O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou que o Departamento de Defesa dos EUA vem subestimando deliberadamente o impacto financeiro da escalada militar no Oriente Médio. Isso priva a opinião pública de um quadro fiel sobre o peso real do conflito para os contribuintes americanos.
Em mensagem divulgada nas redes sociais, Araghchi calculou que Washington já teria desembolsado perto de US$ 100 bilhões em despesas diretas nas operações militares da região. Essa cifra quadruplica o valor oficialmente citado pelas autoridades norte-americanas.
O diplomata detalhou que, além do montante militar imediato, existe um passivo indireto crescente, refletido em custos logísticos, elevação de prêmios de seguro e volatilidade energética. Segundo ele, esses fatores já estariam retirando aproximadamente US$ 500 por mês do orçamento de cada família norte-americana.
Para o chanceler, esse ônus resulta de uma estratégia guiada pelo que chamou de lógica “Israel primeiro”, na qual o governo dos EUA sacrificaria os próprios interesses econômicos para sustentar a agenda regional do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. “Israel primeiro sempre significa Estados Unidos por último”, disse Araghchi, sugerindo que a Casa Branca se converteu em mero fiador financeiro de decisões tomadas em Tel Aviv.
O sacrifício, em sua leitura, recai sobre trabalhadores, aposentados e pequenos empreendedores norte-americanos. O pronunciamento responde aos números apresentados pelo secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, que compareceu à Câmara dos Representantes e indicou um dispêndio de aproximadamente US$ 25 bilhões nos primeiros 60 dias de operações na região.
Araghchi citou ferramentas independentes que calculam um valor já perto de US$ 65 bilhões, revelando divergências internas sobre a contabilidade do conflito. Ao apresentar sua estimativa de US$ 100 bilhões, o chanceler argumentou que relatórios do Pentágono omitiriam custos de reposição de arsenais e contratos emergenciais com fabricantes de armamentos.
Essas despesas, segundo ele, só aparecem meses depois nos balanços finais do Congresso. O chanceler acrescentou que a sobrecarga fiscal coincide com uma fase de desaceleração industrial nos EUA, agravando gargalos em infraestrutura civil e programas sociais.
Esse contexto evidencia, em sua leitura, a contradição entre o discurso de austeridade doméstica e o desembolso militar recorde. Araghchi afirmou ainda que o conflito pressiona o dólar, pois a emissão de títulos federais para cobrir déficits de guerra transferiria recursos de setores produtivos para bancos que absorvem papéis da dívida pública.
O Governo do Irã sustenta que a crise poderia ser evitada caso Washington aceitasse um cessar-fogo regional negociado sob mediação multilateral. Essa possibilidade foi descartada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que desde o início da ofensiva reiterou o compromisso de defender “interesses vitais” no Golfo Pérsico.
Analistas em Teerã interpretam a fala do chanceler como parte de uma estratégia para expor fissuras orçamentárias na coalizão política norte-americana. Eles lembram que setores progressistas do Partido Democrata já cobram auditorias sobre contratos de defesa emergenciais assinados sem licitação plena.
A versão de Araghchi ecoa levantamento de economistas do Institute for Policy Studies, em Washington, segundo o qual as guerras pós-11 de Setembro custaram ao contribuinte americano mais de US$ 8 trilhões. Essa cifra inclui juros de dívidas e cuidados futuros a veteranos.
Dentro desse histórico, o atual conflito surge como a campanha militar mais cara em ritmo de desembolso desde a invasão do Iraque em 2003, avaliam os pesquisadores. Eles alertam para possível aumento de impostos estaduais caso o Pentágono mantenha o atual nível de operações sem nova autorização orçamentária do Congresso.
Em Teerã, a repercussão interna do discurso foi imediata, com parlamentares do Majlis aplaudindo a iniciativa de expor o custo da escalada imperial. Meios de comunicação locais ressaltaram que cada míssil lançado pelos EUA seria “pago com cortes em saúde e educação em Detroit, Houston ou Los Angeles”.
No plano diplomático, o Ministério das Relações Exteriores iraniano informou que enviará um dossiê sobre a questão ao Movimento dos Não-Alinhados e ao BRICS. O argumento é que métodos de financiamento de guerras devem ser tema de debate em fóruns de governança econômica global.
Questionado por jornalistas sobre a cifra de US$ 100 bilhões, o porta-voz do Pentágono limitou-se a repetir o número oficial de US$ 25 bilhões e a afirmar que “o custo da segurança não tem comparação com o preço da inação”. Essa resposta, para Teerã, prova a disposição de Washington em prolongar o conflito enquanto tenta desmobilizar críticas domésticas.
A controvérsia ganhou tração na mídia internacional depois que o portal Actualidad RT destacou a discrepância entre os registros oficiais e as projeções iranianas. Isso trouxe novamente à tona o debate sobre transparência fiscal em tempos de escalada militar.
O embate retórico mostra como a reordenação multipolar do sistema internacional passa também pela disputa de narrativas econômicas. Apontar a fatura do conflito tem potencial de reduzir o apoio popular a aventuras militares e acelerar pressões por acordos diplomáticos.
No curto prazo, a divergência sobre os números adiciona um elemento de desgaste político ao governo Trump, que precisará comprovar diante do eleitorado que o engajamento no Oriente Médio não inviabilizará investimentos internos em infraestrutura e transição energética. Já o Irã espera que insistir no tema dos custos force parlamentares norte-americanos a exigir auditorias mais amplas, abrindo espaço para negociações que contemplem garantias de segurança regionais sem a presença permanente de frotas estrangeiras no Golfo.
Enquanto isso, as operações militares continuam, e cada dia adicional de hostilidades tende a inflar a conta paga pelos lares estadunidenses. Segundo Araghchi, esse cenário evidencia a necessidade urgente de uma solução política antes que a economia doméstica dos EUA sinta ainda mais os efeitos de uma guerra escolhida à distância.
Leia também: Irã mantém indefinida participação em negociações com os EUA no Paquistão
📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho
Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


Pedro Neto
02/05/2026
Faz o L e vai pra Cuba, comunista ladrão!
Fernando O.
02/05/2026
Ana, concordo que o valor é grande demais para sumir sem rastros, mas a fonte é o chanceler do Irã, um país que torra bilhões financiando milícias na região. O Pentágono tem seus problemas de transparência, sim, mas pegar denúncia de Teerã como verdade absoluta é cair em narrativa de regime que vive de esconder os próprios gastos.
Ana Souza
02/05/2026
João Pereira, você tem um ponto válido sobre a falta de transparência do Irã, mas isso não invalida a acusação. Como jornalista, o que me interessa aqui são os números: 100 bilhões de dólares é um valor grande demais para simplesmente “sumir” sem deixar rastros. Se a denúncia procede, estamos falando de uma falha grave de controle orçamentário no maior gastador militar do planeta — e isso afeta a todos, inclusive o preço do petróleo que a gente paga na bomba.
João Pereira
02/05/2026
O Irã acusar os EUA de esconder gastos militares é quase uma ironia, considerando que o próprio regime iraniano é um dos menos transparentes do planeta quando o assunto é orçamento de guerra e financiamento de milícias. Mas, falando sério, 100 bilhões de dólares “sumindo” no Pentágono não é novidade pra quem acompanha as auditorias fracassadas do Departamento de Defesa. O problema é que enquanto a esquerda usa isso pra criticar o imperialismo americano e a direita ignora, o contribuinte brasileiro continua pagando a conta dos próprios impostos mal explicados aqui dentro. Cadê a mesma pressão da mídia sobre os gastos militares do Brasil?
Carlos Oliveira
02/05/2026
Pedro, é exatamente esse o ponto. Enquanto a gente rala 12h por dia no volante pra pagar conta e ainda ouvir patrão falando em “flexibilizar direitos”, o Pentágono simplesmente “some” com 100 bilhões de dólares. Cadê a fiscalização? Cadê a mídia perguntando por que o orçamento militar americano nunca é auditado? Enquanto isso, cortam verba da saúde e educação aqui e acolá.
Pedro
02/05/2026
É dose, João Carlos. Enquanto a gente rala pra pagar IPVA e encher o tanque, esses caras brincam de esconder 100 bilhões de dólares. No Brasil a gasolina já é um absurdo, imagina se esse dinheiro fosse usado pra baixar o preço dos combustíveis ao invés de bancar guerra.
João Carlos Silva
02/05/2026
Pois é, enquanto o povo aqui aperta o cinto porque o diesel subiu de novo, lá eles “perdem” 100 bilhões de dólares e ninguém é preso. É dose.
Jeferson da Silva
02/05/2026
Sofia, é exatamente isso. Enquanto o Pentágono “some” com 100 bilhões de dólares, aqui no Brasil a gente vê patrão querendo acabar com a CLT, terceirizar tudo e chamar de “modernização”. Cadê a auditoria que a Mariana falou? No mundo do trabalho, a conta sempre sobra pro lado mais fraco.
Mariana Oliveira
02/05/2026
Cláudio, Sofia, Nadia, vocês tocaram em pontos cruciais. Mas acho que a discussão ainda não foi longe o suficiente. O que está em jogo aqui não é só a transparência fiscal do Pentágono — é a lógica inteira do capitalismo racial e imperialista que sustenta esses gastos. Kimberlé Crenshaw, ao formular a interseccionalidade, nos ensinou que sistemas de opressão não operam isoladamente: o militarismo estadunidense, o racismo estrutural e a exploração econômica global são faces da mesma moeda. Quando 100 bilhões de dólares “desaparecem” em contabilidade criativa, isso não é um erro técnico — é a materialização de uma política que prioriza a guerra e a acumulação de capital sobre vidas humanas, especialmente vidas negras e periféricas no Sul Global.
Bell hooks, em “Ensinando a Transgredir”, já nos alertava que a educação para a consciência crítica exige que a gente conecte os pontos entre o que acontece nos corredores do Pentágono e o que acontece nas escolas públicas brasileiras que perdem merenda escolar. Não é coincidência que os mesmos países que cortam gastos sociais com o discurso da “austeridade fiscal” sejam os que mais investem em máquinas de matar. A guerra não é um acidente de percurso — é um projeto deliberado que se alimenta de hierarquias raciais e de gênero. Quem vocês acham que morre primeiro nos bombardeios no Oriente Médio? Mulheres, crianças, pessoas negras e pobres. O Pentágono não esconde dinheiro à toa; ele esconde o custo humano real de suas operações.
E é aí que a denúncia do chanceler iraniano ganha uma dimensão que vai além da geopolítica tradicional. Não estou aqui para defender a teocracia iraniana — Nadia, você tem razão em desconfiar de regimes autoritários. Mas quando um Estado que também oprime suas próprias mulheres (com a imposição do hijab obrigatório, a exclusão do esporte, a violência policial contra corpos femininos) aponta o dedo para o imperialismo estadunidense, ele está, sem querer, revelando uma verdade interseccional: ambos os sistemas se beneficiam da opacidade e da violência estrutural. A diferença é que um deles (os EUA) tem o poder de ditar as regras do jogo econômico global e ainda ser tratado como “defensor da democracia”.
O que me assusta, como feminista e como brasileira, é o silêncio da grande mídia sobre isso. Não é apenas um “detalhe contábil”, como a Sofia ironizou com razão. É a prova de que o discurso da transparência é seletivo: ele existe para cortar direitos de pobres, mas nunca para auditar os lucros da indústria bélica. Enquanto isso, aqui no Brasil, a PEC da Morte congela gastos com saúde e educação por décadas, e ninguém pergunta por que o orçamento militar do país também não é auditado com o mesmo rigor. A interseccionalidade nos obriga a ver que a opressão é um sistema integrado: o mesmo capital que financia bombas no Oriente Médio financia a precarização do trabalho no Brasil e a violência policial nas favelas. Não dá para separar uma coisa da outra.
Cláudio Ribeiro
02/05/2026
Sofia, é trágico e cômico ao mesmo tempo. O que o Araghchi denuncia não é novidade: o Pentágono é a única instituição do planeta que nunca passou por uma auditoria completa, e ninguém na grande mídia pergunta por quê. Enquanto isso, o discurso da austeridade fiscal segue sendo aplicado com rigor cirúrgico nos países periféricos, como bem lembrou o Eduardo. Isso não é erro contábil, é a lógica do capitalismo de guerra operando a céu aberto.
Sofia García
02/05/2026
100 bilhões de dólares sumindo e a mídia grande: “ah, detalhes contábeis” KKKKKK enquanto isso cortam merenda escolar no Brasil e chamam de “ajuste fiscal” 😭 é cada uma que parece roteiro de filme do Adam McKay
Nadia Petrova
02/05/2026
Eduardo, por mais que eu desconfie do regime iraniano e da sua teocracia, nessa ele acertou em cheio. O Pentágono tem um histórico de “extravios” contábeis que fariam qualquer auditor independente ter um treco — e a mídia grande trata como se fosse normal. Enquanto isso, cortam gasto social aqui e ali com discurso de “austeridade”. Hipocrisia pura.
Samara Oliveira
02/05/2026
Eduardo, você foi cirúrgico. 100 bilhões de dólares dava pra alimentar meio mundo e ainda sobrava pra investir em saúde e educação nos países mais pobres. Enquanto isso, a mídia grande trata isso como se fosse “política externa normal”. Me lembra Provérbios 14:31: “Quem oprime o pobre insulta a Deus, mas quem trata bem o necessitado honra a Deus”. Orai pela paz, mas também vigiai esses gastos de guerra que tiram o pão da mesa de tantos.
Eduardo C.
02/05/2026
Augusto, é exatamente isso. 100 bilhões de dólares não é “detalhe contábil”, é quase 5% do PIB brasileiro. Cadê a auditoria que a mídia grande não pede? Enquanto isso, cortam merenda escolar aqui e chamam de ajuste fiscal.
Augusto Silva
02/05/2026
Maura, você tocou num ponto que me tira do sério: o mesmo pessoal que defende “austeridade” aqui vive de joelhos para os EUA, mas quando o Pentágono “perde” 100 bilhões de dólares, é só um detalhe contábil. Enquanto isso, o Brasil corta verba da educação e ninguém pergunta por que o orçamento secreto virou prioridade. Ironia: o Irã aponta o dedo para a maior máquina de guerra do planeta e a extrema-direita brasileira, que adora um “law and order”, não tem um pio. Cadê a CPI dos gastos militares americanos que eles nunca vão pedir?
Maura Santos
02/05/2026
Rubens, seu comentário me fez lembrar de quando a extrema-direita por aqui tenta falar de “responsabilidade fiscal” enquanto esquece que foram eles que deixaram o país às escuras em 2001. Agora o Pentágono esconde 100 bilhões de dólares e ninguém acha estranho? Enquanto isso, cortam verba de trem e metrô pra pagar guerra alheia. O deboche é pouco.
Caio Vieira
02/05/2026
Prezados comentaristas, permitam-me adentrar este debate com a devida gravitas que o tema exige. A denúncia do chanceler iraniano, Abbas Araghchi, longe de ser mero expediente retórico da geopolítica do Oriente Médio, opera como um verdadeiro diagnóstico sociológico daquilo que o saudoso Florestan Fernandes denominaria de “autocracia burguesa” em sua fase imperial. A acusação de que o Pentágono subestima o impacto financeiro da escalada militar não é, em si, uma novidade para quem acompanha a obra de autores como Noam Chomsky ou o próprio Gabriel Kolko, que já dissecavam a opacidade orçamentária como mecanismo de hegemonia. O que me parece crucial, e aqui ecoo a perspicácia de Silvia D. e Cíntia Alves, é que a fonte, ainda que carregada de interesses táticos de Teerã, escancara uma contradição estrutural do capitalismo tardio: a guerra transformou-se em uma mercadoria cujo valor de uso é a própria dominação, e cujo valor de troca precisa ser ocultado para não gerar crises de legitimidade.
Observo, com certa inquietação, que alguns colegas ainda se apegam a um ceticismo metodológico ingênuo, como se a veracidade de uma informação dependesse exclusivamente da pureza moral de quem a enuncia. Ora, isso é cair na armadilha do que o filósofo Slavoj Žižek chama de “negação fetichista” – sabemos muito bem que os gastos militares dos EUA são um ralo de recursos, mas preferimos questionar o mensageiro a encarar a mensagem. O orçamento do Pentágono, que já consome mais da metade dos gastos discricionários do país, é um verdadeiro Leviatã hobbesiano que devora recursos que poderiam ser destinados a políticas de bem-estar social, tanto nos EUA quanto nos países periféricos. A falta de clareza nesse volume de recursos não é um acidente burocrático; é uma técnica de governo, uma biopolítica da guerra que opera na penumbra, longe do escrutínio público que a democracia liberal supostamente garantiria.
E aqui, permitam-me fazer uma ponte com a sagaz observação de Rubens O Pescador, que, com a sabedoria prática de quem vive a realidade do chão da fábrica e do campo, conecta a opacidade dos gastos militares do Norte Global com a escassez no Sul Global. Não é mera coincidência que, enquanto bilhões de dólares evaporam em contratos de defesa e operações encobertas no Oriente Médio, o Sistema Único de Saúde no Brasil sangre por falta de verba, e a educação pública seja tratada como gasto, e não como investimento. Isso não é um desvio de rota; é a própria lógica do sistema. O capital, em sua fase financeira, precisa de guerras para realizar a destruição criativa schumpeteriana, reciclando capital fictício e mantendo a taxa de lucro. A denúncia iraniana, portanto, é um convite para olharmos não para a fonte, mas para o modus operandi do império.
Por fim, gostaria de saudar a memória de João Augusto, que evocou a Escola de Frankfurt. De fato, a “racionalidade técnica” denunciada por Adorno e Horkheimer encontra no orçamento militar opaco sua expressão mais acabada: a guerra torna-se um fim em si mesma, um empreendimento burocrático que se autorregula, imune à crítica pública. A acusação de Araghchi, portanto, não deve ser lida como um ataque do “eixo do mal” ao “império do bem”, mas como um sintoma de uma crise de hegemonia mais ampla. O que está em jogo não é se os US$ 100 bilhões existem de fato, mas sim o direito do povo – seja o povo americano, seja o povo iraniano, seja o povo brasileiro – de saber para onde vai o fruto do seu trabalho. Enquanto a guerra for tratada como um negócio privado, a paz será sempre uma promessa adiada. Sigamos na luta por transparência e por um mundo onde o orçamento público sirva à vida, e não à morte.
Rubens O Pescador
02/05/2026
Pois é, Cíntia, cê tocou no ponto. Enquanto esses caras escondem 100 bilhão de dólar em gasto de guerra, aqui no Brasil o povo passava fome antes de 2003. Lá no meu sítio, na época do Lula, tinha leite pros menino e feijão na panela todo dia. Agora, com esse governo aí, o povo voltou a catar osso no lixo. Esses americano e a direita brasileira tão tudo no mesmo barco, escondendo dinheiro enquanto o pobre paga a conta.
Cíntia Alves
02/05/2026
Silvia, você trouxe um ponto certeiro: a fonte é questionável, mas o histórico de opacidade dos EUA com gastos militares é real. Enquanto isso, a gente vê cortes em educação e saúde por aqui e ninguém pergunta pra onde foi metade do orçamento. O problema não é o Irã falar, é a gente normalizar que bilhões sumam sem transparência.
Silvia D.
02/05/2026
A denúncia até pode vir de uma fonte que muitos vão desqualificar como propaganda, mas o cerne da questão é que os EUA realmente têm um histórico de opacidade orçamentária militar. Enquanto bilhões somem nesse ralo, aqui no Brasil a gente vê o SUS sendo sangrado por falta de verba e por uma gestão que insiste em boicotar a ciência. Onde tem dinheiro sobrando, tem guerra; onde falta, cortam saúde.
Luciana Costa
02/05/2026
Fernanda Oliveira tem um ponto válido: o ceticismo com a fonte iraniana é necessário, mas a opacidade do Pentágono não é invenção. O orçamento militar dos EUA já consome mais da metade dos gastos discricionários do país, e qualquer falta de clareza nesse volume de recursos merece escrutínio, venha de onde vier a denúncia.
João Augusto
02/05/2026
Lucas, você tocou no ponto nevrálgico. A denúncia iraniana, independentemente de sua credibilidade tática, escancara o que a Escola de Frankfurt já diagnosticava: a racionalidade técnica do capitalismo tardio opera por opacidade orçamentária, transformando guerra em mercadoria abstrata. O Pentágono não “esconde” dinheiro por acaso — ele reproduz a lógica do fetichismo da mercadoria, onde 100 bilhões de dólares viram cifra sem sujeito histórico, enquanto a base material da vida é precarizada.
Zé Trovãozinho
02/05/2026
Ah, lá vem o Irã falando mal dos EUA de novo, e a galera aqui já caindo nessa conversinha. Enquanto isso, o STF continua destruindo o Brasil e ninguém fala nada. Cadê a mídia mostrando a Venezuela que virou uma Cuba 2.0?
Lucas Andrade
02/05/2026
Ronaldo, você foi cirúrgico ao conectar a opacidade do Pentágono com a precarização do chão de fábrica. O que me fascina nessa “denúncia” iraniana é menos o número em si — que o Ocidente vai descartar como propaganda — e mais como a máquina de guerra opera como um significante vazio, desviando recursos enquanto naturaliza a morte como política externa. Enquanto isso, a Lurdinha acha que o problema é fechar igreja.
Fernanda Oliveira
02/05/2026
A denúncia iraniana merece ser tratada com ceticismo saudável, mas a falta de transparência do Pentágono é um problema real e documentado. O orçamento militar dos EUA já é maior que o dos próximos dez países juntos, então qualquer opacidade adicional só alimenta desconfiança, inclusive entre aliados. Por outro lado, usar a fala de um regime teocrático que persegue minorias e opositores como “denúncia moral” exige um filtro crítico duplo.
Paula Santos
02/05/2026
Lurdinha, não precisa se assustar com essa história de fechar igrejas, isso é outro assunto. Mas essa denúncia do Irã sobre os gastos militares dos EUA merece atenção sim, porque como cristãos devemos ser vigilantes com o uso do dinheiro público, especialmente quando envolve conflitos que geram tanto sofrimento. A Bíblia nos ensina a buscar a paz e a justiça, e isso inclui questionar onde estão indo os recursos que poderiam alimentar famílias e cuidar dos necessitados.
Lurdinha Deus Acima de Todos
02/05/2026
Gente, pelo amor de Deus, 100 bilhões de dólares escondidos?! 😱 E ainda dizem que vão fechar as igrejas aqui no Brasil… Tá na hora de acordar, povo! 🇧🇷🙏
Ana Paula Conserva
02/05/2026
A Maria Aparecida tocou num ponto que poucos querem enxergar: Jesus nunca defendeu império nenhum, Ele veio para os pobres e oprimidos. O que o Irã está denunciando é só a ponta do iceberg de um sistema que gasta fortunas em guerras enquanto famílias passam necessidade. Cadê a transparência que tanto pregam?
Ronaldo Pereira
02/05/2026
Exato, Ana Paula. Enquanto o Pentágono some com 100 bilhões de dólares, aqui na fábrica a gente ouve que não tem verba pra repor o EPI dos trabalhadores. O sistema é um só: explora o povo aqui e financia guerra acolá, e quem paga a conta é sempre a classe trabalhadora, dos dois lados do mundo.
Paulo Rocha
02/05/2026
O João Batista citando Jesus pra defender a gastança do Pentágono é a prova viva de como o marxismo cultural infiltrou até o discurso religioso. Essa turma que passa pano pra ditadura iraniana mas chia com os EUA devia fazer as malas e ir pra Cuba de uma vez.
Maria Aparecida
02/05/2026
Paulo, reduzir crítica à opacidade militar bilionária a “marxismo cultural” é desviar o foco pra chavões prontos. Jesus confrontou o Templo justamente porque ele se tornara um sistema político-econômico que pesava sobre os pobres — Ele não abençoava impérios nem suas guerras. Isso não é marxismo, é profecia bíblica; se você acha que seguir o Cristo dos pequenos é “passar pano”, talvez o problema esteja menos no João Batista e mais na sua dificuldade em separar fé de patriotismo de alta patente.
Adriana Silva
02/05/2026
Faz o L que o dinheiro some, tudo culpa do comunismo globalista kkkk vai pra Cuba
João Batista
02/05/2026
Adriana, o problema aqui não é comunismo nem L nenhum. É o Pentágono que não consegue passar numa auditoria há mais de 20 anos enquanto trilhões somem no ralo do complexo industrial-militar. Jesus falou pra dar a César o que é de César, mas também disse que no dia do juízo cada centavo mal administrado será cobrado de quem esbanjou enquanto o povo passava fome.
Maria Clara Lopes
02/05/2026
O que me chama atenção nessa discussão é como ela oscila entre defender ou atacar regimes, enquanto o ponto central segue ignorado: o Pentágono não passa numa auditoria decente há mais de duas décadas. Não precisa ser patriota nem anti-imperialista pra achar absurdo que trilhões simplesmente não tenham lastro contábil. A gente cobra transparência de governo que gasta mal aqui dentro, mas quando o assunto é complexo militar americano parece que todo mundo escolhe um lado e larga a régua fiscal de mão.
Carlos Rocha
02/05/2026
O Pentágono não consegue passar numa auditoria há décadas e a culpa é sempre de algum regime inimigo. Enquanto isso, o contribuinte americano – e o brasileiro, que copia essa gastança – sustenta uma máquina estatal que suga trilhões sem entregar resultado. O verdadeiro escândalo não é o Irã denunciar, é ninguém ir preso.
Carlos A. Mendes
02/05/2026
Sinceramente, tá todo mundo olhando pro dedo e não pra ferida. O Ricardo até tem razão que o Irã também não é santo, mas o problema real é que o Pentágono simplesmente não consegue passar numa auditoria faz décadas — e ninguém vai preso, ninguém devolve dinheiro. Como contador, me dá um nervoso ver que 100 bilhões evaporam e a resposta é sempre “confia”. Chega uma hora que nem é questão de esquerda ou direita, é falta de vergonha mesmo.
Helton Barros
02/05/2026
Essa gente ainda se surpreende com rombo nos gastos militares? Enquanto o povo é esmagado por impostos, a máquina globalista suga trilhões pra sustentar guerras sem sentido. Deus tá vendo essa pouca vergonha, e o patriota de verdade sabe que essa bandalheira só acaba quando a soberania nacional voltar a valer mais que esmola de banqueiro internacional.
Lucas Gomes
02/05/2026
Helton, reduzir essa equação a patriotismo nacionalista é ignorar que as mesmas corporações que lucram com o Pentágono lucram com o desmatamento da Amazônia, a grilagem de terras indígenas e a destruição de ecossistemas inteiros em nome de uma “soberania” que só defende oligarquias. O verdadeiro patriotismo seria defender o solo, as águas e os povos originários que sustentam esta terra há milênios, não as fronteiras desenhadas pelo capital para explorar petróleo e minério.
Alice T.
02/05/2026
Ah, o papinho de ‘ambos os lados’ pra justificar um rombo de 100 bilhões que simplesmente somem do orçamento? O Pentágono falha em auditoria desde sempre — 21 trilhões de dólares em ajustes não explicados de 1998 a 2015, e o Ricardo preocupadíssimo com a corrupção do Irã. Quem financia think tank liberal com discurso de responsabilidade fiscal devia dar uma olhada no próprio quintal.
Evelyn Olavo
02/05/2026
Engraçado como o Eduardo já transformou uma denúncia sobre opacidade militar americana em briga de torcida política brasileira. O Pentágono não conseguir passar numa auditoria é fato documentado, não “lacração”. O Irã pode ser oportunista, mas o rombo financeiro deles existe e afeta todo mundo.
João Carlos da Silva
02/05/2026
Evelyn, você tocou no cerne: a transformação de um escândalo contábil em “lacração” é sintoma de como o senso comum hegemônico, no sentido gramsciano, neutraliza a crítica à máquina de guerra. A opacidade não é falha; ela é condição para que esses 100 bilhões ausentes sigam financiando a desigualdade global sem constrangimento.
Clarice Historiadora
02/05/2026
Evelyn, você foi precisa ao apontar o salto lógico, mas falta dizer o nome disso: o Eduardo pratica aquilo que a historiadora francesa Camille Renoir, no seu estudo sobre economias de guerra discursivas, chama de “patriotismo de deslocamento” — sempre que a transparência fiscal do Pentágono vira constrangimento global, o nacionalista de ocasião desvia o holofote para o “gasto com lacração” como se fossem grandezas equivalentes. É o mesmo método que fez o império britânico, no século XIX, criar comitês parlamentares sobre “desperdícios nas colônias” cada vez que a população inglesa questionava os custos das guerras do ópio: uma cortina de fumaça contábil, Evelyn, tão velha quanto a própria mentira orçamentária.
Luisa Teens
02/05/2026
Evelyn, o Pentágono é o maior poluidor institucional do planeta e o Eduardo preocupado com lacração??? a crise climática quem paga é a gente #ForaBolsonaro #GretaThunberg
Ricardo Almeida
02/05/2026
Evelyn, a ironia é que tanto o Pentágono quanto o regime iraniano lucram com a opacidade: enquanto Washington esconde seus rombos, Teerã instrumentaliza a denúncia para desviar o olhar internacional de sua própria corrupção endêmica. Focar só no “fato documentado” americano sem exigir transparência de ambos é cair exatamente no maniqueísmo que você critica no Eduardo.
Eduardo Nogueira
02/05/2026
Chanceler do Irã preocupado com gastos dos EUA? Kkkkk. Enquanto isso, aqui no Brasil a esquerda gasta bilhões em ministério de lacração. Hipocrisia pura.
Márcio Torres
02/05/2026
Eduardo, sua provocação tem um aroma curioso: é quase como se você tivesse descoberto que o Irã e a esquerda brasileira participam de uma mesma conspiração global para falar mal dos gastos alheios enquanto torram dinheiro próprio. Mas vamos com calma. A acusação do chanceler iraniano não é original nem surpreendente — regimes autoritários adoram apontar inconsistências em democracias ocidentais como estratégia retórica para desviar atenção de suas próprias entranhas orçamentárias opacas. O orçamento militar iraniano, por exemplo, não é auditável publicamente, e boa parte dele é canalizada para proxies regionais, o que torna a crítica ao Pentágono um clássico caso de “veja a mosca no olho alheio, ignore o elefante no próprio”. Isso não valida nem invalida a denúncia sobre os US$ 100 bilhões; apenas a situa como instrumento geopolítico, não como gesto de pureza fiscal.
Agora, o salto quântico que você dá — do chanceler iraniano para “a esquerda gasta bilhões em ministério de lacração” — merece um olhar mais cético. Primeiro, qual ministério exatamente? O termo “lacração” é um significante vazio que serve como espantalho retórico: não designa política pública concreta, não permite verificação orçamentária, não dialoga com o Portal da Transparência. Se você está se referindo a pastas como Direitos Humanos, Igualdade Racial ou Mulheres, seria intelectualmente honesto comparar os orçamentos delas (que, somados, não chegam a 1% do Orçamento federal) com, digamos, as renúncias fiscais para grandes corporações ou as emendas de relator que escoaram dezenas de bilhões sem critério entre 2020 e 2022. Aí teríamos um debate sobre prioridades. Mas chamar de “gasto em lacração” é só atalho cognitivo para evitar o trabalho de analisar números e escolhas políticas.
A hipocrisia que você denuncia tem mais camadas. A direita brasileira adora brandir a bandeira da responsabilidade fiscal, mas se alinhou sem pudor a um governo que furou o teto de gastos com orçamento secreto e aumentou a dívida em mais de R$ 1 trilhão. Enquanto isso, a esquerda que você acusa de esbanjar em “lacração” foi a mesma que, sob Lula, entregou superávit primário recorde em 2003 e 2004. Talvez o problema não seja “lacração”, mas sim a dificuldade generalizada — da esquerda e da direita — de governar sem clientelismo e sem ceder a pautas ideológicas que rendem voto fácil. Só que a sua lente está calibrada para enxergar viés em apenas um lado, e isso é precisamente o tipo de pensamento mítico que dispensa evidências em favor de narrativas de tribo.
No fim, você está usando uma crítica geopolítica legítima — a opacidade do complexo industrial-militar americano — como degrau para um ataque doméstico desonesto. É como se eu dissesse: “O Talibã critica o consumo de álcool no Ocidente? Hipocrisia pura. Enquanto isso, aqui no Brasil os evangélicos gastam bilhões em dízimo para pastor comprar jatinho”. A estrutura argumentativa é a mesma: falsa equivalência temperada com ironia de rede social. Se quer debater gastos públicos, traga dados, rubricas, comparações históricas. Do contrário, aacusação de hipocrisia volta feito bumerangue.