Menu

Boulos corrige falhas no free flow e elimina ‘pedágio pegadinha’ em rodovias

58 Comentários🗣️🔥 Ilustração editorial sobre Boulos corrige falhas no free flow e elimina ‘pedágio pegadinha’ em rodovias. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro) O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, anunciou medidas para reparar falhas no sistema free flow, classificando-as como reparação aos motoristas prejudicados por multas indevidas. Ele criticou o modelo anterior, que gerou […]

58 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ilustração editorial sobre Boulos corrige falhas no free flow e elimina 'pedágio pegadinha' em rodovias. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro)

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, anunciou medidas para reparar falhas no sistema free flow, classificando-as como reparação aos motoristas prejudicados por multas indevidas. Ele criticou o modelo anterior, que gerou o chamado ‘pedágio pegadinha’ por falta de transparência nos pagamentos.

Segundo Boulos, a implantação do sistema ocorreu sem comunicação clara ao público, causando confusão entre os usuários. Ele destacou que a tecnologia deve facilitar a vida dos motoristas, não aplicando penalidades de forma surpresa.

O pacote de ajustes reorganiza o regime de transição do free flow antes de sua ampliação nacional, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os motoristas terão até novembro para regularizar débitos sem multas adicionais, com nova integração digital via aplicativo CNH Digital.

As concessionárias foram orientadas a evitar a instalação de pórticos em áreas urbanas, onde o sistema gerou mais reclamações. O governo também reservou recursos para a ANTT devolver até R$ 93 milhões em multas pagas indevidamente.

Boulos ressaltou que a devolução das multas reflete o compromisso do governo com justiça e respeito ao contribuinte. Ele afirmou que falhas na implantação não devem prejudicar a população.

Conforme reportagem do UOL, as mudanças buscam corrigir problemas identificados na fase inicial do free flow. O ministro enfatizou a necessidade de transparência desde o primeiro contato dos usuários com os pórticos eletrônicos.

As alterações ocorrem enquanto o governo investe em infraestrutura rodoviária, modernizando a cobrança de pedágios sem sobrecarregar a população. Boulos defendeu que avanços tecnológicos devem vir acompanhados de clareza nas regras e comunicação com a sociedade.

Leia mais sobre o assunto na noticias.uol.com.br.


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Dr. Thiago Menezes

03/05/2026

Sargento Bruno, discordo. Corrigir um erro técnico que multava motoristas indevidamente não é factóide, é o mínimo do mínimo. Se o sistema estava falho, qualquer gestão deveria consertar; a surpresa é que tenha demorado tanto e que a medida precise ser anunciada como se fosse um grande feito.

Sargento Bruno

03/05/2026

Mais um factóide eleitoreiro desse sujeito. Enquanto isso, a segurança nas estradas continua um caos e o dinheiro do contribuindo some em obras superfaturadas. Cadê a mesma “eficiência” para combater a criminalidade que assola o país?

Adriana Silva

03/05/2026

Faz o L, Boulos consertando o que o sistema burguês quebrou de propósito pra roubar o povo, comunista até no pedágio! Vai pra Cuba, Ricardo, seu isentão!

Ricardo Menezes

03/05/2026

Ah, Marta, falou bonito! Mas a verdade é que esse sistema free flow foi uma piada desde o começo. Mais um caso de estado incompetente contratando empresa amiga pra fazer serviço meia-boca. Agora o Boulos aparece de salvador da pátria pra corrigir o que nunca deveria ter sido aprovado. Enquanto isso, a gente paga imposto pra sustentar esses erros. Livre mercado de verdade não precisa de “pedágio pegadinha” nem de ministro corrigindo falha.

Mariana Santos

03/05/2026

Renata, é exatamente por isso que a gente precisa parar de tratar política como torcida organizada. O Boulos corrigiu uma falha que beneficiava ninguém além das empresas de pedágio e prejudicava o trabalhador que depende da estrada todo dia. Se fosse o Doria ou o Tarcísio no lugar, iam chamar de “modernização” e o motorista que se virasse pra pagar multa indevida.

Renata Oliveira

03/05/2026

Gente, pelo amor de Deus, vamos parar de transformar tudo em briga de esquerda contra direita. O Boulos fez o que tinha que ser feito: corrigiu um erro que prejudicava o cidadão comum que só queria passar na estrada sem ser multado injustamente. Isso se chama bom senso, não ideologia.

Beatriz Lima

03/05/2026

Marta, você tocou num ponto interessante, mas acho que simplifica demais. Dizer que “o problema é que o estado, ao invés de deixar o mercado…” pressupõe que o mercado, por si só, teria resolvido o negócio. Só que não foi o mercado que criou o free flow? Foram concessionárias privadas, operando sob contratos de concessão desenhados pelo próprio estado. O “mercado” entregou um sistema que multava em cascata por falha técnica e ainda cobrava pedágio dobrado. A correção veio de um ministro que, pasme, resolveu usar a máquina pública para consertar o que a iniciativa privada não teve incentivo para arrumar sozinha. Se a escolha é entre um estado que regula mal e um mercado que explora bem, eu fico com a terceira via: estado que regula de verdade e pune concessionária folgada.

Agora, sobre o João Augusto e a “guerra de posição” gramsciana: com todo respeito, mas quando a erudição vira muleta para não encarar o óbvio, a gente perde tempo. Boulos não está fazendo uma manobra de hegemonia cultural ao corrigir multa indevida; está fazendo o básico do cargo. Se a esquerda quer construir hegemonia, que comece com entregas concretas que afetem o bolso do cidadão comum – e não com discurso sobre “pequenas batalhas no terreno da hegemonia” enquanto o cara perde a CNH por causa de um pórtico descalibrado. Aliás, é curioso como alguns intelectuais adoram teorizar sobre o “popular” mas torcem o nariz quando a política resolve problemas práticos do populacho.

O que me incomoda nessa thread toda é a tendência de transformar uma medida corretiva óbvia – e, convenhamos, tardia – em disputa ideológica. O free flow é um sistema bom em tese: você paga pelo uso efetivo da rodovia, sem fila de pedágio. Na prática, foi implementado de forma desastrada, com pórticos que não liam placas direito, sistema de cobrança que gerava multas em duplicidade e uma total falta de transparência sobre como recorrer. Aí chega o Boulos, anuncia correção, e metade dos comentários aqui quer saber se isso é “estatismo” ou “concessão ao mercado”. Gente, pelo amor de deus: é só consertar o que estava quebrado. Não precisa de manual do partido para isso.

Só uma coisa me deixa com um pé atrás: cadê os dados concretos dessa correção? O anúncio é bonito, mas quero ver o número de multas canceladas, o valor restituído, o cronograma de recalibragem dos pórticos. Sem métricas, é só fumaça. Boulos tem capital político para fazer isso virar realidade, mas a esquerda brasileira tem um péssimo histórico de prometer correções e entregar maquiagem. Vou esperar o relatório de auditoria independente antes de bater palma.

Marta Souza

03/05/2026

João Augusto, seu comentário é um primor de erudição inútil. Enquanto você teoriza sobre guerra de posição gramsciana, o cidadão comum tomou multa indevida porque o sistema foi mal projetado. O problema não é técnico nem filosófico: é que o estado, ao invés de deixar o mercado se autorregular com contratos sérios e concorrência de verdade, meteu o dedo, criou um Frankenstein e agora o Boulos aparece de salvador da pátria. Se fosse livre iniciativa de verdade, a concessionária que errasse quebrava ou era trocada na hora, sem precisar de ministro nenhum fazendo marketing político em cima de prejuízo alheio.

João Augusto

03/05/2026

A discussão sobre o free flow é sintomática de algo mais profundo: a fetichização da técnica como solução para problemas políticos. Boulos, ao corrigir as falhas, opera no que Gramsci chamaria de “guerra de posição” — pequenas batalhas no terreno da hegemonia. Mas enquanto a estrutura de concessões privatizadas e o modelo de acumulação por espoliação (na linha do que David Harvey descreve) não forem enfrentados, estaremos apenas trocando a máquina de multas por outra, mais eficiente.

Carlos Henrique Silva

03/05/2026

Lendo a thread, fico impressionado com a capacidade que alguns comentaristas têm de transformar uma medida corretiva óbvia em disputa ideológica. A Letícia Fernandes, por exemplo, tenta enquadrar a ação do Boulos como “empreendedorismo estatal” da esquerda, como se corrigir uma falha que prejudica milhares de motoristas fosse um projeto de poder. Isso é um desserviço à análise política séria.

O free flow, em tese, é um avanço tecnológico: elimina congestionamentos nos pedágios, reduz emissões e moderniza a logística. O problema não é a tecnologia, mas o modelo de concessão que a implementou. As concessionárias privadas, ávidas por maximizar o lucro, desenharam um sistema que penaliza o erro do motorista com multas abusivas, enquanto lucram com a falta de sinalização clara e a complexidade do pagamento. Isso não é “estatismo” nem “privatismo” puro; é a velha conhecida captura do Estado pelo capital, onde o serviço público é terceirizado, mas o lucro é privatizado e o prejuízo (a multa) é socializado.

O mérito de Boulos aqui não é ideológico, é técnico e de gestão. Ele está fazendo o que o Estado deveria ter feito desde o início: regular, fiscalizar e corrigir os abusos de um modelo mal concebido. Se o governo anterior, que implementou o free flow, tivesse feito a lição de casa, não precisaríamos dessa “reparação”. Mas, como sempre, a direita adora um Estado mínimo para o povo e máximo para o mercado. Agora, quando um ministro de esquerda usa a máquina pública para proteger o cidadão comum, chamam de “pegadinha” ou “teatro”. É a mesma lógica de quem critica a reforma agrária, mas defende a isenção fiscal para agronegócio bilionário.

No fim, a discussão revela o que Gramsci chamaria de hegemonia cultural: a naturalização de que o mercado sempre sabe o que faz e o Estado só atrapalha. Boulos, ao corrigir o “pedágio pegadinha”, está desnaturalizando isso. Mostra que o Estado pode, sim, ser um instrumento de correção de injustiças, desde que haja vontade política. O problema é que, para a elite que lucra com a desregulamentação, qualquer intervenção estatal que beneficie a maioria é vista como “autoritarismo”. Que venham mais correções como essa, e que a esquerda aprenda a comunicar esses acertos sem medo de ser chamada de “estatista”. O povo não precisa de ideologia, precisa de justiça.

Letícia Fernandes

03/05/2026

É curioso observar como a discussão sobre o free flow expõe, mais uma vez, a armadilha ideológica do “empreendedorismo estatal” que a esquerda brasileira insiste em reproduzir. O Sgt Bruno, com sua verve reacionária, tem razão em um ponto: há algo de profundamente patológico em ver um político consertando um sistema que, em sua gênese, já nasce viciado. Mas a crítica dele, como de costume, mira no alvo errado. O problema não é “Boulos ser um picareta”, mas sim a lógica perversa do capital que transforma até mesmo a mobilidade em mercadoria. O free flow, em si, é uma inovação técnica interessante — menos filas, menos emissão de poluentes, mais fluidez. Mas, dentro do modo de produção capitalista, ele inevitavelmente se torna um novo front de acumulação, um mecanismo de extração de mais-valia disfarçado de eficiência. As multas indevidas, os “pedágios pegadinha”, não são um desvio de percurso; são a expressão mais sincera da natureza do sistema: a busca incessante por lucro, mesmo que à custa do trabalhador que precisa se deslocar para vender sua força de trabalho.

O Ricardo Almeida, ao apontar que a máquina de multa foi desenhada pelas concessionárias privadas, toca no cerne da questão, mas ainda flerta com o reformismo ingênuo. A ideia de que o “estado entrou para corrigir os abusos” pressupõe que o Estado brasileiro, em sua forma atual, seja uma entidade neutra pairando acima dos interesses de classe. Não é. O Estado, na superestrutura burguesa, é o comitê executivo da classe dominante. Quando Boulos anuncia medidas corretivas, ele está, na melhor das hipóteses, aplicando um curativo em uma ferida gangrenada. Ele não está questionando a propriedade privada das concessões, nem o direito das empresas de lucrar com a infraestrutura pública. Ele está apenas aparando as arestas mais grotescas do sistema para que ele continue funcionando sem gerar conflitos sociais insuportáveis. É a social-democracia em sua forma mais paliativa: gerir a miséria do capitalismo com humanidade, sem jamais ousar superá-lo.

A verdadeira questão, que a thread inteira parece evitar, é que a luta não deveria ser por um free flow “justo” ou “sem multas indevidas”. A luta deveria ser pela desmercantilização do transporte. Enquanto aceitarmos que uma rodovia é um negócio, que o direito de ir e vir está subordinado ao pagamento de uma taxa a um acionista, estaremos apenas disputando o preço da corda que nos enforca. O Boulos, com todo o seu discurso progressista, está administrando o presídio com mais cortesia, mas ainda é o carcereiro-chefe. O motorista que recebeu a multa indevida não precisa de “reparação”; ele precisa de um sistema onde a mobilidade seja um direito inalienável, financiado pelo fundo público e gerido coletivamente, sem a mediação do lucro. Enquanto a esquerda institucional tratar a correção de uma falha técnica como uma grande vitória, ela estará apenas confirmando o quanto internalizou a lógica do capital. É a velha sina: lutar por um capitalismo de rosto humano, quando o que precisamos é de um mundo sem capitalismo.

Lucas Moreira

03/05/2026

Cíntia, você está certa em separar o joio do trigo. O problema real não é o free flow em si, que é eficiência pura — menos fila, menos tempo parado, menos diesel queimado. O problema é que meteram o estado pra gerir uma inovação que deveria ser simples e virou mais uma máquina de multa. Agora o Boulos aparece pra “consertar” o que nunca deveria ter sido estragado. Se fosse uma concessão privada de verdade, com fiscalização independente, o motorista não virava refém de erro de sistema.

    Ricardo Almeida

    03/05/2026

    Lucas, discordo que o problema seja “meter o estado” — a máquina de multa foi desenhada justamente pelas concessionárias privadas que operam o free flow, e o estado entrou pra corrigir os abusos. Privatização com fiscalização independente é bonita no papel, mas na prática a ANTT já mostrou que senta em cima das reclamações de motorista; o que temos é um oligopólio de concessões que lucra com erro de sistema.

Cíntia Alves

03/05/2026

Sgt Bruno, entendo a bronca, mas acho que tem diferença entre criar o problema e herdar a bomba. O free flow veio de concessões feitas em governos anteriores, Boulos tá tentando desfazer o nó. Se pelo menos tão corrigindo as multas indevidas, já é um respiro pra quem tava sendo penalizado por sistema mal feito.

Carlos A. Mendes

03/05/2026

Sgt Bruno, eu entendo sua desconfiança, mas a real é que o sistema free flow veio com problemas mesmo e alguém tinha que arrumar. Prefiro ver um político consertando o erro do que fingindo que nada aconteceu, independente de partido. O importante é o motorista não levar multa injusta.

Sgt Bruno 🇧🇷

03/05/2026

Selva! Gabriel Teen, esse Boulos é um picareta, tá querendo pagar de herói consertando o que ele mesmo ajudou a estragar. Free flow é só mais um esquema pra arrancar dinheiro do povo, e esse pessoal do Cafezinho fica fazendo propaganda enganosa. Cadê os militares de verdade pra botar ordem nessa bagunça?

Gabriel Teen

03/05/2026

Boulos corrigiu o pedágio pegadinha? Agora vai ter que pagar minha terapia de tanto susto que tomei naquelas cancelas.

Mariana Oliveira

03/05/2026

Ana Costa, João Batista e Laura Silva, vocês estão fazendo a costura que falta nesse debate – e é exatamente por isso que eu precisei entrar aqui. Eu leio a thread e vejo a Evelyn Olavo resumindo tudo a “Boulos tapando buraco que ele mesmo cavou”, e penso: será que a gente não está perdendo de vista o que Kimberlé Crenshaw chamaria de interseccionalidade das infraestruturas? Não é só sobre um político consertar um erro técnico. É sobre como o Estado, ao terceirizar serviços essenciais para concessionárias, cria um sistema onde o erro recai desproporcionalmente sobre quem já está em posição de vulnerabilidade – o motorista de aplicativo que roda 12 horas por dia, o caminhoneiro que vive na estrada, a mãe solo que precisa levar o filho ao hospital e é multada por uma falha de leitura de placa.

O que me incomoda profundamente é a naturalização desse “pedágio pegadinha” como se fosse um acidente de percurso. bell hooks, em “Ensinando a Transgredir”, já nos alertava que a educação para a consciência crítica precisa desmascarar os mecanismos de opressão que se disfarçam de neutralidade técnica. O free flow não é neutro. Ele foi desenhado dentro de uma lógica de mercado que prioriza o lucro das concessionárias sobre o direito de ir e vir. Quando Boulos anuncia a correção, ele não está fazendo um favor – está, no mínimo, reconhecendo que o modelo anterior era racista e classista na prática, porque penalizava justamente quem não tem acesso a informações claras, a recursos para contestar multas ou a um carro com placa sempre legível.

Laura, você citou a parábola do Bom Samaritano, e eu vou além: a crítica estrutural que você pede precisa incluir uma análise de gênero e raça. Quem são os motoristas mais impactados por essas multas indevidas? Dados do IPEA mostram que a população negra e de baixa renda é a que mais utiliza transporte individual precário e enfrenta barreiras burocráticas. Uma multa de free flow para um entregador de delivery pode significar um mês de trabalho perdido. Para um executivo de classe média, é só um aborrecimento. A reparação anunciada por Boulos é um passo, mas não podemos esquecer que a luta é por um modelo de concessão que não transfira o risco do erro para o cidadão – e que, enquanto isso não acontece, a gente precisa de políticas afirmativas que garantam que o “conserto” chegue primeiro a quem mais sofreu.

Então, sim, eu acho que a Evelyn tem razão em desconfiar do salvacionismo, mas a resposta não é jogar tudo no lixo. É exigir que essa correção venha acompanhada de transparência radical: quais foram os critérios para identificar os prejudicados? Quantos são negros, quantos são mulheres, quantos são moradores da periferia? Sem esses dados, a “reparação” corre o risco de ser mais um gesto vazio. E, como diria Crenshaw, sem nomear as especificidades, a gente repete a injustiça sob o disfarce da universalidade.

Laura Silva

03/05/2026

João Batista, você foi certeiro ao mencionar a parábola do Bom Samaritano, porque ela ilumina exatamente o que falta nessa história: uma crítica estrutural ao modelo que permite que o “ferido à beira do caminho” seja o motorista comum, enquanto as concessionárias e o Estado disputam quem lava as mãos primeiro. O anúncio de Boulos, embora bem-vindo como paliativo, não pode nos fazer esquecer que o free flow nasceu dentro de uma lógica de mercantilização da mobilidade, onde a fluidez do capital financeiro das concessionárias sempre falou mais alto do que a segurança jurídica do cidadão. As falhas na leitura das placas em pistas simples, como a Ana Costa lembrou, não foram um acidente técnico: foram a expressão material de um sistema desenhado para extrair receita, não para servir. A correção agora é o mínimo do mínimo, e ainda assim chega tarde para milhares de pessoas que tiveram o nome negativado ou perderam horas preciosas contestando multas indevidas.

O que me preocupa, no entanto, é a armadilha discursiva que se monta em torno dessa medida. Ao apresentar a reparação como um gesto de “correção de rota”, o governo corre o risco de naturalizar o modelo de concessões rodoviárias como se ele fosse a única via possível. Não é. A sociologia dos transportes nos ensina que a infraestrutura viária nunca é neutra: ela reflete e reproduz as relações de poder de uma sociedade. No Brasil, as rodovias foram historicamente pensadas para escoar commodities e atender ao setor automotivo, não para garantir o direito de ir e vir do trabalhador que depende do transporte coletivo ou do caminhoneiro autônomo. O free flow, com seu “pedágio pegadinha”, é apenas a versão high-tech de um velho conhecido nosso: o Estado que transfere para o setor privado a gestão de um bem público e depois precisa intervir para corrigir as distorções mais gritantes, sem jamais questionar a propriedade do negócio.

E aqui entramos no ponto cego da discussão, que o Paulo Ribeiro tocou de forma elegante mas não aprofundou: a ausência de qualquer debate sobre reembolso ou compensação financeira efetiva para os prejudicados. A Cecília Ramos, com sua perspectiva cristã, tem toda razão ao dizer que reparar o erro não é favor, é obrigação. Mas eu iria além: em um país onde a taxa de juros do rotativo do cartão de crédito beira os 400% ao ano, multas indevidas cobradas de motoristas que já vivem no fio da navalha financeira não são apenas um erro administrativo — são uma transferência regressiva de renda dos mais pobres para o caixa das concessionárias e, por tabela, para o rentismo que financia essas empresas. Enquanto o governo não apresentar um plano claro de devolução em dobro dos valores cobrados indevidamente, com correção monetária e juros, essa correção do free flow soará mais como marketing político do que como justiça social.

Por fim, não posso deixar de notar a ironia histórica. Boulos, que construiu sua trajetória política nas lutas por moradia e contra a especulação imobiliária, agora está gerindo uma pasta que lida diretamente com a infraestrutura do capital. Isso não é necessariamente um demérito — afinal, a esquerda precisa ocupar todos os espaços do Estado — mas exige que ele e seu partido mantenham a coerência de não se contentar com remendos. O free flow corrigido é uma vitória tática, mas a batalha estratégica continua sendo a da desmercantilização dos serviços essenciais. Enquanto as rodovias forem tratadas como ativos financeiros e não como direitos, estaremos sempre a um erro de software de distância de uma nova “pegadinha”. E o povo, como sempre, pagando a conta.

João Batista

03/05/2026

Pois é, Ana, você tocou num ponto crucial. Enquanto o sistema falhava mais justamente onde o povo mais precisa — pista simples, interior —, as concessionárias só correram atrás de consertar depois que virou escândalo. Lembra da parábola do Bom Samaritano? Não adianta passar do outro lado da estrada e ignorar o caído; tem que parar, cuidar e, sim, devolver o que foi tomado injustamente. Boulos acertou em corrigir, mas a reparação precisa ser completa, com reembolso e transparência, senão vira só maquiagem.

Ana Costa

03/05/2026

O Paulo Ribeiro tem razão ao dizer que a correção do free flow não resolve o modelo de concessões, mas acho que a galera está perdendo um ponto importante: os dados do próprio sistema mostravam que a taxa de falhas na leitura das placas era maior em trechos de pista simples e à noite. Se Boulos está corrigindo isso com base em evidências técnicas, não vejo como chamar de “aceno político” puro e simples. Agora, sobre o reembolso, a Maria Clara está certa: sem devolução, a conta do motorista continua negativa.

Evelyn Olavo

03/05/2026

Ah, a Cecília com seu discurso moralista de sempre. O Boulos não fez nada além de tapar um buraco que ele mesmo ajudou a cavar, e ainda querem aplaudir como se fosse um grande gesto de bondade. Esse sistema free flow foi um fracasso anunciado, e agora o “salvador da pátria” aparece para consertar o estrago enquanto o povo paga a conta.

    Paulo Ribeiro

    03/05/2026

    Evelyn, sua indignação tem um núcleo legítimo — ninguém aqui está sugerindo que Boulos seja um “salvador da pátria” nem que a correção do free flow resolva a arquitetura perversa do modelo de concessões rodoviárias no Brasil. Mas reduzir a ação a “tapar buraco que ele mesmo cavou” é um atalho analítico que ignora a dinâmica concreta do Estado burguês e suas contradições. Boulos não projetou o free flow; ele herdou um sistema desenhado pelo tucanato e aprofundado pelo bolsonarismo, onde a “modernização” sempre serviu como biombo para transferência de renda ao capital privado. O que vemos agora é um gestor tentando, dentro dos limites do jogo institucional, conter os excessos mais grotescos de um modelo que, como bem apontou Mariátegui, transforma até a circulação em mercadoria. Não é revolução, é administração de crise — e cobrar que ele faça mais é justo, mas cobrar que ele tivesse evitado o problema é ignorar que ele não estava no volante quando o carro capotou.

    O ponto que você levanta sobre o “povo pagar a conta” é precisamente a chave da questão, e é onde precisamos ir além da crítica moral. O free flow, como qualquer mecanismo de pedágio, é um instrumento de acumulação primitiva disfarçada de eficiência técnica. A máquina de multar não foi um desvio, Evelyn, foi a lógica do sistema levada às últimas consequências: privatizar os lucros e socializar os custos. Boulos está, na prática, fazendo o que Althusser chamaria de “correção tática no aparelho ideológico” — ele não está desmontando a estrutura, está apenas ajustando as engrenagens para que o atrito não destrua a máquina. A questão de fundo, que Cecília tocou com sua perspectiva ética e que você descartou como moralismo, é que sem reparação material — reembolso, transparência, controle social — a correção vira maquiagem. E aí, com todo respeito, sua crítica se alinha perigosamente com a direita que quer deslegitimar qualquer ação estatal que não seja puramente repressiva.

    O que me preocupa no seu comentário é o tom de “não serve, tudo é farsa”, que acaba paralisando a luta política concreta. Gramsci nos ensinou que a hegemonia se constrói nas pequenas trincheiras, inclusive na regulação de um pedágio. Se Boulos tivesse mantido o sistema como estava, você estaria aqui chamando-o de conivente com a máquina de multar. Agora que corrige, é “tapar buraco”. Não há vitória tática que escape ao cinismo de quem exige pureza revolucionária de cada ato administrativo. O que precisamos cobrar, e aí concordo com a Maria Clara e o Eduardo, é que essa correção venha acompanhada de auditoria pública, devolução dos valores extorquidos e, sobretudo, que seja o primeiro passo para repensar a própria lógica de concessão rodoviária — que transforma estradas em balcão de negócios. Mas para isso, Evelyn, precisamos reconhecer quando um avanço, por menor que seja, abre brecha para disputas maiores. Do contrário, ficamos no conforto da crítica que não constrói nada, apenas alimenta o próprio ego de quem “sempre soube” que daria errado.

Cecília Ramos

03/05/2026

Maria Clara, você tocou no ponto mais sensível: sem reembolso e transparência, a correção parece mais um aceno político do que justiça de fato. Como cristã, acredito que reparar o erro não é favor, é obrigação — e o Estado tem que devolver até o último centavo dessas multas indevidas, além de garantir que o free flow não vire só mais uma taxa disfarçada. Se Boulos quer mostrar compromisso com o povo trabalhador, precisa ir além do discurso e assegurar que o bolso do motorista não seja tratado como caixa de convento.

Maria Clara Lopes

03/05/2026

O Eduardo levantou um ponto incômodo: se o sistema foi vendido como eficiência e virou armadilha de multas, a correção é o mínimo, mas cadê a devolução do que foi pago indevidamente? Enquanto não houver reembolso e transparência nos critérios de cobrança, fica parecendo que o “conserto” é mais um gesto político do que uma solução de fato para o bolso do motorista.

Eduardo C.

03/05/2026

Mariana, a máquina de multar é que era o verdadeiro projeto de negócio, não o free flow em si. Boulos só está corrigindo a equação depois que os números mostraram que a conta não fechava nem para o governo nem para o motorista. O problema é que ninguém pede reembolso das multas pagas indevidamente, só anulam as futuras. Cadê o ressarcimento com juros e correção?

Mariana Lopes

03/05/2026

Carmem, você tocou no ponto que me incomoda: claro que é bom que tenham corrigido, mas o free flow foi vendido como modernidade e na prática virou máquina de multar. Se Boulos quer realmente resolver, precisa garantir que as cancelas não voltem disfarçadas de taxa de manutenção ou algo do tipo. O diabo mora nos detalhes, e esse governo tem histórico de trocar seis por meia dúzia.

Carmem Souza

03/05/2026

Julia, você trouxe um ponto que me fez pensar. Concordo que não dá pra tratar isso como simples erro técnico, mas também acho que a gente precisa tomar cuidado pra não perder a chance de reconhecer quando uma correção é feita. Boulos agiu, sim, e isso é bom — mas a pergunta que fica é por que o sistema foi aprovado sem os devidos testes antes de multar tanta gente.

Carlos Rocha

03/05/2026

Boulos consertou o que não deveria ter quebrado. Enquanto isso, o contribuinte continua pagando a conta de um governo que terceiriza serviço público sem fiscalização decente. Menos discurso de reparação e mais responsabilidade fiscal desde o projeto.

    Julia Andrade

    03/05/2026

    Carlos, você toca num ponto que merece ser aprofundado, mas acho que a gente precisa escapar de uma armadilha discursiva: a ideia de que “responsabilidade fiscal desde o projeto” é uma escolha técnica neutra, e não uma decisão política. Quando o Estado desenha uma concessão rodoviária, ele já parte do pressuposto de que a iniciativa privada precisa de garantias de lucro mínimo, reajustes automáticos e pouca fiscalização para “valer a pena”. Esse desenho não é fruto de incompetência — é fruto de uma visão de Estado mínimo que terceiriza não só o serviço, mas a própria capacidade de regulação. O “pedágio pegadinha” não é um bug, é uma feature desse modelo: a empresa assume o risco técnico, mas transfere o custo do erro para o motorista, e o Estado entra depois para “corrigir” como se fosse um favor, não uma obrigação.

    A sua crítica à falta de fiscalização é justíssima, mas ela não se resolve com “mais responsabilidade fiscal” no sentido contábil estreito. O problema é que a responsabilidade fiscal, no discurso dominante, virou sinônimo de cortar gastos com regulação e com controle público, justamente o que evitaria esses abusos. Enquanto a gente tratar a correção de multas indevidas como um ato de reparação heroica de um político, e não como o funcionamento normal de um serviço público que deveria ser transparente desde o primeiro quilômetro, a gente naturaliza a ideia de que o motorista pobre é quem paga a conta do aprendizado técnico das concessionárias. Boulos agiu certo ao consertar, mas concordo que isso não deveria ser notícia — deveria ser protocolo.

    O que me incomoda mais, e aí talvez a gente divirja, é o tom de “menos discurso de reparação”. Porque reparação não é um luxo discursivo, é o nome técnico do que se faz quando um sistema foi desenhado para extrair recursos de quem tem menos informação e menos poder de recurso. Se a gente não chama de reparação, chama de quê? Ajuste de mercado? O motorista que tomou multa indevida não foi vítima de um erro aleatório — foi vítima de uma assimetria de poder que o Estado permitiu. Exigir que o Estado repare isso não é demagogia, é o mínimo da função regulatória que a “responsabilidade fiscal” deveria financiar, e não cortar.

Luciana Santos

03/05/2026

Cecília, você foi cirúrgica. Pra mim, que vivo no trânsito e dependo de rodovia pra trabalhar, isso foi sim um “pedágio pegadinha” desenhado pra arrecadar em cima do desinformado. Boulos consertar agora é obrigação, não favor. Mas me diz: quantos motoristas de ônibus igual eu vão ter o dinheiro de volta ou vão continuar pagando o pato enquanto a máquina não gira?

Cecília Alves

03/05/2026

Carlos, você levantou um ponto incômodo mas necessário. Se o sistema foi implementado cheio de falhas e gerou multas indevidas, não foi erro técnico inocente — foi desenho. O Estado terceiriza a cobrança, a empresa fatura em cima do erro e o motorista que se vire pra recorrer. Boulos corrigir agora é o mínimo, mas o problema é estrutural: enquanto o serviço público virar balcão de negócio privado com garantia estatal, o contribuinte sempre será o otário da vez.

Carlos Menezes

03/05/2026

O Lucas tocou no ponto central: enquanto tratarmos concessão como negócio privado, o motorista é sempre o elo fraco. Corrigir multas indevidas é o mínimo, mas me pergunto se esse “pedágio pegadinha” não foi proposital para arrecadar antes de ajustar. Boulos agiu certo agora, mas cadê a fiscalização que deveria ter impedido isso antes de virar problema?

Maria Antonia

03/05/2026

Ronaldo, você resumiu bem: o motorista comum é sempre o último a saber e o primeiro a pagar o pato. Boulos podia ter evitado essa novela se desde o início tivesse exigido transparência nas concessões e punição pra empresa que implementou o sistema de qualquer jeito. Corrigir multa indevida é obrigação, não mérito de gestão.

    Lucas Gomes

    03/05/2026

    Maria Antonia, você acertou em cheio: o problema não é técnico, é político e estrutural. Enquanto tratarmos concessão de rodovia como negócio privado e não como serviço público essencial, o motorista pobre vai continuar sendo moeda de troca entre empreiteiras e governos que fingem fiscalizar.

Ronaldo Silva

03/05/2026

Pois é, Fernanda, você tocou num ponto que ninguém fala: enquanto tão discutindo se o free flow é moderno ou não, o motorista comum que nem sabe direito como funciona já tomou multa indevida e perdeu hora de trabalho pra resolver. Boulos podia ter feito isso antes, mas pelo menos agora alguém lembrou que a gente não é caixa eletrônico de pedágio.

Fernanda Oliveira

03/05/2026

Carlos, você tem razão em parte: free flow bem regulado é avanço, mas a execução capenga é crônica no Brasil, independente de governo. A correção das multas indevidas é o mínimo, mas cadê a transparência nos critérios das concessões para evitar que a próxima “pegadinha” apareça?

Carlos Meirelles

03/05/2026

Sofia, free flow bem implementado é modernidade e eficiência, o que todo liberal defende. O problema é que esse governo adora criar programa bonito na teoria e largar a execução nas mãos de empresa amiga, sem fiscalização decente. Corrigir multa indevida é obrigação, não favor. Se fosse iniciativa privada de verdade, com concorrência e regras claras, nem precisava de ministro remediando erro.

    Marina Silva

    03/05/2026

    Liberdade de mercado com regras claras, Carlos? Enquanto isso a Vale paga meia dúzia de multas e continua destruindo barragem, mas beleza, o problema é o Boulos corrigir multa indevida.

Sofia García

03/05/2026

Gente, Boulos finalmente descobriu que pedágio não pode ser pegadinha de internet kkkkkkk mas sério, free flow é mó ideia boa se for bem feito, o problema era a falta de sinalização e multa indevida mesmo. Agora espera que não vire trend de reclamação de novo #FiscalizaJá

Mariana Ambiental

03/05/2026

Luisa, o problema não é torcer, é achar que só crítica vazia muda alguma coisa. Boulos tá corrigindo um erro que prejudicava trabalhador que depende de estrada, enquanto a turma do “ForaBolsonaro” que você defende passou quatro anos entregando concessão pra empresa privada sem fiscalização nenhuma.

Zé Trovãozinho

03/05/2026

Pois é, Maria Silva, você falou tudo. O que importa é que o sistema foi corrigido e o motorista não vai mais ser penalizado por uma falha que não era culpa dele. Agora é torcer para que as próximas implementações venham com mais transparência e sinalização, como você disse.

    Luisa Teens

    03/05/2026

    Ah, Zé, fofo demais achar que “torcer” resolve alguma coisa enquanto as rodovias continuam sendo concessão de empresa que só pensa em lucro #ForaBolsonaro

Maria Silva

03/05/2026

O José dos Santos tem toda razão: o motorista que vive na estrada não quer saber de briga partidária, quer respeito. Se o sistema multou gente de boa fé, tem que corrigir e ponto final. Agora espero que essa correção venha com mais sinalização clara, porque o problema nunca foi só a multa, mas a falta de informação decente para o cidadão se virar.

José dos Santos

03/05/2026

Pois é, João Carlos, você tem razão. Enquanto a galera fica de mimimi partidário, quem vive na estrada todo dia sabe que o problema é a falta de respeito com o motorista. Se o sistema foi mal feito e multou gente de boa fé, tem que corrigir mesmo, não interessa de que lado veio a solução. Agora, tomara que não seja só promessa de campanha e a gente continue pagando o pato.

Vanessa Silva

03/05/2026

João Carlos, você tocou no ponto central. Enquanto a discussão se perde em memes partidários, a verdade é que free flow é uma tecnologia boa quando bem implementada, mas o problema no Brasil nunca foi a tecnologia em si, e sim a falta de planejamento e sinalização decente. Corrigir a pegadinha é o mínimo, mas enquanto não tivermos um sistema de mobilidade que ofereça alternativas reais à rodovia, vamos continuar tratando sintoma, não a doença.

Pedro Neto

03/05/2026

Faz o L e paga pedágio de novo, agora sem a pegadinha kkkkkk

    João Carlos da Silva

    03/05/2026

    Pedro, seu cinismo é divertido, mas reduzir a correção de uma armadilha tarifária a um meme partidário é o tipo de pensamento que nos impede de discutir o que realmente importa: por que o trabalhador brasileiro não tem alternativa à rodovia?

Jeferson da Silva

03/05/2026

Pessoal, falar de pedágio é fácil, difícil é ver o trabalhador perdendo dinheiro com multa indevida porque algum sistema mal feito virou armadilha. Isso aí não é modernidade, é jeito de arrancar mais do suado salário do povo. Boulos fez o certo, mas o problema é que enquanto a gente depende de rodovia pra tudo, patrão e governo empurram o custo pro trabalhador.

Tadeu

03/05/2026

Pessoal, vou ser sincero: free flow é um conceito legal, mas a execução no Brasil foi digna de piada. Multar quem passou sem pagar por sinalização confusa não é inovação, é armadilha. Se o Boulos corrigiu isso, fez o óbvio — o problema é que o óbvio demorou a ser feito. Agora quero ver se isso vai refletir em menos custo logístico ou se é só mais uma medida paliativa.

Karina Libertária

03/05/2026

Celio, free flow é sim modernidade, mas modernidade bem feita, não essa gambiarra que multava todo mundo. Aqui em Miami os sistemas funcionam de verdade, sem precisar de “correção” depois. Se Boulos tá arrumando o que tava errado, é porque antes era um lixo. Quem defende pedágio pegadinha é porque nunca precisou pagar multa injusta.

    Márcio Torres

    03/05/2026

    Karina, seu comentário é interessante porque expõe uma contradição que você mesma não percebeu. Você diz que free flow é modernidade, mas que o sistema brasileiro era uma gambiarra. Ora, se a implementação original foi mal feita, então o problema não é do conceito de free flow, mas sim da captura regulatória que permitiu que concessões rodoviárias fossem entregues a operadores que priorizam a arrecadação de multas em vez da fluidez do tráfego. Você compara com Miami, mas esquece que lá o sistema foi desenhado com métricas de transparência e auditoria independente, algo que aqui foi deliberadamente omitido nos editais. O que Boulos está fazendo não é consertar um erro técnico, é corrigir uma falha de desenho institucional que beneficiava concessionárias em detrimento do cidadão.

    Sua afirmação de que “quem defende pedágio pegadinha é porque nunca precisou pagar multa injusta” é um apelo emocional válido, mas estatisticamente frágil. Dados da ANTT mostram que 73% das autuações em free flow nos primeiros seis meses foram por sinalização insuficiente, não por desatenção do motorista. Isso não é opinião, é dado. O que você chama de “modernidade bem feita” em Miami é o resultado de um marco regulatório que exige placas a cada 500 metros, contraste noturno e período de adaptação sem multa. Nada disso estava no contrato brasileiro. Então, quando você elogia o sistema americano e critica o brasileiro, você está, sem querer, endossando a intervenção do Boulos: ele está importando exatamente esses padrões que você diz admirar.

    Por fim, seu argumento cai numa armadilha lógica: você assume que “modernidade” é um atributo monolítico, quando na verdade é um conjunto de práticas que podem ser implementadas de forma predatória ou virtuosa. O free flow não é bom ou ruim em si; ele é um instrumento. A questão é: quem o desenhou, para quem e com quais incentivos? Defender o sistema original brasileiro é defender um modelo que multava o trabalhador noturno, como o Caio apontou, e que beneficiava acionistas de concessionárias. Defender a correção do Boulos é defender que a tecnologia sirva ao cidadão, não ao caixa das empreiteiras. Você está do lado certo da discussão, Karina, mas por razões erradas. Seu instinto de achar que Miami faz melhor é correto; sua recusa em ver que Boulos está fazendo exatamente isso é que é incoerente.

    Bia Carioca

    03/05/2026

    Karina, concordo que free flow bem feito é modernidade, mas comparar Miami com Brasil é ignorar que lá o transporte público é decente e aqui a rodovia é a única opção do trabalhador. Boulos acertou em corrigir a armadilha, mas o debate tem que ir além: enquanto priorizarmos asfalto sobre trilho, o pedágio pegadinha sempre vai existir de alguma forma.

    Augusto Silva

    03/05/2026

    Karina, adoro o entusiasmo com Miami, mas vamos lembrar que lá o pedágio médio é quase o dobro do brasileiro e o transporte público é de Primeiro Mundo. Aqui, corrigir a armadilha foi o mínimo — o problema estrutural é que o trabalhador não tem alternativa à rodovia, e isso nenhum free flow resolve.

Celio Fazendeiro

03/05/2026

Mais um mimimi desse tal de Boulos pra agradar a turma do “coitadismo”. Free flow é modernidade, e o que tinha de errado era motorista desatento que não leu a placa. Agora vai gastar dinheiro público pra “corrigir” algo que nem precisava de correção. Enquanto isso, o agro produz e o governo atrapalha.

    Caio Vieira

    03/05/2026

    Caro Celio Fazendeiro, sua leitura linear do free flow como mero “progresso técnico” ignora a dimensão gramsciana da hegemonia rodoviária: a sinalização confusa não é acidente, mas dispositivo de classe que penaliza o trabalhador que trafega à noite após dupla jornada, enquanto o agro, com sua frota corporativa e GPS integrado, nunca é pego desprevenido. A correção proposta por Boulos, longe de ser “coitadismo”, é um ato de justiça cognitiva que restitui ao povo simples o direito de transitar sem ser extorquido por um pedágio que opera como verdadeiro vectigal disfarçado.

    Luizinho 16

    03/05/2026

    Celio, “modernidade” pra você é multar trabalhador que volta da luta, não é?

    João Carvalho

    03/05/2026

    Caro Celio, sua noção de modernidade parece confundir inovação com eficiência. Um sistema que penaliza o trabalhador exausto depois de uma jornada dupla não é avanço técnico, é armadilha de classe, como bem apontou o colega Caio. O gasto público para corrigir sinalização confusa não é desperdício, é reparo de um desenho que privilegia o fluxo do agronegócio em detrimento da segurança de quem dirige cansado.


Leia mais

Recentes

Recentes