Menu

Assessor militar iraniano avisa que porta-aviões dos EUA podem virar cemitério no Golfo Pérsico

65 Comentários🗣️🔥 Porta-aviões e navio de guerra em alto mar ao pôr do sol. (Foto: actualidad.rt.com) O assessor militar do líder supremo da República Islâmica do Irã, Mohsen Rezai, lançou um aviso contundente aos Estados Unidos: a frota de porta-aviões norte-americana pode acabar repousando no fundo do Golfo Pérsico caso Washington mantenha sua postura de […]

65 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Porta-aviões e navio de guerra em alto mar ao pôr do sol. (Foto: actualidad.rt.com)

O assessor militar do líder supremo da República Islâmica do Irã, Mohsen Rezai, lançou um aviso contundente aos Estados Unidos: a frota de porta-aviões norte-americana pode acabar repousando no fundo do Golfo Pérsico caso Washington mantenha sua postura de pressão naval contra Teerã.

Rezai, que comandou as Forças de Defesa da República Islâmica durante a guerra Irã-Iraque, publicou a advertência na rede social X. Ele comparou a Marinha dos EUA a ‘piratas modernos’ e afirmou que o Irã deve preparar-se para encarar ‘um cemitério de porta-aviões e forças’ inimigas.

O general sublinhou que a capacidade de Teerã para enfrentar adversários navais não é inferior à de afundar embarcações de guerra de qualquer potência, conforme reportagem do portal Actualidad RT. A declaração reforça a doutrina iraniana de negar o domínio de mar raso ao adversário.

As Forças de Defesa da República Islâmica reiteraram que qualquer embarcação que se aproxime do estreito de Ormuz sem autorização será considerada colaboradora do inimigo. A estratégia explora a geografia estreita do canal para maximizar o poder de fogo de mísseis antinavio embarcados em lanchas rápidas.

O estreito de Ormuz tem apenas 39 quilômetros de largura em seu ponto mais estreito, mas é a artéria por onde transitam cerca de 20% do petróleo consumido no planeta. Qualquer tensão nesse corredor representa risco imediato aos preços globais de energia, afetando economias asiáticas, africanas e latino-americanas que dependem do fluxo de navios-tanque.

Analistas em Teerã observam que os avanços no programa de mísseis antinavio iranianos tornam a pista de decolagem exposta de um porta-aviões um alvo amplo para enxames de projéteis supersônicos. A estratégia de defesa assimétrica do Irã foi desenvolvida precisamente para elevar os custos de qualquer operação naval de grande porte nas águas do Golfo Pérsico.

O presidente dos EUA, Donald Trump, tem mantido retórica de pressão máxima sobre Teerã, enquanto o Pentágono reconhece internamente que a saturação de mísseis balísticos na região criaria um teatro de operações sem precedentes. A tensão no Golfo Pérsico coloca em xeque décadas de presença naval norte-americana em águas que o Irã trata como zona vital de soberania energética.

Os aliados europeus, dependentes do petróleo asiático que cruza Ormuz, temem que qualquer escalada encareça combustível e gás, debilitando economias já pressionadas por inflação persistente. China e Índia, por sua vez, fortalecem mecanismos de pagamento em moedas locais para reduzir o impacto de eventuais sanções secundárias impostas por Washington.

A advertência de Rezai não mira apenas a Marinha norte-americana, mas serve de lembrete estratégico aos países que ainda se alinham aos bloqueios unilaterais impostos a Teerã desde 2018, quando os EUA romperam o acordo nuclear. Com o tom fúnebre de ‘cemitério de porta-aviões’, a República Islâmica sublinha que sua estratégia de defesa amplia os custos de qualquer aventura militar que ouse ameaçar uma das artérias energéticas mais críticas do planeta.

Com informações de ACTUALIDAD.


Leia também: Lukashenko afirma que Irã conhecia localização de todos os depósitos de armas dos EUA no golfo Pérsico


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


, ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Major Ricardo Silva

03/05/2026

Esse tipo de ameaça é o que se espera de um regime que vive de teatro e fanatismo religioso. Enquanto o Irã gasta recursos financiando terrorismo e oprimindo seu próprio povo, a Marinha americana tem poder de fogo e tecnologia que transformaria qualquer veleidade dessas em um banho de sangue para eles. Porta-aviões dos EUA não são alvos fáceis, e quem duvida pode perguntar ao Saddam Hussein o que aconteceu quando ele tentou desafiar o Ocidente.

Lucas Gomes

03/05/2026

Cíntia Ribeiro, você tocou num ponto crucial que a maioria aqui parece ignorar: esse jogo de sinalização estratégica não existe no vácuo. Mas a thread revela algo mais profundo — o hábito ocidental de tratar qualquer declaração vinda do Sul Global como bravata ou histeria, enquanto a mesma lógica de dissuasão é celebrada quando parte de Washington ou Tel Aviv.

O que me assombra, Beto Engenheiro e Dr. Thiago Menezes, é essa confiança quase religiosa na invencibilidade tecnológica. A história está cheia de fortalezas consideradas inexpugnáveis — da Linha Maginot aos porta-aviões americanos no Vietnã, que nunca foram afundados não por invulnerabilidade, mas porque o conflito nunca exigiu que o fossem. O Irã desenvolveu arsenais assimétricos justamente porque sabe que não pode competir no tabuleiro que os EUA dominam. Mísseis antinavio, drones, minas navais, ataques coordenados de embarcações rápidas — tudo isso existe para negar o domínio absoluto que vocês assumem como dado. E não estou falando de teoria: em 2019, o ataque a Abqaiq e Khurais mostrou que sistemas de defesa supostamente impenetráveis têm falhas.

Mas o mais grave é o silêncio cúmplice sobre o que a presença desses porta-aviões representa. Não são peças de museu navegando pacificamente — são plataformas de projeção de força que já mataram centenas de milhares de pessoas no Iraque, Afeganistão, Síria, Iêmen. Cada um desses navios é um monumento ao direito de matar impunemente que o Ocidente se atribui. Quando o Irã diz que pode transformá-los em cemitério, está apenas ecoando a lógica que os EUA usam há décadas: a de que a capacidade de destruição é o argumento final nas relações internacionais.

Talvez o problema não seja a declaração iraniana, mas o fato de que, pela primeira vez em muito tempo, um país do Sul Global está falando na mesma língua que o Império entende. Não é blefe, não é bravata — é a linguagem da dissuasão que o próprio Ocidente canonizou. Se incomoda ouvir isso vindo de Teerã, talvez seja hora de questionar por que o monopólio da ameaça credível deve pertencer sempre a Washington.

Cíntia Ribeiro

03/05/2026

É interessante ver a thread polarizar entre “blefe” e “orientalismo”, mas acho que ambos os lados perdem de vista o jogo de sinalização estratégica. Rezai não está fazendo uma previsão militar literal; ele está enviando um recado de custo para o público doméstico e para aliados regionais, num momento em que o Irã negocia de posição frágil. Subestimar a retórica como mera bravata ou superdimensioná-la como prova de capacidade real ignora a função dela na dissuasão assimétrica.

Dr. Thiago Menezes

03/05/2026

O Beto engenheiro resumiu bem: não é questão de coragem, é de capacidade real. Um CVN-68 tem mais de 4 mil tripulantes, sistemas CIWS, mísseis antinavio e escolta de destroyers com radar Aegis. Achar que o Irã vai “virar cemitério” é ignorar que a última vez que alguém danificou seriamente um porta-aviões americano foi em 1945, com kamikazes. Retórica de regime que precisa de um inimigo externo pra justificar repressão interna.

Beto Engenheiro

03/05/2026

Pura bravata de quem não tem como entregar. Porta-aviões americano não é barco de pesca, é uma fortaleza com escolta e capacidade de detecção que o Irã nem sonha em ter. Se fosse tão fácil afundar um, já tinham feito. Enquanto isso, a população iraniana continua pagando o preço de uma economia isolada e cheia de sanções.

Letícia Fernandes

03/05/2026

Observo com interesse a thread se desenrolando, e confesso que a troca entre Maria Antonia e Ana Karine Xavante cristaliza exatamente o que há de mais sintomático nesse debate. A sra. Maria Antonia, ao reduzir a declaração do assessor militar iraniano a mero “blefe de regime”, opera dentro de uma lógica que eu chamaria de infantilização do outro geopolítico. Não se trata de defender ou condenar o Irã enquanto Estado teocrático — minha crítica ao capitalismo não me faz ingênua quanto às contradições internas de qualquer formação social, inclusive aquelas que se autodenominam anti-imperialistas. O problema é epistemológico: quando se desqualifica a fala de um representante de uma nação milenar como “covardia” ou “retórica vazia”, reproduz-se a mesma violência simbólica que o Ocidente sempre aplicou ao Oriente Médio. O porta-aviões não é apenas um navio; é a materialização de uma doutrina de guerra que, desde a Doutrina Monroe, trata o mundo como quintal dos EUA. Dizer que ele pode “virar cemitério” não é ameaça de moleque de rua — é a explicitação de que a correlação de forças no Golfo Pérsico mudou, e que a tecnologia militar iraniana (mísseis antinavio, drones, guerra assimétrica) já não pode ser tratada com o desdém colonial de quem acha que tanques e porta-aviões resolvem tudo.

O que me parece mais grave, no entanto, é a incapacidade de certos setores da esquerda brasileira — e aqui me refiro a comentários como o da Marina Silva — de perceberem que a crítica ao imperialismo estadunidense não precisa, e não deve, vir acompanhada de uma defesa acrítica de regimes teocráticos. Sim, os EUA bombardeiam crianças no Iêmen com bombas fabricadas em terras tupiniquins, e isso é uma chaga que envergonha qualquer um que se diga humano. Mas o Irã também executa homossexuais, também oprime minorias religiosas e também mantém uma estrutura de classe que explora seu próprio povo. A superestrutura burguesa não é monolítica; ela se manifesta tanto na Casa Branca quanto no Palácio do Aiatolá, ainda que por mediações históricas distintas. A tarefa de uma análise materialista não é escolher um lado entre dois imperialismos — o estadunidense e o persa —, mas sim desnudar como ambos operam para perpetuar a exploração de classe e a opressão de gênero e sexualidade. Quando a esquerda se cala diante das execuções na Praça Vali-e-Asr de Teerã sob o pretexto de que “o inimigo do meu inimigo é meu amigo”, ela trai o próprio projeto emancipatório.

Por fim, lamento que a sra. Mariana Lopes, que começou bem ao falar em “xadrez geopolítico” e “dissuasão assimétrica”, tenha sido engolida pelo ruído da thread. Sua observação sobre a impossibilidade de uma guerra convencional vencida pelo Irã é correta, mas incompleta: falta acrescentar que a própria noção de “vitória” em guerra, no capitalismo tardio, é uma ficção contábil. O que está em jogo não é quem afunda o porta-aviões de quem, mas sim a manutenção de um sistema que precisa de conflitos perpétuos para justificar orçamentos militares astronômicos enquanto a população mundial passa fome. O assessor iraniano não está blefando; está apenas verbalizando o que a lógica do capital já sabe: que a guerra é o negócio mais lucrativo, e que corpos — sejam de soldados estadunidenses ou de civis iranianos — são apenas externalidades no balanço patrimonial das petrolíferas e das indústrias bélicas. Enquanto não entendermos que a verdadeira guerra é contra a exploração de classe, continuaremos debatendo se o cemitério será no fundo do Golfo ou nas manchetes da CNN.

Maria Antonia

03/05/2026

Blefe clássico de regime que vive de retórica. Enquanto o Irã gasta bilhões financiando milícia e enriquecendo urânio, a população deles passa necessidade básica. Porta-aviões americano vira cemitério no dia em que o aiatolá deixar de ser covarde e enfrentar os EUA de igual pra igual.

    Ana Karine Xavante

    03/05/2026

    Maria Antonia, sua análise reproduz exatamente o script do orientalismo que Edward Said denunciou ha décadas: reduzir uma civilização de 2.500 anos a um “regime” caricato, medir a coragem de um povo pela régua do complexo militar-industrial ocidental e, de quebra, ignorar que os EUA mantem 800 bases militares ao redor do mundo enquanto o Irã nem sequer tem uma base fora do seu territorio. Voce chama de “covarde” um pais que, desde 1979, sobrevive a golpes, sanções criminosas que matam crianças com cancer por falta de medicamentos, assassinatos seletivos de cientistas nucleares e uma guerra quimica patrocinada pelo Ocidente nos anos 80 que matou centenas de milhares de iranianos. Covardia é o que os EUA fazem no Yemen, na Palestina, na Siria: bombardear populacoes indefesas de caças que nunca sao abatidos porque o inimigo nao tem Forca Aerea.

    Sobre a populacao “passar necessidade basica”, voce tem razao parcial, mas a pergunta que voce nao faz é: quem impoe o bloqueio economico que sufoca o povo iraniano? Quem impede o acesso a vacinas, a alimentos, a pecas de reposicao para avioes civis? O regime de sancoes mais brutal da historia moderna, liderado pelos mesmos EUA que voce parece achar que sao os “mocinhos” da historia. O Irã gasta sim com defesa, porque é cercado por bases americanas, nucleares israelenses e monarquias do Golfo que compram armas dos EUA aos bilhoes. Se o Brasil fosse cercado por inimigos armados ate os dentes, voce esperaria que a gente investisse em cesta basica ou em misseis? A escolha tragica de Teera é a mesma de qualquer pais periferico: ou voce se arma para nao ser invadido ou vira outro Iraque, outra Libia, outro Afeganistao.

    Quanto ao “blefe”, discordo que seja so retorica. O que o Irã fez em 2019 ao derrubar um drone global Hawk americano com um missil de fabricacao propria mostrou que a capacidade assimetrica deles é real. Ninguem esta dizendo que o Irã vai “vencer” os EUA numa guerra convencional, mas a logica da dissuasao nao exige vitoria total: exige capacidade de infligir dano inaceitavel. Um porta-avioes americano carrega 5 mil soldados e custa 13 bilhoes de dolares. Se o Irã conseguir afundar um, mesmo que depois Teera seja varrida do mapa, o simbolismo disso para o imperio americano seria um golpe comparavel ao Vietnã. E é exatamente por isso que os EUA nunca invadiram o Ira, apesar de toda a retorica belicosa: porque sabem que o custo seria alto demais. Entao, antes de chamar o aiatola de covarde, sugiro olhar para o historico de paises que realmente enfrentaram os EUA “de igual para igual” e viraram escombros. Covardia, Maria Antonia, é nao questionar por que o Brasil segue se curvando a uma potencia que ja deu golpe na nossa propria presidenta Dilma.

Mariana Lopes

03/05/2026

A retórica do Irã é previsível e faz parte do jogo de xadrez geopolítico deles: sabem que não podem vencer os EUA numa guerra convencional, então tentam criar uma dissuasão baseada em ameaças assimétricas. O que me preocupa é que, com a escalada de tensões na região, qualquer erro de cálculo de um lado ou de outro pode virar um conflito aberto que ninguém quer de fato. No fim, quem paga a conta são sempre os civis, enquanto os líderes trocam farpas em comunicados.

Marina Silva

03/05/2026

Eduardo, tu reduziu o Irã a “regime que trata mulher como objeto” enquanto os EUA tão bombardeando criança no Iêmen com bomba fabricada na tua terra. O cinismo de vocês é a verdadeira arma de destruição em massa.

Eduardo Nogueira

03/05/2026

Célio falou a real, a soberba iraniana é inversamente proporcional à capacidade real deles. Enquanto isso a esquerda brasileira lambe as botas de regime que trata mulher como objeto e executa gay na praça.

Rodrigo Meireles

03/05/2026

Blefe ou não, o fato é que o Irã investe pesado em mísseis antinavio e drones desde os anos 80 justamente para compensar a inferioridade naval deles. Se um dia o estrago for grande o bastante pra afundar um navio americano, o preço que Teerã vai pagar em retaliação é algo que eles mesmos não conseguem simular. Esse xadrez geopolítico tem custo real, e ninguém ganha de verdade.

Celio Fazendeiro

03/05/2026

Esse bando de iraniano comunista acha que vai meter medo nos EUA com esse papinho. Porta-aviões americano vira cemitério? Só se for o deles mesmos, porque a frota dos EUA passa por cima desses terroristas igual trator. Enquanto isso, o Brasil do Lula fica fazendo média com esses regimes que odeiam a liberdade.

    Mariana Ambiental

    03/05/2026

    Célio, reduzir o Irã a “comunista” mostra que você comprou o manual da Guerra Fria sem atualização. O regime deles é uma teocracia que persegue comunista tanto quanto sindicalista, e chamar de “terrorista” qualquer país que enfrenta os EUA é o mesmo papo que justificou invasão no Iraque e deixou um rastro de mortos que nenhum trator americano limpou.

Cláudio Ribeiro

03/05/2026

O Lucas Moreira tocou num ponto crucial, mas reduziu a geopolítica a uma questão de gestão econômica. O que ele chama de “cortina de fumaça” é, na verdade, a lógica clássica da dissuasão assimétrica, que Foucault analisaria como uma microfísica do poder em escala global. O Irã não blefa; ele joga com a única moeda que tem quando o tabuleiro é desenhado por Washington.

Lucas Moreira

03/05/2026

Bela cortina de fumaça do regime iraniano para desviar a atenção do desastre econômico que eles mesmos causam com sanções e má gestão. Enquanto ameaçam porta-aviões, a inflação no Irã já comeu o poder de compra da população. No fim das contas, esse blefe todo só mostra que o custo de manter um Estado teocrático e intervencionista é a estagnação. Liberdade econômica e menos estado resolveriam mais que discurso de confronto.

Pedro Almeida

03/05/2026

Beatriz Lima tocou no ponto central: o que estamos vendo aqui é um clássico jogo de dissuasão que remonta à Guerra Fria, com cada lado inflando a própria capacidade de destruição para evitar o confronto direto. O problema é que, enquanto a turma do “USA número um” e os ufanistas de plantão transformam isso em torcida de futebol, o que está em jogo é a possibilidade real de um conflito que desestabilizaria todo o Oriente Médio. A retórica belicista do Sargento Bruno e do Zé do Povo, com seu desejo explícito de “varrer o Irã do mapa”, ignora que uma guerra dessa magnitude teria consequências humanitárias catastróficas e que o direito internacional, desde a Carta da ONU, condena ameaças desse tipo. No fim, a verdadeira questão não é quem tem o maior porta-aviões, mas como evitar que a geopolítica vire um ringue de vale-tudo.

Beatriz Lima

03/05/2026

Ah, o clássico duelo de retórica militar. De um lado, um assessor iraniano ameaçando transformar porta-aviões em recife artificial; do outro, a turma do “USA número um” já pedindo para varrer o Irã do mapa. E no meio, o Zé do Povo comemorando como se fosse torcida organizada. Sempre acho fascinante como uma declaração obviamente calculada para consumo interno vira motivo de histeria coletiva nos comentários.

Vamos aos fatos: o Irã não tem capacidade convencional de afundar um porta-aviões americano em alto-mar. Isso é fato. O que eles têm é uma doutrina de guerra assimétrica com mísseis antinavio, drones e minas navais, que funcionaria apenas se os EUA fossem estúpidos o bastante para levar um navio de 100 mil toneladas para dentro do Estreito de Ormuz sem escolta adequada. Ou seja, a ameaça é real apenas no cenário em que o Pentágono resolva ignorar 70 anos de planejamento naval. Improvável.

Dito isso, acho patético o ufanismo automático de certos comentaristas. O Sgt Bruno e o Zé do Povo agem como se os EUA fossem uma extensão do Brasil, torcendo por guerra alheia como se fosse jogo de futebol. E a Marta, com todo o conhecimento histórico que demonstrou, caiu no mesmo erro de muitos: achar que explicar o golpe de 1953 justifica qualquer coisa que o regime iraniano faça hoje. Dá para criticar o imperialismo americano sem precisar defender aiatolá, sabia? O Irã financia milícias no Iêmen, na Síria e no Líbano, reprime protestos internos com violência brutal e não é exatamente um exemplo de democracia.

No fim, essa notícia é só mais um capítulo do teatro geopolítico. O Irã precisa mostrar força para a própria população e para seus aliados regionais; os EUA precisam manter a narrativa de que são a polícia do mundo. Enquanto isso, a gente fica aqui discutindo se porta-aviões vira cemitério ou não. Se depender da racionalidade dos dois lados, duvido que alguém queira testar essa teoria. Mas se depender dos comentaristas ufanistas, a Terceira Guerra Mundial já começou e a gente nem foi avisado.

Francisco de Assis

03/05/2026

Zé do Povo, calma aí, meu irmão! O Irã não é comunista coisa nenhuma, é uma república islâmica que tá ali resistindo à maior potência imperialista do planeta. Esse povo que acha que os EUA são bonzinhos vive no mundo da fantasia. O Brasil do Lula tem que continuar defendendo a soberania dos povos, não ficar puxando saco de gringo.

Zé do Povo

03/05/2026

SARGENTO BRUNO FALOU TUDO!!! ESSES MULÁ COMUNISTA SÓ SABEM AMEAÇAR! PORTAS-AVIÕES DOS EUA VIRAR CEMITÉRIO? KKKKK VAI TOMAR NO CU IRÃ! VOLTA VALORES CRISTÃOS NO MUNDO! 🇧🇷🇺🇸💥

Sgt Bruno 🇧🇷

03/05/2026

Selva! Esse aí é mais um desses mulás que vive de ameaça, mas na hora do vamos ver some igual barata. Porta-aviões americano não é brinquedo, é poder de fogo que esses comunistas de melancia nem sonham em enfrentar. Era pra terem varrido o Irã do mapa há muito tempo, junto com esses terroristas.

Marta

03/05/2026

Gente, pelo amor de Deus, Helton, onde você aprendeu história? No Twitter do seu pastor? O Irã não é uma “prova do que acontece quando se abandona Deus”, é um país com 5 mil anos de civilização que foi vítima de um golpe orquestrado pela CIA em 1953, quando derrubaram o Mossadegh porque ele ousou nacionalizar o petróleo. Depois vieram os EUA e armaram o xá Reza Pahlevi até os dentes, com a famosa “polícia secreta” SAVAK que torturava e matava o povo iraniano. A revolução islâmica de 1979 foi uma reação a décadas de intervenção estrangeira. Não é “ódio gratuito”, é resposta a 70 anos de humilhação imperialista.

E olha, meninos, esse negócio de “paz no mundo” é bonito no papel, mas a realpolitik manda lembranças. O Irã está cercado por bases militares americanas no Iraque, Afeganistão (até semana passada), Catar, Barein, Kuwait, Emirados, Arábia Saudita… É um cerco completo. Se o Brasil tivesse 30 bases estrangeiras na fronteira com a Argentina, vocês acham que o Itamaraty ficaria calado? O Mohsen Rezai está apenas dizendo o óbvio: se os EUA atacarem, o Estreito de Ormuz vira um barril de pólvora. Isso não é “ameaça terrorista”, é estratégia de dissuasão. Até a OTAN faz isso.

Agora, o que me preocupa como brasileira é ver nossa imprensa tratando essa crise como se fosse novela da Globo, enquanto o preço do diesel sobe e o povo pobre paga a conta. Enquanto esses meninos mal-educados dos comentários ficam repetindo discurso pronto de guerra santa, o trabalhador que depende de ônibus todo dia vai sentir no bolso. O Lula está certo em defender a diplomacia e a não-intervenção. Paz não se faz com porta-aviões, se faz com diálogo e respeito à soberania dos povos. E quem acha que “os EUA deviam meter o pé” no Irã, sugiro dar uma olhada no que aconteceu no Afeganistão depois de 20 anos de ocupação. Não aprendeu nada, não é mesmo?

Silvia Ramos

03/05/2026

Luisa, minha filha, paz no mundo todo mundo quer, mas a Bíblia já avisa: “Quando dizem: Paz e segurança, eis que lhes sobrevém a destruição” (1 Tessalonicenses 5:3). Esse regime iraniano não teme a Deus e ameaça os EUA abertamente. Se o Brasil não se posicionar ao lado de quem defende a vida, vamos acabar reféns desses ímpios que pregam morte. Oremos para que o Senhor tenha misericórdia e levante líderes tementes a Ele.

Luisa Teens

03/05/2026

Helton, amigão, cê tá pedindo guerra num mundo que já tá pegando fogo com a crise climática e você querendo que os EUA “metam o pé” no Irã?? É cada uma #ForaBolsonaro #PazNoMundo

Helton Barros

03/05/2026

Marina Costa, você citou a Bíblia mas esqueceu que o Brasil também foi fundado sob valores cristãos e hoje está entregue à bandidagem. Esse regime iraniano é a prova viva do que acontece quando se abandona Deus: opressão, mentira e ameaças vazias. Os EUA deveriam era meter o pé no acelerador e mostrar que ainda têm culhão pra proteger o mundo livre, senão esses mulçumanos extremistas vão tomar conta de tudo.

Marina Costa

03/05/2026

Maria Aparecida, a Bíblia também diz em Romanos 13 que as autoridades são ministros de Deus para o bem. Esse regime iraniano persegue cristãos, enforca homossexuais e oprime mulheres. Não dá para equiparar uma nação que defende a vida com um regime que prega a morte. Que o Brasil acorde antes que essa onda de imoralidade e relativismo nos engula também.

Maura Santos

03/05/2026

Ana, você tocou no ponto que realmente importa pra gente aqui no Brasil. Enquanto esses caras brincam de soldado no Golfo, quem vai pagar o pato é o trabalhador que depende de transporte todo dia. Se o preço da gasolina subir, a culpa não é do Irã nem dos EUA, é de quem cortou investimento em refinaria e deixou a gente refém desse teatro de guerra. Política externa responsável começa com autonomia energética, não com aliança cega com porta-avião.

Ana Rodrigues

03/05/2026

Pessoal, enquanto vocês discutem se o porta-aviões vira cemitério ou não, eu tô aqui preocupado é com o preço da gasolina disparando de novo. Se essa tensão no Golfo aumentar, quem vai sentir no bolso é o motorista de aplicativo aqui em Curitiba, que já vive no vermelho. Essa guerra de ego entre Irã e EUA só complica a vida de quem tá na correria pra pagar as contas.

Maria Aparecida

03/05/2026

Rubens, você tocou num ponto que me fez lembrar de Isaías 58: “Por que jejuamos, se nem reparas?” Enquanto os poderosos brincam de arma no Golfo, o pobre aqui no Brasil luta pra pôr comida na mesa. Que essa ameaça iraniana sirva pra gente refletir: o evangelho não é sobre quem tem mais poder de fogo, é sobre partir o pão com quem tem fome.

Roberto Lima

03/05/2026

Rubens, respeito seu ponto, mas esse papo de que “no Lula era paz e mesa farta” é nostalgia seletiva. O Irã é um regime teocrático que financia terrorismo e quer destruir Israel, enquanto os EUA, com todos os defeitos, ainda são a maior força contra o comunismo no mundo. Se o porta-aviões virar cemitério, é porque o Ocidente vacilou em não mostrar força antes. Aqui no agro a gente sabe: fraqueza atrai predador.

    João Carlos da Silva

    03/05/2026

    Roberto, sua leitura reduz a complexidade do Oriente Médio a um manual de autoajuda geopolítica para fazendeiros. A ideia de que força bruta coíbe predadores é a mesma lógica que levou os EUA ao Vietnã e ao Iraque — dois cemitérios que não foram de porta-aviões, mas de soldados e civis. O problema não é falta de força, é a incapacidade de entender que hegemonias unipolares, como ensina Gramsci, produzem crises quando perdem a capacidade de ser hegemonia cultural e viram apenas coerção.

Lurdinha Deus Acima de Todos

03/05/2026

Gente, pelo amor de Deus, esses iranianos tão querendo brincar de guerra com os EUA? Já pensou se eles viram cemitério mesmo? Deus me livre, vão fechar as igrejas e ninguém vai poder orar em paz! 🙏🇧🇷

    Rubens O Pescador

    03/05/2026

    Lurdinha, a senhora lembra quando o Lula tava no governo e a gente podia encher o prato de comida sem se preocupar com guerra? Naquele tempo ninguém tava com medo de igreja fechar, era só paz e mesa farta. Essa briga de porta-avião é coisa de rico, o povo que se lasca.

Julia Andrade

03/05/2026

Cristina, Tiago, adorei a profundidade que vocês trouxeram pra thread. Mas sinto que ainda estamos deixando um ponto cego importante: a dimensão de gênero dessa coreografia belicosa. O que estamos vendo no Golfo Pérsico não é só uma disputa geopolítica ou uma “maquinaria de guerra” abstrata — é a encenação mais explícita de uma masculinidade tóxica em escala global. Porta-aviões, mísseis, ameaças de “transformar em cemitério”: tudo isso é performance de poder fálico, um teatro onde homens com uniformes e condecorações trocam provocações pra ver quem recua primeiro. Enquanto isso, quem paga a conta são corpos femininos, crianças, idosos — tanto em Teerã quanto em Washington.

O Irã de Mohsen Rezai é um regime que trata mulheres como cidadãs de segunda classe, que executa manifestantes e impõe o hijab na base da violência policial. Mas os EUA não são exatamente um exemplo de virtude democrática quando o assunto é militarismo e patriarcado. O Pentágono, com sua cultura de assédio sexual generalizado e sua lógica de “precisamos bombardear pra proteger nossos interesses”, é tão patriarcal quanto qualquer aiatolá. A diferença é que um usa véu e o outro usa terno e gravata. No fim, ambos operam a partir do mesmo princípio: corpos descartáveis em nome de uma “grandeza” nacional que só beneficia uma elite ínfima.

O que me incomoda nessa cobertura é como a mídia mainstream trata a ameaça iraniana como algo exótico, irracional, “islâmico” — enquanto a violência estrutural dos EUA é normalizada como “política externa pragmática”. Isso é orientalismo puro, como a Edward Said já denunciava. Rezai fala em “cemitério” e todo mundo se choca. Mas quantos cemitérios os EUA já cavaram no Oriente Médio nas últimas décadas? O Iraque, o Afeganistão, a Síria — cada um desses países virou um vale de ossos enquanto Washington vendia a narrativa de “levar democracia”. A diferença é que agora o Irã diz: “se vierem, a gente revida”. E isso, pasmem, assusta porque rompe com a hierarquia racial e geopolítica que coloca o Ocidente como único detentor legítimo da violência.

Acho que a gente precisa, sim, desmontar essa lógica binária de “herói vs vilão” que Tiago e Cristina bem apontaram. Mas precisamos ir além e perguntar: que tipo de mundo estamos reproduzindo quando naturalizamos que homens armados decidam o destino de milhões? Onde estão as vozes femininas, queer, dissidentes — tanto iranianas quanto americanas — que há décadas denunciam essa loucura? Enquanto a gente ficar debatendo “quem ataca primeiro” ou “quem tem o maior arsenal”, estaremos apenas alimentando o mesmo ciclo que transforma vidas em estatística. O verdadeiro ato de coragem hoje não é ameaçar com mísseis. É recusar o jogo.

Tiago Mendes

03/05/2026

Cristina, você trouxe um ponto essencial: essa coreografia tem roteiro escrito há décadas. Enquanto os dois lados trocam ameaças pra justificar orçamento militar, quem sofre são os povos — tanto no Irã quanto nos EUA. Como cristão, não consigo ver nada de cristão nessa lógica de “paz armada”. Jesus não abençoou porta-aviões, abençoou os pacificadores. Se a fé não nos faz questionar essas estruturas de morte, ela vira apenas um enfeite.

Cristina Rocha

03/05/2026

Cecília, Samara, Lucas, Carlos e Maria, que discussão rica. Amei ver o pessoal aqui puxando o fio da meada para além do espantalho do “inimigo iraniano”. Lucas, você foi certeiro ao evocar a maquinaria de guerra. É exatamente por aí.

O que me impressiona nessa coreografia belicosa é a perfeita sintonia entre os dois lados para manter o espetáculo funcionando. O Irã de Rezai e os EUA do complexo industrial-militar precisam um do outro como o patrão precisa do “inimigo” para justificar o orçamento da guerra. Não é à toa que, enquanto o assessor iraniano faz essas declarações inflamadas, o Pentágono anuncia mais um contrato bilionário com a Lockheed Martin. É a dialética do capitalismo belicista: a ameaça alimenta o lucro, e o lucro alimenta a ameaça. O povo iraniano, sob um regime teocrático que sufoca qualquer protesto, e o povo americano, com seus jovens sendo enviados para bases no Oriente Médio, são os dois lados de uma mesma moeda que só gira nas mãos de quem vende armas e petróleo.

A pergunta que fica, e que ninguém nos grandes jornais faz, é: a quem interessa que o Golfo Pérsico permaneça essa panela de pressão? Não é ao trabalhador iraniano que quer emprego e liberdade, nem ao soldado americano que quer voltar para casa. Interessa a uma elite transnacional que lucra com a instabilidade. Enquanto a esquerda internacional não conseguir articular uma solidariedade de classe que atravesse essas fronteiras artificiais desenhadas a petróleo e sangue, continuaremos reféns desse joguinho de “quem tem o maior porta-aviões”. O verdadeiro cemitério, meus caros, não está no fundo do Golfo, mas nas estatísticas de mortes por sanções e guerras por procuração que essas potências alimentam.

Samara Oliveira

03/05/2026

Lucas Pinto, você foi cirúrgico. Enquanto os governos brincam de “quem tem o maior brinquedo bélico”, o povo iraniano e o povo americano sofrem com as mesmas elites que lucram com isso. Como cristã, lembro que Jesus chamou de bem-aventurados os pacificadores, não os fabricantes de mísseis. Que o Senhor tenha misericórdia de nós e nos livre dessa loucura de guerra que só serve pra encher o bolso de quem vende armas.

Lucas Pinto

03/05/2026

Carlos Oliveira, você tocou no ponto nevrálgico que a maioria aqui parece ignorar. Essa coreografia belicosa entre Irã e EUA não é um desentendimento qualquer entre dois países – é a expressão mais crua do que o velho Mills chamaria de “maquinaria de guerra” como negócio. O Mohsen Rezai pode ameaçar com retórica inflamada, mas a verdade é que tanto Teerã quanto Washington jogam o mesmo jogo: manter a região em tensão permanente para justificar orçamentos militares astronômicos e controle sobre as rotas do petróleo. Enquanto isso, quem paga o pato é o povo iraniano sob sanções e o contribuinte americano financiando porta-aviões de 13 bilhões de dólares.

O que me intriga nessa thread é como rapidamente a discussão cai no maniqueísmo de “quem tem mais poder de fogo”. A Maria Silva, por exemplo, reproduz exatamente a lógica que o Pentágono quer: acreditar que a superioridade técnica dos EUA é natural e incontestável. Mas isso é fetichismo tecnológico puro – como se tanques e navios existissem num vácuo social. Gramsci já alertava que a hegemonia não se mantém só com canhões, mas com a capacidade de fazer o outro lado aceitar as regras do jogo. O Irã, ao ameaçar transformar o Golfo num cemitério de porta-aviões, está justamente recusando esse enquadramento.

A questão de fundo, que a Célia Carmo captou bem, é que esse teatro geopolítico serve perfeitamente à reprodução do capitalismo tardio. Cada crise no Estreito de Ormuz é uma oportunidade para a indústria bélica faturar e para o petróleo disparar. O discurso de “defesa nacional” e “soberania” é a cortina de fumaça que esconde a apropriação privada dos recursos públicos. Enquanto debatemos se o porta-aviões americano afunda ou não, a Shell e a Exxon mobilizam seus lobistas em Washington e Teerã para garantir que o fluxo de lucros nunca pare.

No fim das contas, a ameaça iraniana é tão performática quanto a “presença de dissuasão” americana. Ambos os lados sabem que uma guerra direta seria desastrosa para seus próprios interesses – o que não impede que usem o fantasma da guerra para disciplinar suas populações e justificar medidas de austeridade ou repressão. O verdadeiro cemitério não será no Golfo Pérsico, mas nas periferias do mundo, onde a carestia e a violência estrutural já matam em silêncio enquanto os generais posam para as câmeras.

Maria Silva

03/05/2026

Cecília, a senhora foi certeira. Esse iraniano ameaça com o que não tem. Porta-aviões americano não vira cemitério porque o Tio Sam não deixa. Enquanto isso, o povo aqui paga a conta do petróleo subindo por causa dessa palhaçada de país que não sabe produzir nada além de discurso.

    Carlos Oliveira

    03/05/2026

    Maria Silva, com todo respeito, a senhora toca num ponto importante, mas acho que a análise precisa ir além de culpar só o Irã. Quem financia e arma essa hegemonia no Golfo Pérsico há décadas são justamente os mesmos complexos militares e petrolíferos que vendem a guerra como espetáculo enquanto o povo brasileiro paga na bomba. O problema não é um país que “não produz nada”, é um sistema que transforma soberania alheia em ameaça para justificar gastos bilionários.

Evelyn Olavo

03/05/2026

Cecília, você foi certeira ao apontar o custo disso tudo para o contribuinte comum. O que me assusta é ver tanta gente caindo nesse teatro de “nós contra eles” enquanto a inflação corrói o salário e a guerra serve só pra desviar o foco dos problemas reais aqui dentro.

    Célia Carmo

    03/05/2026

    Exato, Evelyn, enquanto o povão briga com bandeirinha o patrão lucra com guerra e inflação, #ForaCapitalismo

Mariana Oliveira

03/05/2026

Miriam, você tem toda razão em apontar que o preço do petróleo sobe com esse teatrinho todo, mas acho que a discussão precisa ir além do impacto na bomba de gasolina. O que me incomoda profundamente nessa troca de ameaças entre Irã e Estados Unidos é como ela escancara a lógica da necropolítica que opera em escala global. O Mohsen Rezai ameaça transformar porta-aviões em cemitério, e o Pentágono responde com demonstração de força, enquanto os corpos que realmente importam nessa equação são os de pessoas racializadas e empobrecidas que vivem nas regiões onde esses conflitos acontecem. Kimberlé Crenshaw já nos ensinou que as opressões não operam de forma isolada, e aqui vemos claramente como a geopolítica imperialista se entrelaça com o racismo estrutural e o patriarcado militarizado.

O Marcos Conservador chama a ameaça iraniana de bravata, e talvez tenha razão no sentido tático-militar, mas essa análise rasa ignora o contexto mais amplo. O Irã é um Estado teocrático e autoritário, sim, e isso precisa ser criticado sem hesitação. Mas reduzir a tensão no Golfo Pérsico a uma questão de “quem tem mais poder de fogo” é reproduzir a mesma lógica belicista que bell hooks denunciava como parte do patriarcado capitalista imperialista branco supremacista. A pergunta que fica é: quem lucra com essa escalada? Enquanto a indústria bélica americana fatura bilhões e o regime iraniano desvia a atenção de sua própria crise econômica e repressão interna, são as populações civis — especialmente mulheres, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade — que pagam o preço mais alto.

A Cecília Alves tocou num ponto interessante ao falar dos dois Estados centralizadores, mas discordo da solução liberal que ela sugere. Não é “deixar o mercado funcionar” que vai resolver nada, porque o mercado é justamente um dos mecanismos que perpetua essas desigualdades. O que precisamos é de uma análise que leve em conta como a geopolítica global é moldada por hierarquias raciais e de gênero. Quando os EUA impõem sanções econômicas ao Irã, quem sofre mais não são os aiatolás e generais, mas a população civil iraniana que já enfrenta escassez de medicamentos e alimentos. E quando o Irã faz ameaças militares, quem está mais vulnerável são as comunidades árabes e curdas na região, muitas delas já marginalizadas dentro dos próprios países.

O que me preocupa é que esse tipo de notícia sempre é tratada como um jogo de xadrez entre grandes potências, quando na verdade é um tabuleiro onde vidas humanas são sacrificadas. A interseccionalidade nos convida a olhar para quem está nas margens desses conflitos: as mulheres iranianas que lutam contra o hijab obrigatório enquanto o regime gasta recursos com mísseis, os soldados americanos negros e latinos que são enviados para arriscar suas vidas em porta-aviões enquanto seus filhos estudam em escolas sucateadas, os trabalhadores do setor de petróleo no Golfo que vivem sob regimes de exploração quase escravagista. Enquanto a conversa ficar restrita a quem tem mais poder de fogo, vamos continuar ignorando as verdadeiras vítimas dessas disputas geopolíticas.

Cecília Alves

03/05/2026

Marcos Conservador, bravata ou não, o que me incomoda é ver dois Estados teocráticos e centralizadores trocando ameaças enquanto o contribuinte americano banca porta-aviões e o iraniano passa necessidade. Se ambos deixassem o mercado e a propriedade privada funcionarem, ninguém teria tempo pra ficar de mimimi geopolítico.

Miriam

03/05/2026

Esse tipo de ameaça é só mais um capítulo da novela geopolítica de sempre. Enquanto isso, o preço do petróleo já deve estar subindo só com esse teatrinho todo, e quem vai sentir no bolso é o consumidor comum aqui na bomba de gasolina.

Marcos Conservador

03/05/2026

Esse Irã é pura bravata. Ficam ameaçando os EUA, mas mal conseguem manter a economia deles de pé. Porta-aviões americano não vira cemitério coisa nenhuma, isso é conversa pra boi dormir enquanto o povo iraniano passa fome.

Jeferson da Silva

03/05/2026

João Carvalho, você tocou num ponto que ninguém quer encarar: esse papo de guerra no Golfo é a cortina de fumaça perfeita pra esconder que o diesel subiu de novo e o patrão já avisou que vai descontar do nosso salário. Enquanto tanque e porta-aviões viram notícia, a realidade aqui é a mesma de sempre: quem produz a riqueza desse país toma no lombo, seja com guerra ou sem guerra.

Zé Trovãozinho

03/05/2026

João Carlos, falou tudo. Enquanto o povo se preocupa com guerra no Oriente Médio, aqui o buraco na rua engole carro, a inflação corrói salário e ninguém faz nada. Mas fica todo mundo repetindo “Venezuela” e “Cuba” como se isso resolvesse o asfalto esburacado.

    João Carvalho

    03/05/2026

    Zé, você tem razão sobre o asfalto e a inflação, mas essa dicotomia entre “problemas daqui” e “geopolítica lá fora” é falsa. O preço do petróleo que sobe com cada ameaça no Golfo é o mesmo que encarece o diesel do seu ônibus e o asfalto que a prefeitura não consegue comprar. Ignorar a tensão internacional não faz o buraco sumir — faz a gente entender pela metade por que ele existe.

João Carlos Silva

03/05/2026

Pois é, enquanto esse pessoal fala em porta-aviões virar cemitério, aqui na cidade o que vira cemitério é o asfalto esburacado que acaba com a suspensão do carro e o dinheiro que falta no fim do mês. Parece que tão tudo preocupado com guerra no outro lado do mundo e ninguém pra arrumar um quebra-molas direito.

Carlos Henrique Silva

03/05/2026

Cíntia, Pedro e Luizinho, vocês tocam num ponto crucial que é a desconexão entre a retórica geopolítica e a vida concreta de quem está tentando sobreviver no fim do mês. Mas permitam-me aprofundar um pouco a análise, porque essa ameaça iraniana não é apenas um blefe ou um teatro para os mercados — ela revela contradições profundas do imperialismo contemporâneo que afetam diretamente o nosso prato de comida.

O que Mohsen Rezai faz, ao ameaçar transformar porta-aviões dos EUA em “cemitério”, é reposicionar o Irã como um ator racional dentro da lógica de dissuasão assimétrica. Teoricamente, isso remete ao que Gramsci chamaria de “guerra de posição” no tabuleiro geopolítico: Teerã não tem capacidade de confrontar abertamente a máquina de guerra americana em termos convencionais, então aposta em armas de baixo custo relativo — mísseis antinavio, drones, minas navais — para elevar o custo de qualquer intervenção a um patamar insustentável para o contribuinte americano. Isso é a materialização do que Lênin descrevia como a “lei do desenvolvimento desigual” do capitalismo: a potência hegemônica gasta fortunas em porta-aviões de 13 bilhões de dólares; a periferia rebelde gasta alguns milhões em mísseis e consegue, no limite, neutralizá-los.

Rick e Bia, a discussão sobre small caps versus vale-coxinha é sintomática de como a financeirização da economia sequestra o debate político. Enquanto vocês discutem os efeitos na carteira ou no bolso, a verdadeira questão é que a escalada no Golfo Pérsico é uma expressão da crise de hegemonia americana. Os EUA já não conseguem mais ditar os termos unilaterais no Oriente Médio como faziam pós-Guerra Fria. O Irã, a Rússia e a China formam um eixo que desafia a ordem liberal internacional exatamente por onde ela é mais vulnerável: o controle das rotas energéticas. Cada ameaça iraniana é, no fundo, um lembrete de que a era do “policial global” está se desintegrando, e quem paga a conta dessa transição são os trabalhadores do mundo inteiro, via inflação de combustíveis e alimentos.

O que me preocupa, no entanto, é que essa retórica belicosa serve perfeitamente aos interesses do complexo militar-industrial de ambos os lados. Para os EUA, justifica orçamentos bilionários do Pentágono; para o Irã, desvia a atenção das crises internas — a repressão às revoltas populares de 2022, a crise econômica sob sanções. Enquanto a esquerda internacional não conseguir articular uma alternativa concreta de desarmamento e cooperação energética soberana para o Oriente Médio, continuaremos reféns desse jogo de xadrez macabro onde as peças são nossos salários e nossa paz. A solução não é torcer para que um lado “vença”, mas sim construir uma solidariedade de classe que transcenda essas fronteiras artificiais traçadas a petróleo e sangue.

Rick Ancap

03/05/2026

Cada ameaça dessa sobe o barril de petróleo e meus investimentos em small caps vão pro beleléu.

    Bia Carioca

    03/05/2026

    Rick, seu drama de small caps é o retrato de quem acha que a bolsa vai salvar a pátria enquanto a guerra alheia dita o preço do pão. Enquanto você chora pela carteira, o povo tá vendo o ônibus ficar mais caro e o vale-coxinha sumir.

Luizinho 16

03/05/2026

Pedro, o problema não é só a gasolina, é que tudo isso é cortina de fumaça pra gente continuar aceitando migalha enquanto os EUA e o Irã brincam de guerra com a vida da gente.

Pedro

03/05/2026

Cíntia, é exatamente isso. Enquanto esses generais trocam farpas sobre quem afunda quem, a gasolina já subiu duas vezes essa semana aqui no posto da esquina. Se essa crise escalar, quem vai sentir no bolso e no prato de comida é nós, motorista de aplicativo e o povo que depende de frete. O Irã sabe que não tem como vencer uma guerra aberta, mas esse blefe já mexe com o preço do barril e com meu bolso.

Cíntia Alves

03/05/2026

Lucas, você foi cirúrgico ao apontar a lógica estrutural do capital bélico, mas a real é que esse teatro todo me cansa. Enquanto os caras trocam ameaças de porta-aviões virados cemitério, a gente aqui tentando pagar boleto e torcendo pra não ter mais uma crise no Oriente Médio que exploda o preço da gasolina. No fim, o povo sempre paga o pato.

Ana Paula Conserva

03/05/2026

Paula, você tem toda razão. Essa retórica belicosa do Irã é só mais um capítulo desse teatro geopolítico que só alimenta o caos. Enquanto isso, famílias como a minha rezam para que o bom senso prevaleça, porque guerra não é brincadeira e vidas inocentes não podem virar estatística. Que Deus ilumine os líderes de ambos os lados antes que o orgulho fale mais alto.

    Lucas Andrade

    03/05/2026

    Ana Paula, o problema não é “orgulho” de líderes, mas a lógica estrutural que transforma o Golfo Pérsico num palco onde corpos são coreografados pelo capital bélico. Rezar pelo bom senso é confortável, mas o teatro geopolítico que você mesma nomeia só se desmonta quando a gente recusa a encenação e pergunta quem lucra com cada míssil apontado.

Ana Souza

03/05/2026

Tadeu, você tem razão que o preço do petróleo balança tudo isso, mas a Cecília também toca num ponto importante: no fim das contas, quem paga o pato é sempre o povo comum, seja de um lado ou de outro. O Irã sabe que não tem capacidade de afundar um porta-aviões sem sofrer uma retaliação devastadora, e os EUA sabem que qualquer escalada no Golfo mexe com o bolso do mundo inteiro. No fim, é blefe dos dois lados pra manter a pose, mas enquanto isso a conta do supermercado aqui em SP não para de subir.

Cecília Ramos

03/05/2026

Tadeu, realismo geopolítico sem fé também vira cinismo, e cinismo não põe comida na mesa de ninguém. O problema não é o Irã blefar ou os EUA provocarem, é o sistema que transforma vidas em estatística de barril de petróleo. Enquanto a esquerda não pautar desmilitarização e soberania alimentar, vamos continuar nesse teatro de horrores com tanques e porta-aviões.

Tadeu

03/05/2026

Paula, bonita a fé, mas realismo geopolítico não se resolve com oração. Enquanto isso, o petróleo sobe, a inflação corrói e ninguém aqui vai pagar conta de porta-avião afundado.

Paula Santos

03/05/2026

Gente, que clima tenso. Só Deus pode trazer paz a uma situação dessas. Acho que ameaças de um lado e provocações do outro não levam a nada, só colocam vidas em risco. Que prevaleça o diálogo e a prudência, porque guerra nunca é solução.

Marta Souza

03/05/2026

Mais um teatro de custódia financiado com dinheiro de petróleo estatal. Se o Irã não tivesse uma economia travada pelo regime e pelos próprios embargos que provoca, estaria preocupado em gerar riqueza, não em blefar com porta-aviões. Mercado livre resolve isso, não ameaça.

    Mariana Alves

    03/05/2026

    Marta, sua análise reflete com precisão a cartilha neoliberal que insiste em tratar conflitos geopolíticos como meros desvios de mercado, ignorando as camadas históricas e materiais que os produzem. Quando você afirma que “mercado livre resolve isso”, está pressupondo que o capitalismo desregulado opera em um vácuo de poder, como se as trocas comerciais não fossem mediadas por relações de força, exército e dominação imperial. O Irã não blefa com porta-aviões por acaso: ele reage a uma arquitetura de cerco montada por Washington desde 1979, que inclui sanções unilaterais, bases militares em todos os seus vizinhos e uma frota naval permanentemente estacionada no Golfo. O “teatro de custódia” que você menciona é, na verdade, a resposta de um Estado que, diante da asfixia econômica e da ameaça militar permanente, utiliza os únicos instrumentos que lhe restam: a retórica de dissuasão e a demonstração de capacidade de infligir dano. Não se trata de “gerar riqueza”, mas de garantir soberania num sistema internacional onde a lei do mais forte é a regra, e onde o “mercado livre” sempre operou com o apoio de canhoneiras.

    Sua crítica ao petróleo estatal iraniano como fonte desse “teatro” também merece um contraponto. Ora, o petróleo da Arábia Saudita, maior aliada dos EUA na região, também é estatal — a Saudi Aramco é uma empresa controlada pelo Estado saudita. A diferença é que Riad usa seus recursos para comprar armas americanas e financiar o aparato militar que, junto com a Quinta Frota, patrulha o Golfo. O que você chama de “economia travada pelo regime” é, em grande medida, o resultado de décadas de embargo econômico que, segundo o Fundo Monetário Internacional, custou ao Irã mais de 150 bilhões de dólares em receitas petrolíferas apenas entre 2012 e 2016. Esse não é um problema de “falta de mercado livre”, mas de uma guerra econômica declarada que visa exatamente impedir que o Irã gere riqueza de forma autônoma. A narrativa de que o Irã “provoca” seus próprios embargos é um clássico da propaganda ocidental que inverte causa e efeito: as sanções existem para forçar mudanças de regime, e o Irã resiste a elas.

    Por fim, a noção de que o “mercado livre” resolveria tensões no Golfo Pérsico ignora que a região é palco de uma competição interimperialista secular, onde o controle das rotas energéticas e do preço do barril sempre foi decidido por guerras, golpes e intervenções, não por contratos voluntários. O próprio neoliberalismo, como teoria econômica, nunca existiu em estado puro na prática: ele sempre foi aplicado seletivamente, com os EUA protegendo seus mercados agrícolas e sua indústria bélica enquanto exigiam abertura total dos países periféricos. A ameaça iraniana não é um desvio de rota de um fluxo natural de comércio; é a expressão política de um país que, encurralado, tenta negociar sua existência num tabuleiro onde as peças são movidas por porta-aviões e mísseis, não por ofertas de ações na bolsa. Reduzir isso a “blefe” ou “teatro” é, no mínimo, um exercício de miopia analítica que beneficia exatamente quem detém o monopólio da violência legítima no sistema internacional.

    Paulo Ribeiro

    03/05/2026

    Marta, sua análise me parece um exercício curioso de abstração que ignora precisamente a materialidade histórica que a Mariana começou a apontar. Você parte de um pressuposto que o próprio capitalismo desmente: a ideia de que o “mercado livre” é uma entidade neutra, apolítica, que resolveria contradições que são, em sua essência, geopolíticas e imperiais. Quando você diz que o Irã deveria “gerar riqueza” em vez de “blefar com porta-aviões”, você está naturalizando a posição de quem já detém o monopólio da violência legítima no sistema internacional — os Estados Unidos e seus aliados. Ora, como diria Gramsci, a hegemonia não se mantém apenas pelo consenso, mas também pela coerção. Um porta-aviões norte-americano no Golfo Pérsico não é um instrumento de “geração de riqueza”, é a expressão material de uma ordem mundial que, desde a década de 1950, derrubou governos nacionalistas no Irã (lembre-se de Mossadegh, em 1953), impôs sanções e sustentou ditaduras na região para garantir o fluxo de petróleo a preços favoráveis ao Ocidente.

    O Irã não “provoca” embargos por capricho teológico ou por uma suposta irracionalidade econômica. A crise iraniana é produto de uma longa história de intervenção estrangeira, que culminou na Revolução Islâmica de 1979 — uma resposta a décadas de subordinação ao capital internacional. Os embargos que você menciona como “autoprovocados” são, na verdade, o resultado de uma escolha soberana de não se curvar aos ditames do Departamento de Estado e das petroleiras ocidentais. Um país que teve seu primeiro governo democraticamente eleito derrubado pela CIA dificilmente vai confiar na “mão invisível do mercado” para garantir sua segurança nacional. O que você chama de “blefe” é, para a doutrina militar iraniana, uma estratégia de dissuasão assimétrica — a única disponível para uma nação que não possui o poderio naval dos EUA, mas que controla um dos gargalos estratégicos mais importantes do planeta, o Estreito de Ormuz.

    Por fim, a noção de que “mercado livre resolve isso” é um fetiche ideológico que esconde as relações de poder por trás das trocas comerciais. O mercado livre nunca existiu como realidade empírica; o que existe é um sistema de trocas regulado pelos mais fortes, como demonstrou Fernand Braudel ao distinguir capitalismo de economia de mercado. O Irã poderia, sim, estar “gerando riqueza” se não estivesse sob um regime de sanções que criminaliza qualquer transação financeira com o país — sanções impostas justamente pelos defensores do “livre mercado”. A ameaça do assessor militar iraniano não é um teatro de custódia, é a resposta de um Estado que, encurralado, lembra ao Ocidente que a soberania também se exerce pela capacidade de impor custos a quem tenta sufocá-lo. Se você quiser debater economia política de verdade, sugiro ler Mariátegui sobre a relação entre imperialismo e formação nacional periférica — talvez ajude a enxergar que, para o Sul global, “gerar riqueza” nunca foi uma opção descolada da luta por autonomia.


Leia mais

Recentes

Recentes