Menu

Quem investiga e julga os que investigam e julgam?

por Jeferson Miola Na análise O xadrez de Toffoli e o fruto da árvore envenenada, Luis Nassif explora a hipótese de que o vazamento da delação do presidente da OAS pela revista Veja seja parte, na realidade, de uma armação maquiavélica para anular provas que incriminam os tucanos José Serra e Aécio Neves. Com a […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

por Jeferson Miola

Na análise O xadrez de Toffoli e o fruto da árvore envenenada, Luis Nassif explora a hipótese de que o vazamento da delação do presidente da OAS pela revista Veja seja parte, na realidade, de uma armação maquiavélica para anular provas que incriminam os tucanos José Serra e Aécio Neves.

Com a jogada, a Lava Jato continua focada no objetivo fundamental, que não é apurar de verdade a corrupção na Petrobrás, mas somente incriminar políticos petistas para ferir de morte o PT.

A explicação fajuta do Rodrigo Janot, Procurador-Chefe do MP, de que o rompimento do acordo de delação premiada com o empreiteiro deveu-se a tal vazamento [sic], faz exalar mais cheiro podre da controvertida Operação Lava Jato.

Chama atenção que pela primeira vez Janot reagiu a vazamentos feitos pelos próprios colegas da força-tarefa. A escolha de episódio aparentemente irrelevante para o vazamento – envolvendo sem provas o juiz do STF Dias Toffoli – é o álibi mais inteligente que Janot poderia usar para sua inédita decisão. Em relação às centenas de outros vazamentos seletivos em dois anos da Operação, Janot foi leniente, quando não autor.

A negociação para os acordos de delação premiada com a OAS e com a Odebrecht foi uma novela longa, com capítulos intrigantes; para não dizer escandalosos. Os justiceiros da Lava Jato patrocinaram um leilão entre a OAS e a Odebrecht, prometendo premiar com o acordo de delação a empresa que se dispusesse a incriminar Lula. Por outro lado, outras delações que atenderam de pronto aos requisitos da força-tarefa, foram homologadas a jato.

Um episódio é marcante. Em maio, procuradores ameaçaram encerrar a negociação do acordo com a OAS porque Léo Pinheiro inocentou o ex-presidente Lula nos depoimentos!

Dilma, Lula e o PT são a obsessão doentia dos justiceiros. O resto, ou seja, os políticos e agentes que receberam milhões de propina desde a época de FHC, não estão no escopo da Lava Jato. O discurso da corrupção, segundo o pensador italiano Norberto Bobbio, é apenas uma arma do fascista para usurpar o Poder: “Ele acusa, insulta, agride como se fosse puro e honesto. Mas o fascista é apenas um criminoso, um sociopata que persegue carreira política. Mais que corrupção, o fascista pratica a maldade”.

Os policiais, juízes e procuradores que praticam arbítrios em nome do combate à corrupção, são incensados por uma imprensa canalha.

A Lava Jato está em suspeição, porque é conduzida com critérios obscurantistas e discricionários, que atentam contra a Constituição e a Lei, com o objetivo de atacar e condenar injustamente segmentos específicos.

É urgente abrir a caixa preta da Lava Jato e submeter a Operação a uma rigorosa auditoria, sob a vigilância de instituições nacionais confiáveis e de organismos jurídicos internacionais.

É passada a hora de se dar acesso público a todos os inquéritos policiais, processos judiciais e a todas as delações e depoimentos dos bandidos que operavam para o PMDB e PSDB a corrupção na Petrobrás, em Furnas e em outras estatais.

As arbitrariedades e os abusos da Lava Jato não somente violentam o sistema jurídico nacional, como colocam em risco a democracia e o Estado de Direito no Brasil.

O absurdo déficit de transparência da Lava Jato já se configura como uma ameaça totalitária real.

O sistema jurídico brasileiro está sendo subvertido por autoridades que exorbitam do poder e instalam o arbítrio em lugar da Lei. É urgente interromper esta realidade esdrúxula, em que juízes acumulam os papeis de investigadores, acusadores e julgadores, e procuradores perseguem fascistamente adversários políticos!

Os justiceiros não estão acima e à margem da Lei e da Constituição. Recai, sobre eles, uma enorme desconfiança. É imperativo, por isso, investigar e julgar os que investigam e julgam.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Dilson Magno

24/08/2016 - 12h26

Quando muda um governo tem que mudar seu quadro de funcionários nos serviços públicos também, por que quem está lá foi colocado diretamente ou indiretamente por essa elite golpista, nesse sentido o PT vacilou…

    nelodecarvalho

    24/08/2016 - 12h43

    Dilson, você tem razão, o PT foi abduzido pela direita brasileira com o discurso de um tal republicanismo. Coisa que é falácia. O PT está pagando por acreditar que podia governar com o inimigo ou o adversário. Quem ganha as eleições em qualquer parte do Mundo precisa pôr os seus quadros a governar e a dirigir a máquina do Estado. Porque se assim não for acontece o que está acontecendo com Dilma: escorraçada do poder.

Marcvs Antonivs

24/08/2016 - 09h47

Bobagem procurar culpados alhures. Os culpados são mesmo Lula e Dilma em suas obscenas escolhas para a PGR e para o STF! Não me venham dizer que os escolhidos não tinham escrito nas testa o que são de verdade. Gilmar Medes também não tem e FHC não poderia ter escolhido um juiz mais PSDBista do que ele. E não venham com republicanismo imbecil como o de Lula e Dilma, dizendo que os dois fizeram escolhas “técnicas” por que amigo(a), TÉCNICOS é tudo o que essa turma que está no STF e na PGR não são. Dilma, sei lá, talvez desde o início tenha percebido isso e tenha concordado em ser uma espécie de cordeiro do sacrifício. Talvez quisesse expor, com seu martírio político, toda essa lama que toma conta do poder no país. Coitada. Tão ingênua. Será que acha mesmo que esse país e a lama que dele tomou conta está incomodada em deixar aparecer e transparecer o que ela é e faz?? Culpados são mesmo Lula e Dilma que tiveram a chance única de mudar tudo isso, de expor tudo isso mas preferiram compactuar com tudo isso e foram engolidos e junto com eles, todos nós…


Leia mais

Recentes

Recentes