Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

Inflação termina dentro da meta

Por Miguel do Rosário

06 de janeiro de 2012 : 13h21

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]
Agora é oficial. A inflação encerrou 2011 rigorosamente dentro do teto máximo estabelecido pelo Banco Central. Viva o Brasil! Depois de terrorismo o ano inteiro, o IPCA no ano passado ficou em 6,50%.

Fui lá conferir o site do Globo para ver como eles explorariam negativamente a notícia:

Precisava usar o “mas”?

[/s2If]
[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

A inflação disparou em 2011, sobretudo nos primeiros meses, por causa do super-aquecimento da economia em 2010, que assistiu a um vigoroso crescimento econômico. Não era uma inflação doentia, como vimos em outras épocas do ano, resultado de um cenário de quase destruição na indústria e até na agricultura.

Abaixo, o quadro do IBGE. Observe que, além de fechar dentro da meta em 2011, a inflação mensal em dezembro (0,50%) ficou menor que em novembro (0,52%) e bem menor do que em dezembro de 2010 (0,63%). No acumulado do ano, porém, a inflação de 6,5% ficou maior do que os 5,91% observados em 2010.

Analisando o relatório do IBGE, observa-se que o repique inflacionário que causou apreensão em 2011 foi provocado pelo aumento nos gastos com transportes, serviços pessoais, educação privada, e refeições fora de casa.

E o mais importante é que o pior já passou. Todas as previsões, tanto do governo quanto do setor privado, esperam inflação em queda em 2012.
[/s2If]

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »


Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina