Menu

O espelho fascista de Merval Pereira

Por Theófilo Rodrigues* Alguns dias atrás escrevi um artigo sobre as razões pelas quais as grandes empresas brasileiras de comunicação temem a reeleição da presidenta Dilma Rousseff. (Leia aqui) É sempre cansativo voltar a um mesmo assunto, mas a coluna de Merval Pereira no jornal O Globo de hoje obrigou-me a fazê-lo. Na verdade, Merval […]

21 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

22.10 - Merval


Por Theófilo Rodrigues*

Alguns dias atrás escrevi um artigo sobre as razões pelas quais as grandes empresas brasileiras de comunicação temem a reeleição da presidenta Dilma Rousseff. (Leia aqui) É sempre cansativo voltar a um mesmo assunto, mas a coluna de Merval Pereira no jornal O Globo de hoje obrigou-me a fazê-lo.

Na verdade, Merval Pereira comprovou da pior maneira possível em sua coluna de hoje que meu argumento estava correto. De acordo com o porta voz das Organizações Globo o Brasil caminhará para o fascismo caso Dilma se reeleja, pois será copiado o modelo argentino de Cristina Kirchner. Seguem as exatas palavras do colunista: “É uma típica ação fascista, que está sendo usada já há algum tempo na Argentina de Cristina Kirchner. É neste caminho que vamos, caso Dilma se reeleja”.

Merval conseguiu em sua coluna apresentar a sua visão estreita sobre o que é a democracia e ao mesmo tempo comprovar que o seu principal medo é o de que a reeleição de Dilma signifique a aprovação da “regulação econômica da mídia” nos moldes da “Lei de Meios” da Argentina.

A irritação do colunista partiu de um discurso de Lula onde o ex-presidente criticou veementemente Míriam Leitão e William Bonner. Para Merval, a imprensa deve viver dentro de um aquário acima de qualquer suspeita, de onde jamais poderá ser criticada. Os jornalistas podem fazer críticas ou mesmo acusações a qualquer pessoa, mesmo sem provas, baseados apenas em especulações. Já a sociedade civil não pode criticar nenhum jornalista, pois se o fizer será acusada de atacar a liberdade de imprensa. Para essa concepção de “democracia mervaliana” é legítimo que uns tenham mais liberdade de expressão do que outros.

Mas curioso mesmo foi Merval ter admitido com todas as letras de onde vem o seu maior temor: que a reeleição de Dilma represente a implementação do modelo argentino de Cristina Kirchner no Brasil. Qual modelo argentino? O modelo da regulação econômica da mídia que acaba com a propriedade cruzada das empresas de comunicação, ou seja, com o monopólio da informação. Dilma já disse reiteradamente durante a campanha que se for reeleita o fará. E Merval, em nome de sua empresa, não consegue aceitar isso…

Para onde olha, Merval grita: “Fascista, fascista, fascista!”. O colunista só não percebeu o óbvio: está trancado dentro de uma sala de espelhos.

*Theófilo Rodrigues é cientista político, coordenador do Barão de Itararé no Rio de Janeiro e colunista no blog O Cafezinho. – See more at: https://www.ocafezinho.com/2014/10/14/por-que-o-monopolio-midiatico-teme-dilma/#sthash.soeyYBRZ.dpuf

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Vladineia Marcon Pizzato

24/10/2014 - 00h10

Vania Bornes Torres lê isso ….

Abreu

23/10/2014 - 10h24

O MERDAL gosta mesmo é de democracia sem povo. Cartel, monopólio, poder supremo da mídia é com ele mesmo. Coitado, após domingo vai ter que abusar do lexotam.

Carlos Santos

23/10/2014 - 07h19

No Brasil a imprensa exerce liberdade de extorsão.

enganado

23/10/2014 - 00h52

Qdo mais este jagunço-MERDAL da tv gRobo chama a Sra. DILMA de facista, está dizendo que os NACIONALISTAS: Fidel-Cuba, Assad-Síria, Evo Morales-Bolívia, Maduro-Venezuela, Xi Jinping-China, Putin-Rússia, Kim Jong-um-Coréia do Norte, Raphael-Equador, Cristina-Argentina, Hamas-Gaza, Sayyid Hassan Nasrallah-Hezbollah/Líbano, … etc, estão fora do padrão porque não obedecem aos Anglos Sionistas porque não querem entregar suas nações aos EUA/iSSrael. Aliás esse Canabrava foi condecorado nos EUA, dá pra sentir nível de ignorância de quem aprova um imbecil como esse para prêmios. Aliás dá para desconfiar dos EUA/iSSrael porque pra quem gosta desta gente é prato cheio e o nível intelectual deve ser igual a um Diogo Mainard. Bom! Isto não fica por aí, porque foi agraciado aqui no BRASIL com fardão da ABLetras, por essas e outras que o poeta Carlos Drumond em sua máxima sabedoria devia ter desconfiado o que aconteceria na ABL em um futuro próximo, ou seja, Roberto Marinho, Sarney, Merdal, …etc. Deu pra entender? Imaginem vocês esse energúmeno num almoço em família fantasiado de fardão dando uma de sabido e de bom moço! Nós merecemos …!

Jose Francisco Silva

23/10/2014 - 01h04

esse moço va ser demitido por maldade do marinhos

Roberto de Paulo

22/10/2014 - 19h45

O merdal,só fala merda.

crazy horse

22/10/2014 - 16h29

Esse é um dos lideres da DIRETA LELÉ

José Carlos Vieira Filho

22/10/2014 - 15h56

É uma velha tática, você atribui ao adversário as suas intenções, e este passa à defensiva e entra na armadilha da prova negativa. É uma técnica, ela mesma facista, amplamente utilizada pelo governo americano, hoje berço do facismo internacional.
Quanto ao primarismo da coisa, não podemos esquecer que o elemento é Acadêmico, colega de ninguém menos que Paulo Coelho.

Lúcia Santos

22/10/2014 - 17h54

Mucholini!!!

Carlos Garcia

22/10/2014 - 15h37

Bem, me parecem fascistas, são estes colunistas do tipo Merval, que vem a 10 anos ou mais fazendo terrorismo e menosprezando às camadas menos privilegiadas da população. Agora sendo reeleita, a presidenta, poderia começar propondo a Lei do Direito de Resposta, que já seria uma grande conquista.

Provos Brasil

22/10/2014 - 15h27

E não podemos nos esquecer que esse senhor é um “imortal”, quanto desserviço ao Brasil…

Agora, vamos ver se a Dilma colocará isso em pauta mesmo, assim como a Consulta Popular…

alb

22/10/2014 - 15h24

para mim ele não é nazi, não é doido e nem baba-ovo dos marinhos, ele gosta é de dinheiro, de status, só isso

Giana

22/10/2014 - 14h38

Esse é um facista, entreguista e merece o pleno marasmo.

Rubem Gonzalez

22/10/2014 - 16h10

quem é merval pereira? pra mim é um caviar, nuca vi não comi, só ouço falar

Eric Jardim

22/10/2014 - 15h54

Sua sessão de comentários é uma piada. É livre, mas nunca publicam nada, rsrs

    Marcia Oliveira

    22/10/2014 - 16h26

    O povo tem preferencia por comentar aqui. O Cafezinho tem muita credibilidade.#Dilma13,

    Eric Jardim

    22/10/2014 - 17h13

    Eu tava falando da sessão de comentários do Merval ;)

Rogério Silva

22/10/2014 - 15h48

Quase ninguém dá a mínima para ele, somente seus asseclas.

Dora Lima

22/10/2014 - 15h44

Noiado.

José Rubens

22/10/2014 - 15h38

Esse é fascista mesmo!!!! Merdal!!!

Rodrigo Jardim Rombauer

22/10/2014 - 15h38

o merval parece um assessor do benito mussolini.


Leia mais

Recentes

Recentes