Menu

Quem conta uma mentira tem dificuldade de se expressar. É o que acontece quando Pedro Parente fala sobre o preço dos combustíveis no Brasil

Por Cláudio da Costa Oliveira, colunista do Cafezinho Sempre que é questionado sobre como e porque são estabelecidos os preços dos combustíveis no Brasil, Pedro Parente se “enrola” , não esclarece nada. Ele diz que é função de fatores externos, sobre os quais a empresa não tem controle, como a variação cambial e o preço […]

17 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Cláudio da Costa Oliveira, colunista do Cafezinho

Sempre que é questionado sobre como e porque são estabelecidos os preços dos combustíveis no Brasil, Pedro Parente se “enrola” , não esclarece nada.

Ele diz que é função de fatores externos, sobre os quais a empresa não tem controle, como a variação cambial e o preço internacional do barril.

Ontem um internauta perguntava : “Quando ele fala em “fatores externos” está se referindo a Deus ?”

Na verdade nem fatores externos e muito menos Deus estão envolvidos neste processo no momento.

Acontece que o mercado interno brasileiro de combustíveis vem sofrendo forte retração com a atual crise econômica. Sendo esta a mais rentável e principal fonte de receita da Petrobrás, o fato é preocupante.

Por outro lado, a queda no preço internacional do petróleo e  a desvalorização do dólar no Brasil, viabilizaram a atividade de importadores independentes de combustíveis, que passaram a concorrer e a ganhar mercados que tradicionalmente sempre foram da Petrobrás.

Alguns destes importadores são grandes empresas como a Ipiranga e a Raizen (Shell), respectivamente a 3ª e a 4ª maiores empresas do Brasil (segundo a revista Exame), além da Vale que passou a importar diretamente o diesel que consome.

O efeito é muito forte e a própria Petrobrás reconheceu estar perdendo para esta concorrência; uma perda de mais de 20% do mercado brasileiro de diesel, que é sua principal fonte de receita.

Os objetivos das recentes quedas de preços promovidas pela Petrobrás, são de inviabilizar o negócio destes importadores, matar a concorrência e voltar a deter 100% do mercado brasileiro.

Eliminada a concorrência, os preços voltarão a crescer no país pois Pedro Parente tem “carta branca” para isto; e conforme estabelece o PNG 2017/2021,  a principal meta é alcançar o indicador de alavancagem 2,5 estabelecido por Wall Street, sendo que , neste sentido, o aumento da geração de caixa é fundamental. No final a conta vai para o consumidor brasileiro.

Com certeza nós não veremos mais a Petrobrás subsidiando o consumidor brasileiro como ocorreu de 2011 a 2014, quando a empresa deixou de ganhar dezenas de bilhões de dólares, vendendo no Brasil combustível com preço inferior ao praticado no  mercado internacional. Mesmo assim, a empresa  registrou expressivos lucros no período,  pagando dividendos aos acionistas e participação nos lucros aos empregados.

Por mais absurdo que possa parecer, temos que admitir que a Petrobras estaria servindo melhor ao Brasil, se fosse hoje administrada por Paulo Roberto Costa, Nestor Cerveró e Renato Duque. É fantástico.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

lara

01/12/2016 - 05h13

a petrobras estaria melhor nas mãos do que estavam antes???
kkkkkkkkkk so rindo mesmo esqueceram que os que estavam antes saquearam a empresa repassando propinas para politicos???

    Fernando

    01/12/2016 - 08h58

    Sério que só conseguiu extrair isso do texto? Péssima interpretação.

      lara

      01/12/2016 - 20h14

      existem tantos outros absurdos nos texto deste site aqui que as vezes fico com preguiça de comentar todos eles por isso so comento alguns

lara

01/12/2016 - 05h12

kkkkkkkkk vamos ver se o escritor deste materia consegue se expressar:
na materia diz que assim que a petrobras eliminar a concorrencia o preço ira subir novamente
então eu questiono: voce esta defendendo aumento nos preços??? pois ate onde eu sei voces deste site são a favor de que a petrobras seja a unica a operar no brasil e que não tenha concorrencia alguma

    Fernando

    01/12/2016 - 09h02

    “No final a conta vai para o consumidor brasileiro.
    Com certeza nós não veremos mais a Petrobrás subsidiando o consumidor brasileiro como ocorreu de 2011 a 2014, quando a empresa deixou de ganhar dezenas de bilhões de dólares, vendendo no Brasil combustível com preço inferior ao praticado no mercado internacional. Mesmo assim, a empresa registrou expressivos lucros no período, pagando dividendos aos acionistas e participação nos lucros aos empregados.”

    Pulou essa parte, filha?

      lara

      01/12/2016 - 20h17

      se a petrobras estava vendendo gasolina mais barata do que produzia de onde ela tirou lucro?? tenho certeza que a petrobras teve prejuizo nesse periodo porem o governo maquiou as contas da empresa para dizer que ela teve lucro e enganar os tolos
      se estiver errado me diz ai como pode uma empresa vender mais barato do que produz e mesmo assim ter lucro?? outra pergunta que faço é porque uma empresa precisa receber os subsidios do governo pra ter “lucro”?? se ela fosse competente não precisa receber dinheiro de ninguem para lucrar

        Fernando

        02/12/2016 - 17h58

        A PETROBRAS opera em várias áreas justamente para não ser completamente atingida em tempos de crise. Você acha que a empresa vive apenas do combustível que comercializa? Ela sobrevive da venda de petróleo bruto, da sua atuação no mercado de fertilizantes (com a Fafen), no mercado de gás natural (com a liquigás e gaspetro), tem logística própria (transpetro e BR distribuidora), além da própria exportação de derivados de petróleo. Ou seja, mesmo mal gerida e roubada ela dava lucros gigantes.
        Mais alguma coisa?

          lara

          04/12/2016 - 04h31

          duvido que a petrobras tenha obtido lucro pois mesmo diversificando a produção os diretores da empresa são os mesmos e todos eles estavam de complo com os politicos que saquearam a empresa

          Fernando

          04/12/2016 - 10h39

          Não é simples assim. Ela tem de dar lucro, já que os maiores acionistas – sem contar o governo brasileiro – são norte-americanos. Logo, não havia essa tal maquiagem. Ela dava lucro mesmo com os carrapatos sugando seu sangue. O ramo do petróleo sempre foi muito lucrativo. Piorou depois da queda do valor do barril.
          Pelo seu comentário percebe-se que não tem conhecimento técnico nenhum. Sugiro que leia mais sobre o assunto.
          Att.

          lara

          06/12/2016 - 07h32

          a petrobras é uma empresa estatal logo ela não tem dar lucro algum pra sobreviver-fosse ela uma empresa privada se não desse lucro iria a falencia
          o motivo de a petrobras não estar obrigada a lucrar para sobreviver e muito simples: se ela passar a dar prejuizo o governo simplesmente ira cobrir todo o prejuizo-o dinheiro para cobrir o rombo da petrobras ira vim da população pagadora de impostos

          Fernando

          08/12/2016 - 12h43

          É… você não manja nada mesmo.
          A PETROBRAS é uma sociedade de economia mista, logo, como sociedade anônima tem sim de dar lucros aos acionistas através dos dividendos. Já ouviu falar disso?

          lara

          14/12/2016 - 08h40

          kkkkkkkkkk o principal acionista da petrobras é o governo logo se a mesma der prejuizo ao governo ele simplesmente ira tirar dinheiro da população para cobrir o rombo da empresa

        Fernando

        02/12/2016 - 17h59

        Perde-se por um lado, ganha-se do outro.

          Claudio da Costa Oliveira

          03/12/2016 - 10h12

          Prezado Fernando,
          Para defender sua posição política, a Iara tenta atacar um artigo que é tecnico, sem ter nenhum conhecimento do assunto. O artigo diz que :”vendendo no Brasil com preço inferior ao praticado no mercado internacional” . Ela entendeu isto como sendo : “vendendo mais barato do que produzia” . São coisas completamente diferentes. Ocorre que , na époco o preço internacional era tão alto e gerava tanto lucro, que a Petrobras e o governo Dilma, acharam por bem entregar parte deste lucro ao consumidor brasileiro.
          No atual governo isto não vai ocorrer, pois eles querem aumentar o pagamento de dividendos em Wall Street. Dane-se o consumidor brasileiro.

          Fernando

          03/12/2016 - 11h28

          Perfeito, Claudio. Perfeito!
          Decidiram subsidiar o consumidor, coisa que não se pode esperar desse governo.
          E realmente tem razão. Vender mais barato que o mercado internacional não necessariamente significa repassar mais barato que quando produziu.

          lara

          04/12/2016 - 04h45

          negativo amigo o que a petrobras fez foi o seguinte: o preço no mercado internacional estava alto então o governo aproveitou para cobrir um pouco do rombo-causado pelo proprio governo-vendendo para o mercado internacional
          logo que o preço no mercado internacional despencou veio as consequencias:
          prejuizo, prejuizo e prejuizo-tudo com o aval de dona marmota que esse site tanto glorifica

          lara

          04/12/2016 - 04h21

          disse tudo a petrobras é saqueada pelos politicos e enquantos eles riem a toa


Leia mais

Recentes

Recentes