Menu

Globo quer esconder Dilma, novamente, nos porões da ditadura

(Charge: Schroeder, no Correio do Povo, citada em matéria do Bahianoar) A Globo perdeu, há tempos, qualquer escrúpulo de esconder sua participação no golpe de 2016. Para isso, ela conta, é verdade, com um trunfo espetacular: a total submissão do aparelho jurídico do Estado às suas diretrizes. A Lava Jato prendeu os marketeiros de sua […]

48 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Charge: Schroeder, no Correio do Povo, citada em matéria do Bahianoar)

A Globo perdeu, há tempos, qualquer escrúpulo de esconder sua participação no golpe de 2016.

Para isso, ela conta, é verdade, com um trunfo espetacular: a total submissão do aparelho jurídico do Estado às suas diretrizes.

A Lava Jato prendeu os marketeiros de sua campanha, cujos únicos crimes foram… fazer campanha, no Brasil e em outros países. Mas, principalmente, fazer campanha para Dilma e… ganharem!

Coordenarem duas campanhas vitoriosas de um partido de esquerda, esse foi o maior crime de João Santana e Mônica Moura!

Então ameaçam-nos com prisões perpétuas, o que é o tipo mais diabólico de tortura psicológica. Em seguida, acertam com seus advogados que eles devem participar de um programa de auditório (que é o que se transformaram os depoimentos gravados em vídeo e vazados imediatamente à grande mídia), “confessando”, de boa vontade, espontaneamente, tudo o que os procuradores querem ouvir.

A aparição em vídeo vazado à mídia visa promover um impacto político na opinião pública. Por isso mesmo é um dos pontos que imitam os famigerados “processos de Moscou”, quando revolucionários caídos em desgraça no regime estalinista tinham que “confessar”, igualmente de “bom grado”, o seu papel em conspirações e crimes dos quais nunca haviam participado.

É incrível como a história se repete. Assim como nos processos de Moscou, a “confissão” serve para desmoralizar o indivíduo também junto a seu próprio campo. Dá certo: João Santana e Mônica Moura são imediatamente demonizados junto a toda sociedade. Para os inimigos do PT, são bandidos. Para os amigos do PT, são desprezíveis delatores, além de mentirosos covardes. Ou seja, João e Mônica perdem qualquer resquício de dignidade. São convertidos em monstros, em dejetos morais.

Essa é a pena máxima da Lava Jato: a total humilhação.

É também o preço cobrado, ao delator, em troca de sua liberdade, ou seja, em troca da vida.

Ou a pessoa se submete ao mais terrível processo de degradação moral que eu já testemunhei na minha vida, que é se tornar um delator da Lava Jato, expostos à execração pública, ou permanecerá presa ou perseguida judicialmente por toda a vida.

Os fatos já demonstraram que o Estado fascistizou-se de tal maneira que ele passou a perseguir abertamente indivíduos, e não para até que um determinado objetivo político seja cumprido. Ou seja, se João Santana não delatar, mas obter um habeas corpus para seguir em liberdade, a Lava Jato inventará outra denúncia contra ele, e Sergio Moro ordenará outra prisão cautelar. Não há escapatória.

Não concordo, por isso mesmo, com a demonização dos torturados. Todo o teatro lavajatense, como mostrar Monica Moura à vontade, rindo, num vídeo, não pode ser confundindo com a realidade: João Santana e Monica Moura são presos políticos e foram torturados barbaramente.

Ambos se destacavam como os melhores profissionais de sua área (marketing político) da América Latina e, portanto, estavam entre os melhores do mundo.

Um país democrático, decente, deveria usar seus talentos, para promover o Brasil lá fora e não trancafiá-los, ameaçá-los com prisões perpétuas ou humilhá-los diante de milhões de brasileiros com a exigência de que se tornem delatores de seus próprios clientes.

Claro, é bom repetir: o crime deles foi trabalhar em campanhas políticas para candidatos da esquerda. Se João e Mônica tivessem sido marketeiros de Fernando Henrique Cardoso, jamais teriam qualquer problema com a justiça.

(Atenção: quando eu falo isso, não quero vir aqui defender a prisão dos marketeiros do PSDB. A Lava Jato, para mim, não se redime estendendo seus tentáculos fascistas para outros partidos. O que eu critico é a criminalização da política e de todas as atividades correlacionadas, como o marketing político).

João e Mônica não tem nada a ver com esquemas montados na Petrobrás há mais de 30 anos. Mas eles já entenderam que a Lava Jato segue o mesmo modelo do julgamento do mensalão, em que empresários do setor de publicidade foram condenados a décadas de prisão por terem participado de uma (delirante) “conspiração” política para manter o PT no poder. Houve conspiração, sim, mas não do PT, e sim dos agentes jurídicos, sempre sob a coordenação política da Globo, para criminalizar o PT e qualquer organização vinculada à classe trabalhadora.

João e Mônica foram torturados e falaram o que os procuradores quiseram ouvir: mentiras e/ou verdades “ajustadas” às narrativas da Lava Jato.

Os dois poderiam ser investigados por crimes de evasão fiscal e ocultação de patrimônio no exterior, mas isso não acarretaria prisão e sim um acerto de contas com a Receita. Inclusive poderiam se beneficiar da nova lei de Temer, de anistia a contas no exterior, e terem até mesmo esses crimes perdoados.

O pedido de prisão de Dilma, por sua vez, feito por Merval Pereira, reflete o ódio da emissora pelo fato da presidenta continuar resistindo ao golpe, através de sua militância política. É claro que isso incomoda, e muito, todos os que patrocinaram o impeachment.

O golpe depende da narrativa da Globo para sobreviver. As denúncias de Dilma atrapalham a sustentação dessa narrativa.

Por isso é preciso silenciar a presidenta, humilhá-la, prendê-la. Torturá-la novamente.

Entretanto, Dilma é feita de outra cepa.

Dilma não é João Santana. Não é Mônica Moura.

Os marketeiros são profissionais de talento, mas jamais imaginariam que, em pleno 2016, alguém poderia ser martirizado em praça pública. Não resistiram, e eu não os culpo por isso.

Mas também não os felicito. Aos delatores, eu dedico um desprezo suave e compassivo, como deve ser o desprezo que dedicamos aos fracos.

Até porque não sabemos o que nós faríamos na mesma situação: não fomos expostos a esse tipo de martírio.

Dilma, sim. Dilma já passou pelas câmaras de tortura da ditadura militar e resistiu. Por anos a fio.

Dilma, ela não cede às ameaças.

Dilma resiste.

A capacidade de resistência de Dilma Rousseff é um fenômeno que as forças da ditadura, de 1964 e hoje, jamais conseguiram entender.

Dilma não apenas resiste, como avança. Não dá para esconder o avanço da popularidade da presidenta. Onde ela vai, é ovacionada, enquanto Temer, seus ministros ou qualquer político que apoiou o golpe, não conseguem mais dar bom dia da janela.

Dilma permanece vitoriosa na política. Ganhou as eleições presidenciais de 2010. Ganhou as eleições presidenciais de 2014. Em 2017, Dilma segue na resistência, sem derrotismo, sem medo da Globo, sem medo dos meganhas da ditadura judicial.

Prendam Dilma, meganhas! Experimentem!

Vocês a transformarão, imediatamente, em mártir.

Será o fim da Lava Jato.

Esse é o grande dilema da operação. Toda ela caminha para uma grande apoteose midiática, política por fora e fascista por dentro, que seria a prisão de Lula e Dilma.

Ao mesmo tempo, seria a implosão moral da Lava Jato. A narrativa sairia completamente do controle. Por isso, é preciso prender figuras moralmente dúbias, como Palocci, João Santana, etc, porque esses não oferecem muito risco.

***

No site da Dilma

“Globo promove justiçamento e incita à prisão”

O jornalismo de guerra promovido contra mim e o presidente Lula é a prova de que a escalada autoritária contaminou radicalmente os formadores de opinião pública, como Merval Pereira, que hoje sugere, no Globo, a minha prisão.

A cobertura das Organizações Globo, defendendo o justiçamento de adversários políticos, quer substituir o Judiciário – e todas as demais instâncias operadoras do Direito – pelo escândalo midiático. Julgam e condenam.

Buscam se constituir numa espécie de poder judiciário paralelo sem as garantias da Justiça, base do Estado Democrático de Direito. Fazem, assim, verdadeiros linchamentos, tentando destruir a biografia e a imagem de cidadãos e cidadãs. Nesse processo, julgam sem toga e promulgam sentenças sem direito de defesa.

Ferem de morte a liberdade de imprensa pois não respeitam a diversidade de opinião e a Justiça. Selecionam alvos e minimizam malfeitos. Seu único objetivo é o maior controle oligopólico dos meios de comunicação, para impor um pensamento único: o seu.

Em outros tempos, em outros países, tais práticas resultaram na perseguição política e na destruição da democracia levando à escalada da violência e do fascismo.

Não adianta a intimidação. Não vou me curvar diante dessas ameaças e muito menos do jornalismo de guerra praticado pela Globo. Nem a tortura me amedrontou.

Repito o que tenho dito, dentro e fora do país: o Golpe de 2016 não acabou. Está em andamento. Não foi contra o meu governo, apenas. Foi contra o povo brasileiro e o Brasil. Está sendo executado todos os dias pela Globo, pelo governo golpista e todos que tentam desesperadamente consolidar o Estado de Exceção e a destruição de direitos.

Não vão me calar!

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ana Esmeralda Fonseca Costa

17/05/2017 - 22h29

Globo safada golpista canalha e manipuladora ridícula e invejosa.

Eloiza Helena Rodrigues de Souza

15/05/2017 - 18h00

Se vier a ditadura, não é só a Dilma q vai para os porões.

Natalia Pereira

15/05/2017 - 15h13

Querer não é poder.

NelsonDolá Sgarbosa Sgarbosa

15/05/2017 - 13h58

Eu também não concordo com muitas coisas desse governo, mas, só o Cunha que está preso. E quantos do PT que estão presos? Tomem vergonha cambada de corruptos.

NelsonDolá Sgarbosa Sgarbosa

15/05/2017 - 13h53

Se tiver que ter ditadura para o bem do Brasil, que venha, porque os políticos da atualidade (quase todos) envergonham o nosso povo.

Beba Monteiro

15/05/2017 - 13h11

Acontece que o PIG liderado pela Globo quer porque quer escrever a história, oficializar seus heróis (Temer, Aécio, Serra), fazer execração pública dos seus escolhidos vilões (Dilma, Lula e o PT), legitimar o ilegítimo Michel Fora Temer e vender o governo do golpe como um governo da limpeza, da salvação nacional e do crescimento econômico. Todavia, a maioria do povo não concorda com essa narrativa, porque descobriu que o impeachment nunca foi em nome da ética, mas para instalar a quadrilha da lavajato no poder, que os heróis desenhados pela mídia eram na verdade os vilões da história, estrelas da Odebrecht (Temer, Cunha, Aécio, Serra e cia), conforme revelado pelos listões da vida, e que o governo golpista carrega a marca da recessão e do desemprego ao invés de crescimento econômico. Portanto, a narrativa da mídia golpista está longe de se tornar hegemônica na sociedade, serviu ao golpeachment e às eleições municipais, mas dificilmente servirá para eleger um presidente para dar vida longa ao golpe e preservar os golpistas no poder. E isso, por uma razão muito simples, o povo acordou da anestesia da mídia, e se descobriu a principal vítima do golpe contra a democracia, a soberania nacional e os direitos dos trabalhadores.

Nathan O Martins

15/05/2017 - 00h31

Os caras não conseguiram achar o dono dacoca num helicóptero, de repente um e-mail vira prova cabal.

Marcos Silva

14/05/2017 - 23h55

Um ano depois, ainda tem coxinha que não entendeu que ficou do lado errado e continua comemorando, pensando que é igual futebol.

Maria De Fatima Ramos Motin

14/05/2017 - 23h53

Nojo,!!!!

João Bosco Lobo

14/05/2017 - 23h19

#DilmaEuConfioAindaMais

Roberta Schauffert

14/05/2017 - 18h44

Perderam a oportunidade quando ela foi presa na ditadura.

    Andre Massao Noce

    15/05/2017 - 05h03

    KKKKKKKK… mulher defendendo estupro de mulheres… é para morrer de rir, da hipocrisia…

Valéria Lemos

14/05/2017 - 17h42

Maldade sem tamanho. Com tanto ladrão solto… vish

Kali Pistelli Lithordi

14/05/2017 - 15h47

Oh…. pobrezinha. Tá vivendo numa miséria. Jatinho, seguranças, plásticas, cabeleireiros etc. Tudo com o suor de quem trabalha duro, né?

    Andre Massao Noce

    15/05/2017 - 05h00

    KKKKKKKKKK.. o teu governo golpista deu anistia de R$ 1 trilhão para a bancada escravocrata ruralista… porque vc não ajuda os teus amigos golpistas criminosos a pagar a dívida…

    Kali Pistelli Lithordi

    15/05/2017 - 11h18

    Eu não tenho lado. Nem um nem outro. Eu não votei no Temer. Não o adotei e nem agora o apoio. Penso que deveríamos adotar o país e não nos gladiarmos em prol de quem não vale a pena. NENHUM DELES.

Laercio Ferreira

14/05/2017 - 15h06

TELEVIÃOZINHA VAGA BUNDA ESTA GLOBOBO, A NARCOTRAFICANTE DAS DESINFORMAÇÕES AS MASSAS DE PINDORAMA , UMA EMISSORA CABIDE DE EMPREGO A SERVIÇO DOS IMPERIALISTAS DO NORTE , CAPANGA DAS ELITES SUBJUGADAS , POLITIQUEIROS COOPTADOS DO SISTEMA NEO LIBERAL , DOS CAITAIS FINANCISTAS ??

Katinha Ladeira

14/05/2017 - 15h04

Nao vai meeeesmo Estmos vivos

Alessandra Lima

14/05/2017 - 13h19

Globo lixo!

    Nielson Rebelo

    14/05/2017 - 14h31

    Agora que vocês enxergaram que é um lixo?
    Todos esse anos ela vem trasmitindo coisas que não educa em nada as famílias brasileiras.

    Alessandra Lima

    14/05/2017 - 14h54

    Sempre achei!

Antonio Normandio Teixeira Antonio

14/05/2017 - 12h46

Santa mulher hein! A mamata está secando!

    Miguel do Rosário

    14/05/2017 - 10h20

    A mamata do governo Temer está maior como nunca. Olhe os números da Secom. Globo nunca ganhou tanto dinheiro como agora.

    Andre Massao Noce

    15/05/2017 - 05h01

    KKKKKKKKK… apresente as provas, ao Moro do PSDB corrupto, pois até agora só pagou mico…

Dantis Wal

14/05/2017 - 12h36

O O Cafezinho

Quero saber como o doutor vai condenar LULA e PT por ORCRIM sem ter descoberto uma continha de nenhum petista. nesses 3 anos, de caçada ao partido, diferente dos ” manos ” todos com contas em paraisos fiscais ,EMILIO ODEBRECHT já disse que operavam assim a 30 anos,. Ou o doutor vai ter a cara de pau de condenar por TESES E CONVICÇÕES,??

Jose Oliveira Junior Oliveira

14/05/2017 - 11h35

    Daniela Oliveira

    14/05/2017 - 12h28

    E o q o temer e seus aliados (PSDB) estao fazendo e´ normal pra vc??? Aff… enquanto existir gente arrogante a corrupçao vai continuar a tomar conta…

    Nielson Rebelo

    14/05/2017 - 14h20

    O Temer foi eleito pelos mesmo que votaram na senhora Dilma quando a mesma foi eleita.
    E na verdade quando existe pessoas desonestas mal caráter e com vícios sempre estará fazendo coisas erradas….

    Mjcs Azuos

    14/05/2017 - 15h36

    É verdade! Petistas não lembram que votarem em Temer. E qdo o #PMDB que o PT sempre demonizou, foi o partido que o PT escolheu para uma orgia com os cofres públicos.

    Andre Massao Noce

    15/05/2017 - 05h00

    Mjcs Azuos KKKKKKKKK… quem colocou o traíra Temer golpista como Presidente, foram todos aqueles que apoiaram o Cunha corrupto, no circo do dia 17 de abril de 2016, e sua corja de 364 deputados federais… aguente o mico do seu governo golpista corrupto…

Nando Gaia

14/05/2017 - 11h33

Não era para ter saido dos porões, olha o prejuízo que essa idiota deu ao país.

    Miguel do Rosário

    14/05/2017 - 09h16

    Dilma encerrou seu primeiro mandato com as contas públicas em ordem e desemprego de 5%. Quem deu prejuízo ao país foi a sabotagem de Eduardo Cunha e Aécio Neves, e o desgoverno Temer.

    Daniela Oliveira

    14/05/2017 - 12h27

    E o q o temer e seus aliados (PSDB) estao fazendo e´ normal pra vc??? Aff… enquanto existir gente arrogante a corrupçao vai continuar a tomar conta…

    Roberto Lopes

    14/05/2017 - 15h28

    Todos corruptos e para lembrar nao votei em Temer.

    Roberta Schauffert

    14/05/2017 - 18h46

    Penso o mesmo, mas sabes porque ela fez tanta desgraça com o povo? Porque ela não sofreu nada na ditadura, se ela fosse torturada com certeza ela seria humana e não essa terrorista.

    Marcos Silva

    14/05/2017 - 23h58

    Roberta Schauffert, Pena de você!

    Jorge Andrade Santos

    15/05/2017 - 00h43

    Surpreendente como um animal desse que com certeza ñ tem coragem de lutar por liberdade se posiciona contra uma pessoa que lutou para isso, e agora tem que ver um idiota desse covarde escrever asneiras.

    Andre Massao Noce

    15/05/2017 - 04h59

    KKKKKKKKKK.. o teu governo golpista deu anistia de R$ 1 trilhão para a bancada escravocrata ruralista… porque vc não ajuda os teus amigos golpistas criminosos a pagar a dívida…

    Eloiza Helena Rodrigues de Souza

    15/05/2017 - 18h04

    Que bobagem, esse país vem sendo roubado a mais de 500 anos, isso é merreca diante do q já nos roubaram.

Roberto Lopes

14/05/2017 - 11h24

Tem que prender essa bandida.

    Miguel do Rosário

    14/05/2017 - 09h16

    Tem que prender quem pede prisão ilegal, como você.

    Roberto Lopes

    15/05/2017 - 13h36

    Bandidos tem prender todos independente de partido. Eu defendo é o Brasil e nao os canalhas.

Waldir Zimmermann

14/05/2017 - 11h12

Excelente texto… parabéns

Mônica Vianna

14/05/2017 - 11h09

Uma certeza, toda nossa justiça está de acordo com que está acontecendo, se fazem de cegos , surdos e mudos.

Mara Ramos Santos

14/05/2017 - 10h55

O negócio agora é a Dilma é? Ja não sabem o que fazer.

    Nielson Rebelo

    14/05/2017 - 14h26

    O negócio minha cara é todos os políticos corruptos que estão sugando o nosso futuro, o nosso Brasil.
    Que possamos lagar os partido que já estão quase todos corrompidos e lutar por um Brasil ético e moral.


Leia mais

Recentes

Recentes