Menu

Fernando Morais: ‘Vivemos um golpe como o Brasil nunca viu antes e que será devastador’

Foto: Jade / Vilarejo Comunicação no Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais O Brasil vive um momento dramático, com um golpe de estado como nunca tinha visto na sua história, um golpe de mãos limpas, sem tanques nas ruas e sem baionetas, mas que trará um prejuízo infinitamente maior para o país do que […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Foto: Jade / Vilarejo Comunicação

no Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais

O Brasil vive um momento dramático, com um golpe de estado como nunca tinha visto na sua história, um golpe de mãos limpas, sem tanques nas ruas e sem baionetas, mas que trará um prejuízo infinitamente maior para o país do que o prejuízo provocado pela ditadura, porque é um golpe que tem como objetivo entregar o Brasil para o capital internacional. Esta análise foi feita pelo jornalista e escritor Fernando Morais na palestra de abertura do 14º Congresso dos Jornalistas de Minas Gerais, nesta sexta-feira 29/4. “O programa de governo do vice-presidente Michel Temer é privatizar tudo”, acrescentou Morais, citando notícia publicada no mesmo dia pelo portal UOL.

“Eu preferia estar aqui para falar de uma revolução da qual estamos sendo testemunhas, que é a revolução digital, e o que ela tem a ver com o jornalismo, tema que se entrelaça com este outro. Infelizmente, temos também o triste privilégio de testemunhar um golpe de estado e não é possível hoje falar sobre seja o que for sem falar sobre o golpe em curso no Brasil”, disse o jornalista, dando o tom do debate com a plateia, que reuniu jornalistas, estudantes de Jornalismo e convidados. Na mesa, além do palestrante, estavam o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Kerison Lopes, o presidente da Casa do Jornalista, Mauro Werkema, e o deputado federal Reginaldo Lopes (PT). Antes da palestra, Werkema leu o manifesto “Jornalistas em defesa da democracia”.

O Congresso é uma realização do Sindicato dos Jornalistas e continua neste sábado 30/4, no campus Icbeu da UNA (Rua da Bahia, 1.723), com mesas redondas, plenária e lançamento de livros, além do Encontro Estadual de Jornalistas de Assessoria de Imprensa (Enjai). À noite haverá uma confraternização, na festa de entrega do 9º Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público, no salão da CDL BH (Avenida João Pinheiro, 495). Para ler a programação completa do Congresso clique aqui.

Os mesmos golpistas

Fernando Morais denunciou que a privatização do pré-sal é o principal objetivo do golpe, cujo governo venderá a Petrobrás “na bacia das almas”. O adeus ao Mercosul, à Unasul e ao BRICS compõe o programa que se completará com o corte de direitos sociais e trabalhistas. “O destino do Brasil está sendo decidido pelos mesmos que levaram Getúlio Vargas ao suicídio, que tentaram impedir a posse de JK e de Jango e que deram o golpe de 64”, assinalou o autor de biografias como “Olga” e “Chatô, o rei do Brasil”, que retratam importantes períodos históricos nacionais. Segundo Morais, à frente do golpe estão as poucas famílias que controlam os principais veículos de comunicação no país. “A família Marinho é inimiga do Brasil”, enfatizou.

Fernando Morais disse que a esquerda precisa fazer uma autocrítica: nos últimos 13 anos, os governos progressistas nada fizeram para impedir a ação golpista da mídia, ao contrário, os alimentaram fartamente com verbas publicitárias. “O corvo que está comendo os nossos olhos hoje foi alimentado com dinheiro público”, denunciou.

Uma iniciativa do ex-ministro Franklin Martins de implantar um novo modelo de distribuição técnica de verbas publicitárias, durante o segundo governo Lula, provocou o pânico da família Marinho, segundo Morais. Os recursos antes distribuídos entre 400 emissoras de rádio, por exemplo, foram pulverizados entre mais de 4.000. “A família Marinho perdeu R$ 120 milhões por ano”, disse.

Força da internet

Morais condenou a manipulação de informações pelos grandes grupos de mídia, mas disse acreditar que os brasileiros não estão perdidos, apesar do golpe. “Quem tem a verdade nunca está perdido”, afirmou. “O jornalismo não acabou, hoje quem tem um celular pode ser seu próprio Roberto Marinho.”

Ele disse não ter dúvida de que veículos impressos e televisão estão com os dias contados, diante da ascensão da internet. Ele citou o fenômeno da Mìdia Ninja e exemplificou com o seu próprio trabalho. “A Folha de S. Paulo me convidou para escrever um artigo sobre o golpe, que foi publicado na edição de domingo, que tem trezentos mil exemplares. No mesmo dia eu escaneei o artigo e o publiquei na minha página no Facebook, onde teve cinco milhões e duzentos mil leitores”, contou. (Sua palestra para um auditório de 200 lugares, foi transmitida pela Mídia Ninja e acompanhada por mais de 10 mil pessoas.) “Se não fosse a internet e pela imprensa internacional, que foi despertada pela intenet, o mundo não veria que o que está acontecendo no Brasil hoje é um golpe”, ressaltou.

“O golpe vai ser devastador, mas o senhor Michel Temer vai comer o pão que o diabo amassou”, previu Fernando Morais. “Ou ele vai apertar a garganta do povo e com isso vai tocar fogo no Brasil ou, se não fizer isso, não dura uma semana, porque os mesmos que estão derrubando Dilma o derrubarão também. Da minha parte, assumo o compromisso de me dedicar em tempo integral a infernizar a vida dessa gente. Que Minas Gerais se junte a nós, não por nós, que já estamos velhos, mas por nossos filhos e netos”, finalizou.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Bruno Moreira Lima

10/05/2016 - 22h08

Fernando Morais, VOCÊ é o cara! Beijão!

etoremachado

08/05/2016 - 20h44

E única arma do povo contra o golpe e o voto.veja o medo do TEMER:::ELEIÇÕES AGORA E GOLPE–quer ser presidente sem voto???ISSO SIM E GOLPE TEMER.CE TA VELHO COM 75 ANOS PEGUE A MALA E VOLTE PRO LÍBANO .CARA.CE TA CADUCANDO VELHO

Sandra Francesca de Almeida

04/05/2016 - 21h19

Bravo, Fernando de Morais!

gilberto

03/05/2016 - 19h21

O golpe já comprometeu o projeto do submarino à propulsão nuclear, e o contrato para a aquisição dos novos aviões da FAB da Suécia -com transferência de tecologia-, provavelmente será revogado por exigência dos EUA, devendo o governo golpista comprar dos americanos. As Forças Armadas aceitam isso?

    Thila Rocha

    04/05/2016 - 08h41

    Gilberto,é a única coisa que me surpreende ainda em toda esta desmoralização de judiciário , congresso e já,ja senado.

Ubiracy Figueiredo

03/05/2016 - 19h17

Faço um apelo ao MST: Destruam a globo!
As forças armadas devem ser convocadas para garantir o respeito à vontade do povo expressa nas urnas. Seriam uma ótima forma de se redimirem de erros do passado.

Luiz Mattos

03/05/2016 - 18h56

Somente o POVO armado salva o Brasil.

Elizabete Rodrigues Oliveira

03/05/2016 - 18h29

Eu luto pela minha pátria de onde eu estiver. Alô, Alô Obama… você está patrocinando o golpe???… saia do seu silêncio. Estou na manifestação no dia 1º de maio em Paris contra o golpe no nosso país. Golpistas não passarão.

robertoAP

03/05/2016 - 18h24

É o Golpe dos LADRÕES, PELOS LADRÕES E PARA OS LADRÕES.
Um monte de ladrões se reuniram na Câmara, todos comprados com o dinheiro dos ladrões da Fiesp, que na verdade é nosso, amparados pelos ladrões d mídia e os ladrões do STF,PF e MP, todos juntos para afastar um governo popular eleito, e rapinar o Brasil até a última gota.
A grande parcela da população que cometeu a desgraça de apoiá-los ,ainda vai escrever nos muros do país afora : VOLTA LULA, VOLTA DILMA, NOS SALVEM DOS LADRÕES

Antonio Passos

03/05/2016 - 18h17

Desculpe mas isto é mimimi. RESISTÊNCIA seria um grupo de notáveis (juristas, artistas, intelectuais, etc) como ele, formarem um colegiado, um fórum, irem para Brasília e declarar GUERRA AO GOLPE. Agir de forma efetiva, real, participante, junto à Dilma, ao STF, à PGR, ao diabo que fosse, para INTERFERIR no processo. Ficar dando entrevistinha não passa de mimimi. Podemos estar começando mais 20 anos de DIREITA no poder, porque quem grampeia presidente e compra o parlamento, é capaz de QUALQUER coisa. Mais uma vez na história estamos sendo FROUXOS. Se Brizola estivesse aqui a resistência seria de verdade.

    Sérgio Silveira

    03/05/2016 - 18h55

    Não seja ingênuo… Pelas vias legais, que é onde governo está atuando já está dominado e decidido: o golpe será dado. Só resta divulgar e conclamar as pessoas a participarem dos atos contra o golpe. Além disto, só mesmo a luta armada. Está preparado?

      Thila Rocha

      04/05/2016 - 08h53

      Será não.Já foi.Só falta oficializar e depois o cunha institucionaliza e o stf avaliza.Você acha que o PSDB/DEM já no finzinho como partidos iria deixar isto acontecer? E tudo voltará a ser como antes.Infelizmente.Só resta uma única esperança que nem me atrevo a dizer mas luta armada para que?Com que?Palavras?

    Luiz Mattos

    03/05/2016 - 18h58

    Sejamos nós os Brizolas,vamos as armas vamos começar incendiando a globo.


Leia mais

Recentes

Recentes