Eu quis reproduzir esse post, do Sergio Saraiva, porque acho que faltou dar um pouco mais de sentimento. Nesses tempos sombrios, a linguagem puramente racional não dá conta.
Então vamos lá. Peço perdão pela vulgaridade, mas um palavrãozinho, disfarçado delicadamente em sigla, é irresistível.
PQP!
O prefeito corta em 53% um programa de distribuição de leite voltado para crianças, no auge de uma sinistra crise econômica, e a Folha faz uma manchete dizendo que “Doria recria Leve Leite com enfoque nos mais pobres e sem adolescentes”?
Que raios de jornalismo é esse?
Estamos falando de leite para crianças, meu Deus! E isso no meio da maior crise econômica em décadas!
O qualificativo chapa-branca me parece um eufemismo.
Isso é coisa de cafajeste, de mau caráter, e paro por aqui para não perder a elegância de vez.
***
O leite das crianças e o jornalismo que não ousa dizer o nome
por Sérgio Saraiva, em seu blog (hospedado no portal GGN)
QUI, 16/02/2017 – 07:46
ATUALIZADO EM 16/02/2017 – 07:47
Doria corta mais da metade do Leve Leite
?
Esta é a manchete correta.
A partir de março de 2017, o Programa Leve Leite da prefeitura de São Paulo deixará de atender às crianças com mais de 7 anos de idade. Hoje, o programa atende crianças da rede municipal de ensino de 0 a 14 anos.
João Doria determinou uma redução de mais de 53% em relação ao atendimento atual. O programa será reduzido a menos de sua metade. Mais de 480 mil crianças deixarão de receber o benefício do fornecimento de leite.
Além da redução da faixa etária, o programa limitará a entrega a famílias com renda familiar de até R$ 2.811,00 e reduzirá a entrega para 1 kg por aluno por mês, ao invés dos 2 kg atuais.
Uma medida de impacto direito na vida das famílias mais pobres, as que se utilizam do ensino municipal. Uma redução drástica de benefícios.
Porém vejamos como a Folha de São Paulo apresentou tal medida:
“Doria recria Leve Leite com enfoque nos mais pobres e sem adolescente”.
O uso do eufemismo “recriar” no local de reduzir e chamar criança de 7 anos de adolescente é jornalismo que não ousa dizer o nome: “falta de vergonha na cara”.
Com tamanho corte de benefícios, João Doria pretende economizar mais de R$ 180 milhões.
Somente para termos uma comparação, João Doria anunciou, há poucos dias, que pretende gastar R$ 100 milhões este ano com propaganda.
Fácil entender o porquê do tom ufanista da manchete.


João Doritos
18/02/2017
Eita jornalzinho e colunista de merda !!!
Anônimo
18/02/2017
Vocês não gostam de quem trabalha
Só querem vagabundos
Seus canalhas!
wanderley kusma
18/02/2017
Dizer, que a FALHA DE SÃO PAULO, é CANALHA E GOLPISTA É CHOVER NO MOLHADO, mas o povão de SP, a maioria formados, na FARCULDADE, ou o famoso CULTURA ZERO, elegeu o JOÃO TRABALHADOR, prefeito de SP, então agora aguentem. Talvez os pais dessa crianças que serão prejudicadas, votaram no PANACA, e tem todo o direito de RECLAMAR PARA O BISPO. Cada povo tem o governo que merece. Só tenho dó das crianças.
Robson Souza
18/02/2017
Acho que os programas sociais são importantes, mas é muito tênue a linha entre a ajuda necessária e o abuso do dinheiro público, inclusive para “compra de voto” disfarçado. Acho que o papel dá Mídia é denunciar, mas não acho que a chamada dá matéria deveria ser Dória corta… Acho que ele está reformulando sim, acho que precisa ajudar quem realmente precisa, e criança de 7 anos não precisa de 2 Kg de leite.. isso é um gasto desnecessário… Criança de 7 anos precisa de arroz e feijão e outros alimentos… Ficar dando leite não levará essa criança a lugar nenhum…
Claudio Marcos
17/02/2017
Ele cortou dos marmanjos…Onde 14 anos precisa de leite,?
Patricia Bari
17/02/2017
Se vc e pobre e mal tem o que comer faz falta sim tomar um leite …. Mas que importa neh non ! E outra não seria só adolescentes o leite será dado apenas a cãs de 0 a 6 anos ou seja ele considera adolescentes crianças acima de 7 anos , o leite antes era de 0 a 14…. Mas e só um detalhe ! :)
Claudio Marcos
17/02/2017
Olha vc já viu que tem muita gente que vende o leite
Claudio Marcos
17/02/2017
Se todos tivessem bom senso…E não quisessem levar vantagem em tudo podia ser diferente…Mas já ouviu o ditado os bons pagam pelos ruins…
Marcio Allen
17/02/2017
Você não entendeu a manchete do jornal, é mais água no leite, por isso “leve leite”.
Júlio
16/02/2017
Concordo com Doria , tem que ser cortado mesmo conheço várias pessoas que vende leite ganhado das prefeituras , sempre achei muito 2kilos de leite em pó para cada criança. , ficava em dúvida criança ou bezerro.
A criança passava metade do dia na escola outra metade bebendo leite
Luiz Carlos Bezerra
17/02/2017
O comentário foi sobre como a notícia foi colocada.
Ariston Azevedo
17/02/2017
kkkkkkkkkkkkkkkk…..a esquerda vai ter um treco desse jeito pqp kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Lulu Pereira
16/02/2017
dolar jr refode
Flora Campos
16/02/2017
Bonitinho mas ordinario…
Carl Louco
16/02/2017
Me desculpe mas as “crianças” de 14 anos que conheço hoje em dia trançam mais as pernas por causa de bebida alcoólica do que eu quando tinha 18. Não precisa de leite não, e outra, o leite não é fundamental na saúde do ser humano, até porque somos os únicos mamíferos que por “consciência” e acham que por necessidade, tomamos o leite de outro animal assim que deixamos de beber o da nossa mãe. Me poupe.
Robin
16/02/2017
Vamos te poupar cal Louco, Louco, Louco. Tudo bem que o almofadinha cortou o leite dos meninos (não tem nenhum problema!). Mas, ao invés de ele aumentar, com a grana dos impostos, a publicidade nesses jornalecos cujos proprietários canalhas irão aumentar a quantidade comprada de whisky, não poderia ele comprar a tal de bebida alcoólica pra esses meninos pobres?
Vítor Pereira Gabriel
16/02/2017
DEMOCRACIA?
ou concorda com os ESQUERDISTAS ou não prestam…
KKKKKKKKKKK
Vítor Pereira Gabriel
16/02/2017
kkkkkkk eu estou rindo da Esquerda!
isso ae Dória esta cambada sempre quis tudo muito fácil!!!! O Lulinha acostumou todos muito mal.
Gerson
16/02/2017
No teu caso eu vou trocar o PQP por FDP…gostou fascista de m?
Léo
20/02/2017
Defina fascismo (por favor, não utilize a Wikipédia, será vergonhoso).
Robin
16/02/2017
Com certeza, a sua personalidade condiz, muito, com os vagabundos que estão degovernando o Brasil! Portanto, vagabundo é… Não presta… não vale um sebazol!
Maria Aparecida Lacerda Jubé
16/02/2017
O PSDB rouba a merenda das criança, o PSDB corta o leita das crianças, esse é o “modus operandi” do PSDB acabar com a pobreza, desde os tempos de Fernando Henrique na presidência da república. Se matarmos as crianças pobres, não teremos adultos pobres.
Vítor Pereira Gabriel
16/02/2017
nosso país está perdido, um partido rouba merenda e o outro rouba a Petrobras, Eletrobras, superfatura os estádios da copa… não é mesmo?
Nelson Oliveira
16/02/2017
Jornaleco de lixo.
Leonardo Carvalho
16/02/2017
No mais, a atual administração da Cidade de SP apresentou justificativas para tal medida. Se elas são corretas ou não cabe aos fatos e também à sociedade demonstrar.
Nora Augusta
16/02/2017
Ok, Leonardo, eu li que a justificativa da gestão doriana foi que as crianças pobres de Sampa não são desnutridas (?). Então tá. Agora, se Doria e a Folha acham que a partir dos 7 anos a pessoa é adulta… falar o quê?
Leonardo Carvalho
16/02/2017
Nora Augusta Se a administração municipal está errada cabe à sociedade civil, assim como órgãos como o MP e a Defensoria Pública, encarregados que são da defesa dos interesses difusos e coletivos, demonstrar isso e lutar para que a medida seja revertida. O problema é que fazer oposição com a cabeça não é o forte de vocês.
wanderley kusma
18/02/2017
leonardo carvalho (com minúscula pois AMEBA não é nome próprio), nós da ESQUERDA não somos fortes em fazer oposição com a cabeça, nós fazemos com o cérebro, você é forte em fazer oposição com a cabeça, por causa DOS CHIFRES, faça-nos um favor mate a cabeçadas, o JOÃO TRABALHADOR, o PICOLÉ DE CHUCHU, e o MORDOMO DO DRÁCULA. Obrigado.
Leonardo Carvalho
16/02/2017
Então só resta a vocês maniqueísmo barato. Haddad era bonzinho, nunca errou e só quis o bem de São Paulo mas foi perseguido pela mídia malvada enquanto o Dória mauzão faz o que quer porque é protegido da mídia….
Hannibal de Sousa
17/02/2017
Os fatos demonstram que você está errado, burraliseiro, ops, brasileiro: “(…) prefeito corta em 53% um programa de distribuição de leite voltado para crianças”.
Leonardo Carvalho
20/02/2017
Hannibal de Sousa Não é à toa que vocês estão enfrentando essa Debacle toda…;)
Leonardo Carvalho
16/02/2017
De chapa branquismo mau caráter vocês entendem bem…..;)
Celso
16/02/2017
Canalhas, canalhas, canalhas!!! Mas é exatamente isso que os batedores de panelas querem…
Pedro Chaves Segundo
16/02/2017
Tarcísio, é o leite das crianças
Denis
16/02/2017
Você está falando de um jeito como se as mães dessas crianças não tivessem sempre pago por esse mesmo leite.
gilberto
16/02/2017
Acompanhei a Folha por mais de trinta anos, vinte e seis dos quais como assinante. No final de 2015, quando decidi encerrar minha assinatura, um representante do jornal me perguntou o motivo daquela decisão. Respondi que a Folha era indigna de fé.
Luiz Carlos P. Oliveira
16/02/2017
Em quem o Paulistano votou para prefeito? Em DÓRIA! Portanto, aguentem o tranco e vão se queixar para o bispo. Esperavam coisa melhor do PSDB e de um cara que não é politico e, sim, administrador? Ele vai governar para os ricos. Pobre não faz parte do vocabulário dele.
Júlio
16/02/2017
Vai ser melhor prefeito de sp ou melhor já é
Bráulio Rodrigues De Almeida Júnior
16/02/2017
Canalha…
Fábio
16/02/2017
Crianças da rede municipal de 0 a 14 anos ?? Existem crianças com 12,13 e 14 anos ? kkkkkkkkkkk, deve haver, o Miguel do Rosário tem quarenta e ainda é uma criança que está choramingando pelo leitinho que Temer lhe tirou ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Miguel do Rosário
16/02/2017
Fabio, só mesmo um tarado como você para defender uma medida que tira leite das crianças. Sim, 12 a 14 anos para mim ainda são crianças. Eu tomo café com leite até hoje. O Temer não tirou nenhum “leitinho”, odioso troll. Não se preocupe comigo. Nunca estive tão bem como hoje.
Denis
16/02/2017
Fábio, na cabeça do pessoal as mães dessas crianças, ao receberem esse leite da prefeitura, não estão pagando por ele…o dinheiro para o leite veio do céu…
Antonio Neto
16/02/2017
O que é isso para quem TEM A MERENDA TODA ROUBADA?
Vítor Pereira Gabriel
16/02/2017
o que é uma merenda frente a uma petroleira?
Mark Faviere
16/02/2017
Pra variar você não leu o programa.
eneas rodrigues soares
16/02/2017
Segundo todas as convenções, criança vai de zero a 11 anos de idade, ora, se o prefeito só vai dar 1 kilo de leite, e não mais 2, para as crianças que tiverem até 6 anos de idade, ele está excluindo todas as demais crianças e não só os adolescentes. Além disso, só receberão o leite as crianças cujas famílias não tiverem renda familiar superior a 2.811,00 por mês.
Emerson de Morais
16/02/2017
Perdemos a oportunidade de quando estivemos no governo, de fecharmos essa imprensa tendenciosa, como faz Maduro. Eles não tem piedade de nós, e nós temos deles. No mínimo, nunca deveríamos fazer propaganda da petrobrás, CAIXA, BB, etc na Veja, Globo, etc. Isso obrigaria eles a trabalharem, ou faliam. Em 2018, vamos voltar pra lá, e vamos ser esquerda sem acordo com PMDB, com nenhuma direita corrupta.
Miguel do Rosário
16/02/2017
Maduro não “fechou” nenhuma imprensa. Não fale bobagem. A imprensa na Venezuela é muito mais livre do que no Brasil, porque menos concentrada e menos dependente de verba pública.
colostro
16/02/2017
Nossa mas voce é desinformado.PMDB é esquerda acéfalo.
Gerson
16/02/2017
Hein?????? PMDB esquerda? Vou imitar o Miguel, PQP!!!!
Júlio
16/02/2017
Kkk vai mora na Venezuela kkk nem papel pra limpar a bunda kkkkk
Pessoas como vc é cara da Venezuela
Miguel do Rosário
17/02/2017
Taí um típico zumbi da mídia.
José X.
16/02/2017
Onde trabalho quase todo mundo votou no Dória. Ainda não vi NINGUÉM comentar sobre o aumento de 50% no IPTU…todo mundo globotomizado, o objetivo sempre é tirar o PT do poder, de resto, pode tudo
Simone
17/03/2017
Eita!!! Explique como a Gestão Dória conseguiu aumentar o IPTU apenas com 3 meses de exercício???? Se a Gestão Haddad passou todos os 4 anos tentando aumentar o IPTU. DETALHE: que esse aumento só se aplica no ano posterior a sua APROVAÇÃO na Câmara de Vereadores.
WG
16/02/2017
Esse picareta disfarçado de prefeito foi eleito pela MÍDIA DE BALCÃO. Essa á a primeira fatura. Daqui a pouco as verbas públicas de publicidade começam a entrar no caixa do Sr. Otávio.
manoel carlos
16/02/2017
2018 O ANO DA MUDANÇA…
DIGA NÃO A REELEIÇÃO..
NÃO VOTEM EM QUEM POLITICOS DE CARREIRA..
VAMOS POR ELES NO OLHO DA RUA .
manoel carlos
16/02/2017
MI MI MI…
RIO DE JANEIRO KKKEEEBRADOOO.. VIVENDO AS CUSTAS DO EXERCITO
E TEM CARIOCA MALANDRO FALANDO DO PREFEITO DE SÃO PAULO ..
DORIA PRESIDENTE EM 2018..
DORIA HUMILHA O LULADÃO..
DORIA VOCE TEM O VOTO DOS BRASILEIROS… SO PRESISA SAIR DO PSDB.. SAIA URGENTE.. QUE VOCE LAVA A PRESIDENCIA ANO QUE VEM QUERIDO..
Jeferson Bignardi
16/02/2017
Haddad diminuiu o leite por apenas um mês e olha a Globo!
Nora Augusta
16/02/2017
Haddad não diminuiu, apenas atrasou. É muito diferente. E mesmo assim foi um deusnosacuda.
Jeferson Bignardi
16/02/2017
http://g1.globo.com/sao-paulo/bom-dia-sp/videos/t/edicoes/v/prefeitura-reduz-quantidade-de-leite-entregue-no-programa-leve-leite/5400930/
juca
16/02/2017
Mas os mais pobres votaram nele, então devem aprovar a medida.
Jiu-Jitsu Brasileiro
16/02/2017
Adriana
16/02/2017
Gente entra no face e compra o leite para as crianças e façam a doação. Tem gente que vende o leite por lá.
A maioria dos brasileiros falam dos corruptos mas também são corruptos, o leite é vendido por muita gente, e muitos que precisam de verdade não recebem.
Devemos repensar em mudar de atitude ao invés de apenas mudar os políticos.
O programa deve ser revisto sim!