em março, o Níger suspendeu a sua cooperação militar com os EUA depois de os líderes do governo militar terem cortado relações com a França no ano passado.

Centenas de manifestantes saíram às ruas da capital do Níger para exigir a saída das tropas dos Estados Unidos, depois de o governo militar ter mudado ainda mais a sua estratégia, encerrando um acordo militar com os EUA e acolhendo instrutores militares russos.

Marchando de braços dados pelo centro de Niamey no sábado, a multidão agitou bandeiras do Níger numa manifestação que recordou os protestos anti-franceses que estimularam a retirada das forças francesas do Níger no ano passado, depois de o exército ter tomado o poder num golpe de estado.

Uma placa escrita à mão em inglês dizia “EUA saem correndo do Níger”, em uma demonstração de apoio ao governo militar e à sua decisão, em meados de março, de revogar um acordo que permitia que cerca de 1.000 militares dos EUA operassem em seu território.

“Estamos aqui para dizer não à base americana, não queremos americanos no nosso território”, disse a manifestante Maria Saley à agência de notícias Reuters à margem da marcha.

A multidão também foi ouvida gritando “Abaixo o imperialismo americano” e “A libertação do povo está em marcha”.

Até ao golpe, o Níger tinha permanecido um parceiro de segurança fundamental da França e dos EUA, que o utilizaram como base como parte dos esforços internacionais para conter uma rebelião de uma década na região do Sahel, na África Ocidental.

Em março, o país suspendeu o seu acordo militar com os EUA. Os militares dos EUA tinham cerca de 650 militares trabalhando no Níger em dezembro, de acordo com um relatório da Casa Branca ao Congresso. Os militares dos EUA operam uma importante base aérea na cidade de Agadez, no Níger, a cerca de 920 km (572 milhas) de Niamey, utilizando-a para voos de vigilância tripulados e não tripulados e outras operações.

Uma base de drones conhecida como Base Aérea 201, perto de Agadez, também foi construída a um custo de mais de US$ 100 milhões. Desde 2018, a base tem sido usada para atacar combatentes do ISIL (ISIS) e do Jama’at Nusrat al-Islam wal Muslimeen (JNIM), uma afiliada da Al-Qaeda, na região do Sahel.

Publicado originalmente pela Al Jazeera em 13/04/2024

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes