Menu

MP-SP e PM buscam desarticular fraudes em licitações milionárias ligadas ao PCC

Na manhã desta terça-feira, 16, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), vinculado ao Ministério Público de São Paulo, junto à Polícia Militar, iniciou a ‘Operação Muditia‘. A operação visa desmantelar uma organização criminosa associada ao Primeiro Comando da Capital (PCC), investigada por envolvimento em fraudes de licitação em várias prefeituras […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
DIVULGAÇÃO / MP-SP

Na manhã desta terça-feira, 16, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), vinculado ao Ministério Público de São Paulo, junto à Polícia Militar, iniciou a ‘Operação Muditia‘.

A operação visa desmantelar uma organização criminosa associada ao Primeiro Comando da Capital (PCC), investigada por envolvimento em fraudes de licitação em várias prefeituras e Câmaras Municipais em todo o estado, conforme informações do G1.

Foram expedidos 42 mandados de busca e apreensão e 15 de prisão temporária pela 5ª Vara Criminal de Guarulhos.

Entre os alvos das ordens judiciais estão agentes públicos, incluindo três vereadores de cidades do Alto Tietê e do litoral.

Investigações apontam que as empresas envolvidas manipulavam repetidamente os processos licitatórios para contratação de mão de obra terceirizada, influenciando a seleção dos vencedores e a divisão dos valores ilícitos. As empresas sob suspeita possuem contratos públicos que totalizam mais de R$ 200 milhões nos últimos anos.

A ação segue revelações da ‘Operação Fim da Linha‘, realizada na semana anterior, que prendeu quatro executivos de empresas de ônibus em São Paulo, também com supostas conexões com o PCC.

Após a operação, medidas foram tomadas para garantir a continuidade do serviço de transporte público, com a nomeação de interventores da SPTrans para administrar as empresas investigadas.

O promotor de Justiça Lincoln Gakiya criticou a Prefeitura de São Paulo e a SPTrans por negligência nas concessões de transporte público a empresas potencialmente comprometidas.

Em resposta, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) defendeu a administração municipal, argumentando que não cabe à gestão investigar antecedentes criminais de empresas contratadas.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes