Hangout com Miguel do Rosário: Bolsonaro nos EUA

UERJ lança manchetômetro

Por Miguel do Rosário

01 de agosto de 2014 : 14h04

manchetometro


 

Reproduzo trecho de email que recebi. Volto em seguida.

(…) Acompanho o seu trabalho no Cafezinho e escrevo para te convidar a conhecer o Manchetômetro, um site sobre a cobertura das eleições na grande mídia (Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo e Jornal Nacional) que nós do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública do Iesp lançamos semana passada.

http://www.manchetometro.com.br/

Estamos também no facebook: https://www.facebook.com/manchetometro?fref=ts

E no twitter: https://twitter.com/Manchetometro

*

Prezados pesquisadores da UERJ, a iniciativa é extremamente bem vinda! Todos os ângulos pesquisados nos fornecem um rico manancial para analisarmos a conjuntura política a partir da cobertura dos grandes meios de comunicação.

Vocês deram uma excelente contribuição ao debate político!

Os números não mentem. Os jornais tem feito uma campanha sistemática contra a presidenta Dilma.

ScreenHunter_4414 Aug. 01 13.51


 

Observe que somente em julho, com a eclosão do aeroescândalo de Aécio Neves, houve um repique negativo para o tucano.

Os pesquisadores confirmaram, cientificamente, o que as redes sociais sabem há tempos. A grande imprensa faz campanha diária contra a política e suas instituições.  O item “enquadramento política”, que monitora a abordagem midiática das instituições políticas brasileiras (partidos, congresso, executivo, etc.), das políticas públicas e das personalidades políticas, revela que 98,7% das manchetes são negativas.

man


E olha que os pesquisadores deixaram a Veja de fora…

Vejam a cobertura por partido político. Não preciso nem falar nada. Tirem suas próprias conclusões.

partidos


 

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

21 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Beto

03 de agosto de 2014 às 12h50

Depois do MANCHETÔMETRO, que se faça agora o BLINDÔMETRO, o AÉCIO junto com o PSDB, vão vencer de lavada e Dilma nem vai aparecer na foto. Dessa forma mostraremos para o POVO BRASILEIRO, como o PIG, nojento, comandado pela GLOBO; se transformou em um PARTIDO POLÍTICO. Pela LEY DE MEDIOS já!!!

Responder

Messias Franca de Macedo

02 de agosto de 2014 às 17h09

… Como podemos inferir, no Brasil, “‘o quarto poder’ é o primeiro”!

Responder

Vera Lúcia Piesanti Molinar

02 de agosto de 2014 às 18h06

depois eles mesmo dizem que a imprensa brasileira é democrática! democrática p/quem?

Responder

Eduardo

01 de agosto de 2014 às 16h17

Se estão falando mal, é pq estão dando motivo né. Se estão falando mais da candidata do PT, é pq ela está no governo, presidindo e sendo um cone maior que o Fred na copa. 1 + 1 = 2. Ou vcs acham que o mensalão foi “político”? Vcs estão igual a mulher estuprada que se apaixona pelo estuprador. Síndrome de Estocolmo.

Responder

    Miguel do Rosário

    01 de agosto de 2014 às 16h30

    O julgamento do mensalão não apenas foi político, como foi uma grande farsa patrocinada pela mídia.

    Responder

      Messias Franca de Macedo

      02 de agosto de 2014 às 17h14

      “O julgamento do mensalão não apenas foi político, como foi uma grande farsa patrocinada pela mídia.” Miguel do Rosário

      Conspícuo jornalista Miguel do Rosário, permita-me uma lembrança: o MENTIRÃO foi também patrocinado pelo Poder Judiciário! E sob os auspícios da Cia, do Pentágono et caterva!

      Felicidades!

      Respeitosas saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antigolpistas e antifascistas,

      Messias Franca de Macedo
      Feira de Santana, Bahia
      República de ‘Nois’ Bananas

      Responder

        Messias Franca de Macedo

        02 de agosto de 2014 às 17h20

        Ah, faltou mencionar a participação criminosa do ‘miniSTÉRIO Público’ do robert(o) gurgel &$ do antonio fernando de souza!..

        Responder

    LUIS CARLOS

    01 de agosto de 2014 às 22h21

    Eduardo, vc sabe de uma prova contra o José Dirceu? Ele foi condenado pelo STF com base em uma teoria que não é aceita em nenhum tribunal do mundo. O que vc acha de ser culpado e condenado por ato de um empregado seu, sem que você o tenha ordenado a agir, simplesmente aceitando a idéia de que voce deveria saber?

    Responder

    luiz reis

    02 de agosto de 2014 às 09h24

    Tadinho do Eduardo… fico imaginando ele escrevendo dessa forma raivosa, querendo não enxergar o óbvio (agora é inclusive estudo de academia, viu?) vestindo um coturno, de pijama comendo geléia de amendoim (grande contribuição culinária do tio sam) e com fotos de Reinaldo Azevedo e merval espalhadas pela casa… fixa asim não, filho. Reavaliar é sinal de vida inteligente. Tente.

    Responder

    Classius

    03 de agosto de 2014 às 00h19

    me dá pena daqueles que acreditam em tudo que lêem e ouvem deste PIG…. e a falta de discernimento ao achar que na época de FHC a mídia era combativa como atualmente? havia alguma crítica contundenre ao FHC? não! não havia! só não enxerga isto quem é cego ou não havia nascido ou era alienado ou era do PSDB mesmo!

    Responder

Yule Cristina

01 de agosto de 2014 às 15h45

Vamos fazer uma espécie de mídia formiga, todos os dias vamos compartilhar os podres dos queridinhos da mídia golpista. Vamos ser os operários dos blogs sujos.

Responder

Vitor

01 de agosto de 2014 às 15h33

Sem novidades… A grande mídia sempre jogou a favor do PSDB e contra o PT! Se tiver tempo vou fazer o mesmo levantamento com as manchetes do Cafezinho pra ver o que acontece… rsrsrs Calma, to brincando!

Responder

    Raphael

    01 de agosto de 2014 às 16h24

    hahaha… Claro que só poder se brincadeira… Cafézinho, Carta, Pragmatismo, 247, etc… são respostas a gigantesca manipulação da, como vc disse, GRANDE mídia. Se vc pegar todos os leitores dessas “mídias respostas” que citei e comparar com os leitores e seguidores do Instituto Millenium, não chegará nem a 1/5 do total deles. Ainda falta muita gente nesse mundo, ser mais humanitária do q ideológica. Afinal, o mais perto das palavras: humanidade, igualdade social e paz, qual desses 2 lados (Instituto Millenium e “Mídias Respostas”) se aproximam mais ?

    Responder

      Miguel do Rosário

      01 de agosto de 2014 às 16h29

      leitores e seguidores do instituto millenium? quantos são? três (sendo que dois moram nos EUA).

      Responder

        Raphael

        01 de agosto de 2014 às 16h38

        hahaha. Diretamente sim… O certo seria: Leitores e seguidores do PIG. Só que me aprofundei a grande maravilha formada por eles. Culpa da batida de maracujá que tomei. Me perdoa… rsrs

        Responder

    Miguel do Rosário

    01 de agosto de 2014 às 16h34

    Pode fazer. E ninguém está dizendo que os gráficos trazem novidades. Mas tem gente, muita, que ainda não se deu conta. E obrigado por colocar Cafezinho e grande mídia no mesmo patamar. Não se esqueça, contudo, que o Cafezinho é um blog.

    Nenhum governo, além disso, compra milhares de assinaturas do Cafezinho, como o governo de SP faz com Folha e Estadão. Nem ganha bilhões de verbas públicas como a Globo. O Cafezinho também não é uma concessão pública.

    Responder

      Vitor

      01 de agosto de 2014 às 17h25

      Eu coloco o Cafezinho em patamar acima da Grande Mídia Miguel, visto que não leio Globo, Folha, Estadão, nem assisto Jornal Nacional… As vezes até entro nos sites para acompanhar um pouco, mas o Cafezinho eu acesso várias vezes ao dia… O ponto que eu quis colocar é que a mídia alternativa inverte esse gráfico da UERJ, o que eu não vejo problema nenhum, já que imagino que tem mais maracutaia do outro lado mesmo e não faz muito sentido vocês ficarem falando das picaretices do PT…
      Eu critico bastante as coisas aqui no seu blog pq gosto de ler e as vezes (muitas vezes) não concordo com algumas coisas, mas acredito na sua isenção e acho suas análises bacanas…

      Responder

J. Vaquer

01 de agosto de 2014 às 15h28

As declarações para analfabeto são diárias.
O noticiário imbecil para imbecil é diário.
Isso naturalmente para quem assiste a Globo dos irmãos Marinhos.
Aqueles que sonegam até a médula.
Eles estão saudosos da boa vida que levavam com Fernando Henrique Cardoso nos anos da desgraça para o Brasil, que estão para explicar o que fizeram em 2002 com os acôrdos da Copa do Mundo.
Sonegam mais de R$500 milhões. Isso é sabido.
Essa gente vive disso. Estão inventando inflação, crise, baixa de consumo, o pior quadro possível do Brasil. Sabe-se que não é verdade. Mas sabe-se que o país tem uma reserva cambial de mais de U$300 bilhões de dolares. Imaginem se esse maluco que querem na presidência ganhar?
Essa grana vai sumir sob alegação de que as contas do país estavam “falseadas”, vão doar a Petrobrás, vão doar o Banco do Brasil, vão doar a Caixa Econômica e sabe-se lá o que mais.
Nós brasileiros vamos passar a viver na penúria, no desemprego e desgraça.
A elite que quer Aécio, nós já sabemos que é canalha, porque é ela que vai se beneficiar das bondades do maluco.
Mas nós brasileiros desejamos e queremos a continuidade de um govêrno do TRABALHO e HONESTO.
DILMA É HONESTA.
E o Aécio com seus aeroportos e helicópteros?

Responder

luiz mattos

01 de agosto de 2014 às 15h20

Canalhas midiáticos,a imprensa somente seria benéfica se publicasse verdades.Alguém se recorda de algum fato em que a mérdia elitista,partidária e golpista atuou em benefício do Brasil e seu POVO?

Responder

Pedro Dias

01 de agosto de 2014 às 14h22

É a política da Casa Grande e da Senzala. O governo federal está sempre no pelourinho para os castigos, enquanto os demais estão sempre sendo elogiados. chega a ser vergonhoso.

Responder

Mônica Alves Ubt

01 de agosto de 2014 às 17h16

Realmente, os dados confirmam o q a gente já sabe :/

Responder

Deixe uma resposta