Menu

Cientistas espanhóis criam membrana que multiplica por dez a eficiência na purificação de hidrogênio

0 Comentários🗣️🔥 Cientistas trabalham em laboratório com equipamento de purificação de hidrogênio. (Foto: olhardigital.com.br) Cientistas espanhóis desenvolveram uma membrana polimérica que multiplica por dez a eficiência na purificação de hidrogênio e reduz o tempo de síntese de três dias para apenas três horas, conforme detalhado pelo Olhar Digital. O estudo, publicado na plataforma ScienceDirect, explica […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Cientistas trabalham em laboratório com equipamento de purificação de hidrogênio. (Foto: olhardigital.com.br)

Cientistas espanhóis desenvolveram uma membrana polimérica que multiplica por dez a eficiência na purificação de hidrogênio e reduz o tempo de síntese de três dias para apenas três horas, conforme detalhado pelo Olhar Digital.

O estudo, publicado na plataforma ScienceDirect, explica que a membrana utiliza materiais poliméricos avançados com estrutura interna otimizada. Esses materiais permitem a passagem seletiva das moléculas de hidrogênio enquanto bloqueiam impurezas como o dióxido de carbono.

A configuração da membrana evita as obstruções frequentes nos métodos convencionais de separação gasosa. Ela opera com pressão reduzida, resultando em menor consumo de energia durante toda a filtragem.

Os processos tradicionais de purificação do hidrogênio dependem de tratamentos químicos e térmicos que exigem temperaturas elevadas e pressões extremas. Tais sistemas causam desgaste rápido dos equipamentos e dependem de metais caros como o paládio.

A membrana desenvolvida pela equipe espanhola permite um fluxo contínuo de produção com menor desgaste dos componentes. O processo completo de fabricação é concluído em apenas 180 minutos.

Essa velocidade aumenta consideravelmente a produtividade das plantas industriais dedicadas à geração de hidrogênio. A alta pureza obtida na saída do sistema atende aos requisitos rigorosos das células de combustível.

A redução no tempo de processamento diminui a pegada de carbono associada à purificação do gás. Com isso, o hidrogênio verde produzido a partir de energias renováveis torna-se mais competitivo no mercado energético mundial.


Leia também: Cientistas superam limite quântico e abrem caminho para novos supercondutores


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes