Menu

Israel expulsa diplomatas noruegueses e acende crise diplomática

Israel informou à Noruega nesta quinta-feira (7) que está revogando o status diplomático de oito diplomatas noruegueses que trabalham na missão do país na Autoridade Palestina, em resposta à conduta da Noruega na questão israelense-palestina nos últimos meses. A medida resultará na cessação das operações diplomáticas norueguesas tanto em Israel quanto na Cisjordânia. Além de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
O Ministério das Relações Exteriores de Israel anunciou que está revogando o status diplomático de oito diplomatas noruegueses, o que efetivamente interromperá a atividade da Noruega em Israel e na Cisjordânia; Noruega: 'Este é um ato extremo' / Bebeto Matthews / AP

Israel informou à Noruega nesta quinta-feira (7) que está revogando o status diplomático de oito diplomatas noruegueses que trabalham na missão do país na Autoridade Palestina, em resposta à conduta da Noruega na questão israelense-palestina nos últimos meses. A medida resultará na cessação das operações diplomáticas norueguesas tanto em Israel quanto na Cisjordânia.

Além de sua embaixada em Tel Aviv, a Noruega mantém um escritório de representação na Autoridade Palestina que opera na cidade de Al-Ram, uma cidade palestina localizada entre Jerusalém e Ramallah. Os diplomatas noruegueses que servem nesta missão precisam receber acreditação oficial de Israel para suas atividades.

Uma carta oficial enviada pelo Ministério das Relações Exteriores de Israel à Noruega – divulgada pelo Ministro das Relações Exteriores, Israel Katz – afirma que, em resposta à postura pró-Palestina do país nos últimos meses, Israel decidiu revogar o credenciamento desses diplomatas, o que efetivamente colocará um fim às suas atividades. O Ministro das Relações Exteriores, Katz, disse que “há um preço para o comportamento anti-Israel. Aqueles que nos atacam e adotam uma política unilateral contra nós pagarão um preço.”

As bandeiras da Noruega, África do Sul, Palestina, Irlanda e Espanha são hasteadas na entrada de Ramallah, na Cisjordânia, na semana passada / AFP

O Ministério das Relações Exteriores da Noruega respondeu na quinta-feira, dizendo que “Este é um ato extremo que afeta principalmente nossa capacidade de ajudar a população palestina… A decisão de hoje terá consequências para nosso relacionamento com o governo de Netanyahu.” A Noruega anunciou que estava reconhecendo um estado palestino há cerca de dois meses e meio e recentemente apresentou uma opinião ao Tribunal Penal Internacional em Haia afirmando que os Acordos de Oslo não devem limitar as atividades do tribunal na questão israelense-palestina, ao contrário da posição de Israel.

O governo norueguês transfere uma grande quantidade de ajuda aos palestinos na Cisjordânia, e a decisão do Ministério das Relações Exteriores de Israel deve dificultar a transferência dessa assistência.

Com informações do Haaretz

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes