Menu

Sequestro de jornalista produz um milagre: importante associação ligada à Globo questiona Lava Jato

A violência da Lava Jato contra Eduardo Guimarães, sequestrado na porta de sua casa por ordem do juiz Sergio Moro,  foi tão chocante que produziu alguns milagres. A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), hoje controlada pela Globo, sentiu-se compelida a seguir seu estatuto, cujo capítulo V preconiza a “defesa da democracia, do livre exercício […]

68 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A violência da Lava Jato contra Eduardo Guimarães, sequestrado na porta de sua casa por ordem do juiz Sergio Moro,  foi tão chocante que produziu alguns milagres.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), hoje controlada pela Globo, sentiu-se compelida a seguir seu estatuto, cujo capítulo V preconiza a “defesa da democracia, do livre exercício do jornalismo investigativo e da liberdade de expressão”, e soltou uma nota na qual questiona o sequestro e roubo dos bens do jornalista Eduardo Guimarães, praticados pela Lava Jato.

A gente tem de chamar as coisas pelos nomes.

A Lava Jato não faz apreensão dos bens das pessoas. Ela rouba, já que não devolve nunca. O jornalista Breno Altman, em entrevista a Nassif, revelou teve seus aparelhos eletrônicos apreendidos no ano passado e até agora não os devolveram. Os aparelhos eletrônicos da família de Lula, incluindo o IPAD de seu netinho de poucos anos de idade, também não foram devolvidos.

Apreender os bens de um cidadão, sem uma motivação legal consistente, e não os devolver, é roubo.

“Condução coercitiva” também deve ser chamada por um nome mais apropriado: sequestro.

Segundo o dicionário, sequestro é o termo legal para “clausura ou detenção ilegal de alguém, privando-o da sua liberdade contra a sua vontade”.

Condução coercitiva é ilegal, segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A violência só é válida se o cidadão se recusar a colaborar, o que não tem sido o caso de nenhuma dessas vítimas da truculência de Sergio Moro.

E não creio que alguém queira, por livre e espontânea vontade, ser humilhado diante de seus vizinhos com a presença de agentes federais fortemente armados, esmurrando a porta da sua casa às seis horas da manhã.

Então é sequestro.

Eu diria que houve também um grande constrangimento entre os jornalistas  vinculados à Abraji, a começar por seu próprio presidente, que trabalhou na cobertura da Lava Jato.

Desde o início da operação, eles receberam informações privilegiadas e vazamentos oriundos da própria força-tarefa da Lava Jato.

Por essa razão, eles ficaram chocados, provavelmente apavorados, com o fato da Lava Jato, subitamente, resolver tratar jornalistas com a mesma violência que costuma dedicar aos réus, por causa de… vazamentos!

A nota da Abraji é fraca. Dá voz exclusivamente à acusação, o que é grotesco. Se é para questionar um abuso de autoridade, então que se dê os argumentos da defesa, e não da acusação. Já basta o monopólio da violência do Estado, que é uma prerrogativa constitucional e um mal necessário. O jornalismo tem de ficar ao lado da defesa e da liberdade, e não do Estado, sobretudo num texto cujo objetivo é questionar… o abuso de autoridade do Estado.

Mas a Abraji é controlada pela Globo. O seu presidente é Thiago Herdy, da Globo. Então a gente entende que a decisão de questionar a Lava Jato e defender o jornalista Eduardo Guimarães tenha sido um gesto corajoso e admirável, que merece nossos mais entusiásticos elogios.

O último parágrafo se inicia, porém, com uma ressalva desnecessária:

Ao mesmo tempo, comunicadores, blogueiros e jornalistas não estão imunes a investigações e, se houver indício de crimes estranhos à atividade de comunicação, devem ser investigados como qualquer cidadão.

Isso é óbvio! Se um jornalista sonegar 200 milhões de reais, através do uso ilegal de offshores nas Ilhas Virgens Britânicas, ele deve sofrer as devidas punições legais, como qualquer outro cidadão.

Não há necessidade de se lembrar a ninguém que jornalista não pode cometer crime. Assim como não deveria ser necessário lembrar, tanto ao judiciário como aos jornalistas, que ninguém é culpado até que se prove o contrário.

