Menu

Quem ganha com a morte de Teori?

(Ilustração: Tara Jacoby) A internet hoje está cheia de gente que inicia o texto falando que não gosta de teoria de conspiração, e que, logo em seguida, lança um monte de teoria de conspiração. Eu, por exemplo, sou um deles. É inevitável. Primeiramente, o ambiente político brasileiro não poderia ser mais favorável a teorias de […]

55 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Ilustração: Tara Jacoby)

A internet hoje está cheia de gente que inicia o texto falando que não gosta de teoria de conspiração, e que, logo em seguida, lança um monte de teoria de conspiração.

Eu, por exemplo, sou um deles.

É inevitável. Primeiramente, o ambiente político brasileiro não poderia ser mais favorável a teorias de conspiração.

A imprensa não é confiável. O jornalismo brasileiro está morto e enterrado há muito tempo, e hoje é dominado por dois ou três grupos de mídia comprometidos profundamente com o golpe.

Teori Zavascki não é santo. Em primeiro lugar, ele também foi golpista, pela simples razão de ter removido Eduardo Cunha da presidência da Câmara apenas depois de Cunha ter conduzido e aprovado a votação do impeachment.

Em segundo lugar, Teori chancelou a prisão de um senador da república, o que foi um dos movimentos mais importantes para a criação da atmosfera de profunda instabilidade política que antecedeu ao golpe. Foi uma chantagem contra os senadores: um impulso para que eles se organizassem para tirar Dilma para “estancar a sangria” e “parar essa p…”, nas palavras de Jucá.

Em terceiro lugar, Teori reagia com críticas insuficientes aos crimes de Sergio Moro, como o caso da interceptação ilegal dos telefones de Dilma e Lula, seguida de vazamento criminoso para a Globo.

Entretanto, para usar a gíria, golpista virou capim. Não tem um no STF que se salva, até porque eles não conseguem resistir às agressões e chantagens da mídia.

Um ministro do STF responde ideologicamente ao presidente que o indica somente enquanto depende de sua indicação. A partir do momento que ele toma posse e se torna juridicamente independente de quem o indicou, ele passa a responder à única instância que pode lhe atingir: a mídia.

Com isso, o STF tornou-se um puxadinho jurídico da Globo.

Há uma pergunta no ar que vale para quem acredita e para quem não acredita em teorias de conspiração. É a famosa expressão latina: cui prodest? A quem interessa? Quem lucra com a morte de Teori Zavascki?

O grande ganhador é Michel Temer, que tem a prerrogativa de indicar um novo ministro do STF.

Um presidente ilegítimo, golpista, traidor, vai indicar um ministro do STF que ficará lá até completar 75 anos. Lembremos que os golpistas, antes do impeachment, aprovaram a PEC da Bengala que estende a aposentadoria compulsória de juiz de 70 para 75 anos, justamente para impedir que Dilma indicasse novos ministros. Após o golpe, a PEC virou um problema para eles, porque eles queriam indicar nomes, que lhes dessem segurança na guerra institucional em curso, mas não havia nenhuma vaga aberta.

É importante termos consciência de que o golpe foi articulado por três núcleos: o político, o midiático e a burocracia jurídica.

O político era um aglomerado meio confuso de gente do governo, dispostos a trair, e da oposição, sequiosos para se vingar das derrotas eleitorais. Eduardo Cunha foi a bucha de canhão, descartado logo depois do golpe: é afastado pelo STF da presidência da Câmara e, em seguida, preso. Michel Temer é um marionete, que pode ser igualmente afastado a qualquer momento, caso haja interesse. Para isso serve o processo de cassação no TSE, cozinhado por Gilmar Mendes ao fogo da ocasião: serviu para gerar manchetes contra Dilma, mas agora se tornou apenas um instrumento de coação para manter o governo na linha.

Há o grupo midiático, hegemonizado pela Globo, que articulou a narrativa, fator essencial para levar adiante o golpe.

Há o grupo burocrático, que montou um cinturão de blindagem em torno da Lava Jato. É talvez o mais perigoso e temível, porque pretende implementar uma espécie de ditadura judicial.

Os dois últimos, o midiático e o burocrático, são os verdadeiros líderes do golpe e detêm mais poder que o primeiro, o político.

O núcleo político, porém, mesmo sendo o mais fraco, tem algumas cartas interessantes na manga, porque exerce relativo controle sobre o processo legislativo. Essa é a razão pela qual os núcleos burocráticos e midiáticos mantém o núcleo político permanentemente sob ataque. O TSE pode cassar o governo a qualquer momento. A “mega-delação” da Odebrecht pode derrubar ministros, o próprio presidente, e dar carta branca para o núcleo burocrático prender deputados e senadores. Luiz Fux, recentemente, anulou todo um longo e complicado processo de votação das chamadas 10 leis contra a corrupção (porque teria sido “desvirtuada”), o que foi simplesmente uma brutal demonstração de poder, um recado aos congressistas: vocês só podem votar o que nós, da burocracia, entendemos ser o correto.

Os três grupos estão unidos pelo golpe. As declarações de Carmen Lucia em favor da PEC 55, o artigo de Barroso em favor da privatização da universidade pública, e a incrível pusilanimidade com que Lewandowski conduziu o processo de impeachment, deixam claro que não é possível esperar nada de bom ou progressista do judiciário. Recentemente, o STF aprovou uma nova mudança no código penal para facilitar a prisão em segunda instância, ou seja, reduzindo ainda mais as liberdades individuais, conferindo mais poder a um judiciário profundamente conservador e punitivista e piorando a crise dos presídios.

Mas há, evidentemente, atritos entre os grupos. Os grupos burocráticos e midiáticos tem uma grande afinidade um pelo outro: ambos não dependem da política. Ambos desprezam a política e o processo democrático, visto como sujo. Com isso, formou-se um bloco de dois contra um: burocratas e mídia versus políticos.

Uma liderança do judiciário ou do MP não precisa de doações de campanha para se articular politicamente. Conforme vimos nessa campanha pelas “10 leis contra a corrupção”, o MPF dispõe de recursos públicos ilimitados para patrocinar suas ações políticas. Até mesmo empresas de marketing são contratadas. Janot e seus asseclas viajam de primeira classe ou em jatinhos fretados para os Estados Unidos, Europa, para onde desejarem, com tudo pago pelo contribuinte. Os políticos precisam articular “esquemas” para bancar suas atividades.

Os grupos de mídia, por sua vez, em virtude de concentração de propriedade existente no Brasil, representam a classe dos bilionários e rentistas. Muito se fala que a mídia brasileira é um oligopólio de seis famílias. Isso é impreciso, porque o poder da família Marinho é infinitamente superior ao poder dos outros grupos. De maneira que não temos um oligopólio, e sim um monopólio real. A Globo determina a narrativa central que todos os outros grupos terão de seguir. SBT, Record, Folha, Estadão, Veja, ninguém pode se afastar das orientações dadas pela Globo.

Se eu fosse adepto de teorias de conspiração, portanto, e se achasse que a morte de Teori foi um atentado, eu diria que é preciso ficar atento: quem lucra? Acima, já respondi que foi Michel Temer. Mas há nuances. Quer dizer, Temer pode usar a tragédia para beneficiar outros grupos. Apenas saberemos quem realmente lucrará com a morte de Teori quando tivermos um novo ministro do STF. Se Temer indicar Sergio Moro, por exemplo, os ganhadores serão os núcleos burocráticos e midiáticos, que em troca darão proteção a Temer.

Se Temer indicar alguém hostil a um dos outros grupos: alguém, por exemplo, hostil à burocracia jurídica, e que pretenda impor limites à Lava Jato, então o ganhador será o núcleo político do golpe, como o próprio Michel Temer, Eduardo Cunha, Sergio Cabral, Jucá, Padilha, Moreira Franco, Aécio. Há muitos graúdos da política presos, e que podem ter pressionado o núcleo político a tomar uma atitude mais drástica para reduzir o poder dos burocratas.

Todos os elementos dessa conjuntura apontam para a transferência de poder para o PSDB, porque é o partido preferido dos burocratas e da mídia.

Os tucanos, porém, enfrentam uma dificuldade. Os seus principais candidatos vem caindo nas pesquisas de intenção de voto. Lula, por sua vez, está crescendo. Sua rejeição também vem declinando rapidamente, mesmo depois do espetáculo patético do power point da Lava Jato, apontando Lula como “comandante máximo” do esquema de corrupção da Petrobrás.

Este é mais um fator de instabilidade, assim como a crise econômica. Os burocratas não entendem de economia. O instrumento de poder de que dispõem é fechar empresas, prender pessoas, afastar políticos, cassar candidaturas, vazar informações confidenciais para a mídia. Eles não sabem fazer nada que tenha como resultado a geração de emprego, o aumento dos investimentos em infra-estrutura.

A solução para o Brasil é reduzir o poder dos burocratas, começando pelo corte de todas as mordomias, aumentar o poder da classe política, independente se é de direita ou esquerda, porque só ela tem filtros de interação democrática, e democratizar a mídia, porque um regime democrático é absolutamente incompatível com a existência de um monopólio tão monstruoso como a Globo.

[Arpeggio – coluna diária de política]

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jurdir

31/05/2017 - 13h30

Mas que texto mais sem sentido e idiota

Lucélia Rocha de Souza Pereira

23/01/2017 - 21h24

É com isto que Os parlamentares PeTistas devem apoiar os partidos golpistas?

Nilton Oliver Veras

23/01/2017 - 13h54

O sistema escravagista implantado no Brasil a décadas não permite mudanças e se rebela com quem se atreve a confrontá-lo. Nossa elite covarde e arrogante que não tem um pingo de amor ao povo brasileiro, mantém esse jogo sujo e covarde contra os interesses nacionais e a nossa própria soberania. Em grande parte são aliados ao grande capital e aos interesses estrangeiros em nosso território. Manipulam através da mídia corrupta e vendida as informações verdadeiras sobre a causa de estarmos em uma situação de colônia e subserviência as potências estrangeiras. Pagamos juros extorsivos, entregamos nosso nióbio de graça ao estrangeiros, privatizamos nossas estatais sem ter que consultar o povo e mantém a educação, saúde e segurança aos frangalhos e ainda se sentem dono do destino do Brasil. Só haverá mudanças quando houver uma revolta da grande maioria da classe operária.

Marcos fonseca

22/01/2017 - 20h53

A reportagem do jornal disse tudo. Resta apenas dar os parabens. Continuarei tomando o delicioso cafezinho. Marcos

Lúcia Rangel

22/01/2017 - 11h57

A situação política do Brasil é tão caótica, tão confusa, que não dá nesse momento, pra gente formar uma opinião sobre as possíveis conseqüências da morte de Teori Zavascki. Como afirma Miguel em seu artigo, temos que esperar pra ver seus desdobramentos. Ainda não consegui formar uma opinião sobre as estranhas circunstancias envolvendo as companhias do ministro no momento de sua morte!?!?! Que coisa mais patética!!!
O artigo é excelente, muito bem escrito, esclarecedor, e nos ajuda muito a compreender a situação política brasileira. E ainda nos apresenta no último parágrafo, não sei se uma lição de patriotismo, otimismo ou simplesmente, um rasgo de bom humor.
Valeu Miguel!!!

Elisa Guimarães figueiredo

22/01/2017 - 10h08

Com todo respeito ao texto, muito bem escrito, gostaria muito de conhecer de que forma elaboraria mais detalhadamente o último parágrafo…
infelizmente estamos sempre conjecturando muito bem a situação atual. Mas como desatar o nó? Acho muito importante começarmos a discutir o como, muito embora eu também saiba que deve ser mais complexo do que Física Quântica. Rsrs

Mariza Nascimento

22/01/2017 - 09h54

Os caminhos estão abertos!
Um país analfabeto, com pouquíssimas pessoas preparadas para analisar fatos, tudo pode acontecer na “calada da noite”!
O povo, a grande população, os massacrados, desempregados estão atordoados. Talvez o Marcola saiba muito bem o que está se passando na cabeça desses mal feitores.
O que fazer???

Antonio

21/01/2017 - 21h30

SENSACIONAL. ANÁLISE MUITO CLARA, TRANSPARENTE E SEGURA. Porém gostaria de incluir nessa esteira de GOLPISTAS, quem me parece estar por trás de tudo, literalmente as que mais GANHAM com essa armação, as malditas MULTI NACIONAIS do PETRÓLEO, e o execrável Capital Internacional ( Chevrolets, fords, Procter e Gamble, Volks dentre outros). Tanto que o golpelho desfechado aqui no Brasil, não é diferente do que está acontecendo na Coreia do Sul (onde uma empresa que concorre com a aple está com seu presidente- que no caso não é apenas um presidente – CEO para os coxinhas – é um dos donos – preso e acusado de “corrupção”), usando a mesma técnica da “lavagem de corrupção” como se a apple ou a boeing não tirasse RIOS DE DÓLARES dos cofres públicos dos EUA. Processo idêntico ao ocorrido no BRASIL. Com movimentos “populares” incentivados pelas “mídias sociais”.
A despeito desta observação, PARABENIZO o autor da Miguel pelo EXCELENTE TEXTO.

BEATRIZ ALVES DOS SANTOS SILVA

21/01/2017 - 21h04

A indicação de Moro para o STF seria um golpe contra a democracia e os direitos individuais. MORO FORA DO STF.

Manoel Marcelino

21/01/2017 - 18h05

E mais o poder absoluto dos banqueiros e milionários de nosso país que são altamente blindados, o EUA, esta enfurecido com o BRICS, por enviou o Moro para que junto com os conservadores e os entreguistas Serra e Aecio, doassemo PRE SAL.

Ademir Francisco

21/01/2017 - 18h04

Com certeza quem ganha e está quadrilha, que está a 16 anos nos roubando e não que tem largar o poder. Enquanto estiver resquício de _Petralias e o outros partidos da aliança temos que ficar atentos.

    Dilton Marinho Dos Santos Filho

    21/01/2017 - 19h48

    Observem o português do ACÉFALO que chama o PT de quadrilha! O SUJEITO ACEREBRADO, ao invés de aproveitar todas as chances e oportunidades criadas por Lula e Dilma, para aprender, e, pelo menos, tentar deixar de ser TOTALMENTE ANALFABETO, fica na frente da TV assistindo à GLOBOSTA, escutando CBN, e Jovem Pan, para depois passar vergonha no Facebook! O IMBECIL ao cubo, não sabe, que as delações que seriam homologadas só atingiriam políticos do PSDB, PMDB, DEM, e PP, porque, Lula e Dilma, ainda que fossem delatados, não poderiam ser investigados e julgados pelo STF, porque eles não são mais nada, não tem foro privilegiado. Entendeu agora Ô COISA? PROTISTA!!!

    Ademir Francisco

    21/01/2017 - 20h35

    Dilton concordado com você (analfabeto : na escola não fui além da 4a.série ). Qto a meu currículo de vida digo com orgulho que ao lado do PT ajudei a acabar com o mulufismo em São Paulo. Votei em Erondina,Marta,Jenuino,Mercadante etc…No Lula x Collor – Lula-Serra etc…Parei aí. Veja que a partir daí o PT o aliou com as piores espécimes de políticos curruptos (Maluf,Sarney,Collor e você sabe o resto). Você , com certeza deva ter votado no Cabral eu Votei no Alckmin. Ah!!!apesar de meu currículo escolar não ser muito aquém ao do Lula. Digo com orgulho nunca fui ,nem sou réu por Ladroagem. Por favor tolere meu português .

EDEM

21/01/2017 - 15h38

Em 1. Lugar não mudaria nada se tivesse afastado o Cunha antes. Ou vcs acham que aquelas raposas se comparam a ovelhinhas que são “conduzidas” pelo seu pastor? O golpe de consumou no dia em que o PMDB anunciou o rompimento com o governo. Simples assim. É pura matemática basta somar PMDB dos corruptos + PSDB sao imbatíveis no congresso. Aí vc ainda tem os partidos pequenos que praticam comensalismo com um ou com outro. Pronto.
2. O Delcídio foi preso na única situação em que um parlamentar pode ser preso e a mais improvável também. Em flagrante delito. É evidente que os caras da lava jato só esperaram o momento certo. A presa correu para arapuca. Xeque mate.
3. No que se refere às críticas do Teori à lava jato penso que já fez muito, pois o normal é o juiz só falar nos autos. Se eram insuficientes o que queria? Que ele pegasse uma bandeira vermelha e saísse cantarolando
Na Rua? Por acaso ele trabalha no CNJ? Por acaso o juiz se manifesta antes de ser tocado? Por acaso é competência do supremo processar e julgar juízes de primeiro grau?
Se é verdade que o supremo aliou-se aos golpistas quem é mesmo que o pt irá apoiar para presidência da Câmara? Um golpista?

Alexandre Albuquerque

21/01/2017 - 14h40

Vc esqueceu da CIA, inquilina da PF e doadora dos computadores da Lava Jato, que segundo Snowden fazia espionagem industrial sobre as empresas estratégicas brasileiras. Se não foi acidente, ela está por trás, e não a turma do Jagunço.

Silvia cruz leite

21/01/2017 - 14h21

Excepcional e elucidativo artigo. Parabéns a quem o elaborou e publicou.

Beth Andrade

21/01/2017 - 16h14

Atentado contra Teori: #JustiçaInternacionalParaAtentadoTeoriJá
#JustiçaInternacionalParaTeori compartilhe!

Investigação com distância óbvia: longe de temer e de todo o governo golpista aboletado em brasilia. com a constituição rasgada pelo golpe, que sentido faz isto?! que moral tem o $TF, a PF e todos os penduricalhos do judiciário brasileiro para julgar alguma coisa!!? justiça internacional já! , foro mundial…

Jony Lopes

21/01/2017 - 15h35

quem ganha é um monte de ladrões e corruptos.

EDEM

21/01/2017 - 13h23

Em 1. Lugar não mudaria nada se tivesse afastado o Cunha antes. Ou vcs acham que aquelas raposas se comparam a ovelhinhas que são “conduzidas” pelo seu pastor? O golpe de consumou no dia em que o PMDB anunciou o rompimento com o governo. Simples assim. É pura matemática basta somar PMDB dos corruptos + PSDB sao imbatíveis no congresso. Aí vc ainda tem os partidos pequenos que praticam comensalismo com um ou com outro. Pronto.
2. O Delcídio foi preso na única situação em que um parlamentar pode ser preso e a mais improvável também. Em flagrante delito. É evidente que os caras da lava jato só esperaram o momento certo. A presa correu para arapuca. Xeque mate.
3. No que se refere às críticas do Teori à lava jato penso que já fez muito, pois o normal é o juiz só falar nos autos. Se eram insuficientes o que queria? Que ele pegasse uma bandeira vermelha e saísse cantarolando
Na Rua? Por acaso ele trabalha no CNJ? Por acaso o juiz se manifesta antes de ser tocado? Por acaso é competência do supremo processar e julgar juízes de primeiro grau?
Se é verdade que o supremo aliou-se aos golpistas quem é mesmo que o pt irá apoiar para presidência da Câmara? Um golpista?

Marconi Burgath

21/01/2017 - 15h09

Rosália Caramagno Tauil… Reflexões

lázarojanuáriodasilva@?mail.com

21/01/2017 - 13h05

perfeito! concordo,! com tudo quê lí, êee paíz, pro pôvo, nun tem melhorías não, tudo q eles fazen só atende á eles, membros dos trêz poderes.!

Marcus Vergne

21/01/2017 - 12h05

O presidente”golpistas”, Lula e a president”A” “laranja” e igualmente”golpistas”, Dilma, foram golpeados por um BANDO de outra facção!… Essa é a verdade!! Enfim!!… FORA TODOS!!.. TENHO NOJO DESSA CULTURA CORRUPTA, NEGOCIATAS E MERDAS POR BAIXO DO PANO! É VERGONHOSO FAZER PARTE DE UM PAÍS ASSIM, MAS É O MEU PAÍS E EU QUERO FORA, TODO ESSE BANDO!!..

Ednilson Pinto

21/01/2017 - 10h35

“A solução para o Brasil é reduzir o poder dos burocratas, começando pelo corte de todas as mordomias, aumentar o poder da classe política, independente se é de direita ou esquerda, porque só ela tem filtros de interação democrática, e democratizar a mídia, porque um regime democrático é absolutamente incompatível com a existência de um monopólio tão monstruoso como a Globo.”
O raciocínio deste último parágrafo talvez explique o movimento de convergência de parte da bancada do PT para apoiar uma candidatura vinda do bloco PMDB/PSDB/DEM à Presidência da Câmara e do Senado em troca de participação nas Mesas Diretoras.A classe política pode estar se unindo para confrontar o judiciário e a mídia de forma mais unida.
A questão é saber a real intenção do PSDB, já que ele é um ator político que tem na mídia um “aliado” e no judiciário um verdadeiro “diretório político”

Marly Juçara Justino Fais

21/01/2017 - 12h03

DAS PROFECIAS DO MACHADO E DO JUÇÁ SÓ ESTA FALTANDO O ” PRIMEIRO A SER COMIGO SERÁ O AÉCIO ” !!! #ORESTATÁOK

Pilantraria Política e Midiática
Ontem às 01:05 ·
Prezado (a) Senhor (a) JORGE LUIZ LOPES SILVA,

Sua Mensagem foi recebida pela Central do Cidadão e registrada sob o nº: 359627.

Mensagem:

Sua Exca., Ministro Teorí, causa-me estranheza essa seletividade de prender e investigar petistas por obstrução a Justiça, Delcídio Amaral foi preso por muito menos do que fizeraram Cunha, Renan, Jucá, Sarney e Cia.

Janot pede a prisão dos mesmos V.Exca nega, as gravações de Sérgio Machado citando esses nomes e de Aécio não tem nenhuma relevância não?

Lula e Dilma V. Exca manda investigar. JUCÁ, RENAN E SARNEY, que chegam citar ministros do STF, inclusive de V.Exca está parado….

Como cidadão sinto que a lava jato é só prá pegar petistas, psdb e pmdb podem tudo. Como acreditar na Justiça de nosso pais, se ela é seletiva?

Responderemos em breve.

Atenciosamente,
Supremo Tribunal Federal
Edifício A nexo II, Térreo, Sala C 011
Brasilia (DF) – CEP: 70175-900. 17/08/2016

Hoje : 19/01/2017. Como V. Exca vinha Brasilia para analisar as delações da Odebrecheth que miravam o psdb/pmdb, fica ?????????????? Eduardo Campos ?????? Lucas Arcanjo ?????. Aécio…Serra…Alckmin….Renan….Jucá….Temer. ??????????

UM ACIDENTE ESTRANHO QUE CEIFA SUA VIDA E MAIS TRÊS PESSOAS EM PARATI/RJ. ???????

Penha Nery

21/01/2017 - 11h31

Está desenhado o golpe consolidado! A morte de Teori é preocupante. Procurem se informar além da Globo que aliena! Ele estava com milhares de delações contra a cambada de golpistas que estão aí! Há seria suspeita de queima de arquivo afinal PSDB e PMDB, em grande parte, inclusive Temer estavam na mira dele! Gente! Muito sério! #ForaTemer!

Cláudio

21/01/2017 - 05h10

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra??S??il e postando: Esta é a pergunta certa: Quem ganha com a morte de Teori? . . . Não precisa dizer mais nada pois para bom entendedor uma boa pergunta basta . . .
.
PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
.
AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
.
Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
.
Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
.
Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
.
Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
.
Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
.
. . .
Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

::
B……………………………A
…I………………………I
…….S………………C
………..T………N
…………….Â
tele……………………..visão
.
.
tele……………………..vazão
.
.
tele……………………..vazio
.
………………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
ReXistência
.
Não deixe que aluguem o seu pensamento:
Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
.
Diga “NãO” à Rede Goebbels
……………………………………..………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
Globo
.
PATRÃO
PADRÃO
LADRÃO
……………………………………..………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
NEM PÃO: SÓ ESPETÁCULO (CHINFRIM)
.
O Grande Circo BraZil-Zil-Zil-Zil
orgulhosamente apresenta
a mundialmente famosa farsa
“Democracia Representativa”.
Censura (Sistema de Classificação Indicativa): Espetáculo não indicado para menores de 04 em 04 ou de 02 até 18 ânus.
::
.:.
capitolismo
.
predadores à espreita
muito mais que esperto
tem-se que ser sempre vivo
.
preço da evolução
lei da sobrevivência
juras de a-mor
juros e mais ou menos valia
.
antenas atentas
vigiam os espaços
(e o tempo)
da vida
mínima
nas promoções do dia-a(-)dia
.
é isto o que vinga:
a morte é hereditária…
.
…………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
foi ou é ou será
.
não o feito
nem a coisa por fazer
ou o imperfeito perfeito
:
o que me anima
é a magia lógica das possibilidades
……………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
ReXistência
.
Não deixe que aluguem o seu pensamento:
Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
.
Diga “NãO” à Rede Goebbels
……………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
::
Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.
.
“Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
…………………..………………………………. (Joseph Pulitzer)
::
Se você não for cuidados@
.
“Se você não for cuidados@, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as ‘pessoas’ que estão oprimindo”.
…………………..………………………………. (Malcolm X)
::
(En la lucha de clases)
.
En la lucha de clases
Todas las armas son buenas
Piedras
Noches
Poemas
…………………..………………………………. (Paulo Leminski)
::
(Não é a beleza)
.
Não é a beleza
Mas sim a humanidade
O objetivo da literatura
………………………….………………………. (Salamah Mussa)
::
A existência precede a essência.
……………………………………..……………. (Jean-Paul Sartre)
::
.:.
* 1 * 2 * 13 * 4
.:.
? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

June

21/01/2017 - 03h08

“Podres Poderes” como bem cantou Caetano. Uma dica preciosa é para 2018, quando houver as eleições. Quanto ao PIG? Não ver, não ler, não assinar… Simples. Ótimas e outras nem tanto assim, temos a internet.

Maria Claudia Ferreira

21/01/2017 - 04h02

Vamos batalhar pra um Brasil melhor. Contra esse golpe que está aí. Esquece Teori. Vamos à luta!!!

Helio

21/01/2017 - 01h09

Sempre questionei as teorias de conspiração que surgem muitas vezes em cima de fatos banais, mas os fatos e acontecimentos desse momento, estão no epicentro de um grande terremoto político.
A pergunta é essa mesma, quem ganha, e aí acredito que muitos ganham. Tenho também críticas duras ao falecido Teori. Lula os definiu muito bem: acovardando, no entanto, acredito que Teori não seguros um caminho seletivo como a lava jato e o MPF vinha seguindo. Tem muita coisa a ser investigada. Quanto à indicação de seu substituto por Temer, não tenho dúvidas nenhuma quanto ao perfil, basta ver sua equipe de governo. Nesse sentido entendo as ironias do Ministro Marco Aurélio de Mello. Por último, é interessante como a mídia está tratando esse fato, e com um cobertura minguada. Se tivesse acontecido um fato como este, uma morte de um juiz do Supremo, em “acidente” estranho, no governo Dilma e que esse Juiz, estava em suas mãos processos que poderiam implicar a Presidenta ou sua base aliada, a direita já estaria convocando CPI…
Yo no creo em brujas, pero que las hay, hay.

Rosane V. Pinto

21/01/2017 - 01h54

Tudo farinha mesmo saco…todos envolvido.

Dênisson DS

21/01/2017 - 01h45

Quem ganha não sei mas, a ideia já pairava na cabeça de Lobão e do MBL e talvez eles devessem ser chamados para responder essa pergunta.

Saint Clair Velloso

20/01/2017 - 23h43

Estamos vivenciando uma crise da nossa democracia partidária,que acabou contaminando e consequentemente gerando incapacidade e fragilidade do sistema de peso e contrapeso dos três poderes para sair da crise (tornando-se parte dela) e o autor desse artigo defende o empoderamento dessa mesma classe politica como forma de saída da crise????
A crise que antes era do nosso modelo democrático virou de todo o nosso modelo republicano, sendo a unica saída viável desempoderar os três poderes diluindo e descentralizando o poder institucional para a sociedade civil com eleições gerais, reforma politica via pebliscito e candidaturas a cargos legislativos de candidatos não centralizados por siglas partidarias.
Do contrário poderemos ter um aumento da crise e soluções cada vez menos antidemocraticas.

Saint Clair Velloso

20/01/2017 - 23h33

Existe uma crise da nossa democracia partidária, que chegou a um limite de contaminação ou exposição da incapacidade e fragilidade do sistema de peso e contrapeso dos três poderes de sair da crise (tornando-se parte dela) e o autor desse artigo defende o empoderamento dessa mesma classe politica como forma de saída da crise????
A crise que antes era do nosso modelo democrático virou do sistem republicano e a unica saida viável é desempoderar os três poderes diluindo e descentralizando o poder institucional para a sociedade civil com eleições gerais, reforma politica via pebliscito e candidaturas a cargos legislativos de candidatos não centralizados por siglas partidarias.

Hirto Gervásio

21/01/2017 - 01h03

Leia este texto aí Alex Gomes Trindade

    Alex Gomes Trindade

    21/01/2017 - 01h05

    todos ganham com a morte do teori camarada, larga de ser inocente, se bobear sento na mesma cadeira, lula, aecio, dilma e temer para planejar a melhor maneira, larga de ser puxa-saco de ladrão e assassino!

Claudio Fontenele

20/01/2017 - 22h12

NOVO MINISTRO DO STF SERÁ O MORO…

Geuvar

20/01/2017 - 22h04

Palavras muito esclarecedoras.

João Bosco da Mota Alves

20/01/2017 - 21h05

Análise perfeita

Beth Andrade

20/01/2017 - 20h07

Excelente articulação da análise, parabens.

Vamos seguir aguardando indicações do nome do substituto de Teori…

Só uma coisa, ninguem, nenhum deles, das três facções – ops, dos tres podres poderes – combinou nada com o povo.
E nós não suportamos mais tanta afronta a nossa soberania cidadã.

Luiz Henrique Zaidan

20/01/2017 - 21h43

Foda-se as panelas eram pra isso!

Jose Pansica

20/01/2017 - 19h29

Mais claro do isso ,impossível!

Antonio Passos

20/01/2017 - 19h00

Faltou um aspecto, pra mim o mais importante. O comando desse golpe está longe, no hemisfério norte. TUDO pra mim vem de lá, ou passa por lá. A expressão “teoria da conspiração” foi criada pelos próprios americanos e vinculada à fantasia do cinema, exatamente para depreciar algo que é evidente: há conspirações por toda parte. Na década de 60 também riam quando se dizia que os EUA enviaram uma frota para apoiar o golpe, era coisa de comunista doido. É apenas um exemplo, há centenas.

Cícero Gama

20/01/2017 - 18h42

Elucidou coisa que eu desconhecia

L’Amie

20/01/2017 - 18h35

Eu sei que, praticamente tudo que está escrito aí é pleno de verdades, mas ainda assim, é retórica. O momento exige ação. Ação conjugada de todas as forças que representem os interesses do povo, coordenadas por representações políticas democráticas e dotadas de legitimidade, autoridade e capacidade para colocar o País nos trilhos da Democracia e da Lei. Não basta defenestrar o ocupante do 1* cargo do Executivo Federal. Tem de ser uma limpa Geral. Aí, criar a Assembléia Constituinte Nacional Popular e fazer Nova Constituição Federal sem a participação de qualquer elemento nocivo e danoso que venha imiscuir seus interesses em detrimento dos Interesses Populares e de todas as Classes Sociais. Eleições diretas já nada resolvem, se o Legislativo e o Judiciário são os mesmos.

Rosa Maria

20/01/2017 - 18h25

Se democratizarmos a mídia, tirando o poder que hoje tem a Globo, metade de nossos problemas estarão resolvidos.

    Adriano Pereira

    20/01/2017 - 22h34

    Ok, e como fazê-lo? Se souber por favor me diga.

Patricia Kilza Araujo

20/01/2017 - 20h15

Opa o cafezinho ta quente hoje

Maria celeste padilha

20/01/2017 - 18h12

Excelente artigo, muito lúcido e real!
Parabéns!!!

Maria Cristina Garcia Vilaça

20/01/2017 - 18h10

Nesse teatro do absurdo que estamos vivendo, quem vai ganhar é o grupo que está por trás do Temer, ainda acho que ele é um fantoche, quando age por conta própria só faz besteira. Pau mandado! Tem alguma coisa a mais que nós não sabemos. O Lula não disse que “o STF está acovardado” por acaso. Será que um dia vamos saber de fato quem está por trás do golpe?

Pedro Xavier Gama

20/01/2017 - 20h08

Não basta curtir!
Por favor cliquem na imagem/link e continuem assinando e compartilhando a petição
Contra o Gilmar Mendes::
https://secure.avaaz.org/po/petition/SENADO_FEDERAL_DO_BRASIL_Processar_o_Ministro_Gilmar_Mendes_por_quebra_de_decorogm/

Emerson Heringer

20/01/2017 - 20h02

Concordo, Teori era talvez o “melhorzinho” mas não era nenhum santo. Golpista e ponto.

Leonardo rangel

20/01/2017 - 18h00

Nada a comentar. Só divulgar.

Cleverson Brando

20/01/2017 - 19h59

PSDB e PMDB

Alice Ines Silva

20/01/2017 - 19h54

Gang

Alice Ines Silva

20/01/2017 - 19h53

Com certeza a gânglios do golpista ganha pelo menos tempo


Leia mais

Recentes

Recentes