Menu

A escandalosa proximidade entre o nazismo e o liberalismo econômico

(Nazista esbanjando toda sua esquerdice) Por Pedro Breier O grotesco evento nazista chamado “Unir a direita”, que ocorreu na última sexta-feira na cidade de Charlottesville  (pertencente ao estado americano de Virgínia) e deixou um rastro de violência e morte, serviu ao menos para uma coisa: desmascarar a direita liberal brasileira. Com o aumento da influência das […]

20 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Nazista esbanjando toda sua esquerdice)

Por Pedro Breier

O grotesco evento nazista chamado “Unir a direita”, que ocorreu na última sexta-feira na cidade de Charlottesville  (pertencente ao estado americano de Virgínia) e deixou um rastro de violência e morte, serviu ao menos para uma coisa: desmascarar a direita liberal brasileira.

Com o aumento da influência das ideias de direita nos últimos anos, especialmente sobre a juventude, ganharam notoriedade teorias estapafúrdias como a de que o nazismo  é de esquerda. Pois alguns cartazes e bandeiras empunhados em Charlottesville pelo patético bando de homens brancos, raivosos e de parca inteligência não deixam margem para dúvida sobre com qual lado do espectro político-econômico o nazismo cerra fileiras.

Se a foto que abre o post deixa evidente a relação nada amistosa entre esses babacas com chapéus ridículos e a esquerda, a montagem abaixo, da página Deboas na Revolução, demonstra cabalmente a proximidade pornográfica entre os nazistas americanos e a direita “libertária” brasileira.

A bandeira amarela que tremula ao lado de uma bandeira nazista no evento da última sexta é a bandeira de Gadsen. Segundo a Wikipedia, “a antiga bandeira revive de tempos a tempos, como símbolo do patriotismo americano e da valorização das liberdades individuais, também é utilizada por anarcocapitalistas como bandeira símbolo do movimento.”

O estímulo constante ao ódio às minorias e os elogios ao torturador Brilhante Ustra na votação do impeachment já colavam inapelavelmente os Bolsonaro aos ideais e métodos nazistas. O post do Bolsonaro filho explicando a origem da referida bandeira – segurando, previsivelmente, uma arma para demonstrar toda sua frágil masculinidade – é somente a confirmação da proximidade.

Ao lado, na imagem, uma camiseta com o mesmo símbolo ostentado no evento nazista sendo vendida por uma página do Facebook chamada Socialista de Iphone. Esta página tem quase 1 milhão de curtidas e atingiu tal popularidade repetindo ad nauseam o genial “argumento” político de apontar pessoas de esquerda utilizando objetos de maior valor monetário.

A página é defensora ferrenha do Estado mínimo e do liberalismo econômico, as supostas soluções mágicas para todos os nossos problemas. Neste post de 2015 tentou aproximar o nazismo da esquerda. O flagra da bandeira amarela com a cobra do ladinho da suástica mostra quem, na verdade, tem muito em comum com os discípulos tardios de Hitler.

O blogueiro Jones Manoel explicou, de forma simples e precisa, o motivo da relação fraternal entre os defensores do liberalismo (eufemismo para selvageria) econômico e os nazistas:

Em poucas palavras, em Cuba, não haveria manifestação neonazista contra negros, LGBTs, imigrantes e judeus. Não existiria por causa das relações sociais e culturais vigentes na ilha (sem base para criar forças nazistas) e porquê o Estado de transição socialista iria REPRIMIR e DESMONTAR as redes de grupos neonazi. E tem que reprimir mesmo. Não tem duas conversas.
Já na democracia burguesa, são reprimidos sindicatos, partidos comunistas, expressões do movimento negro, Occupy Wall Street etc., mas há, sempre, uma tolerância com grupos nazi. Sabe por quê? O fascismo é sempre a alternativa da democracia burguesa em épocas de crise e intensificação da luta.

 

 

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Diego Felipe

17/08/2017 - 02h52

Vcs poderiam ganhar no argumento contra o trump, o bolsonaro. Mas porra vcs fazem questão de demontrar burrice.

Diego Felipe

17/08/2017 - 02h49

Vcs fazem questão de passar vergonha.

Diego Felipe

17/08/2017 - 02h48

Esse pessoal do eua odeia liberal e conservador. Maior mentira e muito facil de desmintir. Voltem a realidade.

Diego Felipe

17/08/2017 - 02h46

A intelectualidade da esquerda esta morta. Triste fim.

Diego Felipe

17/08/2017 - 02h46

Tem q ser muito burro p escrever isso.

Targino Gurgel

16/08/2017 - 14h47

É um esquerdopata de direita ?

Jorge Macchiutti

16/08/2017 - 00h27

O Brasil prrcisa ser mais Brasil acreditar que com um povo consciente um povo engajado determinado para perceber quando esta sendo traido e não sair das ruas sté que os trapaceiros saiam do poder. Mas esta determinação só acontece com consciência de luta de dignidade de compaixão de uns pelos outros . Só asim uma direita corrupta que solapa a dignidade do nosso país somos capaz de tirar um governo golpista instalado no Brasil .

Carol Silva

15/08/2017 - 21h11

Os argumentos desse texto são bem ineptos e desesperados. Metade deles gastos em adjetivações raivosas e desqualificações pessoais. Suas ilações se sustentam em bases como o Wikipedia. É curioso que em tempos de grande acesso à informações, a ignorância se propague. Estudar que é bom, mesmo que um pouquinho, antes de escrever tanta bobagem, o autor não quer, né? rs!

Não me admira, que uma página com quase meio milhão de seguidores tenha tão pouco engajamento… Nem o seu público parece levar essa página à sério…

Carrie Coleman

15/08/2017 - 19h45

Moro Canalha e Nazista!

Francisco

14/08/2017 - 23h30

O socialismo é a favor de todos terem acesso à dignidade material. Quem é a favor de tirar do corpo para dar ao próximo é o cristianismo.
O primeiro tenta uma reforma ou revolução estrutural. O segundo uma reforma episódica, conjuntural.
A coisa mais estranha do mundo é liberal “denunciar” socialistas por serem bem sucedidos materialmente. Particularmente se esse êxito material for fruto do próprio trabalho (como é o caso de muitos artistas, esportistas, etc).
Existem milhares de arranjos socialistas possíveis, desde o comunismo absoluto (o comunismo cristão é um exemplo), até a social democracia sueca (que é uma monarquia e nisso não há nenhuma contradição – se o povo democraticamente “curte”, está valendo!).
O nazismo é tradicionalmente defendido por pequeno burgueses decadentes socialmente (empobrecidos) e por trabalhadores que tem como único património inamovível a etnia, a cor da pele.
A cor da pele é o capital que possuem.
Como isso obviamente é uma idiotice (ninguém nunca comprou nada com um naco da própria pele…), essa bobagem tem que ser empurrada com violência na cabeça de quem não enxerga a “clareza” dessa empulhacao.
Todo nazismo é violento por isso: ele não corresponde a nenhum argumento racional, sendo portanto um iracionalismo. Não dialoga, não debate, não argumenta. Apenas grita e da porrada.

Hitler nunca expropriou nenhuma empresa privada capitalista. Stalin, sim.
Se Cuba fosse nazista, teria todo o apoio da KKK.

A questão, na verdade a única questão, misteriosa nisso tudo é: que diabo um bando de sarará latino, mestiço com índio, as vezes mestiço com negro, as vezes mestiço com tudo, quer se metendo com supremacismo, racismo e quejandos?
Deveriam ter ido a Jacksonville e visto de que lado do para choque do carro que atropelou os antiracistas, teria ficado…
Os EEUU, país capitalista, esse sim, entende TUDO de supremacismo, nazismo e pisar nas pessoas…

Carlos Rocha

15/08/2017 - 01h20

O liberal foi um conceito progressista que culminou com um crash no final da década de 20, keynesyanismo foi a salvação do capital na década de 30 até 80, o neoliberalismo está sendo a coisa mais grotesca que está sendo implementado, o detalhe é que ele não convence ninguém além do pessoal do wall street e seus asseclas de direita mundo afora, e os neoliberaís por não convencer estão dando golpes mundo afora para salvar um modelo esgotado, esses golpes são para esvaziar os cofres dos Estados nacionais + esvaziar os bolsos de quem trabalha e produz incluse a classe mérdia que não entende o que está acontecendo, os idiotas ficam repetindo como bons papagaios ” comunismo “, só pq as organizações groco induz a isto !

DanielleMaBelle

14/08/2017 - 22h04

A esquerda alem de covarde esta totalmente perdida. Primeiro ajudaram a Dilma a nao governar em seu segundo mandato, depois nao foi consistente contra o Golpe, largaram a Dilma e foram pedir Diretas Ja. Depois o Ciro fica falando mal do PT a unica esquerda que comecou mudar a cara do Pais. A turma do PSOL acha que meia duzia pode ser governo. Agora aparece este bando da esquerda caviar criando mais uma alternativa sem coalizao. O tempo nao para e o golpe continua sem resistencia, com a Globo-Moro-P$DB sendo o sustentaculo deste golpe contra o Pais que deixou de existir como Nacao. A direita por outro lado, que nunca teve programa, a nao ser a velha e moribunda economia de mercado, em um Pais desigual e ignorante, avanca contra o “comunismo” que eles usam como forma de terrorismo agariando a classe-merdia conservadora e o eleitor alienado pela globosta. Eles querem o Pais de FHC que era governado para 30% e ja conseguriam. Aecio chefe do narco e seus amigos assassinos estao soltos. Serra mega ladrao, solto. Judiciario, bandidos de togas em sua maioria, velhos que pensam que vao viver eternamente, esqueceram que estao mais perto das covas do que da vida. Um bando de atrasados, medievais mesmo. Os sites de esquerda sao os que mais fazem propaganda para Bolsonaro, Alckmin e Doria. Eles nao precisam de cabos eleitorais, aqui mesmo nesta porcaria de site, Doria eh noticia diaria. Os blogs que em vez se unirem em uma narrativa, estao perdidos como bebados em tiroteio. A esquerda gosta mesmo e’ de bater papo em botequim. O Brasil de hoje e’ uma batalha de covardes contra os facistas. Vitoria facil do facismo, ou seja da Globo-P$DB. Passar mal. Adio.

Ana Maria

15/08/2017 - 00h37

Nazistas, fascistas NÃO PASSARÃO!

Gui Medeiros

14/08/2017 - 19h16

estourem uma pipoca e assistam.. isso não é novo, video de 2012
https://youtu.be/kprZtnQOb_8

Rodrigo

14/08/2017 - 15h39

São nos momentos de crise (os EUA ainda rastejam após 2008) com desemprego, que esse tipo de idéia ganha adeptos. Como na Alemanha da década de 30, que ficaria destruída após a guerra.

Luiz Alberto Cobucci

14/08/2017 - 17h51

Extrema direita saindo do armário.

Mateus Estevão Orban

14/08/2017 - 17h38

Mises e Hayek eram adeptos do nazismo. Essa proximidade é escandalosa porem previsivel.


Leia mais

Recentes

Recentes