Menu

Governo Lula acelera ofensiva nacional com estados para recuperar celulares roubados

0 Comentários🗣️🔥 O presidente Lula segura um celular e um microfone durante evento. (Foto: metropoles.com) O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara uma ampla ofensiva em parceria com os estados para combater o roubo de celulares, mirando diretamente a estrutura criminosa que se alimenta da revenda de aparelhos subtraídos. De acordo […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
O presidente Lula segura um celular e um microfone durante evento. (Foto: metropoles.com)

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara uma ampla ofensiva em parceria com os estados para combater o roubo de celulares, mirando diretamente a estrutura criminosa que se alimenta da revenda de aparelhos subtraídos. De acordo com a reportagem do portal Metrópoles, a nova fase do programa Celular Seguro prevê a integração de sistemas estaduais e a criação de mecanismos mais ágeis para a devolução dos dispositivos às vítimas.

A iniciativa, discutida entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Ministério das Comunicações, a Anatel e as secretarias estaduais de Segurança Pública, concentra esforços na implementação da Base Nacional de Celulares com Restrição (BNCR). Esta ferramenta estratégica reunirá dados de ocorrências de roubo e furto, permitindo que as polícias civis de todo o país consultem e cruzem informações em tempo real para acelerar as investigações.

Durante um evento em Aracruz, no Espírito Santo, o próprio Lula revelou a ansiedade para lançar uma funcionalidade que classificou como ‘bombástica’, capaz de enviar mensagens automáticas a milhões de celulares roubados orientando a devolução. O presidente, no entanto, freou o lançamento imediato ao ponderar sobre a situação de cidadãos que adquiriram os aparelhos de boa-fé, sem saber da origem ilícita.

‘Eu estou tentando encontrar uma fórmula de apertar o botão vermelho e falar com 2,5 milhões de celulares roubados. Eu só quero prejudicar quem roubou, a loja que compra e vende, mas não quero prejudicar a pessoa que, inocentemente ou por necessidade, comprou’, declarou o chefe do Executivo, pedindo inclusive sugestões aos presentes no município capixaba.

A integração da base de dados com os sistemas locais, por meio da plataforma SINESP/Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), é o cerne técnico da operação. O Ministério da Justiça já começou a orientar os estados sobre como acessar a BNCR, que servirá como uma central de inteligência para mapear redes de comercialização de celulares roubados, permitindo a responsabilização penal dos comerciantes que integram essa cadeia ilegal.

O Celular Seguro, lançado em 2023, já se consolidou como uma das principais apostas do governo na área de segurança digital. Até o momento, mais de 3,8 milhões de usuários aderiram ao aplicativo, que permite o bloqueio não apenas da linha telefônica, mas também de contas bancárias vinculadas ao dispositivo em caso de roubo ou furto.

A nova etapa do plano faz parte de uma estratégia mais ampla de combate à criminalidade, que deve ser um dos eixos centrais do debate eleitoral. O governo já havia sinalizado a prioridade do tema ao lançar o programa Brasil Contra o Crime Organizado, com investimentos previstos na casa dos R$ 11 bilhões.

Ao transformar o Celular Seguro em um sistema nacional de recuperação de ativos, a gestão Lula busca inspiração em modelos estaduais bem-sucedidos para aumentar a taxa de devolução de aparelhos. A diretriz do Ministério da Justiça é clara: apoiar as atividades operacionais e de inteligência das polícias para sufocar financeiramente a economia paralela que gira em torno dos roubos de celulares no Brasil.

Leia mais sobre o assunto na metropoles.com.


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.

, ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes