Menu

Carina Vitral é a nova presidente da UNE

Boa sorte, Carina! Do Vermelho. Saiba quem é Carina Vitral, a nova presidenta da UNE Na noite do metrô de São Paulo, quando ela se espreme de mochila entre os passageiros e sorri um “com licença” procurando o seu assento, é fácil deduzir, no rosto dos seus 26 anos, que se trata de uma universitária […]

68 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Boa sorte, Carina!

Do Vermelho.

Saiba quem é Carina Vitral, a nova presidenta da UNE

Na noite do metrô de São Paulo, quando ela se espreme de mochila entre os passageiros e sorri um “com licença” procurando o seu assento, é fácil deduzir, no rosto dos seus 26 anos, que se trata de uma universitária voltando da aula. Pelo horário e a circunstância, também é seguro apostar que seja um dos 5,3 milhões de brasileiros estudantes das faculdades particulares do país (73,5% do total), que muitas vezes dependem do turno da noite para poder estudar.

Carina Vitral tem 26 anos, é estudante de Economia da PUC-SP e a nova presidenta da UNE Porém, sentar-se ao lado de Carina Vitral no vagão, trocar algumas ideias e descobrir que ali está uma das principais lideranças da juventude brasileira não seria uma experiência tão previsível aos que procuram rótulos instantâneos. Aluna de Economia da PUC-SP, recentemente presidenta UEE-SP – a maior do país – e agora da UNE, a estudante natural de Santos foge ao padrão comumente estereotipado para o movimento estudantil.

Diferentemente dos três últimos presidentes da entidade, alunos de grandes universidades públicas brasileiras como UFRJ e USP, ela representa a multidão de estudantes das particulares que se tornaram protagonistas no país a partir de programas como o Prouni e o Fies. Na fala simples e na simpatia das bochechas rosadas e covinhas não se reflete a endurecida militância dos discursos de cartilha. Na cabeça e no coração vive o sonho do socialismo, mas no peito não mora somente a camiseta do ídolo Che Guevara. “Hoje, por exemplo, estou usando a da campanha pelo fim das disciplinas online”, exemplifica. “Muita gente da própria direção do movimento estudantil não entende a importância dessa reivindicação, mas é uma preocupação direta de uma enorme parcela dos estudantes brasileiros e a UNE precisa estar ligada nisso”, critica.

De volta à cidade natal, foi diretora do Centro dos Estudantes de Santos (CES), no período do cursinho, e acabou sendo aprovada para o curso de Economia na federal de Santa Catarina. Chegou a estudar um tempo naquele astado mas voltou para São Paulo. O crescimento político no movimento estudantil veio com o cargo de diretora de Universidades Públicas da UNE, que ocupou entre 2011 e 2013, até ser eleita presidenta da UEE-SP.

À frente da entidade estadual, Carina conquistou uma vitória histórica junto aos estudantes paulistas: a vitória do passe livre estudantil em São Paulo para ônibus, metrôs, trens e transporte intermunicipal. Foi uma luta que incluiu o acampamento de estudantes em frente à prefeitura, passeatas e outras formas de pressão. A conquista do passe livre em São Paulo é um dos principais marcos posteriores às grandes jornadas de junho de 2013, das quais Carina participou ativamente.

Carina Vitral durante passeata do Congresso da UNE em Goiânia | Foto: Vitor Vogel

Como nova presidenta da UNE, ela acredita que o Brasil vive um momento delicado do ponto de vista político e econômico: “Temos que defender a democracia, combater a atual política de cortes, principalmente da área da educação, precisamos estabelecer a taxação das grandes fortunas, criar um projeto de desenvolvimento, fortalecer a indústria nacional, reduzir os juros”, defende.

Na pauta da educação, sinaliza para um período de muita agitação também nas universidades federais, que já sofrem com o contingenciamento de verbas neste ano de 2015. Anuncia uma campanha de grandes proporções pela ampliação da assistência estudantil e pela implantação devida do Plano Nacional de Educação no país.

Ela promete uma UNE radicalizada, já nos primeiros meses de mandato, contra retrocessos como a redução da maioridade penal: “Vamos barrar essa medida no Congresso Nacional com toda a unidade das forças da juventude. Esse foi um dos grandes consensos do nosso encontro em Goiânia”, conta.

Outra postura firme da entidade deverá ser pela reforma política democrática, pelo fim do financiamento privado de campanhas e pela inclusão dos jovens na política: “O nosso Congresso Nacional é essencialmente composto por homens brancos, velhos, heterossexuais e ricos. Isso precisa mudar, o povo brasileiro é diverso”, protesta.

Carina está ciente de sua responsabilidade e demonstra tranquilidade diante do novo desafio. Sabe que estará envolvida em um período de grandes transformações na história brasileira e que precisa contribuir para que a UNE alcance e atenda bem a todos os universitários. Sabe que representa uma entidade enorme, com uma história e um saldo de mobilizações único no país. Concentrada e dedicada, parece já estar fazendo o dever de casa e planejando suas estratégias para que a juventude, mais uma vez, conduza o Brasil a um futuro melhor.

Além disso, ela sabe que seu rosto será um pouco mais conhecido nos metrôs de São Paulo e das outras cidades do Brasil, mas não se intimida: “Sei do tamanho da UNE e que essa experiência vai mudar a minha vida. Mas também sei que, de certa forma, no fundo sou e continuarei sendo apenas uma estudante”.

carina_vitral80043
(Crédito foto: Bruno Bou)

Fonte: UNE

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Bruna

22/09/2022 - 22h32

Olá, bom dia!

Tenho um site de mensagens, e gostaria de enviar um artigo de qualidade para seu site https://www.ocafezinho.com/ e que tenha a ver com o conteúdo de seu site constando no meio dele um link para meu site.

Qual seria o valor para esta publicação?

Fico no aguardo, muito obrigada!!!

Tárcio Bicalho

09/06/2015 - 17h47

P O L Í T I C A. Po lí ti ca .. AH….. política!

Claudio Paulon de Carvalho

09/06/2015 - 11h00

Bruna Matos

Claudio Paulon de Carvalho

09/06/2015 - 11h00

Bruna Matos

Lázaro Antonio da Costa

09/06/2015 - 10h37

Carina Vitral é a nova presidente da UNE /// Boa sorte, Carina!
Do Vermelho.
Saiba quem é Carina Vitral, a nova presidenta da UNE
Na noite do metrô de São Paulo, quando ela se espreme de mochila entre os passageiros e sorri um “com licença” procurando o seu assento, é fácil deduzir, no rosto dos seus 26 anos, que se trata de /// https://www.ocafezinho.com/…/carina-vitral-e-a-nova-preside…/

Lázaro Antonio da Costa

09/06/2015 - 10h37

Carina Vitral é a nova presidente da UNE /// Boa sorte, Carina!
Do Vermelho.
Saiba quem é Carina Vitral, a nova presidenta da UNE
Na noite do metrô de São Paulo, quando ela se espreme de mochila entre os passageiros e sorri um “com licença” procurando o seu assento, é fácil deduzir, no rosto dos seus 26 anos, que se trata de /// https://www.ocafezinho.com/…/carina-vitral-e-a-nova-preside…/

Paulo José Vieira

09/06/2015 - 09h50

Une? O que é isso mesmo?

Maria Janete Corrêa Siman

09/06/2015 - 03h12

BOA SORTE!!

Eduardo Moraes

09/06/2015 - 02h05

Lá de Santos, Luciano Roda!

Eduardo Moraes

09/06/2015 - 02h05

Lá de Santos, Luciano Roda!

Luís CPPrudente

08/06/2015 - 22h38

Muito lindinha a nova presidenta da UNE!

Parabéns para a presidenta da UNE, Carina Vitral.

Estevão Peralta

09/06/2015 - 01h05

Gatinha, ela.

Aurélio Moreira

08/06/2015 - 23h34

A nova serviçal do PT foi eleita! viva!

    Luís CPPrudente

    08/06/2015 - 22h39

    Aurélio, você está mal informado mesmo!

    henrique de oliveira

    09/06/2015 - 11h50

    Bom Aurélio da para ver que de politica você entende a mesma coisa que meu cachorro entende de pilotar boings , não gostei da vitória dessa menina , pois é da PUC e o cara mais pobre da PUC que conheci é meu amigo , arquiteto Julio Cesar A. Ferreira , que o pai era dono de muitas terras na cidade de Igarapava , esse era o pobre , a PUC é feita de coxinhas como você e muitos que conheci , não sabem nem o significado da palavra ideologia , assim como essa menina , na verdade uma PSDBesta disfarçada de revolucionário. Como dizia meu pai esses caras da PUC e Mackenzie são os que hoje são revolucionários , amanhã os burgueses vagabundos das elites brasileiras , é só esperar para ver , em todo caso boa sorte.

      Miguel do Rosário

      09/06/2015 - 12h14

      Esqueceu de duas coisas: 1) há bolsas de estudo; 2) pela consciência de classe, um rico também pode se tornar um revolucionário (Fidel Castro é um exemplo).

Alexandre Feijo

08/06/2015 - 23h05

é uma estudante que não estuda

Ruy Campos Filho

08/06/2015 - 22h09

Acabar com a Gestão da Tucanalha é Porrada Educadora!

Ruy Campos Filho

08/06/2015 - 22h08

Lutar contra uma elite que quer o lucro na educação privada!

Fernando Cantelli

08/06/2015 - 21h38

Credo

Immanuel Immanuel

08/06/2015 - 20h53

Inédito, acabei de ver uma imagem que retrata a nossa pátria educadora da Dilma. Tá lindo!

Siveridius Sousa

08/06/2015 - 19h54

Precisamos de uma UNE mais forte e atuante e Carina Vitral é o caminho.

Eliane Barroso

08/06/2015 - 18h38

Parabéns e sorte, Carina!

Flavio Allan

08/06/2015 - 18h09

Parabéns a Carina, terá um desafio enorme pela frente. Inclusive de tirar a UNE do ostracismo pelego que se tornou e protagonizar um papel crítico, como foi durante os anos 60 e 70

Paula Salgueiro

08/06/2015 - 17h47

O Cafezinho esqueci como está falando de estudante , comenta o corte da^ pátria educadora^ do Governo Federal!!………http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,educacao-e-o-ministerio-mais-atingido-com-ajuste-fiscal,1617255

Paula Salgueiro

08/06/2015 - 17h47

O Cafezinho esqueci como está falando de estudante , comenta o corte da^ pátria educadora^ do Governo Federal!!………http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,educacao-e-o-ministerio-mais-atingido-com-ajuste-fiscal,1617255

Conceicao Falcao

08/06/2015 - 17h22

Parabéns jovem

Conceicao Falcao

08/06/2015 - 17h22

Parabéns jovem

    Marcia Santos Duarte

    08/06/2015 - 19h07

    O ajuste fiscal é sempre proporcional. É importante lembrar que o País está em crise e quando isso acontece, ‘o cinto tem que ser apertado’. Crise financeira pode acontecer com tudo e com todos e o certo é a contenção de gastos. E a crise atingiu o Brasil tardiamente.´O mundo continua em dificuldades. A Espanha está sofrendo horrores Vamos sair dessa e Dilma já avisou que os cortes são tempora´rios. Nem temos desemprego, como o que está ocorrendo na Europa. Falta agora cobrar dos ricos. Já começou apertando os Bancos.
    Agora, fica difícil acreditar na necessidade de arrocho fiscal quando se lê notícias no Estadão e na Veja. Eles querem que o Governo exploda e com isso vai junto o Brasil.

Andreia Resende

08/06/2015 - 16h48

Fernando Anelli

Alexandre Pascoli

08/06/2015 - 16h43

voce so conhece alguem, quando ela esta no poder, foi assim com LULA e DILMA, mostraram-se ser iguais ou ate piores do que estavam antreriormente, espero que ela seja realmente diferente, que nao se torne corrupta, como ocorreu com o PT, falar de FIES e chamar o povo burro

    Marcia Santos Duarte

    08/06/2015 - 17h21

    Pela sua ‘teoria’, ela também não irá escapar da maldição do poder. Valha nos Deus!

    Marcia Santos Duarte

    08/06/2015 - 17h21

    Pela sua ‘teoria’, ela também não irá escapar da maldição do poder. Valha nos Deus!

    Alexandre Pascoli

    08/06/2015 - 20h37

    por favor saiba interpretar um texto, espero que ela seja diferente, pois precisamos de novos lideres, de novas ideias, o povo esta cansado dos mesmos, quanto as ideias dela ser socialista, espero que ela reflita, e veja que na teoria eh maravilhosa, mas na pratica eh um desgraca, um atraso para sociedade como um todo, temos que igualar o povo para cima, e nao igualar o povo para baixo, como o PT esta fazendo levando todos a pobreza, uma sociedade so se constroi com educacao, educacao, educacao educacao, hoje o governo cortou verba da educacao

    Alexandre Pascoli

    08/06/2015 - 20h43

    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,producao-de-veiculos-cai-19-1-em-2015-e-provoca-corte-de-6-3-mil-postos-de-trabalho,1702125 ESSA EH A NOSSA REALIDADE, ENQUANTOS MUITOS GANHAM BILHOES COM MENSALAO, PETROBRAS, O POVO SOFRE COM A CRISE INSTALADA PELO PT

Michael Gimenez

08/06/2015 - 16h42

Pra variar da ujs

Ribamar Silva

08/06/2015 - 15h49

Uma pergunta a Paula Salgueiro: a educação no qual retratas é representada por qual esfera governamental? Municipal, estadual ou federal? Não dá para ser genérico, quando o tema é pactuada entre os três entes! Se queres criticar a qualidade do ensino fundamental ou médio, terás que bater na porta do Prefeito ou Governador local!

    Paula Salgueiro

    08/06/2015 - 17h33

    LEIA O artigo que foi postado!!

    Paula Salgueiro

    08/06/2015 - 17h33

    LEIA O artigo que foi postado!!

Rosamaria Beck

08/06/2015 - 15h47

Salve Carina, boa gestão e… CORAGEM. a UNE é complexa e difícil, mas para quem vem ao mundo para criar filhos, ter um marido, pensar em como resolver problemas diversos e ainda ter que ouvir barbaridades só porque é mulher, a UNE é até fácil. Uma linda gestão para teu grupo e nossa fé na tua capacidade feminina de resolver as situações mais complexas.

José De Almeida Bispo

08/06/2015 - 15h31

O-ba! Agora só dá colírio nesse presidência da UNE?

Eliseu Oliveira

08/06/2015 - 15h26

Marcia Amaral Freitas filha da puc de economia

Thiago Luz

08/06/2015 - 15h13

vou perguntar ao meu filho e aos meus estagiários se a carina os representa. ou melhor, se a une os representa, ou melhor, se eles sabem o que é ´´une´´. a depender da resposta, discutirei a liderança da carina sobre os universitários do brasil. com 26 ela não deveria já ter deixado a universidade? minha filhota com essa idade tá terminando o mestrado e é coordenadora de um curso universitário.de qualquer forma, parabéns , carina!

    Lopes

    08/06/2015 - 13h36

    “com 26 ela não deveria já ter deixado a universidade?” Mas qual o problema de, ainda com essa idade, ela esta fazendo universidade. Existe uma lei que proíba pessoas com “idade avançada” de estudar ? Foi o mesmo pobre comentário de um outro que disse que ela esta muito “passada” por ainda ser universitária. Me desculpe, mas sua visão é retrógrada.

      Elias

      08/06/2015 - 14h50

      Lopes, não vou pedir para você deixar de ser idiota, pois não vai adiantar. A idiotice está no DNA do petista. É óbvio que não há idade para se frequentar universidades e acho saudável que as pessoas frequentem qualquer curso em que idade estiverem e ela pode até mesmo estar cursando uma 2ª graduação. O problema é uma pessoa aos 26 anos querer representar gente que está em outra faixa etária. Aos 26 anos (ela vai terminar o mandato aos 28), ela deveria estar representando alguma categoria de trabalhadora, militando na política partidária e não representando o meio estudantil.Entendeu ?

        Lopes

        09/06/2015 - 00h58

        “26 anos e ainda universitária ?” Não sou petista, pro seu governo, mas o idiota mor é aquele que julga o outro por preferências partidárias. Não tenta reparar a merda que escreveu com grosseria. Fica ainda mais vergonhoso, seu otário

          Elias

          09/06/2015 - 09h16

          Poxa, é só isso que sua baixa capacidade consegue produzir? Já não se fazem mais petistas com antigamente !

Paula Salgueiro

08/06/2015 - 15h09

O cafezinho aproveitando a deixa sobre estudantes fala ai sobre a educação brasileira e esses planos MEIA BOCA e desorganizados do PT, não é possível que em mais ou menos 12 anos não deu para arrumar a casa!! http://www.inesc.org.br/noticias/noticias-gerais/2011/janeiro/educacao-nos-8-anos-de-lula

    Marcia Santos Duarte

    08/06/2015 - 15h47

    !2 anos não são suficientes pra arrumar uma casa do tamanho do Brasil e com os problemas que o País tem há 500 anos. Acho que estamos nos encaminhando bem e que pra chegarmos aos níveis da educação na Europa, que criou universidades desde o século XIII, precisamos de muito mais tempo. Há problemas na Educação brasileira que deveriam ser cobrados dos Estados e dos Municípios e não dos governos federais. Há muito a ser feito, mas eu não chamaria os planos do PT de meia -boca, sem incorrer em uma enorme injustiça.

    O Cafezinho

    08/06/2015 - 15h51

    Paula, você também adota o lema “Menos escola e mais prisões” ?

    Marcia Santos Duarte

    08/06/2015 - 17h17

    Muitos não entendem ainda quais são as funções e alçadas responsáveis pela Educação no Brasil. Vai aqui uma explicaçãozinha elementar: Ensino Fundamental: cabe à esfera da Administração Municipal (Prefeito); Ensino Médio: esfera dos Estados da Federação (responsabilidade do Governador); Ensino Superior: alçada do Governo Federal. Tá faltando estudarem sobre as competências relacionadas à autonomia dos estados da Federação: Estado de Minas, Estado de São Paulo, Estado do Rio, etc.. Ou acham que elegemos Governadores para decorar os palácios de governo?. E os Prefeitos? Para que servem se não para administrar os municípios!? Quanta desinformação!!!

    Marcia Santos Duarte

    08/06/2015 - 17h17

    Muitos não entendem ainda quais são as funções e alçadas responsáveis pela Educação no Brasil. Vai aqui uma explicaçãozinha elementar: Ensino Fundamental: cabe à esfera da Administração Municipal (Prefeito); Ensino Médio: esfera dos Estados da Federação (responsabilidade do Governador); Ensino Superior: alçada do Governo Federal. Tá faltando estudarem sobre as competências relacionadas à autonomia dos estados da Federação: Estado de Minas, Estado de São Paulo, Estado do Rio, etc.. Ou acham que elegemos Governadores para decorar os palácios de governo?. E os Prefeitos? Para que servem se não para administrar os municípios!? Quanta desinformação!!!

    Paula Salgueiro

    08/06/2015 - 17h33

    ué O CAFEZINHO mas o Governo Federal não criou VÁRIAS UNIVERSIDADES, O Brasil está TÃO BEM de Educação que a molecada está toda estudando e não na bandidagem. Ué e o prouni que levou VÁRIOS ADOLESCENTES para as Faculdades e o pronatec nossa vários meninos se profissionalizando e não nas RUAS então como explicar o aumento da criminalidade infantil e adolescente! Bom essa reportagem é um um pouco antiga mas nada mudou. http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2013/03/04/interna_cidadesdf,352606/em-2012-312-pessoas-foram-mortas-por-adolescentes-aumentando-o-indice.shtml n

    Paula Salgueiro

    08/06/2015 - 18h08

    Rodolfo POR FAVOR não (Ministério da Justiça) coloque dados do governo não, AFINAL quem está no poder PUBLICA O QUE QUER veja com seus olhos as notícias onde cada vez mais adolescentes cometem crimes!! ……..Afinal de contas Sandra Starling cantou a bola da manipulação de dados do IPEA pelo Governo Federal e quem diz que não manipula outros………http://www.diariodopoder.com.br/noticia.php?i=20879113686

    Eliane Barroso

    08/06/2015 - 18h37

    Além de desinformada é extremamente autoritária! Fique falando sozinha ….

    Paula Salgueiro

    08/06/2015 - 19h20

    Elaine autoritária não estou fazendo uso da minha liberdade de expressão e e se coloco algumas coisas em letra maiúscula é para enfatizar o que digo. Ué vivemos numa DEMOCRACIA e estou apenas colocando focos para as pessoas pensarem em todos os aspectos e colocarem suas opiniões!!

    Marcia Santos Duarte

    08/06/2015 - 19h44

    A maior causa de criminalidade no País tem sido as drogas. Tentem passar no Congresso uma lei de descriminalização das drogas: não passa. Tem ‘gente’ lá dentro se dando bem com o tráfico. E os crimes têm que ser punidos pelos governadores dos estados onde eles ocorrem. Nem os EUA conseguem reduzir criminalidade com a sua política de combate às drogas. Tem que descriminalizar. A segunda causa é a desigualdade social existente no Brasil. Conseguimos acabar com a fome mas o deus mercado é muito sedutor. As pessoas querem consumir os novos fetiches produzidos. Não podendo comprar, matam pra roubar. Mas a culpa sempre é do Lula ou da Dilma. Ou seja, dos governos petistas que fizeram 80% de melhoria no País. Mas…não fizeram 100%!

    Hugo Andre Haffner

    08/06/2015 - 20h15

    Paula Salgueiro, já enchi o saco de ler as abobrinhas que vc coloca aqui. Portanto, está bloqueada. Adeus, coxinha babaca.

    Alexandre Pascoli

    08/06/2015 - 20h44

    DADOS DO GOVERNO SAO MENTIROSOS, COMO A PRESIDENTE DILMA, O PRORPIO LULA DECLAROU UMA VEZ QUE NUMEROS NINGUEM CONFERE

Maria De Fatima Cabral

08/06/2015 - 14h56

Parabéns, Carina Vitral, presidenta da UNE!

Vitor

08/06/2015 - 11h47

Tomara que consiga mudar a UNE de verdade. Não basta ser uma fábrica de carteirinhas! Boa sorte!

Elias

08/06/2015 - 11h36

26 anos e ainda universitária ? Já está meio passada, não ? Já tem idade pra estar num sindicato !

    Lopes

    08/06/2015 - 11h46

    Mas o que tem a ver a idade dela em relação a ainda ser universitária?? E o mesmo que dizer que pessoas mais velhas não podem mais estudar, fazer uma faculdade. Que visão atrasada

    Anônimo

    08/06/2015 - 12h16

    Tenho 56 anos e sou universitária!Qual o problema?

    08/06/2015 - 12h49

    Elias, acho que o “meio passado” aqui é você.


Leia mais

Recentes

Recentes