Menu

Milhares de Vênus contra Cunha

Por Lia Bianchini, repórter especial do Cafezinho. Com fotos de Bruno Bou Vênus de Willendorf. Considerada a escultura mais antiga já encontrada, ela remete a tempos desconhecidos para as sociedades do século XXI, quando o símbolo maior de adoração e representação de um povo era uma figura feminina, nua, gorda. A Vênus de Willendorf representa […]

19 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Bruno Bou

Por Lia Bianchini, repórter especial do Cafezinho. Com fotos de Bruno Bou

Vênus de Willendorf. Considerada a escultura mais antiga já encontrada, ela remete a tempos desconhecidos para as sociedades do século XXI, quando o símbolo maior de adoração e representação de um povo era uma figura feminina, nua, gorda. A Vênus de Willendorf representa a criação do mundo pelas mãos de uma mulher.

Na tarde da última quarta (28), o Centro do Rio de Janeiro foi palco não de uma descoberta arqueológica, mas de um nascimento político. A Vênus carioca não era uma escultura, mas sim várias vozes femininas que entoavam a criação de seu próprio mundo: elas gritavam contra o déspota Eduardo Cunha e a favor da liberdade de seus corpos, a favor de seu direito de escolha.

Às 14h, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) começava a ser estampada com faixas e cartazes que carregavam dizeres como “meu corpo, minhas escolhas”, “meu útero é laico”, “fora Cunha! Este corpo não te pertence”.

O local de concentração do ato não foi por acaso. Naquela mesma tarde, dentro da Alerj, a CPI do Aborto aprovava seu relatório final, que torna ainda mais rígida a punição aos corpos que abortam. Entre as medidas incluídas no documento aprovado pela Comissão, está a obrigatoriedade de que hospitais notifiquem à polícia todos os casos de aborto atendidos, mesmo os previstos em lei.

Os retrocessos impostos às mulheres, porém, não se restringiram ao estado do Rio de Janeiro. No último dia 21, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) 5069/13, de autoria de Eduardo Cunha, que modifica a Lei de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Lei 12.845/13).

Mais conhecido como “PL do Estupro”, o projeto altera o conceito de violência sexual, torna obrigatório que a mulher vítima de estupro faça um Boletim de Ocorrência e exame de corpo de delito para, só então, poder abortar, desobriga os hospitais a informarem sobre os casos em que mulheres têm direito ao aborto, e prevê detenção para pessoas e profissionais da saúde que ajudem mulheres a abortar.

Em meio a esse contexto de ataque à autonomia, milhares de mulheres caminharam da Alerj à Câmara Municipal do Rio cantando, gritando, reafirmando cada vez mais alto que seus direitos não serão tomados assim tão facilmente. As milhares de vozes, majoritariamente femininas, gritavam: “se empurrar, o Cunha cai”, “se o Papa fosse mulher, o aborto seria legal e seguro”, “se cuida seu machista, a América Latina vai ser toda feminista”.

No ponto final do ato, na Cinelândia, com a praça lotada, uma grande faixa foi estendida nas escadarias da Câmara Municipal, com os dizeres “nenhuma mulher deve ser maltratada, presa ou humilhada por ter feito aborto!”. Sobre ela, a artista Luciana Pedroso personificou as milhares de vozes que ali se encontravam, em uma representação de Vênus de Willdorf. Em uníssono, o coro feminino gritava: “eu sou livre, eu sou forte, eu sou mulher”.

Abaixo, fotos do ato:

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Fausto Antonio De Freitas

02/11/2015 - 03h35

Será que as mulheres para defender seus pontos de vista precisam tirar a roupa? Mostrar os seios?

Fernanda Nepomuceno

30/10/2015 - 20h38

Gente, faz isso não! O todo poderoso e dono do Brasil (o Luladrão) pediu para que ninguém mexer com o Cunha. Pega leve aí gente!

Monica Figueiredo

30/10/2015 - 16h33

    Fernanda Nepomuceno

    30/10/2015 - 20h42

    É o luladrão também pediu em cadeia nacional pra que deixem o Cunha em paz.

Joao Carlos Palhuzi Palhuzi

30/10/2015 - 11h03

Declara guerra a este verme retrógrado chamado Eduardo Cunha! Um corrupto ladrão deste presidir o congresso é uma vergonha!

Sandra Vilela

30/10/2015 - 00h31

Deusas

Maria Teixeira de Magalhaes

29/10/2015 - 20h07

Enquanto pouco mais de cinco se acorrentam na pilastra do Congresso a favor do Cunha , o picareta mor da Republica , milhares de mulheres vao as ruas e mandam um recado pra o Cunha . Eu afirmo aqui : ai ai ai , se pular o Cunha cai . #ForaCunha

    Fernanda Nepomuceno

    30/10/2015 - 20h40

    Não, o pilantra mór é o Lula que pediu que a sociedade parasse de perseguir o seu amigo de infância Eduardo Cunha.

Antonio Sairava

29/10/2015 - 19h49

Uma moça apoiava a direita tirou a roupa não foi chamada de diva.

    Ana Paula Faria

    29/10/2015 - 20h08

    Aqui há sentido para a nudez. A outra queria estar pelada como objeto, aqui é o inverso. Tem gente que não consegue discernir mesmo…

    Antonio Sairava

    29/10/2015 - 21h38

    Qual o inverso de está pelada como objeto?
    Sentido para nudez? “Acho lindo mulheres protestando vestidas MARGARIDAS” não consigo discernir mesmo, mas apoio vcs Ana Paula +4

    Ana Paula Faria

    30/10/2015 - 10h35

    Porque o protesto é pelo empoderamento da mulher e a liberdade sobre seus corpos. A nudez representa transparência, integridade, nesse caso, Antonio.

Fagundes Fagundes

29/10/2015 - 19h40

Apelacao estraga a festa

Eliana

29/10/2015 - 17h19

Como é odiosa esta direita brasileira.
Arcaica !
Burra!
Sou mulher, e no meu corpo ninguém manda.
Os corruptos do Cunha e do Bolsoasno
são cretinos demais.

Maria José Pinheiro Costa

29/10/2015 - 18h54

“Mulher brasileira em primeiro lugar”!!

Mauricio Gomes

29/10/2015 - 16h45

Tinha que ter uma faixa também pedindo o impeachment do primitivo BolsoASNO, pelas suas declarações racistas, machistas e criminosas. Homem de verdade tem que estar ao lado das mulheres nessa luta, e não ao lado de figuras tenebrosas com passado na ditadura ou ligados à seitas fanáticas travestidas de religião!

    Mauro

    30/10/2015 - 10h40

    Concordo plenamente…

Mersey Brito

29/10/2015 - 18h19

lindeza!

Beatriz Cândido

29/10/2015 - 18h02

Eles atearam fogo no palheiro sem ideia do vulcão que havia embaixo!


Leia mais

Recentes

Recentes