Menu

Estudantes da USP denunciam violência policial durante desocupação da reitoria

0 Comentários🗣️🔥 Policiais militares e agentes de segurança em ação durante a desocupação da Reitoria da USP. (Foto: metropoles.com) A Polícia Militar realizou na madrugada de domingo a desocupação da Reitoria da Universidade de São Paulo. Estudantes que ocupavam o prédio desde a última quinta-feira denunciaram uso excessivo de força, com bombas de efeito moral, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Policiais militares e agentes de segurança em ação durante a desocupação da Reitoria da USP. (Foto: metropoles.com)

A Polícia Militar realizou na madrugada de domingo a desocupação da Reitoria da Universidade de São Paulo.

Estudantes que ocupavam o prédio desde a última quinta-feira denunciaram uso excessivo de força, com bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo e a formação de um corredor polonês com cassetetes. A operação ocorreu sem qualquer notificação prévia à administração da USP, segundo comunicado oficial da Reitoria.

Os manifestantes protestavam contra o fim das negociações sobre o reajuste do auxílio estudantil do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil. O benefício atual do PAPFE é de R$ 885 para alunos fora da moradia estudantil e R$ 330 para residentes.

Os estudantes reivindicam o valor de R$ 1.804, equivalente ao salário mínimo paulista. A Reitoria lamentou os episódios de violência e reafirmou o compromisso com o diálogo democrático.

A universidade informou que havia comunicado a ocupação à Secretaria de Segurança Pública, mas não foi avisada sobre a ação de desocupação. A Secretaria mobilizou cerca de 50 policiais na operação.

A pasta afirmou que não houve registros de feridos, embora vídeos divulgados pelo Diretório Central dos Estudantes mostrem agressões contra os manifestantes. O DCE denunciou que dezenas de estudantes ficaram feridos.

Quatro manifestantes foram detidos e liberados após registro de boletim de ocorrência por dano ao patrimônio público e alteração de limites. A SSP informou ainda a apreensão de entorpecentes, armas brancas e objetos contundentes durante a ação.

As imagens das câmeras corporais dos agentes serão anexadas aos autos, e eventuais denúncias de abuso serão investigadas. O Diretório Central dos Estudantes responsabilizou o reitor da USP, Aluísio Segurado, e o chefe de gabinete, Edmilson de Freitas, pela violência empregada.

A entidade estudantil criticou a postura da administração universitária e reafirmou que as mobilizações continuarão. A diretoria do Instituto de Química da USP repudiou a escalada de violência, afirmando que ações policiais não contribuem para resolver os problemas de permanência, moradia e alimentação enfrentados pelos alunos.

O reitor Aluísio Segurado havia declarado que o reajuste do auxílio seria limitado a R$ 912 por restrições orçamentárias. Ele sugeriu que os estudantes complementem a renda por meio de monitoria e outras bolsas oferecidas pela instituição.

Estudantes e professores seguem mobilizados após a desocupação. O caso expõe as tensões sobre políticas de permanência estudantil na maior universidade pública do país.

Leia mais sobre o assunto na metropoles.com.


Leia também: Polícia Militar reprime com violência estudantes que ocupavam reitoria da USP


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes