Pesquisa Vox explica histeria midiática e pressa da Lava Jato - O Cafezinho

O Cafezinho

terça-feira

18

abril 2017

74

COMENTÁRIOS

Pesquisa Vox explica histeria midiática e pressa da Lava Jato

Escrito por , Postado em Eleições 2018



A Lava Jato não dá ponto sem nó.

Desde o início, a operação trabalhou com o conceito de “timing”. O modus operandi, na verdade, vem desde a Ação Penal 470, com seus julgamentos agendados sempre às vésperas de eleição.

As delações da Odebrecht, da mesma forma, vieram no momento certo: duas semanas antes do depoimento de Lula para Sergio Moro, dando munição à Globo para disparar contra o ex-presidente numa escala crescente.

A intensificação do fogo cerrado da mídia/Lava Jato contra Lula, porém, tem outra razão, ainda mais forte: o crescimento de Lula nas pesquisas, confirmado pela mais nova pesquisa Vox Populi/Cut.

Se não acredita na Vox Populi, por causa de seu patrocinador, lembre-se de que ela confirma sondagens realizadas há pouco tempo por Ibope, Datafolha, Instituto Paraná e Instituto Nassau. Eu deixei, ao final do post, imagens e links dessas outras pesquisas.

A pesquisa de campo foi realizada entre os dias 07 e 10 de abril, ou seja, antes da delação da Odebrecht, que motivou extensas reportagens contra Lula nos telejornais.

Entretanto, como as delações atingiram todos os espectros políticos, e apesar do foco da mídia continuar sendo o ex-presidente Lula, ainda não se pode dizer como será o seu impacto. Na minha opinião, Lula pode até perder um pouco de votos, mas não muito, na medida em que não se encontrou nada de concreto contra o ex-presidente. Como seus principais adversários foram diretamente atingidos, os prejuízos são, de certa forma, distribuídos. À diferença dos tucanos, que não tem militância orgãnica, Lula tem a sua, muito forte, a qual, depois de vários anos de conspirações midiático-judiciais, está bastante vacinada contra armadilhas jurídicas.

Antes de analisar a pesquisa, eu sugiro uma coisa aos internautas e ao campo progressista: cuidado com o salto salto. O histórico de pesquisa no Brasil mostra que, em se tratando de Lula e PT, as pesquisas tem errado “a favor” deles (deles, Lula e PT), possivelmente por causa das campanhas jurídico-midiáticas, que são cada vez mais agressivas e densas. A situação do PT em 2018 não será fácil, porque os adversários não parecem mais dispostos a fazer a disputa no campo das ideias. A mídia alimentou, cuidadosamente, deliberdamente, um núcleo social fascista, e empurrou esse núcleo contra o PT, enquanto assiste a tudo em silêncio cúmplice. Esse núcleo social fascista não se restringe às suas franjas aparentemente ridículas, como o MBL. Ele tem forte representação no Estado, assim como o fascismo original tinha presença no judiciário alemão e italiano.

Será um desafio muito grande, para o PT, desconstruir a agressividade fascista, as conspirações midiático-judiciais, e conduzir uma campanha minimamente programática. Para isso, precisará, mais que nunca, de uma comunicação democrática, livre, autônoma. O tempo dos publicitários milionários, como João Santana e Duda Mendonça, terminou. 2018 será o ano da política.

Dito isto, vamos analisar a pesquisa, quadro por quadro.

No quadro acima, nota-se uma transformação química operada pelo impeachment/golpe. A aprovação a Lula dispara depois daquela votação na Câmara liderada por Eduardo Cunha. O que é sintomático: a mídia reuniu todas as suas forças às vésperas do golpe, para neutralizar a influência de Lula sobre a opinião pública e sobre a Câmara. Mas ela não consegue manter esse nível de tensão por muito tempo. Ela voltou à fazê-lo agora, por causa das delações da Odebrecht, mas como é obrigada a veicular também denúncias contra tucanos, o jogo fica zerado, embora dando margem para o aparecimento de um salvador da pátria.

É sempre interessante notar como a rejeição aos tucanos cresce vegetaticamente. O PSDB é um partido organicamente impopular.

A rejeição a Lula tem caído rapidamente. Outros institutos já detectaram isso. Ainda vamos saber os efeitos dessa nova onda de ataques. O fato, porém, de que Lula agora está “afiado”, defendendo-se, lhe dá uma arma nova. Lula, aparentemente, está usando a projeção dada pela mídia, para lhe atacar, para crescer na opinião pública. Falem mal, mas falem de mim!

Outro dado que comprova a impopularidade orgânica do PSDB. O fato do partido ter se aliado ao governo Temer é outra explicação para que tucanos absolutamente blindados pela mídia, como o Príncipe FHC, tem visto sua aprovação cair.

Dória tem de comer muito feijão com arroz ainda. E ele tem de parar de chamar os outros de “Lula” na rua.  No sudeste, ele é engolido por Marina Silva e Bolsonaro.

Dória ainda não é conhecido. O gráfico acima sugere uma possibilidade estranha: um segundo turno entre Lula e Bolsonaro.

O PSDB ainda tem votação muito concentrada no Sudeste. O Nordeste está se voltando para Lula com uma força épica.

 

Jair Bolsonaro tem quase três vezes mais votos do que Aécio, entre o eleitor com renda superior a 5 salários. E mesmo Lula vence com folga nesta faixa de renda. Entre os pobres, Lula mantém a majestade. A crise está fazendo, possivelmente, o eleitor de classe média baixa voltar a pensar como classe trabalhadora, e a votar em Lula.

A força de Jair Bolsonaro está muito concentrada em setores de elite do sul e sudeste. Ele tem 20% dos votos de quem possui ensino superior completo, o dobro de Marina Silva e quase quatro vezes mais que Aécio. Mas Lula ainda ganha, com folga, em todas as faixas de escolaridade.

A força de Lula no Nordeste atingiu uma força inacreditável. Isso acarreta um fenômeno curioso. Obriga toda a classe política nordestina a se aproximar de Lula. E ainda obriga o governo federal, que é tucano, a investir no Nordeste, para tentar não perder muito.

O histórico de Aécio é curioso. Repare que, em abril de 2016, ele tinha 17% contra 29% de Lula: uma diferença de 12% em favor de Lula. Agora, após um ano de golpe, Lula tem 44% e Aécio, 9%: diferença de 35% em favor de Lula! O golpe fez muito mal a Aécio e aos tucanos em geral. Marina, contudo, também perdeu. O eleitor não parece muito satisfeito com o silêncio cúmplice da candidata.

 

Os 36% espontâneos de Lula são um número extraordinário. Acho que nunca um candidato presidencial jamais teve tanta força um ano antes da eleição. Os 6% de João Doria e a ausência de Jair Bolsonaro na espontânea sugerem que o segundo turno de 2018 deverá ficar mesmo entre Doria e Lula.

 

Os tucanos estão perdendo força diante de Lula.

Marina, igualmente, está minguando.

****

Íntegra da pesquisa Vox.

******************

Outras pesquisas recentes:


Ibope – avaliação Temer – 17 a 19 de março de 2017 – link

******************


Datafolha – intenção de voto para 2018 – 07 a 08/12/2016

**********************

Pesquisa Instituto Nassau, em Pernambuco – 23 e 24 de março de 2017 – link

******************

Instituto Paraná Pesquisas – Em Minas Gerais – 31 de março a 05 de abril de 2017 – link



Miguel do Rosário

Miguel do Rosário

Editor em Cafezinho
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Miguel do Rosário

terça-feira

18

abril 2017

74

COMENTÁRIOS

Favor seja cuidadoso com as palavras. Em alguns casos, haverá moderação. Seja paciente.

74 Comentários em "Pesquisa Vox explica histeria midiática e pressa da Lava Jato"

Avise-me quando
avatar
Visitante

Lula preocupa tanto que a globo só fala nele. Quanto mais fala mais lula cresce nas pesquisas.

elizabeth de andrade
Visitante
A MISTERIOSA MORTE DE TEORI APÓS ANUNCIAR A DIVULGAÇÃO DA LISTA DA ODEBRECHT Teori morreu em condições misteriosas logo após ter avisado que em poucas horas iria tornar publica a delação da Odebrecht. Se Teori cumpre sua promessa, a Globo e a CIA iriam ficar de broxa na mão… Então Teori vai pro céu e os vivos “mais do que vivos”, programam uma audiência com Lula para 3 de maio e usam a delação da Odebrecht para criar um clima/timing para, se o jornalismo de guerra da Globo houver criado um clima, o rude juiz Sergio Moro possa efetuar a… Read more »
Visitante

Lula 2018

Visitante
Visitante

Na verdade os trabalhadores serão empalados com essa “reforma.

Visitante
O dono do Vox Populi é um cidadão chamado Marcos Coimbra. Se você não ligou o nome à pessoa, Marcos é colunista da Carta Capital, revista acusada na Lava Jato de receber mais de R$ 8 milhões da Odebrecht para favorecer Lula junto à opinião pública. Seu instituto foi alvo de busca e apreensão na sexta fase da Operação Acrônimo, acusado de intermediar repasses da empreiteira JHSF para a campanha do petista Fernando Pimentel ao governo de Minas. Também está no radar da Lava Jato, acusado de ter recebido clandestinamente R$ 10 milhões da Andrade Gutierrez S.A. para comprar “pesquisas”… Read more »
Visitante

Olhas o Ninguém/Branco/Nulo tá indo até bem, quero conhecer esse candidato aí.

Visitante

PESQUISA FAKE

Visitante

BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 OLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 .OLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 .OLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 BOLSONARO2018 ..

Mauro Cavalcante
Visitante
O que esperar de uma pesquisa feita pela CUT? Neste pesquisa a palavra “LULA” apareceu 29 vezes. Vinte e nove vezes!!! Como confiar nisso? No entanto, pra mim, o pior fica por conta dos meios de comunicação amantes da esquerda que OMITEM que a pesquisa é da CUT. Escrevem em suas manchetes “Pesquisa Vox explica histeria midiática e pressa da Lava Jato”. Estão com medo de colocar o nome da CUT na pesquisa? Onde está o índice de rejeição dos candidatos? Não tem porque eles sabem que o rejeição de Lula é enorme. Bem… Como assim é o “modus operandis”… Read more »
elizabeth de andrade
Visitante

Chora coxa, xupa que é de uva. Fora desta página, na próxima te expulso como SPAM, intruso, ignorante!
Gado do JN! Vacilão, otário!

Visitante

É Lula no primeiro turno em 2108!!!

Visitante

Vou esperar só até 2018 agora vc Silvia Mello até quando vai esperar?

Visitante

Senta e espera kkkkkkk

Luiz Carlos P. Oliveira
Visitante

Chola coxinha, chola. Bozo e Botox não ganham nem prá síndico. Kkkkkmķ

Mauro Cavalcante
Visitante

Quem deve chorar é quem acredita ser real e fiel uma pesquisa feita pela CUT.

Luiz Carlos P. Oliveira
Visitante

OLHO VIVO: lamento informá-lo que o Brasil inteiro é MORTADELA.

Visitante

Essa pesquisa é tão mentirosa que o Bolsonaro sequer aparece. É o suficiente para demonstrar que é falcatrua de comunistas.

Visitante

“Se prender vira herói, se matar vira santo, se ficar solto vira presidente”

Visitante

E tu gosta de ser roubada. Toma vergonha.

Jose carlos lima
Visitante

Ha uns 60 dias o delegado moscardi grillo avisou que por falta de timing o Lula nao teria sido preso
Esse tempo chegouNao podemos aceitar esse absurdo
https://josecarloslima.blogspot.com.br/2017/04/por-que-perseguem-lula.html

Jose carlos lima
Visitante

Teori morreu em condices misteriosas 1 dia depois de ter avisado que em poucas horas iria tornar publica a delaçao da Odebrecht
Se Teori cumpre sua promessa a Globo e cia iriam ficar de brocha na mao
Entao Teori vai pro ceu e programa delacao da Odebrecht para criar um clima/timing para a prisao de Lula
Nao ha nada que justifique a prisao de Lula…..o caso triplex acabou de ser solucionado pela justica de sp com a absolvicao dos reus
O que ha eh uma operaçao de guerra contra Lula…o lawfare denunciado ate por Ferrajoli
Realmente nossa zelite zelote nao da ponto sem no

https://josecarloslima.blogspot.com.br/2017/04/por-que-perseguem-lula.html

Maria Mirtes Cohen
Visitante
Achei por bem fragmentar meu pensamento por aí, mas quando li Fernando Morais através de Paulo Pimenta, não tive dúvida, o trouxe comigo e o expus abaixo. Defender Lula é defender a democracia. Se quiserem nos derrotar que nos derrotem na urna. Apresentem os seus projetos, digam o que vocês defendem. Não impeçam o nosso país de olhar para o futuro e deter na figura do presidente Lula a grande liderança política que pode sim nos conduzir para enfrentar este cenário vergonhoso que estamos mergulhados hoje. Por Paulo Pimenta. 16 de abril às 23h19 Estimados companheiros, prezadas companheiras, amigos e… Read more »
Olho vivo
Visitante

Quanta idiotice. Defender Lula é defender a democracia independente dos crimes que ele cometeu? Esse deputado Paulo Pimenta é outra prostituta comprada com dinheiro sujo da Odebrecht. Vai sobrar pra ele também.. Militontos mortadelas acreditam em tudo.. Queri ver em dois meses inquérito estarão falando por aqui enquanto o Luladrao mofa na prisão..

Marcos
Visitante

Quais crimes o Lula cometeu, coxinha idiota? Luladrão é você, a sua mãe e o seu pai, fascistinha de merda!

Visitante

Palocci vai delatar! Agora a petralhada vai rasgar o cú com a unha de tanta raiva. Canalhada!!

Visitante

Graças a Deus a lista do Janot está recheada de PSDB. Assim fica desconstruído o discurso mimimi de seletividade e perseguição aos quadrilheiros do PT. A aloprada da Chauí chega a dizer que Moro é um agente treinado pela CIA, resultado de anos a fio fumando maconha estragada!!

Visitante

Histeria do Pt e suas falsas pesquisas. Peguem leve, da na vista!

Visitante

Calma gente la vem a delacao de paloci kkkkkkkkkkk

Visitante

A coxinhada tá em pânico.

Visitante

Muito kkkkkkkkkkkk Tu gosta de ser roubado.

Visitante

Na papuda, seus babacas.

Visitante

Eita, a histeria baixou nas hostes PSDBESTAS, tudo mais sujo do que pau de galinheiro. Ficaram sem pai nem mãe.

Visitante

Nem ponham o mito Bolsonaro…sabem que é lavada nesse luladrao …página lixo

Visitante

O Brasil sai da corrupção absurda dos Milhões (Banestado) e entra na Era PT / BILHÕES. E vcs acham que é só a Lava Jato que quer parar vcs??? O povo quer no mínimo perpétua para essa quadrilha.

Visitante

Lulaaaa!!!

Visitante

Lulaaaaaa!!!

Visitante

Tu gosta de ser roubada.

Visitante

Pesquisa da CUT, braço armado dos bandidos vermelhos, vale tanto quanto uma cédula de 13 reais. Tudo isso é pra manter os parasitas alienados mobilizados na defesa do rato fedorento psicopata traidor do Brasil!

Visitante
https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=/amp/s/pndt.jusbrasil.com.br/noticias/2666901/grupo-vox-populi-nao-pode-mais-contratar-free-lancers-e-deve-pagar-um-milhao-de-reais-por-dano-moral-coletivo/amp&ved=0ahUKEwjoirXDrbDTAhUG7SYKHSjdBX0QFggmMAM&usg=AFQjCNENbj3RZ6NJWok04XYckmI0Fl2ZTA&sig2=OSJHhXhK35YlkyGjB5YsWw Os parasitas vermelhos estão comemorando a pesquisa feita pela CUT VOX Popoli, empresa vendida aos bandidos vermelhos, sem credibilidade no mercado. Foi o mesmo Vox que fez a pesquisa de fevereito em cima do caixão da falecida, vítima dos cachaceiro que a envolveu em seus crimes. Na pesquisa deu 35% para o cachaceiro, dias depois que o cadáver esfriou, o instituto Paraná fez uma pesquisa e deu o cachaceiro com apenas 22%. A fila de processos contra essa empresa não já deu a cadeia aos diretores serviçais aos bandidos vermelhos! Credibilidade igual uma cédula de 13 reais! 13 anos… Read more »
Visitante

Chora mais trouxinhas viúvas do psdb…..lkkkkk

Visitante

Boa Carlos Maia!

Visitante

Calma gente paloci vai falar kkkkkkkk

Visitante

Carlos Maia, vá tomar sua clozapina, vai. Cuidado com a baba!

Visitante

Desminta parasita alienado manipulado igual a bicho!

Visitante
Visitante

Desminta aí, parasita alienado doutrinado pela facção vermelha criminosa.

Visitante

Esse Carlos Maia é só mais um babaca covarde usando perfil falso para dizer idiotices.

FERNANDO PERCHIN DE FARIA
Visitante

A GLOBO ESTÁ DESESPERADA ,ELA ESTÁ BATENDO NO LULA SEM DÓ ,E ELE COMO CANDIDATO À PRESIDENTE DA REPUBLICA NÃO TEM CONCORRENTE E A GLOBO SABE SE O LULA GANHAR ELA ESTÁ FERRADA.

Jorge Martins
Visitante

Sério isso? A questão e impedir Lula e não fazer justiça aos crimes que ele cometeu? Ou as delações da Odebrecht, do casal de marqueteiro hoje, do Leo Pinheiro na quinta e em breve do próprio Palocci são feitas sobre tortura para incriminar a alma mais honesta do Brasil? Vocês petralhas gostam de ser enganados e de bandidos de estimação. Lula guereiro, vai virar amigo de carcereiro!!

AFT
Visitante

Jorge, manda tuas provas pro Moro. Ele tá precisando demais!

Jorge Martins
Visitante

AFT, as provas se acumulam.. Palocci apenas fechará o caixão do Lularapio.. Pra você vai sobrar apenas a vaga lembrança de uma ladrão que iludiu milhões de brasileiros trabalhadores..

Visitante

Coitado

Visitante

Conversa mole para boi dormir, Lula hoje é campeão de rejeição o resto é lorota.

Visitante

Doente é quem apóia bandidos.

Visitante

Ciúme e doença, mas tem tratamento.

C N Morais
Visitante

A lei da Terceirização vai jogar uma massa de assalariados de volta à faixa abaixo de 3 salários mínimos, onde Lula nada de braçada. Em menos de 6 meses, o número de elitores dele deve dobrar, graças à genialidade de nossos escravocratas. A solição será um novo golpe. E uma nova Ditadura.

Visitante

PESQUISA??? KKKKKK , VEM DE PESCA , E PESCA LEMBRA LULA, UM FRUTO DO MAR, QUE A MÍDIAS , OS POLITIQUEIROS E AS ELITES QUEREM VER EXTINTO DOS SEUS MARES, SEM A PERMISSÃO DO IBAMA DE CORITIBA/,PROMOTERS DOS CAOS , NA ONDAS FALSAS DA REPÚBLICA DO PARANÁ??

Visitante

Excelente essa análise!

José Endoença Martins
Visitante

Lula is unbeatable and will win the 2018 Presidential election. No doubt about it. The CarWash operationhas canonized Lula and has made of him the best name we have for our next president. I’ll vote Lula in 2018, as I always did.

Bobo letrado
Visitante

You´re an asshole!! Lula is a corrupt motherfucker and will be in jail soon!!

Visitante

Quem encomendou a pesquisa mesmo?

Visitante

Pesquisa feita no diretório do PT. Me engana que eu gosto.. Kkkkkkkkk

Visitante

Essa pesquisa é tão mentirosa que o Bolsonaro sequer aparece. É o suficiente para demonstrar que é falcatrua de comunistas.

Visitante

Para desespero de coxinhas e fascista Lula lidera todas as pesquisas! !!! Kkkkkk mordam-se analfabetos políticos! !! Pra curar dor de cotovelo: 2018 é LULA! !!! Kkkkkk Kkkkkk

Visitante

Então encomende uma com dinheiro do Temer

Visitante

Sempre que aparece mais denúncias contra o Ladrão esses blogs doutrinadores saem com estas pesquisas… E ainda tem doutrinado que acredita…kkkkkkki….

Visitante

Calma gente la vem a delacao de paloci kkkkkkkkk

Visitante

Desesperô. Kkkkk

Visitante

Esse Carlos Maia é só mais um babaca covarde usando perfil falso para dizer idiotices.

Visitante

https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=/amp/exame.abril.com.br/brasil/lula-lidera-todos-os-cenarios-para-2018-diz-parana-pesquisas/amp/&ved=0ahUKEwi-hI73qa_TAhUIZCYKHe9hAc4QFgg1MAI&usg=AFQjCNGSpEZq3k8ayQCsV2lkcGuKBlvxoQ&sig2=tN1PbPt3OuBXYqz4YcFdLg

Pesquisa em 20/02/17.
O traidor do Brasil aparece com apenas 22%. Na pesquisa anterior em cima do funeral da “cumpanheira” ele apareceu com 32%. Fizeram uma pesquisa em cima de um corpo ainda quente, dias depois a Paraná fez uma pesquisa e ele apareceu com 22%. Isso é o espólio eleitoral dele hoje no Brasil.
Decadente e rejeitado por mais de 50% dos eleitores brasileiros!

Visitante

Na testa!!??

Visitante

Hum…não leu, só veio e jogou a cartada.

Visitante

Caso não confie na pesquisa, por causa de quem a encomendou, compare-a com outras cinco ou seis pesquisas, que cito ao final do post, e que apontam todas na mesma direção.

wpDiscuz