Menu

TCE-SP aprova contas de Tarcísio, mas critica isenções e inconsistências contábeis

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) aprovou nesta quarta (25) a prestação de contas do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) em 2024. O relator do caso, Dimas Ramalho, entretanto, fez algumas ressalvas da condução do orçamento público. Ele criticou o alto volume de renúncias fiscais a empresas privadas e pequenos setores […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Tarcísio de Freitas discursando na ALESP © Marco Galvão/Alesp

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) aprovou nesta quarta (25) a prestação de contas do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) em 2024. O relator do caso, Dimas Ramalho, entretanto, fez algumas ressalvas da condução do orçamento público.

Ele criticou o alto volume de renúncias fiscais a empresas privadas e pequenos setores da sociedade. Um exemplo é a retirada do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de insumos agropecuários e peças de tratores para o setor do agronegócio.

O conselheiro do Tribunal Sidney Beraldo ainda falou no seu parecer que somente 2,5% dos beneficiários de São Paulo receberam R$ 60 bilhões em isenções no ano passado. Ramalho disse que as renúncias não têm comprovação nenhuma de serem benéficas ao estado.

Os membros da corte também demonstraram preocupação com o déficit na previdência dos servidores do estado e criticaram os dados da educação pública de São Paulo. Beraldo citou que 72% das crianças no 2º ano do Ensino Fundamental não sabem ler adequadamente, 52% dos professores são temporários e quase 40% deles não têm ensino superior.

Ano passado, o governo teve superavit de R$ 8,285 bilhões, mas não traçou planos para contratar professores ou investir na educação. Tarcísio também não apresentou nenhuma indicação de que vai reduzir as isenções nos anos seguintes para usar o dinheiro arrecadado em outras áreas.

, , ,
Apoie o Cafezinho

Lucas Allabi

Jornalista em formação pela PUC-SP, apaixonado por São Paulo e tudo correlato à maior metrópole do hemisfério sul. Especialista em padarias e cafés, escreve principalmente sobre política e meio ambiente. Às vezes se arrisca no futebol. Instagram: @lu.allab

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes