Menu

A opinião incrivelmente idiota de Barroso contra a universidade pública

(Foto: Elza Fiúza/ABr) Desgraça pouca é bobagem. Não bastasse a sucessão de tragédias que caracterizam esses tempos pós-democráticos: desemprego galopante, entrega frenética de patrimônio público, destruição do nosso parque industrial, aumento da repressão policial, massacres nos presídios, defesa de leis fascistas, criminalização da política, partidarização golpista do aparelho jurídico do Estado, golpes, golpes e mais […]

135 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: Elza Fiúza/ABr)

Desgraça pouca é bobagem.

Não bastasse a sucessão de tragédias que caracterizam esses tempos pós-democráticos: desemprego galopante, entrega frenética de patrimônio público, destruição do nosso parque industrial, aumento da repressão policial, massacres nos presídios, defesa de leis fascistas, criminalização da política, partidarização golpista do aparelho jurídico do Estado, golpes, golpes e mais golpes, não bastasse tudo isso ainda temos de conviver com ministros do STF produzindo clichês idiotas em escala industrial.

Nesse quesito (de clichês idiotas), as principais estrelas são Carmen Lucia e Luis Roberto Barroso.

Barroso publicou, no último dia 14, um artigo (no Globo, claro) que, embora curto, 269 palavras, classifica-se como uma obra-prima da cretinice intelectual.

A gente se pergunta: a troco de que Barroso publica um troço desses, que não traz uma ideia nova, uma solução criativa, que ignora estudos que já existem, aos montes, sobre a importância da universidade pública e gratuita?

Barroso é um constitucionalista e fingia, até antes de ser ministro, ser uma pessoa progressista. Após vestir o manto preto, transformou-se num almofadinha covarde, oportunista, que só abre a boca para falar exatamente o que interessará aos donos da mídia e do dinheiro.

Vamos comentá-lo por partes. O meu texto vem entre colchetes e em negrito, e há comentários adicionais em seguida.

Por um novo modelo para financiar a universidade

Por Luis Roberto Barroso, ministro do STF

[A primeira pergunta que nos fazemos é: a troco de que Barroso acha que sua opinião é importante? Quer dizer, se ele fosse uma pessoa que estuda o tema, tudo bem, mas ele não estudou o tema. Ele não sabe nada sobre o tema. É constrangedor.]

A crise da Uerj revela não apenas a falência do Estado do Rio, mas também de um modelo de financiamento da universidade no Brasil.

[Mentira! A UERJ está aí, viva, há décadas. Já sobreviveu a várias crises. Por ela passou boa parte da inteligência fluminense e nacional, contribuindo para o desenvolvimento do Estado e do país. Engenheiros, juristas, escritores, geólogos, médicos. Blogueiros. Eu estudei na UERJ, e aprendi tudo que sei em suas bibliotecas. Politizei-me ao contato de suas comunidades. Ela está em crise agora por fatores alienígenas: a Lava Jato quebrou a indústria naval, de construção pesada, de petróleo e gás, paralisou todas as obras do Estado do Rio, exatamente no momento em que a Petrobrás sofria o maior ataque especulativo de sua história. A culpa disso deve ser partilhada pelo STF, e pelo próprio Barroso, que ao invés de dar entrevistas para falar de questões processuais que poderiam levar a Lava Jato a combater a corrupção sem destruir nenhuma empresa, e, portanto, sem produzir os efeitos sistêmicos que levaram a falência do Estado do Rio, usa um cargo público para defender o enfraquecimento da coisa pública. Além disso, Barroso bem que poderia falar sobre as incríveis regalias que o Estado proporciona ao Ministério Público e ao Judiciário do Rio de Janeiro, e que certamente não ajudaram o governo a manter as contas em dia.]

Portanto, há duas coisas a fazer. A primeira é ter um plano emergencial para salvar uma das principais universidades do país, pioneira na implantação de um sistema de cotas que vai mudar a vida da próxima geração. Na área do direito, por exemplo, a produção acadêmica da Uerj é a mais relevante do país. Também na medicina ela tem sido referência de qualidade. E em muitas outras áreas.

[Plano emergencial deveria ser cortar todas as mordomias dos mandarins do serviço público. E, sobretudo, defender a importância da universidade pública. Esse artigo de Barroso apenas reforça a crise da UERJ, na medida em que justifica e legitima a decisão de governos golpistas de cortar os investimentos em educação superior e pesquisa. Os governos do Rio e federal, além da Globo, que defende o fim do ensino superior público, encontraram um grande aliado em Barroso.]

Em segundo lugar, precisamos reunir as melhores cabeças do país e, talvez, uma consultoria internacional, para repensarmos o sistema público de ensino superior em geral.

[Essa é uma típica tirada de Barroso, que parece estar seguindo o mesmo caminho do Brasil, ou seja, avançando espetacularmente em direção ao passado. A frase poderia ser dita por um janota reacionário de um romance de Eça de Queiroz, um Conselheiro Acácio da vida. Que melhores cabeças do país, ministro? Uma democracia toma decisões via sufrágio universal. Numa democracia, decisões como essa são discutidas por toda a sociedade e não pelas “melhores cabeças”. O conceito de “melhores cabeças” seria o guardianismo, que, na literatura da ciência política moderna, conforme explicado por Robert Dahl, um dos maiores cientistas políticos do mundo, é exatamente o contrário de democracia. Ou seja, o novo Acácio do STF revelou-se um elitista, um não-democrático, um autoritário. Em suma, um idiota. Seria o primeiro a ser cortado desse grupinho imaginário de “melhores cabeças”.]

Precisamos conceber uma universidade que seja pública nos seus propósitos, mas autossuficiente no seu financiamento. Que saiba gerar seus próprios recursos, que saiba atrair filantropia, que tenha contribuições de ex-alunos. Que tenha uma dotação inicial relevante (endowment), com gestão financeira e pedagógica profissional e despolitizada. O orçamento público tem de ser, prioritariamente, para ensino fundamental e médio. A universidade brasileira vai ter de aprender a viver com recursos próprios, só contando com dinheiro público para alguns projetos específicos.

[Em agosto do ano passado, num de seus periódicos surtos de frases feitas, Barroso usou uma expressão mais direta: “Precisamos de um modelo que seja público nos propósitos e privado no financiamento.” Ele mudou “privado” para “autossuficiente no seu financiamento”. É um hipócrita, um farsante. “Público nos propósitos e privado no financiamento”? No Brasil? Barroso revelou que é uma espécie de lobisomem. Tem uma carinha boa e pacata durante o dia, mas vira um monstro à lua cheia dos holofotes da grande mídia. É muito irritante porque são frases que falseiam a realidade, desinformam. As universidades dos Estados Unidos, que são o modelo óbvio no qual o ministro se inspira, nasceram de um sistema tributário completamente diferente do nosso. Os EUA sempre tiveram, historicamente, o maior imposto sobre herança do mundo. Franklin Roosevelt, o presidente americano que salvou o país da depressão através de grandes investimentos em obras públicas, que se elegeu quatro vezes consecutivamente, e que convenceu a opinião americana a ajudar a Europa a vencer o nazismo, elevou o imposto sobre herança nos EUA para 75% em 1935. Sim, 75%.

O tributo imediatamente produziu um efeito profundo sobre a decisão de todos os milionários americanos desde então. Antes de morrer, eles doavam suas fortunas para uma fundação, de preferência ligada a universidades. Foi assim que as universidades privadas americanas começaram a receber uma grande quantidade de recursos. De lá para cá, o imposto sobre herança nos EUA (inheritance ou estate tax) oscilou bastante, mas sempre permaneceu acima de uma média de 40%, como é hoje. 

Além disso, os EUA têm um outra cultura. Sendo o país mais rico do mundo, inclusive por causa do patrocínio a golpes de Estado em países como o Brasil, eles conseguiram elevar a sua taxa de poupança interna a níveis muito altos. O americano médio (embora hoje cada vez menos) conseguia juntar dinheiro desde cedo para pagar os estudos superiores de seus filhos. Mas o modelo americano é também um dos mais elitistas do mundo, ao contrário do europeu e do asiático. Não é um bom exemplo para ninguém. Sobretudo para um país com tanta gente pobre como o Brasil.

O Tio Sam sempre regulamentou sistemas de empréstimo estudantil, a juros baixos, para os jovens americanos poderem pagar seus estudos. Mesmo assim, muitos especialistas alertam para a bolha que se formou com esses empréstimos, e que podem ser a base para a próxima grande crise financeira mundial. Em junho de 2014, a Economist estimou que o déficit estudantil nos EUA havia excedido US$ 1,2 trilhão, com 7 milhões de devedores em situação de calote. Cerca de 43 milhões de americanos usam o financiamento estudantil para pagar suas universidades. É uma bomba relógio que pode explodir a qualquer momento.

Outra coisa: os EUA tem universidades públicas e comunitárias, cujo funcionamento, custos e receitas, não são analisados por esses aventureiros, como Barroso, que desatam a falar sobre o que não entendem.]

Nessa linha, devemos ver os diferentes formatos praticados no mundo, estudando as universidades de sucesso nos diferentes países. E adotar um que sirva para o Brasil. Na medida em que a universidade se torne autossuficiente, ela deverá recrutar professores em todo o mundo, com aulas em português, inglês e espanhol. Não há país verdadeiramente desenvolvido sem instituições de ensino superior de ponta. Estamos atrasados e com pressa.

[O modelo usado aqui serve muito bem ao Brasil. Já não temos problemas demais? O que o Brasil precisa não é de um novo modelo de financiamento da universidade pública e sim um Judiciário que proteja a democracia de golpes de Estado. É muito cinismo! Barroso lavou as mãos para o golpe, e agora quer fazer a universidade pública pagar pelas consequências devastadoras geradas por ele? “Estamos atrasados e com pressa”. Quem disse? Quem está com pressa? E que história é essa de aulas em português, inglês e espanhol? Já existe intercâmbio entre universidades do Brasil e do resto do mundo, e eles podem ser intensificados, mas o que isso tem a ver com o financiamento da universidade? Por que o Barroso não pergunta a seus novos patrões, a família Marinho, se eles não estão dispostos a doar todo seu patrimônio, como fizeram tantos milionários americanos, a uma fundação universitária?]

***

Comentários do blog:

A universidade pública brasileira sempre pode melhorar. Novas ideias são bem vindas. Incentivar doações seria ótima coisa, mas terá Barroso coragem de defender um imposto sobre herança aos moldes americanos? Os milionários brasileiros, hegemonizados por golpistas sem o mínimo compromisso com o bem estar e o desenvolvimento da parte mais pobre da população, doarão suas fortunas para fundações universitárias?

Barroso, aliás, podia dar o exemplo, e doar todo o seu patrimônio a uma fundação voltada para o ensino superior público.

Teria Barroso a coragem de falar do imposto sobre herança num artigo, com vistas a, ao menos, informar à opinião pública brasileira que a universidade privada americana não surgiu por milagre, e sim por conta de um sistema tributário extremamente rigoroso, voltado especialmente para rico?

Não tem.

Barroso só tem coragem de expor platitudes e clichês idiotas que não lhes causam problemas na mídia. Por isso, eu digo que o STF se tornou um puxadinho jurídico da Globo, uma instituição completamente desmoralizada, e que, aos moldes de sua própria covardia em 1964, foi novamente leniente e cúmplice do golpe de 2016.

É tudo muito engraçado, diabolicamente falando. Os caras dão um golpe de Estado no Brasil e levam ao poder um monte de corruptos não eleitos. O país afunda em questão de meses. As contas não fecham. Aí eles começam a entregar patrimônio público, nossas principais empresas, estatais e privadas, para os outros países, e passam a defender a privatização até mesmo das nossas universidades, usando como justificativa a crise que eles próprios criaram.

Até onde vai o cinismo dos almofadinhas do golpe, como Luis Roberto Barroso?


[Arpeggio – coluna política diária. Por Miguel do Rosário]

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Geronimo W. MACHADO

18/01/2017 - 23h43

Triste barraso! Um almofadinha desequilibrado…

Hocus Pocus

18/01/2017 - 21h06

Como é que este personagem nefasto(estou sendo elegante),EXPLICA A UNIVERSIDADE PÚBLICA E GRATUITA DOS NOSSOS VIZINHOS ARGENTINOS???? (Que forma profissionais de todos os países da América do Sul,incluindo brasileiros)
E se algum desinformado imagina ser de baixo nível tal vez sirva como referência que a Universidade de Buenos Aires já gerou 3 prêmios Nobel de Medicina.
ENTÃO SE NÃO TIVER NADA IMPORTANTE PARA DIZER SEU BARROSO,CALA A BOCA !!!!!!!

f aldair

18/01/2017 - 12h11

Questões;
1. Todos ministros do STF foram indicados no governo Lula/Dilma, exceto Gilmar Mendes.
2. Pagar os professores e funcionários da Uerg sem pagar todos servidores estaduais e aposentados seria crime, isso Vale também para verbas de OCC.
3 T odas privatização até agora foram feitas no governo Lula/Dilma (12 anos)
4.Lava Jato quebrou a indústria naval? . Argumentar com crenças políticas é o fim.
5. Quem cortou verbas de OCC das IFES foi a Dilma.
6. Onde o governo do Rio defende o FIM do ensino superior público gratuito?
7. Qual editorial da Globo defende o fim a gratuidade do ensino nas IFES,nas IEES.?
8. Se eu não me engano, trabalhamos 128 dias para os impostos . Nos EUA TRABALHA 102 dias.
9. Não existe nenhuma universidade brasileira entre 100 melhores no mundo.
10. A realidade é cruel com as informações.

    Miguel do Rosário

    18/01/2017 - 15h38

    1) Não exagera. Vários ministros vieram de antes de Lula/Dilma: Celso de Mello, Marco Aurelio Mello, por exemplo. Sim, Lula/Dilma indicaram, mal. Bando de covardes que mudaram de lado.
    2) Tem que pagar todo mundo, mas cortar as mordomias dos marajás do judiciário e MP.
    3) Caramba, que mentira. Quem privatizou a Vale, a Telebrás, vendeu metade da Petrobrás em NY? FHC. Lula/Dilma interromperam as privatizações.
    4) Sim, Lava Jato quebrou indústria naval. Não sou eu que digo, mas os proprios engenheiros. E não foi apenas a indústria naval, mas toda a cadeia de petróleo e gás, além do setor de construção pesada.
    5) Mentira. A Dilma elevou o FIES a níveis nunca antes vistos na história do Brasil. Depois teve que enxugar, porque estava havendo muita distorção. Mas antes dela não havia nem 10% do que ele disponibilizou.
    6) Não falei isso. Mas com certeza os setores à direita do governo defendem.
    7) GLobo: http://oglobo.globo.com/opiniao/crise-forca-fim-do-injusto-ensino-superior-gratuito-19768461
    8) O trabalhador pobre. O rico brasileiro trabalha 1 dia para pagar os impostos. Fazer média com imposto, no Brasil, é burrice.
    9) Tem sim, a USP, pública. Os melhores cursos do país são todos públicos.
    10) Concordo.

      Edi Passos

      19/01/2017 - 10h12

      Perfeito MIguel!

      Tem que desmascarar esses falsários exatamente dessa forma, de imediato e com objetividade, caso contrário, suas mentiras e números falsos caem nas “redes de esgoto sociais” e lá viram “verdades” num piscar e olhos

      vicente figueiredo

      21/07/2018 - 10h38

      Mas também é lamentável criticar de maneira o ministro por seus artigos. Perde a credibilidade. TODOS nós temos o direito de emitir a sua opinião. Lamentável o blogueiro dizer que ao assumirem o STF ministros mudaram de lado. Ministro não pode ter lado.

Romilton Batista de Oliveira

18/01/2017 - 10h15

Concordo plenamente com tudo o que eu acabei de ler. O maior problema do Brasil está nos gastos exorbitantes dos três poderes, em especial, o judiciário, que em vez de representar o povo, representam a eles mesmos.

Ednaldo Costa

17/01/2017 - 18h01

Vemos um aparelhamento por parte destes golpistas no Governo, no Parlamento, no Judiciário, MPF e na Grande Mídia. Só uma reação popular de larga escala para combater este mal.

Cezar Latzke

17/01/2017 - 19h22

O curtura

Joana D’Arc Dias Dini

17/01/2017 - 15h57

E quem disse que ministro do STF tem ficar dando opinião na mídia??? Deveriam se ater a cumprir suas funções!!! Ou estou falando besteira???

Rogerio

17/01/2017 - 13h14

O ministro barroso, ( bezinho), foi mordido pela mesma mosca que mordeu o gilmar mendes. Foi seduzido pelos holofotes da mídia conservadora. O conceito é, ” o que é ruim para o USA deve ser ruim tambem para o Brasil”, logo
vamos trazer p´ra cá. Assim teremos menos gente pensante para contrapor a “justiça” lenta e seletiva que o STF e outros orgãos praticam. Quando assumiu a função de ministro acreditei que fosse isento e competente. Decepção total.
Perde-se em seus artigos, incisos e parágrafos sem objetividade. Quando se propõe a opinar fora dessa moldura lança essas pérolas. Perdeu mais uma oportunidade de calar-se.

Maria Eloísa Bueno de Azevedo Silveira

17/01/2017 - 13h12

Não sei o que aconteceu com esse ministro. Será que descobriram alguma coisa contra ele e está sob ameaça? Antes era tão cônscio de sua responsabilidade para com a Nação e depois tornou-se mais um torcendo contra o país! Não entendo o deslumbramento com as leis norte-americanas que não afetam o modo de vida dos mais ricos, mas penalizam os mais pobres.

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA

17/01/2017 - 13h05

simplificando tudo,estamos passando por uma americanização do brasil,afinal o dic vigarista entregou nosso petroleo para os americanos,parece que vão entregar o espaça aéreo também,e agora entregar também nossas escolas.
Parabéns globo,parabéns moro,parabéns stf,parabéns senado,parabéns deputados do pmdb e psdb que se uniram para ferrar com o brasil.Socorro exército,estamos perdendo nossa soberania nacional.

Silveira Silveira Dori

17/01/2017 - 15h02

Aí se vê quão baixo o PT chegou para indicar um sujeito desses para o STF

marco

17/01/2017 - 12h59

O que esperar mais,de um ” BUNDÃO DESSE PORTE ?”

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA

17/01/2017 - 12h58

só existe duas saídas para o brasil:a volta de Lula ou uma ditadura militar.

Telma

17/01/2017 - 12h28

É desalentador vermos o nosso país dirigido por uma elite formada de entreguistas corruptos e antinacionais somados a um sem número de trapalhões e completos idiotas.

Sergio Henrique dos Santos

17/01/2017 - 12h15

É impressionante a capacidade da “elite brasileira” de quere resolver os problemas do país com ideologias vazias e demagogia. Achava-se que esse comportamento era típico de militantes da esquerda. Mas na pratica é exatamente o contrario. O momento em que vivemos esta evidenciando muito este comportamento é comum ouvirmos termos como “melhores cabeças”, isso em nada me surpreende.
Outra coisa é achar que o sistema econômico privado vai resolver todos os problemas em todas as áreas. Olhando assim eu vejo que quanto mais essa elite estuda mais burra ela fica. É só lembrarmos o que o interesse privado fez com o sistema político brasileiro, imagine só o que aconteceria com nossas universidades.

C.Poivre

17/01/2017 - 11h57

F.Morais: Perguntar não ofende:

http://www.nocaute.blog.br/brasil/perguntar-nao-ofende.html

Lincoln Sousa

17/01/2017 - 13h32

“Idiota” é eufemismo… Não bastava apoiar e garantir o Golpe de 2016… Os membros do STF continuam a prejudicar o país e os direitos do povo brasileiro… E os retrocessos continuam…

Romulus

17/01/2017 - 11h21

Excelente texto!

Eu, como ex-aluno da UERJ – e do Min. Barroso – nao me surpreendi com a guinada privatista dele nao… isso so surpreende quem nao leu textos dele da epoca das privatizaçoes de FHC.

O que surpreendeu foi o desprezo dele pela Constituiçao, pelo Estado Democrático de Direito e pelo decoro.

Aqui, comentários que fiz no Facebook e no GGN sobre este tema:

(http://jornalggn.com.br/comment/1043531#comment-1043531)

“Para ‘melhorar’ de vez a ‘institucionalidade’ brasileira, só mesmo quando o barroso for presidente do stf (td em minúscula mesmo).

A canalhisse dele diante da situação da UERJ – onde fez graduação e pós-graduação de graça – ultrapassou qqr limite.

A americanofilia dele beira o ridículo. E já era motivo de piada por parte de outros professores desde que eu ainda estava sentando lá nas carteiras da faculdade, no Maracanã, nos idos dos anos 2000”.

“Eu pergunto: é ~ pavão ~ ou é o ~ peru ~ que a Pocahontas deu pros colonizadores??
Tiago Nunes diz:
PARA QUE DINHEIRO PUBLICO…UERJ QUE VIRE HARVARD!
Ministro Barroso, o americanófilo por excelência, quer ver a universidade publica funcionar sem financiamento público, com doações de ex-alunos, filantropia e capital privado. Enfim, penso que ele quer que a UERJ vire uma espécie de Harvard. Ele diz essas asneiras todas, bonitas em papel, sem contar com a realidade histórica, social e cultural do país em que vive. Será que de tanto ir aos EUA ele perdeu a noção de onde mora???”

“Barroso contra universidade pública
Há muito que esse aí deixou de me enganar!
Mas não deixa de chocar o quão direto ele foi!
É muita cara de pau…
O Aroeira pergunta pra mim: “é o Barroso sendo Barroso?”
E respondo:
Mais Barroso impossível: acena com a “perfumaria” (atenção nas aspas!) – cotas – para entregar o principal: a educação pública.
E acena, mesmo assim, falsamente: que universidade “que tem que se financiar” vai fazer ação afirmativa??”

Em tempo, Miguel: ele nao denuncia as benesses do judiciário e do MP fluminense porque faz parte da turma, ora! É procurador do Estado, assim como todos os seus colegas. A posse que eles tem da PGE é um “case study” (olha a americanofilia…) para patrimonialismo no Brasil!

P.S.: tenho mandado os posts no meu blog e no GGN pra vcs da redação por whatsapp. Sintam-se livres para usar o conteúdo.

Luciana Liberato

17/01/2017 - 13h14

Parabéns pela coragem!!!
Estamos, em verdade, vivendo num caos, propositalmente, criado por este governo golpista, onde o medo, o desespero são as bandeiras levantadas para o entreguismo e antinacionalista se instalarem.
Vamos às ruas mostrar a nossa força, pela democracia, dignidade e liberdade.

Claudio

17/01/2017 - 10h14

Obrigado e parabéns pela brilhante argumentação frente à sapiência divina do Deus Barroso.

Edi Passos

17/01/2017 - 10h10

Perfeito Miguel! Parabéns e obrigado.

Sérgio Padre Sérgio Neres

17/01/2017 - 10h03

O fato de comentar sobre um tema pertinente de maneira indevida, igual fez o Ministro Barroso, é negativo para dizer que os nossos “cabeças pensantes” estão profundamente ideologizados por uma camada privilegiada da população brasileira. No entanto, eu vejo como positiva esta atitude ao discutirmos este tema da universidade pública brasileira. Portanto, que possamos fazer uma discussão honesta, justa, transparentes, livre.

Rayssa Butsev

17/01/2017 - 11h50

..Parece que tudo ficou sem sentido algum.., Breve teremos todos os criminosos do mundo buscando esse Brasil sem LEIS, aqui bandido tem os direitos que é negado ao cidadão de bem, aqui os criminosos tem acesso ao GOVERNO e la estão fazendo e desfazendo de todos os VALORES que um dia meus pais me ensinaram…Sinto o LUTO em meu coração …..A Esperança se desfaz a cada dia, e ver o POVO de cerveja na mão em frente ao futibol ou Carnaval enquanto o nosso futuro e dos nossos filhos e netos é emporcalhado pela CORRUPÇÃO…..Muita gozação pela internet….e pouco trabalho real por nossas vidas ….Vivemos no País da IMPUNIDADE VERDADEIRA E REAL…..aqui tudo e negociado e dado um jeitinho….Ética não existe e Respeito ja esta em extinção….Sinto tanta vergonha!

Claudia Teixeira

17/01/2017 - 09h48

Até que enfim… Surge um jornalista, com conhecimento e coragem para colocar os pingos nos is.
O STF se apequenou, um bando de lambe botas dos interesses norte americanos.
Muito triste e revoltante.
Parabéns pelo texto, Miguel Rosário.

Raimundo Nonato Pereira

17/01/2017 - 09h48

Desculpe,se fui duro nas minhas opiniões,entretanto,se for para elogiar quem não presta e ficar bajulando os que foram coniventes com a aplicação,à troco de barganha na calada da noite,nas dependências internas do jaburu,eu terei que dizer que o GOLPE CIVIL,foi correto e necessário,o que de plano não concordo e nem tão pouco aceito ser chamado á atenção.

Raimundo Nonato Pereira

17/01/2017 - 09h39

Esse senhor,simplesmente demonstra que é mais um dos aliados ao toga falante,digo,o gilmarzinho e sua turma que forma a banda podre do judiciário,isto,é, o moleque de recado chamado de tófolis,o metido a inteletual apelidado de celso ducano,o bobalhão tocador de sanfona,fux,o cara durão,porém,frouxo,chamado de teori e por último a soror e defensora dos juízes picaretas do poder judiciário.Sendo assim,é de extrema preocupação a situação da nossa justiça,infelizmente nas mãos dos apoiadores do GOLPE CIVIL, com o aval do mpf conivente! Tudo isso é uma vergonha nacional.

Bruna Bottan

17/01/2017 - 11h31

Luiz Fernando Cerqueira

    Luiz Fernando Cerqueira

    17/01/2017 - 11h42

    Tá feia a coisa mesmo….nossos maiores pesadelos estão virando realidade…

    Bruna Bottan

    17/01/2017 - 11h42

    Depois do.golpe na democracia não podemos esperar nada pro.bem do.povo

João Ostral

17/01/2017 - 09h10

Todos os assuntos que se tratam, que se analisam e que proponham retrocessos, está lá o dedo sujo da globo. Já passou muita da hora dela. Ou democracia ou globo. As duas juntos não combinam.

Diógenes Pinheiro

17/01/2017 - 09h01

Muito boa resposta e vem ao encontro de nossa indignação! Estamos realmente fartos desses oportunistas!

Vinicius

17/01/2017 - 08h56

Um lixo como todos os seus pares no tribunal que se diz superior.

Ana celia silva menezes

17/01/2017 - 08h55

Opiniões inescrupulosas revestidas de “analise politica”, como essa emitida pelo senhor barroso serve apenas para uma coisa: evidenciar o potencial, comprometimento ético e politico de mikhares de brasileiros como Miguel do Rosário, que de forma lucida, inteligente e analítica nos presenteia com uma verdadeira aula sobre “o público”. Apenas lembro que este debate sobre publico e privado na educacao brasileira, é antigo! E nos, militantes da Educacao publica e gratuita ja conhecemos exatamente o que um discurso como o do senhor ministro esconde! E, parodoxalmente é tão revelador.
Obrigada, Miguel!!! Excelente sua análise e coragem!.

Herivelton Correia Silva

17/01/2017 - 10h41

Educação pública é uma obrigação do Estado e previsto na Constituição! talvez o nobre Juiz não conheça os dados estatísticos referentes às Universidades públicas no Brasil, mas na maioria delas o universo de estudantes provenientes das escolas públicas são maioria entre o corpo discente e também que os estudantes que dependem das bolsas de auxílio à permanência na Universidade possuem índice de rendimento maior que os não assistidos. De qualquer forma, não seria mais conveniente que o nobre ministro defendesse a aplicação do texto constitucional (já que tá longe de ser contemplado, dado o sucateamento intencional das Universidades públicas e do irrisório volume de recursos direcionados à assistência estudantil), ao invés de pregar a supressão dos direitos conquistados?

Francisco Aquino

17/01/2017 - 10h06

NÓS ESTAMOS FUDIDOS MINHA GENTE, NINGUÉM PARA NOS SOCORRER.

Hilário Sousa

17/01/2017 - 08h03

É isso, deram poder demais. Certos indivíduos, não merecem sair de onde estavam.

Marco Chalegre

17/01/2017 - 09h20

Esse supremo virou piada e, de mau gosto!

Luiz Henrique Zaidan

17/01/2017 - 08h58

Um perfeito idiota e ingrato com a universidade que o revelou!

Hider Albuquerque

17/01/2017 - 07h46

Quando um ministro da Suprema Corte sustenta um argumento desses para privatizar uma Universidade, tenho certeza que é hora de uma intervenção popular. Dissolve tudo e começa de novo.

js

17/01/2017 - 04h54

Vc se esqueceu de uma perola: o Presidente eleito Trump teve q barganhar uma açao de FRAUDE contra o ERARIO e contra o DoD por forjar ofertas para emboscar os veteranos de guerra. Gente q lutou para garantir o conforto dos ricos e retornou para uma arapuca legal e existencial. Imagine vc na situacao dessa gente q chegou apos anos de muita violencia tentando se adaptar a vida civil e se ver endividada e sem um diploma, num golpe dado por nada menos q seus presidente eleito?

Outra coisa, os juros nos estados conservadores sao de 9%aa, isso eh impensavel aqui, vc consegue dinheiro mais barato com a Mafia, nao estou brincando. O Obama e a Michelle acabaram de pagar suas dividas estudantis a poucos anos atraz, so para vcs terem uma base da ‘realidade’ q esse verme quer nos inflingir.

No mais comungo em sua indignacao com esses comentarios desgraceiros e cretinos de gente q nunca se perceberam serem SERVIDORES PUBLICOS.

Roberto Nardi

17/01/2017 - 06h43

Quanta caca vamos engolir mais?

Carlos Alberto Neves Albergaria Barreto

17/01/2017 - 02h10

Miguel, tomara que o almofadinha tome um pouquinho para ver se desperta. plim plim.

Fernanda Machado de Farias

17/01/2017 - 02h49

Dá até medo de ler a matéria, mas vamos lá…

Eliamar Silva de Oliveira

17/01/2017 - 02h49

FACULDADES SÓ PARA RICOS, PARA POBRES LIMPAR LATRINAS, SEGUNDO ESTE JUIZ.

Maria Heloisa Ferreira Damaceno

17/01/2017 - 02h48

Que babaca,travestido de excelência,um bobão que não conhece o país que habita vivem em outro mundo.
Idiota

Gui Mallon

17/01/2017 - 00h41

quanto ao Barroso.. desde que a Globo divulgou notícias da mulher dele envolvida em falcatruas em loja de sua propriedade em Miami, ele mudou da água pro vinagre (quem assistiu aquela cena da cabeça do cavalo morto na cama do chantageado no “O Poderoso Chefão” entende o que eu digo)

Gui Mallon

17/01/2017 - 00h36

Tudo vem de Hayek, o grande inspirador da onda neoliberal que destrói o mundo contemporâneo. Ao fracassar como teórico de macroeconomia (seu último livro sobre o tema de 1941 foi massacrado pela crítica especializada), o austríaco Hayek passou a se dedicar a escrever filosofia política. Bom escritor, foi bem aproveitado pela direita e virou religião (de Tatcher, Reagan, Gorbachev) e, depois, consenso até da esquerda. (Convenhamos, Dilma adotou políticas neoliberais, ideias hayekianas). Hayek era obcecado em livrar a Austria do estigma nazista, para isso criou a ideia que a origem do mal não eram as ideologias, mas o estado forte e sua intervenção na economia. Não houve melhor canto de cisne para os ouvidos do capital pré-globalizado. Oitenta anos depois, bilhões e bilhöes de dólares investidos na divulgação destas ideias, temos uma concentração de renda no mundo sem paralelo na história, uma economia fortemente baseada em capital especulativo em detrimento do capital produtivo. Só não contaram que o planeta é finito e estamos muito longe de colonizar outro planeta.

Rogério Gonçalves

17/01/2017 - 02h33

2018 tá aí. Lula de volta, acompanhado de uma limpeza no congresso mais sujo de todos os tempos. Sem imunidade parlamentar, tem que ir uns 400 picaretas pra cadeia. A começar por Temer e seu ministério pavoroso.

Luiz Carlos Soares de Oliveira

17/01/2017 - 00h19

O fato de Barrosos falar em melhores cabeças é porque a dele funciona muito mal. Ele deve estar com inópia mental, diria
Machado de Assis.

Marcio Moreira da Silva

17/01/2017 - 02h01

Tem idiota pra tudo!!

José Luiz DE Oliveira Oliveira

17/01/2017 - 01h59

OS ELEITORES DESTA MÚMIA SÃO MAIS ATRASADOS QUE ELE!

Juarez C. Carbeiri

16/01/2017 - 23h44

Perfeita análise! Esse Barroso me decepcionou é muito! Pousudo, parecendo honrado! Deve fazer parte do baixo Cleto do Mínimo Tribunal de Justussa (com dois SS, assim bsino chama a justiça nazista!)
Mas, por que ele é sua covarde trupe, com exceção de poucos, como março Aurélio de Mello, não colocam as ações de Dilma contestando o golpe? Estão esperando, descaradamente, passarem os dois anos do golpe democrático, mas, para a infelicidade dessa JustiSSa o povo não deixará!

Michelyne Fernandes

17/01/2017 - 01h37

Idiota completo

    Hell Back

    17/01/2017 - 01h58

    E o Gilmar Mendes é o Savant (idiota-sábio)

Fernando Vidal

17/01/2017 - 01h36

O retrato do STF…

Francisco de Assis

16/01/2017 - 23h30

Luis Roberto Barroso virou um “prostituto do 1%” e, quando disse que o velhaco FHC introduziu o iluminismo no Brasil, mostrou seu propósito de se habilitar, por um dedazo da Globo e da plutocracia, como indicado para ser eleito indiretamente pela assembleia geral de bandidos do congresso, quando o Temerrato – o Governo dos Bandidos cair de tanta podridão.
.
Quando escreve esse tipo de artigo, aqui comentado, mesmo sem dizer nada que não platitudes, está lambendo o saco da plutocracia para chegar a seu intento. No STF golpista, cabe observar, ele é um , entre muitos, dos “prostitutos do 1%”, cada um mais vassalo e nojento que os outros, atropelando-se uns aos outros para ser o escolhido, prestando-se a todo tipo de jogo sujo, como a destruição dos direitos trabalhistas, a facilitação do golpe e tantas outras escrotidões.

Antonio Passos

16/01/2017 - 23h23

Parabéns Miguel. Se todos os democratas deste país falassem neste tom, o GOLPE não teria vida fácil e as coisas não estariam como estão. Mas a maioria prefere os datas venias.
Aragão por exemplo ouviu barbaridades do PGR e se portou com “altivez republicana”, a mesma de quando soube quem grampeou Dilma e não fez NADA.
Uma coisa que também descobrimos recentemente é que dar golpe no Brasil é “mole mole fácil fácil”, como dizia o antigo comercial.

ELisabeth Silva

17/01/2017 - 01h18

CRETINO ignorante IDIOTA

    Hell Back

    17/01/2017 - 02h01

    É um savant.

Marcos

16/01/2017 - 23h13

Parabéns pela análise

Emerson Pereira de Carvalho

16/01/2017 - 23h10

Lenhada certa! kkkkkkk

José X.

16/01/2017 - 23h05

no primeiro comentário o miguel já acaba com o barroso: a troco de que ele está dizendo isso ? é especialista no assunto ? é pesquisador desse assunto ?

esse aí era um dos ministros que prometia mais…acho que não tem mais jeito, o judiciário brasileiro acabou

Zé Geraldo Pereira Jr.

17/01/2017 - 01h00

Tem alguém que ainda espera algo de bom deste golpe?

José Azevedo

17/01/2017 - 00h57

Só uma pergunta! onde ele estudou?

    Miguel do Rosário

    16/01/2017 - 23h00

    na UERJ

Vicente Dumont

17/01/2017 - 00h40

TODAS JUSTIÇA DO BRASIL ESTÁ CORROPIDA NÃO TEM JEITO, ELE SÒ FAZEM LEIS PARA BENEFICIAR A ELITE CONSERVADORA DESSE PAÌS.

Marcelo de Faria

16/01/2017 - 22h40

Parabéns Miguel do Rosário!Realmente Jornalistas com “j” maiúsculo só se encontra na blogosfera. E você dá-nos o matiz perfeito da nossa indignação!

Álvaro

16/01/2017 - 22h37

Ótimo texto!
Barroso é mais um medíocre que vai passar sem deixar saudades ou legado jurídico algum. O judiciário está vazio, caótico, inútil.

