Menu

Wadih Damous e o “vamos conversar de Lula”

(Foto: Celso Junior / AE) Transcrevemos abaixo a resposta do deputado federal Wadih Damous à suposta frase dita pelo ex-presidente ao atual usurpador da cadeira no Planalto. Wadih tirou as palavras da minha boca. Lula representa a política, em contraposição à violência da mídia e dos meganhas. A política no sentido de pactuação, diálogo, que […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: Celso Junior / AE)

Transcrevemos abaixo a resposta do deputado federal Wadih Damous à suposta frase dita pelo ex-presidente ao atual usurpador da cadeira no Planalto.

Wadih tirou as palavras da minha boca. Lula representa a política, em contraposição à violência da mídia e dos meganhas. A política no sentido de pactuação, diálogo, que é feito entre contrários, não entre quem pensa igual.

É disso que o Brasil precisa: de diálogo.

Isso não pode ser confundido com os erros do governo Lula/Dilma em terceirizar a política para a grande mídia. Um político moderno tem que falar diretamente ao povo, e, no caso do Brasil, tem de olhar a comunicação de massa como a ferida nunca fechada da ditadura. O Brasil precisa de uma mídia mais plural, se quiser se desenvolver e voltar a ser uma democracia.

Conversar, dialogar, fazer política, isso não pode parar, jamais.

***

(Via Conversa Afiada)

A exortação de Lula “vamos conversar” dirigida a Michel Temer e Fernando Henrique Cardoso, no hospital onde acompanhava os últimos momentos de D. Marisa, já se tornou objeto de controvérsias.

Alguns amigos meus, simpatizantes do ex-presidente, chegaram a me confidenciar críticas a essa atitude: “poxa, o Lula não se emenda” , querendo dizer que ele não consegue abandonar um pragmatismo que já lhe rendeu – e a nós – diversos dissabores.

Como interpretar a atitude do presidente?

Embora estivesse no hospital, não presenciei o diálogo, do qual só soube pela imprensa. Farei, portanto, algumas especulações.

Pode ter sido mera força de expressão, dessas banalidades ditas do cotidiano, quando encontramos alguém: “me liga”, “vamos bater um papo qualquer dia desses” etc. Não traduziria uma real intenção de “conversar”.

Ou não.

Pode ter expressado um consenso de que a Política está sob a tutela usurpadora por parte do Judiciário e do Ministério Público e é preciso que volte a se impor.

Ou de que a Política virou um cenário de guerra e é necessário ser repactuada.

Ao contrário dos outros interlocutores, Lula pensa a Política de forma superior e transcendente, além de não guardar ódio no coração.

Torço para que a intenção do “vamos conversar” tenha sido essa.

Wadih Damous, deputado federal pelo PT do Rio
e ex-presidente da OAB do Rio

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luiz Carlos P. Oliveira

05/02/2017 - 09h49

Conversar com quem? Com golpistas? Lula sabe que com eles não tem conversa, pois estão executando um plano elaborado junto com os rentistas e os grandes empresários, que financiaram toda essa truculência que vemos neste governo. A briga aqui tem que ser jurídica, para impedir que eles decretem o Lula inelegível, sem prova alguma. É isso que precisa ser combatido. Até o coxinha mais imbecil sabe (apesar de esconder) que o Lula não é o que o Moro e seus patetas dizem, pois nunca apresentaram uma prova sequer. Tanto é verdade que em agosto/2016 a PF emitiu laudo dizendo que o triplex nunca foi do Lula, pelo contrário, é um negócio em que a Mossak está metida e até já sabem quem é o dono, mas a Groubo não mostrou até hoje. E o sítio? Também não falam mais. Ainda resta o tal terreno em SBC, mas este é mais uma falácia dos patetas de Curitiba, pois no mesmo, hoje, funciona uma revenda de automóveis e o registro no cartório mostra outro dono. Ao contrário dos golpistas, que tem contas e milhões no exterior, tudo comprovado, inclusive pelo governo suiço. Quanto à este imbecil que disse que o Lula tem 100 milhões lá fora, peço que ele mostre reportagem ou acusação formal deste caso. Caso contrário, cale essa boca podre. Para este, se for honesto, que leia a reportagem abaixo e tire suas conclusões. No final do texto tem um link “relatório final” emitido pela própria PF. Agora, se quiser continuar sendo manipulado e imbecilizado pela Groubo, fique à vontade, e carregue a pecha de “otário” enquanto não abrir sua mente.

http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2016/08/relatorio-da-pf-sobre-triplex-nao-cita-lula-e-deputados-ironizam-4972.html

Casemiro Silva

05/02/2017 - 02h29

ATENÇÃO! Vamos ficar atentos, Josias de Souza, Milton Temer, do Psol, e outras figuras de menor expressão andam aproveitando esse momento dificílimo da vida de Lula para atacá-lo com inverdades e suposições absurdas. Não nos deixemos enganar, não podemos repetir essas barbaridades que essa gente sem alma e sem coração anda por aí espalhando.

Logo no início do artigo do sujeito, ele diz: “Em meio à tristeza, (Lula) encontrou disposição para fazer política.” Isso é de uma desonestidade sem limite.E segue o rosário de frases, típicas de u.m inventor forçando a construção de uma verdade vazia, não confirmada.

http://www.brasil247.com/pt/colunistas/laurezcerqueira/278662/N%C3%A3o-acredito-em-Josias-de-Souza.htm

JACIREMA DA CUNHA TAHIM

04/02/2017 - 23h44

TEMOS DE PERDOAR LULA NESTE MOMENTO E POR TUDO QUE VEM SOFRENDO. ACHO QUE FOI A SOLIDÃO QUE O FEZ SE EXPRESSAR ASSIM. TAMBÉM EM POLÍTICA, SE NÃO PACTUAR, NÃO TEM COMO VENCER. ELE ESTÁ MUITO ISOLADO PARA 2018. VAMOS DAR TEMPO AO TEMPO, EVITANDO ESPECULAÇÕES QUE PODEM PREJUDICAR.

Fernando Martins

04/02/2017 - 22h44

Lamentável o que estamos vendo do PT.
Wadih fala do que não sabe (“Torço para que a intenção…”) tentando justificar os “transcendentes” encontros (faltou Moro pois com Gilmar já…).
Deveria não se esquecer que o sapo sempre morre picado pelo escorpião no meio da lagoa.

Hugo Hermida

04/02/2017 - 23h44

“Transcrevemos abaixo a resposta do deputado federal Wadih Damous à suposta frase dita pelo ex-presidente ao atual usurpador da cadeira no Planalto.
Wadih tirou as palavras da minha boca. Lula representa a política, em contraposição à violência da mídia e dos meganhas. A política no sentido de pactuação, diálogo, que é feito entre contrários, não entre quem pensa igual.”

Paulo Roberto Campos

04/02/2017 - 23h08

Eu, particularmente , gostaria que o Lula fosse mais claro sobre a colocação que fez. Estou desconfortável e não aceito o diálogo com golpistas, por mais civilizado que possa parecer.

Carlos César

04/02/2017 - 20h56

O cara de borracha não teve nem coragem de olhar no olho do lula . Covarde pilantra .

Maria celeste padilha

04/02/2017 - 18h24

Eu discordo do deputado, Wadih Damous, o qual admiro muito. Mas Lula, naquelele momentoo deu legitimidade ao golpe e desrespeitou D. Marisa, Dilma e a militância.
Admiro e acredito que a política se faz com
diálogo, mas tratar com referência um
traidor que contribuiu, e muito, para a
morte de D Marisa, pra mim soa com submis
são e falta de respeito próprio.
Acredito que o caso de Luis Carlos Prestes, em relação a Getúlio, é semelhante, mas pelo menos já tinha passado o tempo. No caso de Lula, D Marisa ainda estava ali. Ele poderia recebê-lo, mas de maneira austera e propor diálogo depois. Não era a hora.

    Miguel do Rosário

    05/02/2017 - 08h25

    Hum, que viagem! Que militância é essa?

Vagner Rosa

04/02/2017 - 19h52

LULA QUER AJUDAR O “GOLPISTA” TEMER A GOVERNAR O BRASIL

Só mesmo um sem noção para continuar acreditando no patético, fajuto e enterrado discurso de Golpe contra Dilma. Saiba mais:
http://blogdovagnerrosa.com/index.php/2017/02/04/lula-quer-ajudar-o-golpista-temer-a-governar-o-brasil/

Bia Conta Tudo

04/02/2017 - 18h59

Lula é um ser humano de inteligência e astúcia extraordinárias. É evidente que é necessário um diálogo especialmente no momento atual.
Aguardemos!

Pedro Xavier Gama

04/02/2017 - 18h49

Não basta curtir!
Por favor cliquem na imagem/link e continuem assinando e compartilhando a petição
Contra o Gilmar Mendes::
https://secure.avaaz.org/po/petition/SENADO_FEDERAL_DO_BRASIL_Processar_o_Ministro_Gilmar_Mendes_por_quebra_de_decorogm/

    Cleia Soares

    04/02/2017 - 19h00


Leia mais

Recentes

Recentes