Menu

Exclusivo! Balança comercial brasileira de petróleo registra terceiro ano consecutivo de recorde histórico

O Brasil continua exportando grandes quantidades de petróleo. Nos 12 meses terminados em abril, as exportações brasileiras de petróleo totalizaram 55 bilhões de dólares, o terceiro ano consecutivo de recordes históricos. Para ser exato, em 2023 (12 meses até abril), o Brasil exportou 55,1 bilhões de dólares em petróleo, o que marcava um aumento dramático […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Brasil continua exportando grandes quantidades de petróleo. Nos 12 meses terminados em abril, as exportações brasileiras de petróleo totalizaram 55 bilhões de dólares, o terceiro ano consecutivo de recordes históricos.

Para ser exato, em 2023 (12 meses até abril), o Brasil exportou 55,1 bilhões de dólares em petróleo, o que marcava um aumento dramático sobre o desempenho em anos anteriores. No ano seguinte, 2024, o país vendeu 58,7 bilhões de dólares em petróleo. E por fim, este ano, tivemos o segundo maior desempenho da história.

Os dados são do Comexstat, o banco de dados online da Secretaria de Comércio Exterior.

A balança comercial do petróleo ficou positiva, no acumulado dos últimos 12 meses até abril, em 32 bilhões de dólares, número parecido ao do ano anterior.

As importações brasileiras de petróleo, por sua vez, caíram 11% nos últimos 12 meses, refletindo os investimentos da Petrobrás na expansão do refino doméstico, e maior produção nacional de derivados.

O petróleo cru, ou bruto, corresponde a aproximadamente 75% das exportações nacionais do combustível.

Mas estamos também exportando cada vez mais óleo combustível (fuel oil).

O óleo combustível (fuel oil, em inglês) é um derivado pesado do petróleo, obtido após o refino das frações mais leves como gasolina, diesel e querosene. Ele é espesso, escuro e menos refinado, sendo tradicionalmente usado como combustível para grandes embarcações, usinas termoelétricas e algumas indústrias de grande porte que necessitam de calor intenso ou geração de energia.

Este produto é essencial para o setor naval global, pois abastece a maioria dos navios cargueiros, navios-tanque e navios de cruzeiro.

, , , , , ,
Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes