Menu

Luiz Moreira, observador internacional em Caracas, afirma: Constituinte é legítima

No blog do Paulo Moreira Leite (Brasil 247) Em Caracas, Luiz Moreira explica constituinte 28 de Julho de 2017 Autor e organizador de uma dezena de livros de Direito, duas vezes membro do Conselho Nacional do Ministério Público, o professor Luiz Moreira deu a seguinte entrevista ao 247: 247 – Existe alguma base para se […]

64 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No blog do Paulo Moreira Leite (Brasil 247)

Em Caracas, Luiz Moreira explica constituinte

28 de Julho de 2017

Autor e organizador de uma dezena de livros de Direito, duas vezes membro do Conselho Nacional do Ministério Público, o professor Luiz Moreira deu a seguinte entrevista ao 247:

247 – Existe alguma base para se questionar a legitimidade da Constituinte convocada para este domingo?

Luiz Moreira – Os Estados de Direito e as democracias constitucionais decorrem da soberania popular. Ainda que existem países nos quais a legitimação pela soberania popular tenha sido substituída pela tutela dos direitos fundamentais, como é o caso da Alemanha, que não tem Constituição, mas Lei Fundamental, o processo constituinte na Venezuela é prenhe de legitimidade.

247 – Por que?

Luiz Moreira – Porque o povo, que detém a soberania, irá conferir ao processo a legitimidade necessária para fundar nova ordem jurídica. Neste caso, é preciso reconhecer o dado fundamental, de que o poder constituinte originário se reuniu para fundar a nova ordem constitucional venezuelana.

247 – Há um debate sobre a escolha de deputados setoriais. Afirma-se que eles questionam o princípio elementar de 1 homem = 1 voto. Como explicar o voto setorial, que de certa forma os brasileiros chegaram a conhecer em 1934, na Venezuela de hoje?

Luiz Moreira – É bom entender, em primeiro lugar, que o princípio 1 homem = 1 voto é plenamente acolhido pelo sistema eleitoral venezuelano, que prestigia a legitimidade popular do processo constituinte. A proporção é de dois para um: de um total de 545 representantes, 173 representarão as diversas categoriais e camadas socialmente diferenciadas que compõem a sociedade venezuelana, como trabalhadoras, camponeses, estudantes, pessoas com deficiencia, aposentados, empresários e assim por diante. Tal qual o sistema eleitoral brasileiro, em que se busca privilegiar os partidos políticos, na Venezuela se buscou garantir representação as minorias, naquilo que em Direito se chama Discriminação positiva. Na verdade, a busca pela legitimidade popular é a marca desse processo constituinte venezuelano.

247 – Mesmo admitindo que se trata das impressões de um recém-desembarcado, pergunto: o que se pode esperar para domingo?

Luiz Moreira – Espero uma festa da democracia, como acontece sempre que o poder constituinte originário — o povo — tomará para si a responsabilidade de fundar a ordem constitucional. No papel de observadores internacionais, nos cabe também verificar a segurança do sistema, de modo a verificar a ocorrência ou não de fraudes, o que é importante para se assegurar que o poder constituinte originário se manifeste sem empecilhos.

247 – A oposição venezuelana, que há anos contesta o resultado das urnas sempre que ele se mostra desfavorável, tem chamado ao boicote. O que ela pretende com isso?

Luiz Moreira – A oposição talvez pretenda esvaziar o processo. No entanto, é inegável que cabe a soberania popular legitimar o Estado de Direito, que, exatamente por decorrer do voto, permite a combinação entre Direito e Democracia, fundando o que modernamente se chama de Democracia Constitucional.

247 – Comparando a realidade local e a cobertura da imprensa brasileira ao processo venezuelano, qual conclusão podemos chegar?

Luiz Moreira – A cobertura da mídia convencional brasileira ideologizou a questão. Faz o possível para passar a visão de que há uma ditadura ou pelo menos um regime de força na Venezuela. No entanto, o que acontece é o oposto. A autorização expressa por meio de eleições diretas e livres, para que o poder político configure um sistema constitucional conectado a vontade popular.

247 – Não há riscos neste processo?

Luiz Moreira – Para se evitar uma espécie de ditadura da maioria cabe ao Judiciário e, especialmente, a Corte Suprema, garantir o sistema de direitos das minorias, o que inclui, obviamente, a oposição. Por essa razõ, não se pode acusar o ordenamento jurídico venezuelano de não ser legítimo nem de contrariar os princípios das modernas democracias constitucionais. Elas se fundamentam justamente nos pactos decorrentes do poder constituinte originário. Na realidade, a Venezuela se guia precisamente pela soberania popular.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Guilherme

31/07/2017 - 07h39

Porque vocês não mudam para essa adorável Venezuela ?
Pais rico, seguro e exemplar. Sonho de consumo europeu…

    Miguel do Rosário

    31/07/2017 - 10h18

    Se você gosta tanto, muda para lá você.

Lucas Miranda

30/07/2017 - 01h40

Venezuela é só maravilha… O povo que é exigente demais kkkkkkk

Leila Granato

29/07/2017 - 23h09

Daniel

Joseph Costa

29/07/2017 - 22h39

Outro mau-caráter ?!

Luiz Carlos P. Oliveira

29/07/2017 - 17h16

Esse PETRONIO é mais um que teve seus neurônios fritado pelas ondas da PLIM PLIM. Afirmar que um plebiscito para mudar a Constituição é coisa de ditador nem merece comentário, pois a afirmação dele, por si só, já demonstra a capacidade intelectual dessa figura. E o plebiscito vai mostrar, DEMOCRATICAMENTE, de que lado o povo está. E tudo indica que “o povo venezuelano” que quer derrubar o Maduro não passa de meia dúzia de gatos pingados. Podemos chamá-los de “elite venezuelana”. Tal como aqui, o “clamor popular” limita-se à elite cafajeste que sempre teve prioridade dos governos liberais do país, em detrimento do povo. Se o Maduro ganhar, não venham com papo de fraude, como fez aqui o marginal número 1 do país, pois os observadores internacionais estão lá para assegurar a lisura do pleito.

Luiz Carlos Cabral

29/07/2017 - 19h28

Vamos cuidar da nossa casa, estamos precisando, deixa a do vizinho que ele cuida. CADA UM COM SEU CADA UM.

    Nadia Lucileia Ribeiro

    30/07/2017 - 17h59

    Concordo a Venezuela esta sendo usada pela midias como pano de fundo pra cobrir as facatruas do usurpador

Anderson Bizotto

29/07/2017 - 17h07

Sabemos, mas a mídia aliada ao EUA deturpa e conspira contra o próprio povo. Lá, como cá.

Leonardo Henrique Bonan

29/07/2017 - 16h37

A situação que vive a Venezuela é deplorável.

    Heloísa Coellho

    29/07/2017 - 17h12

    Interessante. Fale como foi sua estada lá na Venezuela. Quanto tempo passou? Com quantas pessoas e grupos diferentes conversou? Que cidades de regiões visitou? É importante saber do diagnóstico de quem esteve lá e não se informou apenas por “globo”, “veja” e agências internacionais de notícias. Compartilhe suas experiências com a gente. Será enriquecedor para todos.

Alvaro Aguiar

29/07/2017 - 14h17

Deixa a Venezuela pra lá, é só fechar nossa fronteira, e deixar esse povo feliz, maravilhoso, usufruir de todas os benefícios que o eleito Maduro proporciona ao povo venezuelano

    Denise Sodré

    29/07/2017 - 16h15

    Então, por gentileza, fale-nos um pouco das origens da crise econômica venezuelana, país riquíssimo em petróleo, logo após um período de fartura e diminuição da desigualdade social.

    Alvaro Aguiar

    29/07/2017 - 16h19

    Como disse, não tenho a menor preocupação com esse maravilhoso país, me preocupo é com o Brasil, que depois de 14 anos de maravilhoso governo ptista, estamos nessa situação degradante

    Denise Sodré

    29/07/2017 - 16h41

    É mesmo? Entre 2003-2014, nossa Economia gerou mais de 18 milhões de empregos formais, diminuímos a desigualdade da distribuição de renda, o consumo das famílias pobres e de classe média aumentou, os investimento internos e externos cresceram, nossas reservas internacionais aumentaram dez vezes, pagamos a dívida com o FMI e até emprestamos ao fundo, saímos do Mapa da Fome (da ONU), entramos para o G-20 e chegamos a participar do G8, saltamos para a 6ª economia mundial, tivemos nossas primeiras leis anti corrupção (infelizmente usadas pra caçar e punir apenas membros do PT, com ou sem provas) etc etc etc; tudo isso em meio a crise mundial de 2008, a maior desde os anos 1930, e em que alguns gigantes da economia mundial estão atolados até hoje. – FONTES: OMS, ONU, Banco Mundial, IBGE, Unicef etc… Além de todos os programas sociais, o PT fez inclusive o “Computador para todos” que universalizou nossa Internet mas que, infelizmente, como disse Humberto Eco, “ajudou a formar milhões de imbecis”.

    Denise Sodré

    29/07/2017 - 16h45

    Alvaro Aguiar : Então, fale-nos um pouco dos dois maiores escândalos de corrupção de nossa história, em que não há um só petista e que o que o Petrolão apurou não chega a 5% deles.

    Sérgio Rodrigues

    29/07/2017 - 16h59

    Não sabem que a Venezuela está em constante ataque dos EUA, como fizeram com Cuba, desde que Chavez foi eleito e acabou com a mamata dos estadunidenses que compravam petróleo a preço de banana. A classe média venezuelana, “midiotizada” como aqui, serve de bucha para os EUA e a elite venezuelana que sempre enriqueceu às custas da pobreza do povo. Infelizmente para combater o Império só partindo para uma ditadura mesmo porque se for democrata é derrubado como fizeram com a Dilma!

    Edson Carvalho de Souza

    29/07/2017 - 18h18

    Sei nao, acho que estamos tds errados.Nao ha um santo sequer nessa historia.

    Edson Carvalho de Souza

    29/07/2017 - 18h22

    Tanto la como ca so briga pelo poder e dinheiro.O que sobrar deem aos cachorrinhos.

    Walter Walsil

    29/07/2017 - 20h32

    Fiquemos com o nosso democrático, imponente e feliz Brasil coxinha.

    Alvaro Aguiar

    29/07/2017 - 20h35

    E a venezuela está de braços abertos para apoiadores do governo Maduro, é só ir, aliás, Cuba também

    Sergio Gomes

    30/07/2017 - 01h21

    Alvaro Aguiar e se não quiserem ir pra Venezuela, que vão pra Cuba que o pariu.

enganado

29/07/2017 - 09h53

Antes de comentar qq coisa sobre a notícia acima, pare pense. Os USraHell querem invadir a VENEZUELA, COREIA do NORTE, SÍRIA, re-INVADIR O IRAQ, re-INVADIR o AFGANISTÃO, ocupar a LÍBIA, destruir o YÊMEN, colocar mais bombas atômicas na Itália, anular o acordo nuclear com o IRÃ, . . . etc. Pelo visto o MADURO é que está errado. Ainda bem que no __braZiUSA__ não temos esses problemas, pois aqui além de estar todas as riquezas entregues, temos muito bem CORRUPTOS: judiciário / governo / forças armadas, e para reforçar mais ainda não temos perigo algum de aparecer PATRIOTISMO nas fileiras de quem manda!!!! SOBERANIA, nem pensar!!! Será motivo de guerra civil!!! NUNCA se esqueçam que qdo o LULA / DILMA não tiverem mais jeito, o PENTÁGONO fará o mesmo servicinho aplicado no JUSCELINO e JANGO. Êta paizeco de sorte este ___braZiUSA___ !!!! Então comentar o que? Não há o que falar, pois os fatos falam por si só!!!!

Itapua Olga

29/07/2017 - 06h26

Brasileiros corruptos como Petronio que consideram presidente legal e democratico ao golpista Temer e ditador a Maduro eleito por o povo.
Kkkkkkk

Itapua Olga

29/07/2017 - 06h23

Ditador eleito por o povo? Se informa seu ignorante Petronio! e para de repeter a Globo !

Bruno Negreiros Conceição

29/07/2017 - 02h10

qual ditadura realiza plebiscito? ta rolando uma confusão aí…

Simone Ghetti

29/07/2017 - 02h01

Maduro foi eleito através do voto do povo. Isso antigamente se chamava democracia mas hoje em dia já nem sei mais. …

Petronio Carvalho

29/07/2017 - 01h45

Realmente Maduro é um democrata! !!!!

    Marcus Martins

    29/07/2017 - 19h30

    Isso!
    Já tá aprendendo…

    Petronio Carvalho

    30/07/2017 - 02h51

    Faça -me o favor!!! Maduro é um caudilho, ditador sanguinário, violador dos direitos humanos!!!!

    Petronio Carvalho

    30/07/2017 - 03h11

    Querido Marcus, posso até ser um coxinha, mas não sou ladrão, corrupto e desonesto como o ex-presidente Lula, que foi condenado pela justiça. E o ano que vem ele não será eleito presidente, porque a justiça de segundo grau o condenará e ele será presidiário e não presidente. E esse cara que recebeu 2 milhões em propina de uma empreiteira que você admira. Que é tão ladrão quanto Aecio, Temer, Renan, Geddel…..

    Petronio Carvalho

    30/07/2017 - 03h17

    Eu sou um coxinha e você é um esquerdopata! !!

    Nadia Lucileia Ribeiro

    30/07/2017 - 17h50

    Sim ditador e usurpador igual ao Temer q vcs ajudaram a colocar la atraves de um golpe

    Nadia Lucileia Ribeiro

    30/07/2017 - 17h50

    Faca me rir

    Nadia Lucileia Ribeiro

    30/07/2017 - 17h52

    Temer é um ditsdor q esta pagando com o nosso dinheiro para se savar, ele sim merece ser tirado de la e morto na guilhotina em praca publica

    Nadia Lucileia Ribeiro

    30/07/2017 - 17h53

    Um ditador q usurpou e nao quer sair de la

    Nadia Lucileia Ribeiro

    30/07/2017 - 17h53

    Maduro pelo menos foi eleito

    Petronio Carvalho

    30/07/2017 - 18h12

    Você tá certa

    Petronio Carvalho

    30/07/2017 - 18h12

    Obtusa

    Petronio Carvalho

    30/07/2017 - 18h25

    Temer também foi eleito na chapa de Dilma. Quem votou na Dilma também votou em Temer.

Petronio Carvalho

29/07/2017 - 01h43

Essa é a piada do dia.

    Targino Gurgel

    29/07/2017 - 02h13

    Eu acho que o Maduro está corretíssimo . Não se pode dar espaço para golpistas como fizeram o PT e a DILMA . Vimos o que a direita fez aqui no Brasil quando se lhe permitiu . Todo mundo sabe o que está por trás da crise na Venezuela , não sejamos inocentes . Falam em democracia mas adoram dar golpes . Nunca nos esqueçamos que o Chavez passou por um golpe que foi tentado pelos mesmos que agora falam em democracia . Hipócritas . Querem democracia ? Ajam como democratas .

    Targino Gurgel

    29/07/2017 - 11h36

    É muito estranho . Um ditador faz plebiscito e com isso pede que o povo decida sobre seu destino , aqui se decide , contra a vontade da esmagadora maioria da população , a mudança das leis trabalhistas . Aqui é democracia e a Venezuela é ditadura ? Para mim democracia é quando o povo – ou seja , a maioria – decide . Nas últimas eleições aqui em Sampa , o povo decidiu votar no Jão Dólar e o fez visivelmente influenciado pela mídia distorcida . Ele está governando , sem que queiram destitui-lo com um golpe . Ele sofre oposição democrática . Para alguns , democracia é quando eu mando e ditadura é quando a maioria decide . Democracia representativa não é a única forma de democracia , aliás vem se revelando a pior aqui no Brasil . Prefiro a decisão dos assuntos mais graves pela via direta , ou seja , referendos e plebiscitos , muito mais democráticos . É o que está fazendo o Maduro . Por mais que na Inglaterra tenham errado – muitos não votaram por não acreditar na vitória da saída –
    a decisão de sair da Comunidade Européia foi feita por plebiscito , não pelos parlamentares . A Inglaterra é uma ditadura ?

    Nadia Lucileia Ribeiro

    30/07/2017 - 17h57

    Zzzz esperando o seu Petronio responder sobre a ditadura da Arabia e do Temer Usurpador

Petronio Carvalho

29/07/2017 - 01h43

Legítima? ???? Um golpe de um ditador para derrubar um estado de direito????? Faça -me o favor!!!!!!

    Fabiana Ubinha Almeida

    29/07/2017 - 07h54

    Me diga porque necessariamente todo perfil fake é guiado por um estupido e ignorante ‘serumano’?

    Denise Sodré

    29/07/2017 - 16h18

    Pois é, um “ditador” eleito democraticamente pelo voto popular, que enfrenta todo tipo de boicote e sabotagem ao eu governo, além de sucessivas tentativas de golpe de Estado. Homers…

    Denise Sodré

    29/07/2017 - 16h18

    Ô sumidade, por gentileza, fale-nos um pouco da ditadura na Arábia saudita.

    Petronio Carvalho

    29/07/2017 - 16h59

    Ele é um ditador. Lá tem censura, presos políticos, cerceamento a liberdade de expressão.

      Heloísa Coellho

      29/07/2017 - 17h15

      Interessante. Fale como foi sua estada lá na Venezuela, para ter tantas informações. Quanto tempo passou? Com quantas pessoas e grupos diferentes conversou? Que cidades de regiões visitou? É importante saber do diagnóstico de quem esteve lá e não se informou apenas por “globo”, “veja” e agências internacionais de notícias, que imbecilizam os mais vulneráveis intelectualmente. Compartilhe suas experiências com a gente. Será enriquecedor para todos.

    Petronio Carvalho

    29/07/2017 - 17h00

    Eleito democraticamente e depois deu um golpe de estado.

    Petronio Carvalho

    29/07/2017 - 17h01

    Todos os ingredientes de uma ditadura.

    Petronio Carvalho

    29/07/2017 - 17h03

    Se fosse uma ditadura de direita vocês criticavam. Mas como é uma ditadura de “esquerda ” populista, para vocês é um governo democrático!! Faz-me rir!!

    Raul Bottigliero Barral

    29/07/2017 - 18h53

    Seu petronio e coxinhas, vcs. Sao cinicos e hipocritas. A direita fascista e “muito” democrata ate aparecer um lider popular que tenta fazer seu pais, mais justo, mais solidario e combata a desigualdade social….ai caem as mascaras e comecam a caluniar, mentir, desconstruir para derrubar, quando nao c onseguem usam os milicos. Nossa America esta cheia de exemplos disso ai. Na verdade nossas elites sao racistas, preconceituosas nao gostam de pobre. E junto com a imprensa fajuta e parcial, uma justica elitizada, conseguem manipular mentes e coracoes.. .Por isso so mais revolucao cubana, vcs. sabem porque tanto odio contra Cuba? Foi o unico pais das Americas que defendeu seu territorio com o fuzil na mao. Os yankis sempre invadiram ou manipularam os gorilas de turno para manter os povos na ignorancia e na pobreza. Saudacoes socialistas!!

    Petronio Carvalho

    30/07/2017 - 02h53

    Tem razão! “Fidel, Maduro, Chaves, Medici, Pinochet, democratas. Você tá certo amigo. A propósito, já fez exame de vista?

    Petronio Carvalho

    30/07/2017 - 02h54

    Tenho mais o que fazer do que ficar ouvindo gente obtusa.

    Nadia Lucileia Ribeiro

    30/07/2017 - 17h48

    É. Sr.Petronio estamos esperando a resposta sobre a Arabia Saudita q é uma ditadura,escravocata e uns q mais financiam com o seu amado Stades o terrorismo e construcao de mesquitas pelo mundo, financiam o fundamentalismo islamico, q vcs coxas hipocritas dizem combater

    Petronio Carvalho

    30/07/2017 - 18h03

    Tá certo.

Petronio Carvalho

29/07/2017 - 01h43

Se o governo fosse de direita seria uma uma ditadura, mas como é um governo populista de “esquerda” não é ditadura!!!!

    Marcus Martins

    29/07/2017 - 19h29

    Cê besta, sô!
    O Maduro foi
    e l e i t o !!!

Leonardo

28/07/2017 - 21h39

Pode até sr que sim, mas se já existe uma assembléia e uma constituição, porque fazer outra?

    Miguel do Rosário

    29/07/2017 - 09h39

    Por que a que está aí tenta levar a Venezuela a uma guerra civil. Então o país quer resolver as coisas consultando o povo. Diferente do pessoal daqui, que se lixa para o sufrágio universal.

Antonio Passos

28/07/2017 - 21h22

Infelizmente opiniões assim não chegam a nossa classe média, conservadora e ignorante, e que só se informa através de nossa mídia vagabunda. O apagão civilizacional promovido pela Globo, deixou os brasileiros completamente sem noção da realidade. E não adianta explicar, apresentar argumentos, dados e provas porque ninguém muda de opinião, ninguém aceita nada diferente do que já lhes foi enfiado na cabeça.

    Eloiza Augusta

    29/07/2017 - 10h35

    Já é sabido a questão da implantação dos Fakers com objetivo de distorcer os fatos , proliferar informações mentirosas e , principalmente, insistir em contestar o óbvio. Trump ganhou assim no USA. Aqui no Brasil _mídias abertas , principalmente, GLOBO c lavagem cerebral diária e mais recente MBL. Usar esses espaços para divulgar informações coerentes e sem “morder a isca” , pode ser o caminho. Para para todos que conseguem fazer isso.


Leia mais

Recentes

Recentes