Menu

Pesquisadores chineses desenvolvem nanovacina para combater placas de gordura nas artérias

Pesquisadores chineses anunciaram o desenvolvimento de uma nanovacina experimental voltada para a prevenção do acúmulo de placas nas artérias, condição associada a doenças cardiovasculares. O estudo foi conduzido por cientistas de instituições como a Universidade de Ciência e Tecnologia de Nanquim e a Universidade de Ciência e Tecnologia da China. A equipe testou a nanovacina […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
REPRODUÇÃO

Pesquisadores chineses anunciaram o desenvolvimento de uma nanovacina experimental voltada para a prevenção do acúmulo de placas nas artérias, condição associada a doenças cardiovasculares.

O estudo foi conduzido por cientistas de instituições como a Universidade de Ciência e Tecnologia de Nanquim e a Universidade de Ciência e Tecnologia da China.

A equipe testou a nanovacina em camundongos e observou uma redução no desenvolvimento da aterosclerose, condição caracterizada pelo acúmulo de substâncias gordurosas, colesterol e resíduos celulares nas artérias. Esse processo pode levar à formação de coágulos, aumentando o risco de derrames e ataques cardíacos.

Desenvolvimento da nanovacina

Para criar o imunizante, os pesquisadores anexaram um antígeno direcionado à aterosclerose a nanopartículas de óxido de ferro, visando estimular a resposta imunológica contra a doença.

A vacina foi administrada em camundongos submetidos a uma dieta rica em colesterol, e os resultados indicaram um efeito positivo na redução da progressão da condição.

“Nossas descobertas demonstram que a estratégia de administração de nanovacinas de duas frentes é eficaz contra a aterosclerose”, informou a equipe em artigo publicado no periódico Nature Communications, no dia 2 de março.

O estudo segue em fase experimental e ainda não há previsão para testes clínicos em humanos.

Com informações da SCMP

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes