Menu

Vamos debater a Petrobras?

O Brasil Debate e o Sindicato dos Petroleiros no Norte Fluminense (SindiPetro-NF) lançam nesta terça-feira (27) o projeto Diálogo Petroleiro. O primeiro artigo da parceria, de Paula Quental, já está disponível no ar, neste link. O projeto é motivado pela conjuntura econômica e política, que impõe importantes desafios para a Petrobrás e para a indústria associada ao setor petrolífero, pois […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Brasil Debate e o Sindicato dos Petroleiros no Norte Fluminense (SindiPetro-NF) lançam nesta terça-feira (27) o projeto Diálogo Petroleiro. O primeiro artigo da parceria, de Paula Quental, já está disponível no ar, neste link.

O projeto é motivado pela conjuntura econômica e política, que impõe importantes desafios para a Petrobrás e para a indústria associada ao setor petrolífero, pois com a queda no preço do petróleo e os escândalos de corrupção, a importância da empresa como agente de desenvolvimento, geração de emprego, tecnologia e crescimento tem sido questionada no debate público.

Assim, corre-se o risco de desprezar a Petrobras – sua história e esforços atuais para o desenvolvimento brasileiro – e o setor petroleiro. Mas, dentre outras conquistas, é preciso lembrar da importância da empresa e em especial do anúncio e produção de um óleo oriundo de um modelo inovador: o petróleo presente além da camada de sal, o chamado de “pré-sal”, com perspectivas de mudar o país para sempre.

Nesse contexto se insere o “Diálogo Petroleiro”, com o objetivo de debater o petróleo e desenvolvimento brasileiro. O Diálogo Petroleiro busca trazer entrevistas, artigos, notas e documentos relacionados ao desenvolvimento nacional sob o viés da nova guinada do mercado petrolífero nacional. Utilizando-se das mídias sociais, o Diálogo Petroleiro pretende debater com toda a população brasileira – acadêmicos, sindicatos, movimentos sociais e cidadãos em geral – o conhecimento e as experiências sobre o Petróleo e o desenvolvimento.

Este será um canal para ratificar a importância do petróleo como indutor do desenvolvimento do Brasil, bem como servirá para reafirmar a defesa dos interesses e da soberania nacionais e na garantia de investimentos em inovação, educação, saúde, cultura e meio ambiente, a fim de enfrentar as históricas desigualdades que assolam o Brasil e nos impedem de universalizar a cidadania social, conforme inscrita na Constituição Federal de 1988.

Faça parte do projeto! Acesse Diálogo Petroleiro

O Projeto

Porque se chamava Brasil, também se chamava sonho! E, como se sabe, sonhos não envelhecem…

No triênio de 2006 a 2008 o maior país da América Latina surpreendeu o mundo anunciando, comprovando e produzindo, em cada respectivo ano, um óleo oriundo de um modelo inovador e revolucionário de exploração e produção: o petróleo presente além da camada de sal, a aproximadamente sete mil metros do nível do mar. Esse fenômeno, viria a ser chamado de “pré-sal” que tinha (tem e terá) perspectivas de mudar o país para sempre.

Para se ter uma pequena ideia, em termos de reservas, o Brasil pode saltar dos atuais 16 bilhões de barris de óleo equivalente (boe, i.e óleo + gás) para algo que passe os 100 bilhões de boe, entrando para o seleto clube dos cinco países com maiores reservas de petróleo do mundo.

É ótimo ter tão boas perspectivas e é incrível que os brasileiros e brasileiras possam sonhar com os benefícios trazidos por um mercado tão importante. Entretanto, é preciso cautela. O ouro negro não é uma matéria prima qualquer, e explorá-lo requer muito cuidado, tanto político-econômico quanto socioambiental!

O petróleo em si não pode ser só produção. Não pode ser somente buscar o óleo ou gás em algum lugar e entregar à demanda ou ser tradado como uma commodity qualquer que trará dinheiro imediato. Por mais que tenha uma liquidez enorme e tamanha importância no mercado global, o petróleo quando tratado como panaceia pode trazer mais desastres do que sucesso.

Há de se ponderar, portanto, sobre as consequências desse negócio, desde os impactos ambientais até a saúde ocupacional dos trabalhadores e trabalhadoras envolvidos. Deve-se considerar os ensinamentos históricos como a doença holandesa, as crises do petróleo e as próprias disputas geopolíticas mundiais.

E nada melhor que a exposição e o confronto de ideias, de maneira dialética e respeitosa, para entender com mais acerto esse mundo que nos cerca.

Para tanto, o Diálogo Petroleiro busca ser um projeto progressista buscando lançar mão de um conteúdo que vai desde entrevistas e artigos próprios, até notas e notícias relacionadas ao desenvolvimento nacional sob o viés da nova guinada do mercado petrolífero nacional.

Este será um canal para ratificar a importância do petróleo como indutor do desenvolvimento do Brasil, bem como servirá para reafirmar a defesa dos interesses e da soberania nacionais na geopolítica mundial e na garantia de investimentos em inovação, educação, saúde, cultura e meio ambiente a fim de enfrentar as históricas desigualdades que assolam o Brasil e nos impedem de universalizar a cidadania social, conforme inscrita na Constituição Federal de 1988.

Assim, esse projeto – que é resultado de uma parceria entre o Brasil Debate e o Sindicato dos Petroleiros no Norte Fluminense – pretende debater com toda a população brasileira, como acadêmicos, sindicatos, movimentos sociais, políticos e civis, o conhecimento e as experiências sobre o Petróleo, assim como o pensamento de um futuro próximo que será construído com essa nova descoberta nacional.

E a chama de um sonho nacional de ver o Brasil com uma distribuição de renda igualitária, com baixa desigualdade social e com oportunidade a todos os cidadãos e cidadãs vai brilhar mais forte!

Equipe diálogo petroleiro

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Murilo Alberto

28/10/2015 - 05h29

Ou o que sobrou dela?

    Moacir

    29/10/2015 - 10h16

    A Petrobras tem dívida. Mas também um lastro que não tem tamanho! Que o Zé Cerra quer entregar…

Frederico Freder

28/10/2015 - 03h17

A Petrobrás tem mais de 80 mil funcionários que fazem um grande trabalho.

Flávio Barbosa

27/10/2015 - 20h11

Debater a corrupção que quase acabou com a Petrobras, eles querem falar do Petrolão e de toda corja do PT envolvida nos desvios, falar da campanha de Dilma que foi financiada com dinheiro de corrupção!

    Mazinho Moraes

    27/10/2015 - 22h00

    vc é insistente mesmo em dizer bobagens repetidas, não é o PT que tem o maior número de deputados e pessoas corruptas nesse assunto da Petrobrás, portanto, seja mais imparcial e se quiser destile mais ódio, diga que odeia o PT, não inverta a história , seja mais honesto com tua inteligência, se tiver como, rs rs rs

    jorge

    28/10/2015 - 01h13

    Eita esse pessoal repeteco da mídia, não consegue pensar só sabe repetir a Globo e a Veja e esquece de Furnas

    Rosa Vargas

    28/10/2015 - 17h38

    Flavio…Vai ESTUDAR rapaz…. Pobre de direita é muito feio…

    Flávio Barbosa

    28/10/2015 - 18h36

    Mimimi vai estudar mimimi esse e o seu único argumento? Me mandar de volta para a Universidade? Petralha corruptível…

    Lilian Lia Aveiro

    29/10/2015 - 00h45

    flavio,ahhhh cade o incorruptivel? esta na suica kkkkkkkkkkkagora bem nao foi pt que sangrou a petrobras,acho q e bom aceitar o conselho de voltar a estudar

    Lilian Lia Aveiro

    29/10/2015 - 00h45

    flavio,ahhhh cade o incorruptivel? esta na suica kkkkkkkkkkkagora bem nao foi pt que sangrou a petrobras,acho q e bom aceitar o conselho de voltar a estudar

    Flávio Barbosa

    29/10/2015 - 00h53

    Kkkkkk Lilian Lia Aveiro gostei do seu senso de humor, e quem foi que sangrou a Petrobras?

    Flávio Barbosa

    29/10/2015 - 00h53

    Kkkkkk Lilian Lia Aveiro gostei do seu senso de humor, e quem foi que sangrou a Petrobras?

Oliveira Nunes

27/10/2015 - 18h59

ele é nossa ,debater o que?


Leia mais

Recentes

Recentes