Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

Quem vai pagar por essa dor?

Por Miguel do Rosário

18 de novembro de 2013 : 00h35

Uma coisa é a dor causada pela injustiça social, que tem raízes históricas e causas múltiplas e complexas. Outra coisa é o arbítrio, a covardia, a maldade. O que estamos testemunhando, perplexos e impotentes, é o final de uma tragédia encenada durante vários anos.

Genoíno é inocente. A sua dor, contudo, vai muito além do sentimento pessoal de ter sido injustiçado. A sua dor ganhou feições bíblicas. É a dor do homem. Os medíocres nunca vão entender. Nem desejam entender, porque eles, no fundo, temem a história. Eles sabem que a história os julgará com parâmetros muito diferentes de sua ética de covardes e pusilânimes.

Entretanto, a mídia conseguiu. Despertou numa parcela da população os instintos mais baixos, mais conservadores, mais vingativos. Um leitor me escreveu dizendo que o que mais queria era ver Dirceu na Barão de Mesquita, centro de tortura do regime militar.

Reproduzo o que ele escreveu, para vocês entenderem o que a mídia despertou:

prezado Miguel do Rosario

Como carioca me causou espanto conhecer seu blog e em determinados momentos ter a certeza que você aina tem a ousadia de defender pessoas como este , desculpe-me vou te que digitar o nome “Josè Dirceu e sua quadrilha” quando vi levantar o punho só lamentei não poder mandar ele na hora ali para digamos rua barão de mesquita na tijuca , Miguel sinceramente você é o primeiro carioca que vi defendendo bandido, lamento gostaria tanto de me tornar seu leitor.”

Depois que eu lhe respondi com alguns bons palavrões, o sujeito caiu em si e tentou se desculpar, que preferia a democracia à ditadura, mas não adianta mais. O centro de tortura da Barão de Mesquita foi um dos maiores centros de tortura de presos políticos do país. Desejar isso para seu adversário político é a prova de que o ovo da serpente, defintiivamente, já chocou.

A tortura de Genoíno, é bom lembrar, não começou agora. Começou quando a mídia passou a chancelar uma farsa. A sociedade foi enganada.

Hoje, ao ler a capa das principais revistas, eu tive muito nojo da imprensa brasileira. Usando a velha tática dos fariseus, ela manipulou os preconceitos populares contra seus adversários políticos. Genoíno passa a representar o “primeiro poderoso” a ser preso por corrupção… Genoíno? Não é Demóstentes Torres. Não é Arruda. Não é Serra. Não é FHC. É José Genoíno.

Nessas horas, porém, a gente sente um orgulho doído de, ao menos, saber de que lado estamos. Isso é nossa pequena e definitiva vitória. Eles ganharam muitas coisas, muitas pessoas, mas não a nossa consciência!

Podem nos xingar à vontade. Nos caluniar. Nos processar. Podem tentar nos destruir. Nada abafará o sentimento de orgulho, hoje misturado à dor, de estar ao lado de um guerreiro como José Genoíno.

No blog, tenho me deparado com muitos outros comentários sádicos, de gente que se compraz com a desgraça alheia. É assim que eles vêem a política, com os olhos de um carrasco. Não acham necessário ganhar na base da argumentação. Não conseguem ganhar no voto. Então querem ganhar na força física. No golpe. No tapetão judiciário.

Entretanto, eles esquecem que todas as grandes ideologias sociais nascem da dor. Mais tarde, essa dor é assimilada pela mente de cientistas e revolucionários e se converte em ações.

A mídia conseguiu dar seu último golpe. Despertaram o demônio dos linchamentos, e o jogaram contra seus adversários políticos.

O que acontecerá agora? Qual a próxima novidade?

A novidade é que prenderam um inocente. Vários inocentes. Essa é a pauta da qual eles dificilmente conseguirão fugir, porque iremos repeti-la todos os dias. A justiça produz equilíbrio e se consome em si mesma. A justiça é linda e estéril. A injustiça, por outro lado, gera filhos, desdobra-se em energia, em revolta, em luta.

Leiam a entrevista da filha do Genoíno ao blogueiro Eduardo Guimarães, e entendam porque eu falo de dor e luta.

Miruna Genoino: “Peço que a sociedade se informe sobre meu pai”

Posted by eduguim on 17/11/13 • Categorized as entrevista
Blog da Cidadania

No começo da tarde de domingo, fui procurado por amigos da família de José Genoino. Pediram-me ajuda para divulgar um drama humanitário que vai se formando por ação da prisão intempestiva dos réus do julgamento do mensalão.

A família do ex-presidente do PT teme por sua vida e, conforme matéria do jornalista Paulo Henrique Amorim em seu blog, um laudo médico apoia tal temor.

De posse dos telefones de Rioko e Miruna – respectivamente, esposa e filha de Genoino – escolho a filha, julgando que estaria, talvez, menos abalada do que a mãe. Ledo engano. Estava muito abalada, mas, assim mesmo, falou sobre a saúde do pai e mandou um recado à sociedade.

Miruna conversou comigo aos prantos, arrastando-me para o seu estado de espírito, o que me fez terminar a entrevista igualmente abalado. Mas falou muito bem. A professora paulista de 32 anos é uma moça de mente ágil e, apesar da emoção, conseguiu exprimir com clareza do que seu pai, sua família e seus amigos mais precisam neste momento.

Segue, abaixo, a transcrição da entrevista com Miruna Genoino.

—–

Blog da Cidadania – A imprensa está repercutindo o estado de saúde do seu pai, de que seria delicado e ele não estaria sendo mantido em boas condições, o que poderia gerar risco para a saúde dele. O que você pode dizer sobre isso?

Miruna Genoino – No dia 24 de julho, meu pai contraiu a doença mais grave da cardiologia, uma dissecção da aorta, e teve que sofrer uma cirurgia de 8 horas, da qual tinha 10% de chance de sobreviver, mas ele sobreviveu porque é um guerreiro. Em seguida, porém, ele sofreu um micro AVC.

Meu pai está tomando cinco medicamentos diferentes em dois horários do dia. Até então, ele não tinha entrado em nenhum avião. O voo o fez passar mal, talvez a pressão da cabine. A médica que o acompanha nos informou que alguém que passou por tudo isso não poderia estar sendo submetido a tal pressão. Meu pai deveria ser hospitalizado.

Ele viajou ontem de manhã a Brasília e às duas horas da manhã deste domingo ainda não estava acomodado.

Estamos com uma grande preocupação com a saúde dele; é a nossa maior preocupação, agora. A nossa luta é para provar a inocência do meu pai, mas, neste momento, a grande preocupação é com a saúde dele.

Blog da Cidadania – Como está o emocional da sua família?

Miruna Genoino – A gente está num momento muito, muito difícil. O meu pai, antes de sair de casa para ser preso, nos disse que já tinha ficado confinado muito tempo em cela forte [durante a ditadura] e que estava preparado para isso.

Ele tem dois netos, os meus filhos, e eles estão muito assustados…

Blog da Cidadania – As crianças estão com vocês aí em Brasília?

Miruna Genoino – Eles ficaram em São Paulo.

Mas ele ter sido transferido para Brasília ainda nos causa um transtorno emocional ainda maior, porque a gente tem que ficar longe das crianças…

[Miruna chora]

É muito complicado o nosso estado emocional…

Blog da Cidadania – Miruna, você está abalada com tudo isso e, assim, não gostaria de prolongar esta entrevista. Mas como sabemos que você, com suas declarações, está ajudando a que as pessoas entendam que há seres humanos por trás de toda essa história, concluo perguntando o que a família de José Genoino tem a dizer à sociedade.

Miruna Genoino – Pedimos que a sociedade se informe. Qualquer pessoa que se informar de verdade, que não assumir o discurso da Rede Globo, do jornal Folha de São Paulo, da revista Veja, de todos os grandes meios, ela vai saber que a única coisa que meu pai fez nesta vida foi colocar acima de tudo o ideal dele por justiça social…

[Miruna volta a chorar]

Ele saiu do sertão do Ceará para tentar melhorar a vida das pessoas. E a vida inteira ele se sacrificou em todos os sentidos porque essa sempre foi a única luta dele. Então, se as pessoas se informarem todo mundo vai saber o homem que ele é…

[Chora de novo]

Eu só peço isso….

[O pranto aumenta]

Que não assumam… O discurso… Dessa mídia… Que procurem saber a verdade, ouvir o outro lado, o que meu pai tem a dizer…

(…)

—–

Percebi, nesse ponto da conversa, que só me cabia deixar a família com sua dor e, em vez de continuar chorando do lado de cá enquanto essa menina da idade da minha filha maior chorava do lado de lá, vir escrever o clamor emocionado dessa família, que pode perder aquele que tanto ama.

Concluo, pois, exortando as autoridades judiciárias a que respeitem o direito, apenas o direito de Genoino. Não pedimos, os parentes, amigos e até os admiradores dele que tenha regalias que ultrapassem os limites da lei, mas que não seja retaliado. Ele tem direito de receber cuidados médicos como qualquer cidadão privado de liberdade.

Genoino deveria estar num hospital. Levem-no para lá. Quem lhe nega esse direito a um tratamento digno responderá pelo que vier a lhe acontecer. Essa é a promessa de muitos que não se deixaram enganar pelos inimigos dele e que estarão muito atentos a cada minuto da vida desse homem, a partir de agora.

Genoino-família

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

30 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Regina Telles

21 de novembro de 2013 às 16h09

O STF tem 8 ministros escolhidos pelo pt.o ministro da Justiça é do pt. Então vão reclamar com o pt.parem de por a culpa na elite.pq o maior representante nela é o lula.bilionário.vcs enchem o saco de qql cristão com essa choradeira.pior q p…arrependida

Responder

Regina Telles

21 de novembro de 2013 às 16h05

Começo a chorar agora? genoino bebe agua de torneira.os do nordeste nem agua tem para beber.quem é heroi desta história .param de santificar.parece o maduro idolatrando o Defunto chaves.qtos brasileiros neste momento estão jogados em corredore de hospitais

Responder

Carlos Kiku Deri

21 de novembro de 2013 às 15h56

Genoíno, é ora de meditar e perceber as interferências na vidas dos que passaram por você. Arrependa-se, e se deus não te perdoar, não será o homem que fará.

Responder

Roberto Atanazio

20 de novembro de 2013 às 16h44

Isso não é praga não babaca…isso é desejo real!!!!

Responder

cialis

19 de novembro de 2013 às 19h10

Minha solidariedade a familia Genoino.

Responder

O Cafezinho

19 de novembro de 2013 às 13h22

roberto, cuidado que praga se volta contra quem falou

Responder

Roberto Atanazio

19 de novembro de 2013 às 01h32

morre…morre…morre!!! os rojões estão comprados!!!!

Responder

Denise Barbosa

19 de novembro de 2013 às 00h12

O limão vai virar limonada!!! Aguardem!

Responder

Marcelo

18 de novembro de 2013 às 11h47

As lideranças do PT como José Dirceu e José Genoíno, que estão sendo condenadas hoje pelo STF, fazem parte da construção do PT que hoje está mudando para melhor a vida de milhões de brasileiros. Esse projeto foi construído com base na verdade e coragem frente a muitos obstáculos impostos pela ditatura militar e sua mídia, e mesmo assim frente as diversidades desse período, como o da opinião pública amplamente manipulada pelos que estavam no poder nessa época, essas lideranças se mantiveram fiéis guardiãs do projeto proposto pelo PT que hoje se materializa. Para mim o silêncio em defesa dessas lideranças, onde alguns se dizem republicanos, por oportunismo eleitoral, não passa de covardes. Não se consolida as mudanças proporcionadas pelo PT com base na covardia, é preciso da coragem de nossas lideranças como José Dirceu e José Genoíno!!!

Responder

Ivanovitch Medina

18 de novembro de 2013 às 13h47

Vamos pressionar o Rui Falcão, e o PT, para que eles comecem a elaborar um pedido de impeachment da herança maldita do Joaquim Barbosa!

Responder

O Cafezinho

18 de novembro de 2013 às 13h44

João de Barro, não vejo oposição binária. Há gente boa na Justiça. O que vimos neste caso, porém, foi uma falha monumental porque o sistema se vergou ao peso dos verdadeiros poderosos desse país: os endinheirados e a mídia, que pressionaram a Procuradoria e o STF para se vingarem da derrota política sofrida contra o PT.

Responder

O Cafezinho

18 de novembro de 2013 às 13h43

Luiz Guilherme, assaltantes são presos quando há provas.

Responder

O Cafezinho

18 de novembro de 2013 às 13h39

prezados, cuidado para não se deixarem enredar por este neofascismo midiático. Não existem provas contra Genoíno. Nada. Ele não acumulou nenhuma riqueza, e o cheque que avalizou de bancos que emprestaram ao PT foram devidamente pagos, e aceitos pelo TSE.

Responder

Maria Esther

18 de novembro de 2013 às 13h05

Se nao importa pq kassab, fhc, serra, alckmin e maluf por ex nao estao presos?

Responder

João de Barro

18 de novembro de 2013 às 12h21

Esse discurso de oposição binária é um método muito antigo e vem dando certo por milênios, só que, parte da sociedade já acordou. Você faz parecer que um sistema judiciário inteiro está corrompido pela tal “direita” e pela mídia, faz o país parecer um grande circo. Não importa se é de direita, de esquerda, de centro, ou seja lá o que for, se foram condenados é porque há provas que os condenam, ou essas provas também são forjadas ? Sendo assim, não importa o partido teríamos que reformar todo o sistema, inclusive os três poderes.

Responder

Niuton Bastos

18 de novembro de 2013 às 12h14

Na cadeia só há inocentes! Lembrem-se disto. Coitadinhos!

Responder

    Miguel do Rosário

    18 de novembro de 2013 às 11h41

    o que eu sei é que os verdadeiros bandidos estão fora da cadeia, como Demóstenes Torres, Arruda, Serra, FHC. Cadeia, só para petista, preto e pobre.

    Responder

Luiz Guilherme Ossami Couto

18 de novembro de 2013 às 12h01

Muita hipocrisia dos petistas, pra variar, ficar agora postando fotos da família dos condenados para sensibilizar a população por causa das prisões dos bandidos que agora tem a cara de pau de “festejarem” dizendo que são presos políticos.
Bandido, assaltante, traficante, estuprador, também tem família, tem amigos…. não tentem manipular os mal informados e ignorantes tentando sensibiliza-los…. sejam frios e aceitem a prisão dos seus “ídolos” bandidos…. eles estão aí ricos, com muito dinheiro guardado, e vcs petistas maria-vai-com-as-outras, estão numa merda que faz gosto cheios de ideologias ultrapassadas e utópicas….

Responder

Juarez

18 de novembro de 2013 às 09h19

Que apodreça e morra na prisão, de preferência com muita dor e sofrimento!

Responder

    Miguel do Rosário

    18 de novembro de 2013 às 11h40

    Olha só os tipos que o neofascismo midiático acordou.

    Responder

O Cafezinho

18 de novembro de 2013 às 10h22

nelson, dor essa que pessoas como Genoino sempre lutaram para aplacar, arriscando sua vida e sua liberdade, como agora mais uma vez ele dá provas

Responder

Nelson Afonso Torres

18 de novembro de 2013 às 09h29

….e a dor dos brasileiros que não tem escola, hospitais, segurança, moradia etc., por conta da corrupção que assola o País!!!

Responder

Mariana Silveira

18 de novembro de 2013 às 07h23

Nossa, belíssima análise.

Responder

Gabriela Awa-guajá Vivanco

18 de novembro de 2013 às 04h06

Nem as melhores das tramas de ficção, do melhor filme de conspiração e vingança, podería almejar um roteiro como o posto em prática pelo STF, é assustador e causa náuseas. Uma tragédia, um horror.

Responder

Anelise Miranda

18 de novembro de 2013 às 03h35

Juan Martinês Gonzalez de Miranda

Responder

Marcos P Silva

18 de novembro de 2013 às 03h30

Eu não consegui ler toda a matéria, tenho Síndrome do pânico e hipertensão, ja me sinto mal de ler alguns trechos, é aquilo, nunca vi o Dirceu, o Genuíno, mas é o nosso país, fazem o quer e ainda um bando de babaca aplaude achando que esta sendo feito justiça, querem intimidar nós eleitores do PT tentando passar uma imagem de que não vale a pena eleger mais esse partido, ja tentaram um golpe no Lula se não fosse o Severino Cavalcante, tudo isso me deixa cada vez mais determinado de combater esse poder mesquinho dessa burguesia escrota

Responder

Edsel Ferri

18 de novembro de 2013 às 03h15

Os bastardos nos uniram

Responder

Diego Rafael

18 de novembro de 2013 às 02h56

Fazia tempo que o PT procurava uma causa.

Responder

Geraldo Galvão

18 de novembro de 2013 às 02h54

É nesses momentos que nós nos lembramos da Lei de Talião: “Olho por olho, dente por dente”. Esses filhos da puta vão pagar por isso. Mais cedo ou mais tarde!

Responder

Elizeu

18 de novembro de 2013 às 00h51

Força Genuino! Estamos com você! Eles passarão, você passarinho! Sua historia é muito maior que tudo isso, que toda essa injustiça!

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?