Menu

Saiba quais cidades serão beneficiadas pelo trem bala Rio-São Paulo

O projeto do trem-bala que conectará as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo foi confirmado para iniciar suas operações em junho de 2032. Com uma extensão de 417 quilômetros, o trem-bala RioSP promete reduzir o tempo de viagem entre as duas metrópoles para apenas 1h45. O novo modal terá estações em sete cidades […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O projeto do trem-bala que conectará as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo foi confirmado para iniciar suas operações em junho de 2032. Com uma extensão de 417 quilômetros, o trem-bala RioSP promete reduzir o tempo de viagem entre as duas metrópoles para apenas 1h45.

O novo modal terá estações em sete cidades adicionais, incluindo Guarulhos, Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, Aparecida, Resende, e Volta Redonda/Barra Mansa, além das terminais principais na Estação Água Branca em São Paulo e Estação Leopoldina no Rio de Janeiro.

O projeto está sendo liderado pela TAV Brasil, com a supervisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A capacidade prevista do trem de alta velocidade, que pode alcançar velocidades de até 350 km/h, é de transportar mais de 25 milhões de passageiros anualmente.

O investimento necessário para o desenvolvimento e construção do projeto é estimado em cerca de R$75 bilhões. Esse montante será financiado por meio de capital privado, sem a necessidade de recursos públicos.

Diversas fases do projeto já foram completadas, incluindo estudos de demanda, definição do trajeto, mapeamento de dados fundiários e revisões do projeto de engenharia. Atualmente, o projeto está na fase de elaboração do EIA-RIMA, necessário para a obtenção da licença ambiental prévia.

A previsão é que a licença prévia seja concedida até junho de 2025, com as desapropriações necessárias concluídas até dezembro do mesmo ano.

A licença de instalação está prevista para ser obtida até junho de 2026, seguindo o cronograma estabelecido para garantir o início das operações em 2032.

, ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luiz Henrique

02/11/2024 - 20h24

Depois de construído, colocam o preço do bilhete a mil reais. Aqui não tem jeito não, desiste!


Leia mais

Recentes

Recentes