A Globo noticiou hoje, em tom de comemoração, que o Brasil é um dos países cuja população mais confia na mídia, segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Reuters.
(O link da pesquisa original, que é muito interessante e abarca vários temas relacionados ao futuro da mídia, em escala global e doméstica está aqui).
Isso, no entanto, como tudo que a Globo diz que é bom, é uma terrível notícia.
É a prova de que o Brasil é um país de trouxas.
A notícia da Globo, como de praxe, é inteiramente manipulada.
A Globo não informa, por exemplo, que a Finlândia, primeiro lugar no ranking dos países que mais acreditam na mídia, é um país onde os principais meios de comunicação são públicos.
Na Finlândia, a Yle, empresa pública de mídia fundada em 1926, tem quase metade do market share de tv e rádio do país, e uma longa tradição de simpática de causas progressistas e socialistas.
Até 1985, a Yle detinha o monopólio do rádio na Finlândia. É um sistema com vários canais de tv e rádio, abrangendo vários temas e públicos.
Os outros países com alto índice de confiança na mídia também tem tradicionais mídias públicas, além de sistemas plurais e altamente regulamentados, como Alemanha, Portugal, Inglaterra e Espanha.
Em Portugal, os principais e mais respeitados canais de TV são públicos: é o sistema RPT. Só o RPT1, um dos canais da RPT (há vários outros) tem 13% da audiência nacional do país.
Na Alemanha, o sistema ARD, que o Brasil conhece pelos sites da DW (inclusive em português) é inteiramente público. É o ARD, por exemplo, que compra os direitos de transmissão da Copa do Mundo e Olimpíadas.
No Reino Unido, a BBC é o principal canal de jornalismo do país. A Inglaterra tem jornais progressistas históricos, como o The Guardian, o site de jornalismo mais visitado no mundo.

Nos Estados Unidos, onde a maioria da mídia é privada, a confiança na mídia é de apenas 38%.
Na França, que no passado tinha uma confiável tv pública, mas que foi privatizada ao final da década de 80, e cujos jornais de esquerda passaram a ser controlados por grupos financeiros (e que mesmo assim, tem uma mídia infinitamente mais plural que a brasileira), o índice de confiança na mídia é de apenas 30%!
Os números mostram, portanto, uma situação alarmante para o Brasil.
Um nível de confiança de 60% na mídia num país onde a mídia é tão concentrada explica o poder nefasto da Globo e nos faz entender o golpe.
Se houvesse uma classe política decente em nosso país e uma universidade realmente preocupada com o nível de informação do povo brasileiro, a notícia da Reuters seria motivo de grande preocupação, e seriam organizados imediatamente ações para democratizar a mídia nacional.
Abaixo, a tabela completa divulgada pelo Instituto Reuters.


LUPE
05/02/2021
Desculpem, mas, estou vendo “trouxas” por aí.
The Guardian e BBC são dominados e controlados por…… (inimigos da humanidade, assunto muito, muito, muito complicado).
Basta observar o que os dois publicam. Matéria enganosa, que a esquerda pensa que é progressista. E que fazem a Grã Bretanha se alinhar com os mais canalhas objetivos (dos nossos inimigos).
Na França a mídia destruiu o socialista Hollander e a nacionalista Le Penn.
Elegeu Macron, agente dos ditos inimigos, que está agindo contra os interesses do povo francês (destruindo a educação a pensão dos aposentados, elevou o preço dos combustíveis em favor das distribuidoras (que pertencem aos…. nossos e da humanidade inimigos).
Só confio mesmo na mídia da China (o mais avançado sistema econômico e social do Mundo, atualmente), da Rússia, e de outros manjados, que sabem quem são os nossos (e da humanidade inimigos): Coreia do Norte, Irã, Cuba, Venezuela.
E mais não digo. Contra imensos poderes não há argumentos.
Sorry……
LUPE
05/02/2021
Se nossos superpoderosos inimigos dominam e controlam a esmagadora maioria da mídia universal (inclusive a do país mais influente do Mundo, os EEU), adivinha se dominam a mídia (principalmente as TVs : Globo, Record, Band, SBT, etc. etc.) e a outra importante mídia, as redes sociais. ???
Elio Rocha
03/07/2017
Mas pelo que vejo, ela não tem taaannta moral assim não.
Thiago Schuck Pinto
02/07/2017
Pior ainda pros que publicam isso acreditando na pesquisa e TENTANDO puxar a brasa pro seu assado.
Rubens Cores
02/07/2017
É exatamente por isso que estamos na merda . Atolados no mau cheiro . E envergonhados até a alma.
Moises Lima
01/07/2017
Por isso que o país tá nessa draga
Evilázio Lima
01/07/2017
É claro que a maioria, de “instruídos” inclusive, confia…na Globo principalmente..
Essas mentes “brilhantes” que se acha dona do Brasil
Jo0sé Jésus Gomes de Araújo
05/07/2017
Sr. Evilázio, o sr. tocou no nervo. O mais triste é que grande parte de
nossos letrados, os instruídos, os formados nos cursos superiores brasileiros cultivam uma tosca percepção da realidade política e social de seu país; não contribuem para a formação de um pensamento crítico. O sociólogo Jessé Souza analisou a inteligência brasileira; a segunda edição de seu livro está sendo lançada e toda pessoa instruída e diplomada, se intelectualmente honesta, deve lê-lo.
Ferreira Ferreira Ferreira
01/07/2017
Observação. A globo noticio como se a referida pesquisa estivessem envolvendo os brasileiros, e o que é pior muitos destes interpretam do jeitinho que foi noticiado. Eita povinho eh!
Darly Chaves Brandão
01/07/2017
O brasil é um país de gente ignorantes. ..retardados. ..idiotas. ..machistas….que país é esse? ??? É dessa turma aí em cima. ..kkkkk
Neuza Palaro
30/06/2017
Não duvido. Basta ver o tanto de gente que seguiu o pato amarelo teleguiado pela Globo.
sebastião farias
30/06/2017
Trouxas?
Não só isso mas, analfabetos políticos, inocentes úteis, vira latas, cidadãos de 3ª categoria (querem ser e sonham serem de 1º mundo mas, é só sonho, pois não têm cultura, não têm educação, não têm justiça, não têm respeito pela pessoa humana, não têm moral, não têm ética que têm os povos de primeiro mundo e ,não têm compromisso e vontade política para serem o que sonham ser, a não ser, são o que a nossa imprensa, essa imprensa que está aí, que apoiou a ditadura e que lutou pelo golpe que nos humilha a cada dia aqui dentro do Brasil e principalmente, fora dele., nos transformou e quis que fôssemos o que ela quis. Precisa desenhar?
Está correto o Instituto Reuters, viva a imprensa do Brasil e o povo brasileiro que tem espírito de galinha e se contenta com migalhas. A galinha aqui citada, é uma paródia ao ditado popular: “A Águia e a Galinha”, onde, a Águia, representa a nossa natureza inata de voar alto e de capacidade de realização igual a dos demais povos do planeta, bem como de conquista, de valorização , de defesa fato da liberdade, da igualdade e da fraternidade; da independência, da soberania e da segurança nacionais; do respeito às pessoas, da democracia, do estado de direito e da justiça imparcial e igual para todos; e também; da proteção e da conservação da natureza, do bem-estar geral da nação e da felicidade do POVO BRASILEIRO. A galinha, representa nossa inconsequência,; nossa irracionalidade; nossa covardia em agir ; nossa consciência de que somos assim mesmo, incapazes e; nosso comodismo , inação, omissão e conformismo em aceitar migalhas, quando temos direitos iguais, conforme dispõe a Constituição de nosso país, o Brasil, ou não é?
Ricardo Lopes Crispino
30/06/2017
Rede Globosta Golpista de merda!
Rodrigo Abreu
30/06/2017
Se confia numa mídia Bosta… imagine que população!!
Alexandre Paloschi Horta
30/06/2017
Ou… é mentira.
Marque Neto
30/06/2017
Piada pronta
Marcus Martins
30/06/2017
Pesado…
Tirem as crianças da sala…
Paulo César Alves
30/06/2017
ISSO EU JÁ VEJO HÁ ANOSSSSSSSS…….
Jose Luis Maia Gusmao
30/06/2017
Prova de alienação.
Maria Sousa Marques
30/06/2017
Que cinismo …
Jalmira Maciel Souza
30/06/2017
As pesquisas eleitorais estão desmentindo isto!
ALATUS
04/10/2022
Pesquisas eleitorias? kkkkkkkkkk Voce tem algum retardo mental por acaso, ou é cego e muito limitado metalmente? Acorda pra realidade, a esquerda quer acabar com a democracia, SE O POVO ALÉM DE BURRO, FOR COVARDE, O PIOR ESTA POR VIR, LOGO, LGO…
Alex Barth
30/06/2017
kkkkkkk
Luzia Ana Augusto Augusto
30/06/2017
Como dizia Brizola:se a Globo disser, Muito cuidado pois é tudo ao contrário!!
Thiago da Silva
30/06/2017
Cada o link?
Giovani Sacchetto
30/06/2017
Exatamente por isso que essa população está se arruinando.
marcio allen
30/06/2017
Essa é radiografia pura!
Graça Campos
30/06/2017
Só rindo!
Natan Nascimento
30/06/2017
Audiencia da Globo…
Gerson Paulino
30/06/2017
Politicamente: e’ um Pai’s do povo mais burro!?! E dos politicos mais corruptos do mundo!!!! Boa noite!! Gerson Science da Torre, Recife-PE
Jo0sé Jésus Gomes de Araújo
05/07/2017
Sr. Evilázio, o sr. tocou no nervo. O mais triste é que grande parte de
nossos letrados, os instruídos, os formados nos cursos superiores brasileiros cultivam uma tosca percepção da realidade política e social de seu país; não contribuem para a formação de um pensamento crítico. O sociólogo Jessé Souza analisou a inteligência brasileira; a segunda edição de seu livro está sendo lançada e toda pessoa instruída e diplomada, se intelectualmente honesta, deve lê-lo.
Fatima Passos
30/06/2017
Com certeza ela tem razão.Lembram dos coxinhas vestidos de verde e amarelo,invadindo as ruas?
Nene Mingote
30/06/2017
E um povo e gonorante
João Pedro
30/06/2017
Jean-Lucas Silva
Glória Quirino
29/06/2017
Vixr
Luís Ribeiro
29/06/2017
Sinceramente, essa é nossa verdadeira desgraça, o resto é só decorrência.
Virgínia Assis
29/06/2017
Governo usurpador em festa pela queda da inflação. É o mesmo que elogiar a dieta de emagrecimento de um morador de rua, miserável.
Paul Jürgens
29/06/2017
Ouvi isso hoje cedo e pensei exatamente o mesmo: uma terrível notícia, que mostra como a população é facilmente manipulada por uma mídia hegemônica e serve como massa de manobra aos interesses de uma minoria que ainda comanda os destinos do país, dos meios de produção às diferentes instâncias de governo.
Selma Costa
29/06/2017
Eu vi essa matéria, mas em si tratando da Globo, é tudo duvidoso, inclusive essa pesquisa paga por ela, não poderia ter outro resultado, narcisista do jeito que ela é
Marcos Feitosa Filho
29/06/2017
Se for verdade essa pesquisa, seriam totalmente idiotas.
Adriana Tourinho
29/06/2017
Sergio Brito Messias Figueiredo
Adilson Manteli
29/06/2017
Todos sabemos disso
Elpidio Pereira
29/06/2017
E os brasileiros acreditam é papo de sapo
Maria De Fátima Silva
29/06/2017
Como não poderia ser! Tomo como exemplo o Norte da Bahia. Tem uma TV grobo em Juazeiro, 2 km depois em Petrolina tem outra, Feira de Santana tem outra, Salvador, Itabuna, Santa Maria com alcance em 100% do território do estado. Sinal digital. Lavagem cerebral 24 horas. As da Bahia são de Golpinho (vulgo ACM Neto).
NRA
29/06/2017
Se não me engano foi o Requião que comentou: Há alguns anos tinha conversado com o Lula propondo a idéia de uma TV pública. Ao que ele respondeu que não seria necessário já que tínhamos a Rede Globo. Neste ponto acrescento um comentário que ouvi, desta vez com certeza, do Cláudio Lembo: O Lula e o PT confiaram demasiado nas alianças com os empresários. Tinham que manter mais independência (e não esquecer os eleitores acrescentaram outros comentaristas).
João Marcos Silvestre
29/06/2017
Claro que é um país de trouxas, se a Globo mostra um beijo gay a militância petista assiste, se a Globo fala mal de Lula a militsncia fala que a Globo é uma emissora golpista, todos trouxas, mais trouxas aqueles que defendem a mulher das pedaladas fiscais e o homem de 9 dedos!
Lulu Pereira
29/06/2017
por um mundo sem organizaç?es globo
Sandra Gibson
29/06/2017
Claro não tem nem um bruxo aqui!!! Né Virginia Gibson
Ana Franco
29/06/2017
#vivaopatogolpista
Bruno Dos Santos Stange
29/06/2017
Acordem
Ana Franco
29/06/2017
globo: dos males, o maior
Júlio César Costa
29/06/2017
ESSE TIPO DE NOTÍCIAS, TEM SIDO MUITO FREQUENTES. NA OPINIÃO ELA TEM SIDO UMA CAMPANHA CONTRA AS INFORMAÇÕES DISSEMINADAS PELA GRANDE REDE!!!
Lita Barreto
29/06/2017
Realy????
Celio Teles
29/06/2017
O povo não sabe nem o que é H2O, vai saber o que é mídia??!! Melhor do que isso, só se for verdade!!!! Mídia brasileira, teu nome é LIXO!!!
Leo Almeida
29/06/2017
Mateus Santtos
Mateus Santtos
29/06/2017
Que foda kkkkkjjj?
Sergio De Sousa Magalhães
29/06/2017
Essa emissora pra mim não tem credibilidade.
Claudio
29/06/2017
Se fosse verdade a Globo não teria lançado mão do Golpe descarado em curso.
Fernando Duarte
29/06/2017
Resultado bem coerente com o nível da ignorância brasileira.
José de Almeida Bispo
29/06/2017
A principal esperteza do diabo é nos fazer acreditar que ele não existe (acho que isso é de Baudelaire). É o que tem feito a Globo em relação à domesticação do brasileiro, inclusive o mais intelectualizado.
Diogenes J. Melo Silva
29/06/2017
OS EDITORIAIS DA GLOBO QUE OS TOLOS ACREDITAVAM!
É uma manipulação do grupo Globo. Querendo nortear o senso comum com uma pauta favorável aos interesses dela e do capitalismo
1 – A veiculação obrigatório que as redes de comunicação são obrigadas a transmitir é porquê não querem ser obrigadas a veicular gratuitamente a propaganda eleitoral, pois ela querem cobrar a quem poder pagar e isso não é democrático pra que não é corrupto.
2 – Limitar o número de ministro de um governo é pra quem pretende limitar as ações do estado; haja vista que ela querem um estado mínimo governado pela iniciativa privada que se alimenta feito um parasita do estado.
E elevar algumas pautas de políticas públicas como foi feito nos governos do PT é dá tratamento maior do estado a políticas sociais que o neoliberalismo não quer com um ministério resumido e delegador.
3 – A limitação de partidos políticos não é o problema, porque muitos deles se vendem , principalmente os direita, os grandes partidos com excesso de políticos corruptos é o problema. Deve sim punir todos os políticos acusados com provado pela PGU.
4 – Quanto a reeleição é necessário para um programa de governo que busca restabelecer décadas de omissão e incompetência dos governos neoliberais.
Repassem essa resposta as ações do grupo Globo de pautar o pensamento dos seus clientes ou leitores telespectadores com matéria tendenciosa dos seus grupos e ideologias contrárias aos interesses do povo e do país. Djms
Antonio Cerqueira
29/06/2017
O POVO BRASILEIRO SÓ IRIA SE REVOLTAR, SE ACABAR A CERVEJA E O CARNAVAL, AÍ ERA POLÍTICOS MORTOS, UMA VERDADEIRA REVOLUÇÃO.
Jesus Calixto
29/06/2017
Anderson Dias
Gilmar Noronha
29/06/2017
Glomerda…SÓ sendo muito otário ou idiota pra perder tempo com essa mídia nojenta e comprada…
Maria Alécia Freitas
29/06/2017
Que droga….infelizmente…ne?
Fernando Nobre
29/06/2017
O povo manipulado pela a globo.
Teresinha Roberto Pinto Santos
29/06/2017
Infelizmente deve ser mesmo
Luiz Carlos P. Oliveira
29/06/2017
A Globo manipula até estudo que fala da midia. É inacreditável. Os dados, por si só, depõem contra a própria Globosta.
Malcon Xis
29/06/2017
O que é bom para a rede bobo de manipulação é péssimo para o povo brasileiro.
Luiz Coelho
29/06/2017
Elegemos o Lula, a Dilma e o Temer… fato!
João Donizeti Carol Vieira
29/06/2017
até nisso há desinformação
Stalingrado
29/06/2017
Só não podemos esquecer que o PT salvou a Globo da falência. Segundo Requião, ele teria procurado Zé Dirceu quando ele era o chefe da Casa Civil no governo Lula, propondo a criação de uma TV pública de comunicação, ao que Dirceu teria retrucado como “Para que? Temos a Globo.”.
Lula foi chorar no caixão de Roberto Marinho e Dilma fazer omelete com Ana Maria Braga e dizer que o povo teria o poder do controle remoto.
O PT foi cúmplice da manutenção do monopólio Global. Nós pagamos o pato.
Maria Marcia Batista Estrella
29/06/2017
Não esquecendo que a Reuters e a CNN repassam suas versões dos fatos para quase todo o mundo! É difícil esse quarto poder!
Rony Figueiredo
29/06/2017
Faz tempo que eu sabia. Um pais que para para a copa, um país que poe batedores para “celebridades internacionais, país que sóse manifesta se algo tiver namidia, paisonde há sincerodade quando a pessoas esculacha outra. Novodade pra mim ñ
Lia Mara Crepaldi
29/06/2017
Que novidade não é ?
Ricardo Godoy
29/06/2017
Trouxinha, coxinhas, patinhos, peniquinhos e apitinhos no ……..
Claudio Menezes
29/06/2017
Plim..plim…perdeu o juízo kkkkk…me pergunte o que passa nela..que erro a questão em provas kkkk
Julio Osborne Marins
29/06/2017
Pqp
Abel Leitão
29/06/2017
Lei máxima e absoluta no Brasil: se a Globo defende, seja contra.
Eva Cairo
29/06/2017
Que mentira,que lorota boa….
Jussara de Souza
29/06/2017
Grande mentira….
Augusto José Querino
29/06/2017
Se trouxas e de frouxos.
Francisco Alves de Sousa
29/06/2017
Confia ? Anos e anos batendo no Lula, com uma campanha sórdida e cheia de manipulação e o resultado: Lula só cresce.
Xisto Silva
29/06/2017
HOCUS POCUS
29/06/2017
É UMA PRISÃO SIM ,A DA MENTE,MAS A PIOR DOENÇA DO POVO BRASILEIRO É O MEDO.
SAIR ÀS RUAS A DERRUBAR GOVERNOS CORRUPTOS ,LADRÕES E ENTREGUISTAS NÃO FAZ PARTE DA “ORDEM” DO BRASILEIRO.
ESTE BLOG,NÃO TEM NENHUMA MENÇÃO A GREVE DE AMANHÃ,POR QUE ?????QUAL É A FUNÇÃO DE VCS ,BLOGUEIROS?
ORGANIZAR,AGITAR ,CONVOCAR,AGRUPAR O PROTESTO DO POVO.
SE ESTE POST SE REFERE A MANIPULAÇÃO POR MEIO DO PODER DA MÍDIA,POR QUE NÃO USAMOS ESSE PODER PARA LIBERTAR AS PESSOAS ???????
VCS ,BLOGUEIROS ,TEM UMA FERRAMENTA PODEROSA NAS MÃOS ,MAS SÓ CHORAM,CHORAM,E CHORAM,…AÇÃO ?? NENHUMA.
SEXTA FEIRA É O DIA ,SAIA ÀS RUAS,FAÇA NÚMERO NA MASSA,MOSTRE AOS BANDIDOS QUE ACABOU !!!,FORA COM ELES !!!!
Roberto R Nassar
29/06/2017
para estes trouxas quem quer libertaçao taxado de comunista
Andréa Quadros
29/06/2017
É o que sempre falo Brasil país de tolos.
Danilo Antonio
29/06/2017
Brizola vive !!! Ode o rede gado!
Hilson Mergulhão Breckenfeld Filho
29/06/2017
existem pesquisas q mostram o contrário
Eunice Dos Santos
29/06/2017
Trouxas pra aqueles que a TV Globo dominam as mentes delas..
Eudes Almeida Gomes
29/06/2017
“A grande imprensa no Brasil representa os interesses mais conservadores e tem ainda o papel de domesticadora das classes populares”
João Batista Estevam
29/06/2017
Pra quem tem cultura…e uma aberracao a midia brasileira…
Josildo Allves
29/06/2017
Faço igual o saudoso Leonel Brizola se a globo fala que é bom eu sou contra.
Neli Rodrigues Ramos
29/06/2017
Esse é meu lema também
José Das Couves
29/06/2017
Grande Briza!!!
Raquel Bonillo
29/06/2017
Totalmente contra.
Elisabeth Sasso
01/07/2017
às vezes a Globo acerta….acertou
Danilo Oliver
29/06/2017
Ahh vá!
Jerônimo Nascimento
29/06/2017
E precisa de pesquisa pra isso.
LUIZ TAVE
29/06/2017
RAQUEL PARABENS ! a PGR te espera ! FORADINOSSAURO E FORAJANOFORA ! JANOFORA TEM QUE SER DELATADO ! JUNTO COM O BANDIDO TEMER !
HOCUS POCUS
29/06/2017
E a tua amiga fará isso ?,COMBATER OS BANDIDOS ,INCLUSO AQUELE QUE CONTRARIANDO O ESPIRITO REPUBLICANO DOS PTS (trouxas) A NOMEOU?
DUVIDO ,ALIÁS ,TENHO CERTEZA QUE NÃO O FARÁ.
Claudio Barreto
29/06/2017
Eu também já percebi
Roberto Deboer
29/06/2017
Sim,país de burros que assistem Faustão, Datena,Gugú,Ratinho,etc..
Maria Luna Dias
29/06/2017
A população é ingênua.
Yonne Machado
29/06/2017
Ingênua ?
Maria Luna Dias
29/06/2017
Se for ingenuidade é burrice mesmo!
Luiz Adolpho Baroni
29/06/2017
Ignorância
Maria Luna Dias
29/06/2017
Também.
Jeová Soares
29/06/2017
Essa é pra coxinhas, principalmente!