Menu

Democratizando a mídia em nós mesmos

  A minha primeira decisão para 2015 será mudar, e incentivar a mudança em todos a meu redor, a minha cultura de informação política. Tenho matutado bastante sobre isso nas últimas semanas. Trata-se de uma sugestão que os leitores vem me fazendo há tempos, mas que só agora enxergo os seus contornos revolucionários. E talvez […]

53 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Kelvin-Yule (1)


 

A minha primeira decisão para 2015 será mudar, e incentivar a mudança em todos a meu redor, a minha cultura de informação política.

Tenho matutado bastante sobre isso nas últimas semanas.

Trata-se de uma sugestão que os leitores vem me fazendo há tempos, mas que só agora enxergo os seus contornos revolucionários.

E talvez só agora também se encontre madura para ser implementada.

É uma maneira eficaz de iniciar um processo concreto de democratização da mídia: fazê-lo antes em nós mesmos.

Explico.

Não podemos ficar sem informação, certo?

Sobretudo informação política, insumo principal deste blog e de seus leitores.

Pois bem, então façamos o seguinte.

Vamos mudar nossos hábitos. Ao invés de colher a informação pela mídia. Façamo-lo diretamente pelas fontes primárias.

Farei uma lista do que considero Nível Básico de Informação Política Direta, ou seja, fontes primárias que nos permitirão reduzir o contato com a mídia tradicional a um mínimo possível.

Como a maioria das coisas certas, trata-se da solução mais simples que se possa imaginar.

Para evitar fontes “chapa-brancas”, ou seja, que tenham afinidade com as nossas próprias opiniões, basta acessar diretamente as páginas da oposição e de seus principais parlamentares.

1) Página Oficial da Câmara Federal.
http://www2.camara.leg.br/

Obs: Se criássemos o hábito de visitar com mais frequência o site da Câmara, e comentá-lo, contribuiremos para que ele, e outros como ele, melhorem de qualidade. É um site com bastante conteúdo. Ficaríamos surpresos com a quantidade e riqueza de projetos que a Câmara e seus inúmeros departamentos analisam e pôem em debate, em prol do nosso país.

Você pode acompanhar o trabalho de cada parlamentar, e montar boletins eletrônicos com os assuntos que mais lhe interessam.

Há uma TV Câmara, onde se pode acompanhar, ao vivo, os debates. Se desenvolvermos este hábito, saberemos quais os melhores dias e horários, onde acontecem as melhores intervenções.

Os vídeos são todos arquivados, de maneira que podemos sempre fazer pesquisas sobre o desempenho passado dos parlamentares.

2) Página Oficial do Senado.
http://www.senado.gov.br/

As mesmas observações feitas para o site da Câmara valem para o Senado.

Para não estender muito o post, limitar-me-ei a enumerar os sites políticos que podemos acompanhar mais perto, a partir deste ano. Apenas acrescento que, ao fazê-lo, estimularemos o surgimento de uma outra cultura política, e incentivaremos as instituições democráticas a aperfeiçoarem seus serviços de informação.

Para mim, é um xeque mate nos setores do Congresso que têm medo da mídia e estão fazendo o jogo dos barões. Será como dizermos à eles: ué, vocês não querem que a gente assista aos debates diretamente na TV Câmara? Não querem que acompanhemos diretamente a performance de cada candidato através da internet?

3) Página do Planalto.
http://www2.planalto.gov.br/

4) Página dos principais partidos políticos, sobretudo de dois deles, o PT, líder da base do governo e PSDB, líder da oposição.
PT.org.br
PSDB.org.br

5) Página do STF.

6) Página da Procuradoria Geral da União – MPF.
http://www.pgr.mpf.mp.br/

7) Página da Polícia Federal.
http://www.dpf.gov.br/agencia-de-noticias/

Resumindo, monte uma listinha pessoal com algumas páginas institucionais a nível federal, outras a nível local, sem esquecer dos principais partidos que disputam o poder nestes dois universos. Escolha algumas páginas de opinião política de sua preferência.

Use um pouco de criatividade. Navegue um pouco à esmo pela internet.

Pronto, estará bem melhor informado do que um indivíduo lendo um jornalão convencional e seus colunistas raivosos.

Melhor também do que se informar apenas pelas redes sociais.

Mas as redes sociais são fundamentais, é claro. Na verdade, elas são a principal ponta-de-lança contra a mídia corporativa e familiar.

Montar uma conta de twitter sintética, racional e variada, é uma forma bastante simples de se manter bem informado.

Eu mesmo vou começar a fazer mais isso, a reduzir minha atenção dada à grande mídia e me concentrar mais em discutir a partir das fontes primárias de informação.

Vamos começar a democratizar a mídia de uma maneira que os advogados da concentração, no legislativo, nas empresas, nos partidos e nos governos, não poderão jamais impedir: usando a nossa liberdade.

Claro que isso não basta. A democracia da mídia terá de ser discutida no congresso e implementada pelos governos, mas enquanto isso não acontece, a gente pode contribuir para a formação de uma nova cultura política, e uma nova cultura de informação.

Quanto mais acessamos a informação via fonte primária, mais pura e menos manipulada pelos interesses políticos, tanto os interesses dos governos quanto da oposição, será a nossa informação.

Esta me parece uma estratégia, inclusive, supra-ideológica.

Vale para a esquerda e para a direita, coxinhas, comunistas, social-democratas, reacionários, revolucionários, moderados, para todo mundo.

A concentração da mídia não prejudica apenas a esquerda, mas o processo democrático como um todo.

Essa estratégia nos libertará da desnecessária tortura de engolir as mentiras e manipulações diárias da nossa mídia.

Talvez ela nos poupe algum tempo, que podemos usar lendo mais livros, assistindo mais filmes, ou simplesmente não fazendo nada.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Dino

10/01/2015 - 11h11

É meu caro, os blogs tem escrito às margens da imprensa vigente. Dependem 100% do que investigam e do que escrevem. É basicamente criticar o trabalho dos outros, discordando ou não.
Você está certo em buscar as fontes. Fazendo isto, os blogs estarão ignorando a mídia vigente e construindo uma discussão mais plural.
Parabéns!

Surreal

08/01/2015 - 08h52

O POVO QUER SABER… SE NÃO QUEREM OU NÃO PODEM CHEGAR NOS VERDADEIROS MAFIOSOS TUCANALHAS, CORRUPTOS SECULARES, VERDADEIROS LESA PÁTRIA, QUALQUER OPERAÇÃO DA PF CONTRA A CORRUPÇÃO SERÁ APENAS OPERAÇÃO POLÍTICA SEM SENTIDO E A JUSTIÇA CONTINUARÁ SENDO UMA BALANÇA MUITO DESEQUILIBRADA. O POVO QUER SABER… E OS MAFIOSOS CORRUPTOS TUCANALHAS SOLTOS??? SOLTOS DE INÚMERAS CPIS. ATÉ QUANDO??? ATÉ QUANDO OS CORRUPTOS TUCANALHAS VÃO CONTINUAR SENDO BLINDADOS PELOS JUÍZES E MÍDIA CÚMPLICE MERCENÁRIA??? O POVO QUER SABER. ATÉ QUANDO??? ATÉ QUANTO??? OU MUITAS EMPRESAS E POLÍTICOS VÃO PAGAR AS PENAS, MENOS O LÍDER DAS CORRUPÇÕES: O PSDB E SEUS PROTEGIDOS? E ATÉ QUANDO A MÍDIA ENTREGUISTA VAI TRAIR O BRASIL???

Eduardo Lima

05/01/2015 - 11h14

LEI DE IMPRENSA JÁ!

A reforma mais urgente para o Brasil é a reforma dos meios de comunicação. A versão tupiniquim da Ley de Medios dos hermanos argentinos. Como deve ser essa reforma? Em nossa opinião, deve ser radical. Desconcentrar a posse da mídia, realizar concorrências públicas para concessão, exigir conteúdo local ou regional em 60% da grade, garantir o imediato direito de resposta, punir rigorosamente as falsas reportagens e acusações, etc. E você? O que acha? Nossa reflexão sobre o tema está no texto do link abaixo:

http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR7.html

Antonio – SC

05/01/2015 - 10h49

Como a mídia é regulada na Suécia. Lá do DCM.
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-a-midia-e-regulada-na-suecia/

Vixe

04/01/2015 - 22h56

Tem um lixo aí, que utiliza aquela rede social de velhos eternamente pré adolescentes e exibicionista (o FACEBOOK) e que só cita “reporcagens” da revista Veja, mais conhecida como detrito “sólido de maré baixa”.
Se liga mané!
Essa mídia lixo tem a credibilidade de uma nota de três reais.
Muda o disco e a fonte de informação.

empadinha

04/01/2015 - 17h57

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva combateu de um ano para cá um novo câncer e o controlou, dizem fontes ligadas ao petista. Lula se curou da doença na laringe, mas foi acometido de um câncer no pâncreas, que teria sido descoberto no início de 2014. O ex-presidente passou a visitar esporadicamente o Hospital Sírio Libanês em São Paulo durante a madrugada, entrando de carro pela garagem privativa do corpo clínico para evitar boataria. E tomou um forte medicamento para evitar a quimioterapia.

Há dois meses o repórter teve acesso a informações sigilosas sobre o estado de saúde do ex-presidente, e desde então confirmou a informação com quatro fontes distintas, que pediram anonimato – um médico do Sírio, que não compõe a equipe que cuida de Lula; um diretor do PT; um assessor especial do Palácio do Planalto; e um parlamentar amigo de Lula.

O ex-presidente não faz tratamento intensivo no hospital – onde se curou do primeiro câncer – porque estaria tomando diariamente um medicamento importado dos Estados Unidos, que custa cerca de R$ 30 mil por mês (ainda não comercializado no Brasil). Seria sob o princípio do Bevacizumab, com uma versão mais recente e potente do popular Avastin, que ameniza o quadro clínico e a dor, e evita a quimioterapia.

O quadro de saúde impediu Lula de intensificar a agenda de campanha junto à presidente Dilma Rousseff, embora tenha feito visitas a algumas capitais, mas sempre sob orientação e cuidados médicos. A presença do médico Roberto Kalil na festa da vitória de Dilma, no Palácio da Alvorada, onde Lula se encontrava na noite do dia 26 de outubro, não seria mera visita à amiga que também combateu a doença sob os cuidados do mesmo médico de Lula.

Questionada há mais de um mês, a assessoria do Instituto Lula, que responde por assuntos pessoais do ex-presidente, negou veementemente a nova doença, e informou que só se comunicaria oficialmente diante de nota do Hospital Sírio e Libanês. Procurada para uma nota oficial, a assessoria do hospital informou que não vai se pronunciar – e assim não confirmou, mas também não negou.

Neste sábado (3), a Coluna conseguiu contato com mais dois médicos do Sírio. Um repórter colaborador conversou com o médico de Lula, Dr. Roberto Kalil. Indagado sobre a nova doença, ele avisou que não se pronunciaria, e citou o último boletim médico de Lula como o único informe oficial a respeito da saúde do líder petista e paciente.

O documento porém não cita novo câncer, e apenas informa que o quadro de Lula é bom. Uma outra fonte ligada ao hospital confirmou as visitas de Lula pela madrugada, e informou que o ex-presidente passará a fazer seus check-ups a cada seis meses a partir de agora.

CENÁRIO PARA 2018

A situação da saúde do maior líder político do Brasil na atualidade pode mudar todo o cenário político-eleitoral para a próxima eleição presidencial em 2018.

Apesar de negar que será candidato a presidente, Lula o é, desde agora, porque o PT balança no Poder: o País está como nunca rachado ao meio entre petistas e não-petistas, e o partido não tem uma figura nacional de peso eleitoral para concorrer à Presidência no pós-Dilma. O PT vai depender da saúde de Lula, para se lançar, ou para endossar um novo nome.

Nomes não faltam, e veladamente iniciam involuntariamente uma disputa dentro do PT: Sem Lula no futuro cenário, os pré-candidatos ao Planalto hoje são os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Jaques Wagner (Ministro da Defesa) e Patrus Ananias, de volta ao Governo, no Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O mais forte – o que dependerá de sua atuação – vive fora de Brasília, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Ele é amigo de décadas de Dilma, são confidentes, foi ministro bem avaliado e comanda o segundo maior colégio eleitoral do Brasil.

    Mauricio Gomes

    04/01/2015 - 20h49

    Essa “notícia” já foi categoricamente desmentida tanto pelos médicos quanto pelo Lula, que a chamou de peça de ficção. Na verdade, é o tipo de notícia perfeita para alimentar o ódio dos coxinhas contra o Lula, pois sabem que ele é favoritíssimo em 2018. Por isso essa escumalha nazifascista torce tanto pela morte do maior líder popular da história do Brasil, pois ficam apavorados com a provável candidatura dele em 2018. O resto é choro dessa direitalha patética….

      Roberto

      04/01/2015 - 23h34

      O mesalão e o petrolão também foram chamadas de obras de ficção !

      Roberto

      04/01/2015 - 23h39

      Lula já desmentiu tanta coisa que, passado algum tempo confirmou-se se verdade, acredito mais no jornalista do que no molusco!

        Anônimo

        05/01/2015 - 08h26

        Esses hitlerianos ….

        Mauricio Gomes

        05/01/2015 - 10h35

        E eu acredito que você aprender a escrever melhor, pois seu português é sofrível.

          Mauricio Gomes

          05/01/2015 - 10h36

          Corrigindo…E eu acredito que você precisa aprender a escrever melhor, pois seu português é sofrível.

Arlindo

04/01/2015 - 16h52

E para notícias em geral, vamos à direto às agências noticiososas:Reuters (http://br.reuters.com/) France Presse (http://www.afp.com/pt/) TeleSUR (http://www.telesurtv.net/) e Agência Brasil (http://agenciabrasil.ebc.com.br/)

Sérgio Vianna

04/01/2015 - 12h58

“… reduzir minha atenção dada à grande mídia e me concentrar mais em discutir a partir das fontes primárias de informação.”.

A melhor parte dessa postagem está na frase acima destacada. Sempre achei que o trato analítico dispensado à mídia do PIG era excessivo, e a contra-informação se pautava apenas no adversário. Enquanto a realidade dos fatos e atos de governo inundavam a internet de informação que nenhum de nós colhia, pelo erro de busca ou pela ignorância (de não saber) do não conhecimento dessas páginas.

Débora Cruz

04/01/2015 - 13h13

Só acho complicado essa atitude pq o governo e os principais quadros do PT ainda têm a lógica de dar “exclusivas” pra grande imprensa. De dar o “off” pra alguns jornalistas e colunistas. Não existe essa relação de informar primeiro nos veículos oficiais… É tenso!

Claudio Nunes

04/01/2015 - 09h59

Sugestão de links de movimentos sociais

Federação Única dos Petroleiros
http://www.fup.org.br
Federação Nacional dos Urbanitarios (Elétrico e Saneamemto)
http://www.fnucut.org.br
Confederação do Ramo Químico
http://www.cnq.org.br
Central Única dos Trabalhadores
http://www.cut.org.br
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
http://www.portalctb.org.br

A dica está baseada que alguns movimentos sociais terem em suas lideranças com ligações das forças políticas dos principais partidos de esquerda, nem sempre se convergem em relação a linha politica, que não equívoco ao meu ver, pois é da responsabilidade dos movimentos sociais levar o governo para a esquerda.

Boa leitura para quem se interessar.

Airton Faé

04/01/2015 - 11h53

Alguém para explicar o que é controle econômico da mídia? Como vai funcionar na prática?

nilo walter

03/01/2015 - 22h52

Miguel, a NBR também é uma excelente fonte. Assisto bastante e fica-se sabendo de muitas coisas realizadas pelo governo federal.Pena que parece ter pouca audiência pois o Planalto não investe na mesma. STF, idem principalmente com o Gilmar não liberando para finalização da votação pelo fim do financiamento privado das eleições. Mesmo não acreditando em eleições faço sacrifício para ver/ler/assistrir certos endereços por vosmecê fornecido .

Luis Teles

03/01/2015 - 23h59

Vcs nao tem meso de serem censurados?

Paulo Maranhão

03/01/2015 - 21h17

Paulo Maranhão disse:
03/01/2015 às 3:11 pm
Sua proposta é excelente, mas como ficaria restrita aos navegadores mais interessados e persistentes, acredito que a criação de uma alternativa ao jn da Rede GOLPE e às outras MÍRDIAS familiares seria fundamental a fim de atingir mais pessoas.
Por exemplo, a criação coletiva de um telejornal nacional em vídeo para “passar” na própria internet, com informações realmente jornalísticas, com os contrapontos necessários, feito a várias mãos (blogs Sujos) e com participações regionais diárias (colaboradores em todos os estados).
Esse vídeo poderia ser disponibilizado no horário do jn ou baixado para ser assistido depois, em qualquer horário.
Pois quem não tem muita disposição para ler textos longos ou ficar na frente do computador, poderia assisti-lo diariamente.

elisa

03/01/2015 - 20h27

A TV Senado também é interessante, já andei assistindo a algumas coisas por ela.

Célia Medina

03/01/2015 - 20h50

Muito bom Miguel, vou tentar, pelo menos 20% das minhas leituras .

Maria

03/01/2015 - 17h24

Valeu Miguel. É o que eu vivo dizendo pro povo no meu trabalho e ao redor. Vocês têm que chegar em casa e assistir um pouco de TV Câmara, TV senado e TV justiça. Já venho fazendo isso.

Mauricio Gomes

03/01/2015 - 17h06

Fugindo do assunto (mas talvez nem tanto) e a tal Dra. Sandra Cureau dando chilique e falando grosserias em rede social? Há algo de podre no reino da Dinamarca, está virando moda esses “doutos” deitarem falação contra o PT, o Lula e a Dilma. E o tal direito de resposta? E a tal imparcialidade que um cidadão nesta posição deveria ter? Afinal esta Sra. há pouco tempo pegava no pé da campanha da Dilma, enquanto ignorava as trapaças da tucanada…..

    Roberto

    03/01/2015 - 17h38

    Qual é o problema? O livre pensamento e a livre manifestação permitem falar bem e falar mal. Ou você acha que quando se trata de petê só pode haver liberdade de expressão se falar bem? A autoridade é que tem que ser imparcial, não o cidadão que se expressa através de um rede social.O direito de resposta a um comentário feito em uma rede social é pegar a mesma rede social e responder. Entendeu ou quer que desenhe ?

      Mauricio Gomes

      04/01/2015 - 20h55

      Não sei se sua resposta é fruto de cinismo ou de ignorância política (talvez os dois juntos). Ela, como qualquer cidadão, pode expressar-se através dos meios que quiser, de acordo com a CF. O que NÃO PODE é termos AGENTES PÚBLICOS emitindo opiniões políticas, ainda mais quando estão envolvidos em investigações contra o partido que tanto detestam. Isso tem nome, chama-se princípio da impessoalidade do servidor público. Como podemos ter uma investigação séria sobre a operação lava-jato se os delegados manifestam abertamente seu ódio ao PT. Ou com que lisura essa procuradora julgaria um caso contra o PT? Entendeu ou quer que desenhe em cores?

        Roberto

        04/01/2015 - 23h47

        Seu idiota, os delegados não se manifestaram abertamente. Manifestaram-se em um rede social fechada e não é porque alguém não gosta de alguém que vai fazer algo ilegal durante uma investigação. Acho que você não sabe, mas para se condenar alguém há atuação da polícia, do MP, do juiz de primeira instância, do tribunal e dos tribunais superiores. Só na cabeça de um petista imbecil é que algum agente público vai arriscar o cargo ou contrariar as próprias convicções para prejudicar o petê. Aliás, para prejudicar o petê basta se ater ás provas, não precisa mais nada. Quem você quer que investigue o petê? Não temos culpa que petistas não gostam de estudar e não alcancem cargos através de concursos. No seu caso, nem desenhar resolve!

          Mauricio Gomes

          05/01/2015 - 10h41

          Cara, você além de semianalfabeto é muito burro e grosseiro, típico coxinha nazistóide. Se você acredita que não há partidarismo em ações de servidores públicos contra o PT é uma interpretação sua, mas os fatos o desmentem. Mas não vou perder tempo dando bom dia a cavalo. Sugiro apenas voltar para a escola para ser menos imbecil e burro. Ainda dá tempo, não desista. E pare de ler a veja, olha o que ela faz com tipos que nem você. Deixa mais tapados do que já são.

Rafa Bruza Wacked

03/01/2015 - 16h45

Uma aula de humildade, Miguel, parabéns. É por essas e outras que vcs, blogueiros, são minhas referências.

    Joca de Ipanema

    03/01/2015 - 17h47

    Já que está propondo movas atitudes, que tal abrires teu blog a acesso e comentários diretos, e não através de feicibuks, tuitis e outras geringonças do tipo.

      Roberto

      04/01/2015 - 23h49

      Ora, idiota. vc está comentando através de qual geringonça?

        Joca de Ipanema

        05/01/2015 - 18h28

        Sei la´ô nerdezinho pretensioso. Tinha uma chave “responder” e respondi. Pronto. Se eu postar um comentário direto sem resposta a um outro, o Cafezinho não aceita e me manda pros gueri-gueris, dos quais quero distancia. Desafasta espírito carregado, e vê se num embarreira minha encruzilhada,

Sidnei Soares da Rosa

03/01/2015 - 14h38

Muito útil, mãsssss, aguardo até agora a resposta do PCdoB do motivo da não indicação de um candidato para o senado, uma vez que o candidato senador Suplicyo, não convencia com seu slogan de politico honesto.
Mas com seu incentivo e participação em massa, talvez tenhamos uma solução.

VeraLucia Pereira da Silva

03/01/2015 - 16h36

Excelente!Na minha formação jornalista sempre uso essas estratégias, mas nunca tinha me ocorrido transmitir isso de forma tão didática. Parabéns!

Bruno Lizandra

03/01/2015 - 14h52

Miguel, achei fantástico a matéria…. mas a blog esfera tem que avisar a Dilma pô…. olhe na foto ela fazendo o contrário….

Bruno Lizandra

03/01/2015 - 14h50

Vcs tem que avisar isso pra Dilma Rousseff, ela anda fazendo cagada, contrariando esta matéria que achei de suma importância pra democratizarmos os meios de comunicação…. Veja a foto…

    Iara Pinheiro

    03/01/2015 - 16h16

    A fonte deve ter sido o Diário Oficial da União. Com esse projeto de O Cafezinho, um dos sites que Dilma disse que via sempre, na reunião dos blogueiros “sujos”, com o tempo e prática, logo logo o Palácio do Planalto, entra na blogosfera também. É só uma questão de tempo e credibilidade… Competência todos vocês tem. Acho que a Dilma samba um pouco na cara dessa mídia também mostrando quando eles tem que dar a notícia mesmo a contragosto. Será? Sucesso pra vocês!!!

    Darós Daros

    04/01/2015 - 02h28

    Cagada mesmo ou VC não leu, ou não entendeu , e já sai fedendo só pq é Bundinha de luxo?

Katia Maia

03/01/2015 - 14h42

Isso mesmo. A blogosfera será nossa fonte de informação. PIG nunca +.

Marcello Eduardo Campos

03/01/2015 - 14h29

Informação Independente: o Governo precisa substituir os “atravessadores da informação”, ou seja, a mídia tradicional, como canal para informar o povo. Fortalecer a internet, investir nos jornais e boletins de classe, jornais de igrejas, associações, etc. Enfim, pulverizar os meios de se dirigir ao Brasil. O texto abaixo reflete sobre o tema. Recomendo a leitura!

http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR2.html

Cello Pazos

03/01/2015 - 14h29

Faltam 140 dias para que o mensalão tucano prescreva.

    Darós Daros

    04/01/2015 - 02h23

    E vai prescrever, pois isso faz parte da democracia deles, punir petralhas, e absolver as velhas tralhas políticas.

rildoferreiradossantos@gmail.com

03/01/2015 - 12h11

Eu só tomo conhecimento do que a velha mídia pensa quando os internautas publicam. Aliás, sou um crítico contumaz dos meus pares no PT que por meia dúzia de palavras publicadas a seu favor, indicam jornais que tem o resto do jornal falando mal do PT. A sugestão é boa. Vamos tentar.

Claudia Rocha

03/01/2015 - 14h11

Ana Flavia Marx Larissa Gould Diego Sartorato Érica Aragão Maria Claudia Oliveira Paiva Gilda Azevedo Célia Medina Adriana Ferreira Anderson Lima Gustavo Marsaioli

Sandra Francesca de Almeida

03/01/2015 - 14h03

Uma boa ideia. Difícil será ler o site do PSDB. Rsrsrs…

Judith Godinho

03/01/2015 - 13h49

Pensando bem, talvez, também faço um pouco. Há tempos, não vejo os jornalões da TV , só assisto o JN, quando tem uma noticia importante para nós, e quero me deliciar com a cara do bonner. Não vejo Fantástico, novelas, não leio folha, nada desses lixos, e visito com frequência as paginas dos partidos. Também costumo dar sempre uma passadinha no site da Câmara. Faço busca no Google para buscar outras versões das notícias, acompanho “os blogs sujos”. Mas tudo bem, neste ano vou me empenhar ainda mais. Acho válido criar uma Rede de Informação honesta.

Julia Camargo

03/01/2015 - 13h35

e pra quem não tem tempo, nem paciiência pra isso tudo: Leia os blogs.

Samantha Ribeiro Guarani Kaiowá

03/01/2015 - 13h31

faço isso há anos. e incluo, além das fontes primárias, diversos blogs, muitos colunistas e variados boletins eletrônicos de notícias. isso mudou totalmente minha visão dos fatos. os veículos tradicionais tomam aspecto de dramaturgia barata… :D

Sonia Afonso Costa

03/01/2015 - 13h27

Acho isso ótimo e já coloquei em prática há um ano.

Judith Godinho

03/01/2015 - 13h25

Parece uma boa atitude. Vou tentar.


Leia mais

Recentes

Recentes