Quem pode cometer crime no Brasil, impunemente, por enquanto, são apenas juízes, procuradores e delegados da polícia federal, que podem sequestrar, roubar, destruir empresas, torturar uns, caluniar outros, conspirar contra o regime democrático, vazar a comunicação privada da presidenta da república, sem que isso lhes acarrete nenhum constrangimento legal.

A Abraji não é associação de polícia para enfatizar que crime é crime.

A última frase, porém, é generosa e salva todo o texto. Eu bato palmas para ela!

Mas não se pode admitir que a investigação atente contra princípios que garantem o exercício do jornalismo não apenas ao blogueiro, mas a todos os comunicadores do país.

Parabéns, Abraji!

Parabéns, Thiago Hardy!

***

No site da Abraji

Abraji manifesta preocupação com o grave risco de quebra de sigilo da fonte

A Justiça Federal de Curitiba e a Força Tarefa do Ministério Público Federal responsável pela operação Lava Jato apresentaram nesta terça-feira (21.mar.2017) razões diferentes para a condução coercitiva e do mandado de busca e apreensão contra o blogueiro Eduardo Guimarães, que edita o “Blog da Cidadania”. O pedido foi solicitado pela Polícia Federal e MPF ao juiz da 13ª Vara Federal em Curitiba, Sérgio Moro, que deferiu a solicitação.

Em nota, a assessoria da 13ª Vara informou que Guimarães é, na verdade, político, e que seu blog seria uma plataforma de propaganda eleitoral. Admite que o diploma em jornalismo não é obrigatório, mas argumenta que manter um blog não é suficiente para ser jornalista. Conclui, enfim, que o sigilo da fonte não estaria sendo quebrado porque o blogueiro não teria essa prerrogativa.

Também em nota, o Ministério Público Federal (MPF) argumenta que os pedidos não pretendiam descobrir a identidade da fonte de Guimarães, uma vez que o MPF já teria investigado e identificado o informante. Na versão dos procuradores, o blogueiro teve acesso a informações sigilosas sobre a que seria a 24a fase da Operação Lava Jato e repassou-as aos que seriam investigados antes de publicar seu texto. O MPF suspeita que a intenção tenha sido atrapalhar deliberadamente as investigações, e não checar dados. Nessa fase foi decretada a condução coercitiva do ex-presidente Lula. A defesa do blogueiro nega a acusação.

Em meio à divergência de narrativas, a Abraji manifesta preocupação com o risco de quebra de sigilo da fonte deste e de outros trabalhos do blogueiro, a partir do acesso a seus arquivos pessoais e profissionais. Não cabe à Justiça Federal traçar linhas a definir quem é e quem não é jornalista com o objetivo de afastar prerrogativas constitucionais. Não há dúvidas de que uma das atividades de Eduardo Guimarães é a manutenção de seu blog, por meio do qual realiza análises políticas desde 2010, uma atividade jornalística. Divulgar o que sabe é não apenas um direito de Guimarães, como um dever.

Ao mesmo tempo, comunicadores, blogueiros e jornalistas não estão imunes a investigações e, se houver indício de crimes estranhos à atividade de comunicação, devem ser investigados como qualquer cidadão. Mas não se pode admitir que a investigação atente contra princípios que garantem o exercício do jornalismo não apenas ao blogueiro, mas a todos os comunicadores do país.

Diretoria da Abraji, 22.mar.2017

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Marcos Rangel

24/03/2017 - 21h47

Se a associação está ligada à globo, então é criminosa.

inez oludé

24/03/2017 - 09h18

Meu conselhos de uma dona de casa “recatada”: para receber a visita surpresa da Pm ou da lava jato.. Comprem cachorros ferozes e deixem soltos pela casa à noite. Você sabe que policiais e bandidos tem algo em comum: entram na sua casa sem pedir licença e quebram tudo, quando nao quebram sua cara.Nao hesite em comprar um ou 2 cachorros, mas, em caso de ser jornalista( ou parente de Lula) compre um covil inteiro, vai precisar.
Veja a lista dos caes mais ferozes do mundo:
Chow Chow
Husky Siberiano
Rottweiler
Pitbull
Pastor do Cáucaso
Pastor Alemão
Malamute do Alasca
Doberman
As raças de cachorros mais ferozes
Cão-lobo
deixe os caes agirem e durma tranquilo/a

Kledna R Silva

24/03/2017 - 11h16

Eu concordo com a defesa e proteção de nossos direito e não de partido A ou B, enquanto ficam todos brigando por partido a vida tá seguindo e não estamos fazendo nada! Já ficou mais que provado que nenhum político seja de qual for o partido, não está totalmente a favor das classe média, baixa ou miseráveis, todos defendem seus próprio interesse, deixem de ser idiotas todos, enquanto vcs brigam no face eles engordam as suas próprias contas! Desde que se existe democracia todos só puxam farinha pro seu próprio saco!

Itamar Vaz Silva

24/03/2017 - 02h19

Foi a globo que autorizou, a pedido de GM. Pronto, vazei a informação.

Viviane Sélos

23/03/2017 - 21h54

Iara Cardoso

José Wild

23/03/2017 - 21h37

Tem que se justificar sim, lei é pra todos

Cleiton do Prado Pereira

23/03/2017 - 14h49

Vou lhes contar um historinha para entenderem o que escrevo. Se não entenderem eu posso desenhar. Quando adolescente, no colégio, fizemos um curso de cinema, íamos todos assistir um filme e cada um ficava incumbido de analisar uma parte do file, tipo fotografia, enredo, iluminação, sequência, etc. Logo após o término do filme, reuníamos e analisava cada ponto.
Pois bem, depois disto, nunca mais fui ao cinema. Ao começar o filme, eu já sabia qual seria o final.
Assim posso afirmar sem medo de errar, que depois daquele espetáculo de circo dos horrores na câmara com a admissão do impedimento da Dilma, nada acontece por acaso, até o bate boca de Janot com Gilmar, estão no script. Imaginas que o sequestro do Edu foi uma acaso, é não enxergar o óbvio. Também estava no script. E tem a serventia de calar a Vaza a Jato. Que é o golpe dentro do golpe.

Enilson Costa Suzart

23/03/2017 - 17h12

ABSURDO!
O DIREITO DE IR E VIR E DE VOZ DESTRUÍDO?
ACORDA BRASIL

AVELINO MAXI

23/03/2017 - 13h58

ACORDA BRASIL,ELEIÇÕES GERAL URGENTE . PSDB, PT, PMDB…E ALGUNS IDIOTAS ESTÃO AFUNDANDO CADA VEZ MAIS O BRASIL.

maria

23/03/2017 - 13h38

Um Jui´z totalmente sem oral, fazendo uma sentença cometendo outro crime, e viva o abuso do poder, viva a perseguição, viva o partidarismo, viva os fora da lei com direitos universais e abusando do poder, sem nenhuma barreira, viva a destruição de um País em nome do poder

C.Poivre

23/03/2017 - 12h28

Curto e grosso: “sequestro e roubo dos bens”. Sim pois furto praticado com a truculência que a Gestapo brasileira fez com o jornalista Eduardo Guimarães é ROUBO.

Aline Novaes

23/03/2017 - 14h42

E o medo! Começa longe mas, daqui a pouco fica perigosamente perto…

Ana Esmeralda Fonseca Costa

23/03/2017 - 14h25

Globo safada e golpista ela que deveria ser punida .Pois é a campiam dos vazamentos.

Emmanuel Andrade

23/03/2017 - 14h24

Sequestro seguido de roubo executado por autoridades: este é o país pós-golpe… você já imaginou ter o seu celular e seu computador roubado para serem bisbilhotados? Agora imagina sendo você um jornalista, que trabalha justamente com esses dois aparelhos!!!!

Ines Andrade

23/03/2017 - 14h18

O Moro não serve mais nem à Globo

Rita Andreata

23/03/2017 - 14h09

Quando o milagre é muito o santo deve desconfiar

Mauro Siqueira

23/03/2017 - 13h59

ALGUÉM ACREDITA NISSO, OS OBJETIVOS DA GLOBO JÁ FORAM ALCANÇADOS, O BRASIL ENTREGUE AOS LOBOS . AGORA E FINGIR QUE TA DO LADO DO POVO PARA MANTER AUDIÊNCIA.

Maria Alcina Torgo

23/03/2017 - 13h53

pra ajudar amigos da maracutaia ,conheço muitos safadezas da Globo-Marinhos-dentro do judiciario flum,inense.

Fátima Pessoa

23/03/2017 - 13h53

Agora temos no Brasil a SAIDINHA LAVA A JATO, assim tipo SAIDINHA bancária ou o sequestro relâmpago. EDUARDO GUIMARÃES e outros foram alvo disso.

Gislaine Juliani Giovanetti

23/03/2017 - 13h49

Hoje estamos numa situação que quanto mais desunidos pior será. Mas não posso deixar de pontuar, que enquanto a condução coercitiva foi com o Lula e qualquer nome ligado ao PT, não era atentado às nossas leis. Melhor tarde do que nunca! Vamos nos unir porque virão muito mais perdas e retrocessos.

Maria José Rocha

23/03/2017 - 13h42

Agora vi o exercício da democracia. Sendo a associação ABRAJI controlada pela Globo ( apoiou a ditadura, e ainda apoia) e lendo ( assistindo ) os aplausos do “O Cafezinho ” identifico essa prática . Parabéns a ABRAJI e parabéns “O Cafezinho”. – Não foi preciso romper barreiras, mas ser justo.

Lili Brown

23/03/2017 - 13h37

Chega de lawfare! Fora Moro! A imagem do Brasil esta na lama! A economia do Brasil esta na lama! ANULACAO IMEDIATA DO IMPEACHMENT CRIMINOSO que so trouxe miseria, entrega do Brasil, censura, repressao, escandalo e a PROTECAO DE CORRUPTOS, TRAIDORES DO BRASIL NO PODER! Bora tomar as ruas brasileiros, so nos resta LUTAR!!

    Rogério Carvalho

    23/03/2017 - 13h54

    FORA MORO! FICA A CORRUPÇÃO! USTRA É QUE TINHA RAZÃO! FORA PETRALHAS VAGABUNDOS/INÚTEIS!

      Atreio

      23/03/2017 - 16h55

      ô rogerinho…toma outro rivotrix.

      amanha peço pro holliday te dar um beijinho e dividir qaquele caixa 2 q tu queria…..fica trank.
      ame mais e odeie menos. leia mais e julgue menos.
      desejo melhoras! bjão!

    Ana Celia De Campos

    23/03/2017 - 14h47

    Concordo totalmente com o seu ponto de vista. Parabéns por escrever tão bem.

Silvia Leni Auras de Lima

23/03/2017 - 13h36

Não vejo nenhuma vantagem. Decidiram que a lava jato já pode acabar. Só isso. Eles, mendes, deputados, senadores. Igual ao? caso Banestado.

enganado

23/03/2017 - 10h28

Bom como isto daqui é uma Pocilga, pergunto: Quais as observações que a OAB ((apoiou o GOLPE-2016)) tem a dizer se o Sr. Eduardo é, é, é é Advogado??? O que disse o artigo 142 ((apoiou o GOLPE-2016)), também Guardião da Constituição??? NADA x NADA!!!! é uma Pocilga mesmo, DITADURA de DIREITA = CLEPTOCRACIA e PLUTOCRACIA.

CarlosH

23/03/2017 - 10h23

Então por uma única frase, tipo “o que fizeram não foi legal”, já faz uma associação ligada a grande mídia de confiança da mídia alternativa?
Uma vez Naruto, sempre Naruto!

    Miguel do Rosário

    23/03/2017 - 10h37

    parabenizei a atitude. pronto. e a confiança se constrói com atitudes.

      CarlosH

      23/03/2017 - 12h27

      “e a confiança se constrói com atitudes.” Gostei disso. A pessoa “coxinou” a vida toda, e de uma hora, começa a pagar de arrependido, achando que mudo. Não cara! O problema é que muita gente de esquerda, na primeira lagrima que o “ex-coxinha” derrama, já acha que ele virou de esquerda e o aceita de boas. Não parece ser o seu caso, então peço desculpas pelo dito anteriormente e retiro o que disse de você ser um Naruto.
      Mas continuo considerando que os “coxinhas” ficam menos pior de acordo com a conjuntura, mudando o discurso para não ficar mal na fita. A essêcia continua a mesma. Um grupo volátil e de pouca confiança.

Rogério Carvalho

23/03/2017 - 13h20

FALTOU BOTAR ESSE BLOGUEIRO (que não é jornalista nem aqui e nem no inferno) NUM PAU-DE-ARARA!

    O Cafezinho

    23/03/2017 - 13h59

    Incitação ao crime é crime. Então você é um criminoso.

    Rogério Carvalho

    23/03/2017 - 14h25

    Isso não é crime! Isso se chama ORDEM, coisa que vocês petralhas ODEIAM!!!

    Roberto Moore

    23/03/2017 - 14h26

    Vc não é pizzaiolo vc faz massa redonda com carne podre

    Rosa Batista

    23/03/2017 - 14h30

    E o tal rogério é cristão evangélico.
    Só Jesus salva.

    Rogério Carvalho

    23/03/2017 - 14h31

    Seria a melhor pizza que você já comeu na vida, mas sem o dedo mindinho de um certo bandido de altíssima periculosidade!

    Luís Ribeiro

    23/03/2017 - 11h45

    Não é preciso contestar racionalmente suas palavras; basta expor a barbaridade nelas contida, que o senhor mesmo prova que não tem razão.

    Andre Massao Noce

    23/03/2017 - 14h56

    Rogério Carvalho… Apoia o crime de tortura… Deve gostar de viver na Idade Média…

    Andre Massao Noce

    23/03/2017 - 14h57

    Rogério Carvalho… Kkkkk… Defendendo o amigo Moro do PSDB corrupto, é hilário…

    Andre Massao Noce

    23/03/2017 - 14h59

    Rogério Carvalho kkkkk… Com esse discurso tosco… Nem Jesus salva… Pois, o cara apoia torturadores que mataram Jesus…

    Rogério Carvalho

    23/03/2017 - 15h13

    PENSEM, se tiverem capacidade: FHC (PSDB) defende Lula, Maluf (dispensa comentários) defende Lula, Aécio PSDB, defende Lula… E vocês acreditam mesmo em polarização?!?!

    Renê Céya

    23/03/2017 - 15h22

    Melhor não perder tempo com fascista.
    Uma pessoa que fala de por no pau de arara um pai de família que não cometeu nenhum crime, simplesmente porque pensa diferente dele, só pode ser uma pessoa doente.
    O fascismo é uma doença, e é contagiosa.

    Andre Massao Noce

    23/03/2017 - 15h44

    Rogério Carvalho… Direita corrupta defende o PT… Essa foi para morrer de rir… Vcs, tiraram a Dilma, ou se esqueceram disso… E apoiaram o Cunha corrupto…

    Rogério Carvalho

    23/03/2017 - 15h58

    Peralá! O partido da SOCIAL(ista) democracia brasileira é de direita?!?! Mal informado você, heim petralha!!!

    Hannibal de Sousa

    23/03/2017 - 16h39

    Rogério Carvalho

    José Arcanjo

    23/03/2017 - 17h01

    Acho que quem defende a tortura não consegue imaginar o sofrimento dos outros; nesse caso, trata-se de uma patologia psiquiátrica chamada psicopatia, não tem cura.

    Rogério Carvalho

    23/03/2017 - 17h06

    Não defendo a tortura! Defendo a democracia! Agora, eu não vou mandar flores pra você e nem cartinha de amor, sabendo que estamos numa guerra! Hoje, estamos debatendo e discutindo! Amanhã, muito provavelmente, vamos ter que pegar em armar pra nos defender contra o comunismo e contra o bolivarianismo!

    Roberto Moore

    23/03/2017 - 17h47

    Esse Rogério é fdp fascista

    José Arcanjo

    23/03/2017 - 20h47

    Rogério Carvalho, Como pensei!

    Rogério Carvalho

    23/03/2017 - 20h55

    É tem gente que acha que a gente dá direita se ofende em ser chamado de coxinhas, facistas e golpistas! Isso pra gente é elogio! Palavrão é ser chamado de progressista, comunista, petralha, bolivariano, eleitor de Lula (apesar de eu ter votado nesse bandido minha vida toda), pão com mortadela…

    Andre Massao Noce

    23/03/2017 - 22h49

    Rogério Carvalho kkkkk… PSDB, de esquerda… Morri de rir… Tucanos, nunca vão defender pobre… Sempre defenderam rico…

    Andre Massao Noce

    23/03/2017 - 22h51

    Rogério Carvalho… Se todas as carapuças lhe servem… Bom proveito, para quem não entende nada de política…

    Cida Matos

    23/03/2017 - 23h19

    Concordo ?

    Rogério Carvalho

    24/03/2017 - 00h22

    E você acha que o PT defende pobre? Eu achava que sim!

    Lauro Vinente Neto

    24/03/2017 - 04h55

    Agora dizer o que pensa é crime, essa geração do mimimi se não for a pior é uma das… Deixa de baitolagem faça me o favor!

    Simone Dos Santos

    24/03/2017 - 05h37

    Va comer sua alfafa

    Andre Gomes Vidal

    24/03/2017 - 06h15

    Gente, o cara só é um ignorante. Tenhamos compaixão das besteiras que ele pensa e caga aqui. A burrice já ataca muitos brasileiros. Deixa ele.

    Andre Massao Noce

    24/03/2017 - 11h30

    Rogério Carvalho kkkkk… Lula retirou 32 milhões de pessoas dá miséria absoluta, colocadas na era do FHC… Vá estudar história… Para não ficar falando asneira…

    Rogério Carvalho

    24/03/2017 - 11h47

    32 milhões?!?! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Me diz onde foi isso! O FHC CRIOU O PLANO REAL E A ESTABILIDADE ECONÔMICA PRO PT DESTRUIR TUDO! Não estou defendendo FHC porque ele é outro bandido, que aliás, defende o maior bandido de todos: LULADRÃO!

    Zé Medeiros

    24/03/2017 - 13h56

    Boçal !

Diane Reis

23/03/2017 - 13h13

Rsrs se foi sequestrado, será que pedirão resgate?

    Luís Ribeiro

    23/03/2017 - 11h42

    Rindo por que, senhora? A tipificação do crime de sequestro independe de haver pedido de resgate.

    Andre Massao Noce

    23/03/2017 - 15h01

    Kkkkkk… Defendendo o amigo Moro do PSDB corrupto é hilário…

    Diane Reis

    23/03/2017 - 16h17

    Haha defendendo políticos corruptos é hilário ?

    Simone Dos Santos

    24/03/2017 - 05h38

    Falou o cara que usa camisa da CBF ???

Laercio Ferreira

23/03/2017 - 13h08

NAS DIRETA J´, A REDE( ARMADILHA) DE TV GLOBOBO , ENTRARAM NA ÚLTIMA HORA E SUSPEITÃO , E GALERA INDIGENTE VERDE AMARELO DO CAGAÇO, AGARROU E ENTROU NA DANÇA, AÍ O CANDIDATO MORREU NO HOSPITAL DE BASE DE MORTE MORRIDA OU MATADA , E UM CORONEL ASSUMIU A DEMONIOCRACIA??

Laercio Ferreira

23/03/2017 - 13h04

UMA PERGUNTA ESQUISITA EM MINHA CABEÇA, QUEM PODERÁ RESPONDE-LA?? SEQUESTRO E CONDUÇÃO COERCITIVA, NÃO É CRIME NA NEO COLÔNIA BRASIL?? E SE PRATICADO ESTADOS ISLÂMICOS O( EI ) , É OU SERIA CRIME NA NEO COLÔNIA DO BRASIL ,MADE IN ESTADOS UNIDOS DO NORTE?? NÃO TENHO EXPERIÊNCIA NO RAMO DE DENUNCIAS DE SEQUESTROS??

Pedro Lemus

23/03/2017 - 10h03

não tem nada de milagre… tão descartando o lixo… no caso o moro é o lixo…


Leia mais

Recentes

Recentes