Juveneu de Araujo

17/01/2017 - 00h26

Perece que que esses ministros são bem devagar quase parando meio simbólicos ele não me representa

Gerson Cardoso Costa

17/01/2017 - 00h18

O Ministro, na sua fala, retrata muito bem a republiqueta de bananas que o Brasil se transformou ! Parabéns ao articulista Miguel Do Rosario !!!!!

Luiz Augusto Tadeu Gomes

17/01/2017 - 00h14

Absurdamente imbecil

Jackie Hermano

17/01/2017 - 00h14

Já usou a universidade pública para graduação desejada,com seu salário milionário pode bancar o estudo dos filhos, então agora quer que a educação pública se exploda.
Idiota e mais idiota ainda quem aplaude!

Jeova Nina

16/01/2017 - 22h12

Esse judiciário passou a ser uma verdadeira vergonha. O que fazem esses caras lá dentro?! Tomando cafezinho, e nada mais?!
A novidade que não foi falada: esse senhor estudou gratuitamente nessa Universidade!!! Não seria um bom exemplo que esse senhor almofadinha fizesse contribuições periódicas para a Universidade? Será que ele já deu alguma contribuição financeira para a biblioteca (dessa Universidade) onde ele estudou? Ou ele escreveu um artigo no Globo apenas para aparecer?!

Ricardo

16/01/2017 - 22h10

Sugiro ao tal Barroso, já que ele está tão preocupado em encontrar um modelo para nossa Universidade, dar uma olhada no sistema alemão de ensino superior, onde desde 2010 TODAS as Universidades são públicas e gratuitas.

Francisco Das Chagas de Souza

17/01/2017 - 00h07

Esse idiota é somente idiota ou é um laranja?

André Lopes

16/01/2017 - 22h04

jornalggn.com.br/noticia/o-homem-por-tras-dos-ataques-virtuais-ao-ministro-barroso

Nadirue Euridan

17/01/2017 - 00h04

E uma besta como essa é paga a peso de ouro pela sociedade para não fazer nada e falar besteiras

José D Bezerra

17/01/2017 - 00h03

E muito incômodo para um brasileiro ver que seu.inposto paga esse tipo de.juiz temos muito que lamentar.

Paulo Machado

16/01/2017 - 23h59

E pensar que nossos blogs de esquerda bancaram a candidatura de Barroso a Ministro. Onde anda o mea culpa?

    Miguel do Rosário

    16/01/2017 - 22h01

    pois é

Fernando Vidal

16/01/2017 - 23h49

Um perfeito imbecil, mais um coxinha no pedaço.

Thai Ribeiro

16/01/2017 - 23h41

Esse cara ta me dando nojo !!

Maria Thereza Gonçalves de Freitas

16/01/2017 - 21h38

dissecou a fala ridícula desse ministro. nunca confiei que pudesse ser mais “arejado”, desde que soube ter sido advogado da tal de ABERT (da globo, na prática). asqueroso. o próprio asno pomposo.

Carlos Alberto Leal

16/01/2017 - 23h35

Diarreia intelectual

Slv Alt Mog

16/01/2017 - 23h28

“As universidades dos Estados Unidos, que são o modelo óbvio no qual o ministro se inspira, nasceram de um sistema tributário completamente diferente do nosso. Os EUA sempre tiveram, historicamente, o maior imposto sobre herança do mundo. Franklin Roosevelt, o presidente americano que salvou o país da depressão através de grandes investimentos em obras públicas, que se elegeu quatro vezes consecutivamente, e que convenceu a opinião americana a ajudar a Europa a vencer o nazismo, elevou o imposto sobre herança nos EUA para 75% em 1935. Sim, 75%.”

Mandarim

16/01/2017 - 21h22

Barroso não merece a alcunha de filho de puta somente porque nenhuma prostituta mereceria o desgosto de ser acusada de te-lo parido.

Romário Carlos

16/01/2017 - 23h20

Não é esse aquele que “mata no peito?”

    Edi Passos

    17/01/2017 - 10h14

    Não, aquele é o tal de Fux! Mas é da mesma laia.

Vera Lúcia Gonçalves Domingos Araújo

16/01/2017 - 21h20

Não vou comentar . Já foi e muitíssimo bem em” A repressão q gera o medo’. Só quero parabenizar o autor Miguel do Rosario. Magnífico!

Valmir Nascimento

16/01/2017 - 23h18

Eles estão incomodado com a presença dos pobres que hoje pode frequentar universidade.

Sebastiao Abdala

16/01/2017 - 23h16

o que esperar de um idiota?

Leonildo

16/01/2017 - 21h09

Em qual faculdade ( universidade)ele estudou alguém sabe?

    Edi Passos

    17/01/2017 - 10h21

    Pelo que consta, na própria UERJ, a primeira que ele quer destruir! Típico caso do sujeito que derruba a ponte depois de tê-la atravessado, para impedir que outros também o façam.

Jorge Motta

16/01/2017 - 23h03

Essa é a idiologia do grupo que ele representa

Miriam Souza

16/01/2017 - 23h01

Pqp! Nao falta mais nada!

Regina Nilson Filho

16/01/2017 - 22h54

Estou chocada, perplexa, com tanto cinismo e, absurdos, disparados, neste artigo, do Sr. Barroso! Porta-voz dos golpistas e de suas medidas infames, para destruir, de vez com o Brasil! #DiretasJÁ

Washington Couto

16/01/2017 - 22h52

Cara, você escreve pra caralho. Esse blog me inspira !

Waldir José Franco

16/01/2017 - 22h50

O ministro deveria assistir o filme O invasor americano do diretor Michael Moore no tocante ao sistema educacional e penal de alguns países europeus . Moore faz um paralelo da visão capitalista americana com a européia.

Luiz Carlos da Mota

16/01/2017 - 22h50

No STF não escapa um ministro sequer. Deveria ser extinto.

Samuel Ferreira Sfm

16/01/2017 - 22h47

Não existe idiotice nesses casos, a palavra é oportunismo e leviandade.

Kacerine Queiroz

16/01/2017 - 22h43

Mas terminou a licenciatura em uma Universidade pública a UERJ! Deveria pagar todo o curso que fez agora!!!

Lula Júnior Câmara

16/01/2017 - 22h41

O maior erro do PT,na minha modesta opinião, foram as escolhas,as indicações dos “nobres” ministros do STF,foram escolhas de advogados de terceira linha,em detrimento de juristas constitucionalistas.

    Marco Aurélio Novaes

    16/01/2017 - 22h50

    A questão é manter a “governabilidade”. Sem agradar certas figuras, nada funciona nessa merda.

    Thai Ribeiro

    16/01/2017 - 23h40

    Em nome da governabilidade e da parceria com o PMDB …

Graça Melo

16/01/2017 - 22h34

Quando são advogados e querem galgar o topo, demonstram ser democráticos, inteligentes, bom caráter, intelectual. Quando alguém empurra para o alto e se tornam Ministro do STF começam a mudar de atitudes, seus conceitos começam a chocar a nação, aí começam a tomar benção dá mídia, principalmente dos Marinhos, esquecendo o seu passado distante, defendem o neoliberalismo e o povo, o patrimônio público que vá pro raio que o parta. Misógino se tornam!

Zacarias Antonio Mangini

16/01/2017 - 22h33

por favor nunca chamar “””””NOMEADO”””” DE MINISTRO NÃO EÁ MESMA COISA SÃO ASSUNTOS DIFERENTES

Eliana Figueiredo

16/01/2017 - 22h31

Que dias!!!!!

Auxiliadora Machado

16/01/2017 - 22h29

Tchan! É a maldição da Toga! Realmente Barroso foi propaganda enganosa. Quem viu o discurso em Defesa de Direito de aborto de bebês anencéfalos, células tronco e relação homoafetiva não reconhece o dito cujo. Decepção!

Joel Araujo

16/01/2017 - 22h28

Esse senhor pertence à casta dos que drenam as finanças da Nação. Defende o discurso da grande burguesia. É por essa e outras que eu não confio no STF! Lixo!

Maurilio Bicalho

16/01/2017 - 22h27

O grande ministro quer privatizar a universidade pública e gratuita e com acesso a todos que ele mesmo se formou ! Fim dos tempos onde se viu

Luiz Henrique

16/01/2017 - 22h27

Esse é outro vagabundo de toga, estamos ferrados com esses juízes de merda do STF, ACOVARDADOS E CORRUPTOS.

    HEITOR

    16/01/2017 - 21h42

    NÃO TEM UM SEQUER DESSE SUPREMECO QUE MEREÇA MEU RESPEITO.
    COVARDES GOLPISTAS.
    BANDIDOS POR OMISSÃO.

Naza Moura

16/01/2017 - 22h25

O PT só indicou Lixo para STF ??

Waldir José Franco

16/01/2017 - 22h24

O Ministro deveria pedir para acabar com as absurdas vantagens do judiciário.

Wilson José Targino

16/01/2017 - 22h23

Culpa da companheira Dilma, a maioria dos trairas do STF foi colocado lá pelos companheiros, vamos ver se aprenderam a lição e não façam cagadas em 2018.

Ronaldo Alexandre

16/01/2017 - 22h23

Para combater uma crise nunca vista, necessita-se de ideias nunca aplicadas. Neste sentido, por que não aproveitar para acabar com o ensino superior gratuito, também um mecanismo de injustiça social? Pagará quem puder, receberá bolsa quem não tiver condições para tal. Funciona assim, e bem, no ensino privado. E em países avançados, com muito mais centros de excelência universitária que o Brasil,essa é a opinião de, O Globo e parece estar alinhada com esse tonto do Barroso.

Eleumar Meneses Sarmento

16/01/2017 - 22h22

Depois não quer ser chamado de juizeco

Rita Andreata

16/01/2017 - 22h21

O Judiciário se desmoraliza a cada dia….Barroso, mais uma decepção

Rosane Barnard Ferreira

16/01/2017 - 22h20

Só gostaria de saber porque pagamos tantos IMPOSTOS, se os governantes querem privatizar o máximo possível de entidades paraestatais, fundações, empresas , saúde, educação etc.?????? Os impostos devem ser revertidos em benefícios para a população! Acho que os governantes estão esquecendo essa premissa !!

    Wilson José Targino

    16/01/2017 - 22h24

    Nós pagamos o que os ricos se negam a pagar.

Walquiria Neves Cerqueira

16/01/2017 - 22h20

Vagabundos golpistas

Jose Dias

16/01/2017 - 22h18

Mais um erro do pt, essa mania de nomear coxinha.

Mauro Maciel

16/01/2017 - 22h18

Barroso liberou o barro

Antenor Nicolau

16/01/2017 - 22h15

Depois q grampearam esse canalha ele se revelou, quem sabe dá vida dele é o Gilmar.

Carlos Borges

16/01/2017 - 22h12

É só dar verba polpuda pra todo mundo, como eles ganham, aí pode privatizar tudo.

Tereza Salgado

16/01/2017 - 22h11

A cada dia que passa, com os absurdos que vejo e as decepções com pessoas públicas que antes respeitava, só me resta vivenciar uma tristeza profunda! Já nem sei o que pensar e o que esperar… Judiciário descendo a ladeira e levando junto o país.

Marco Aurélio

16/01/2017 - 22h08

Juiz sem vivência, provou isso quando disse que não sabia nada sobre Maconha

ari

16/01/2017 - 20h04

Não conhecia o Barroso antes de sua ida para o STF. Assisti parte de sua sabatina no senado e confesso que gostei do que ouvi. Infelizmente, quanto mais alta é a árvore maior a queda. Assim foi com minha decepção, que não se limita a ele, mas a outros, como Ayres Brito. Como o poder pode deformar as pessoas!

Maristella Vasconcelos Leite

16/01/2017 - 22h03

É Barroso, gostei não!!!
Acho vc tão interessante e com ideias avançadas, que já apoiou, esperava não!!

Marco Vitis

16/01/2017 - 19h58

Coincidências existem, todos sabem…
Depois que surgiu o boato de que sua mulher tem uma “empresa” num paraíso fiscal, o ministro Luis Roberto Barroso tem exarado as mais reacionárias opiniões sobre questões sociais e políticas.
Só pode ser essa estranha coisa chamada coincidência…


Leia mais

Recentes

Recentes