Menu

Lindbergh Farias: Presidente Dilma traiu senadores petistas

Senador do PT se diz traído por Dilma: Governo fecha acordo com Serra e concede cabeça-de-ponte a petrolíferas estrangeiras no pré-sal por Luiz Carlos Azenha, no Viomundo Até a metade da tarde desta histórica quarta-feira um grupo de senadores do PT estava certo de que o governo Dilma iria se opor firmemente à aprovação, no […]

20 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Plenário do Senado durante sessão não deliberativa. Em disurso, senador Lindbergh Farias (PT-RJ) Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Senador do PT se diz traído por Dilma: Governo fecha acordo com Serra e concede cabeça-de-ponte a petrolíferas estrangeiras no pré-sal

por Luiz Carlos Azenha, no Viomundo

Até a metade da tarde desta histórica quarta-feira um grupo de senadores do PT estava certo de que o governo Dilma iria se opor firmemente à aprovação, no Senado, do projeto do tucano José Serra que acaba com a obrigatoriedade legal de a Petrobrás ter participação mínima de 30% em todos as áreas do pré-sal.

Eles tinham se encontrado com os ministros da Casa Civil Jacques Wagner e da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, auxiliares próximos da presidente Dilma. Deles, ouviram que o governo se opunha ao projeto de Serra. Com a mesma impressão ficou o presidente da Federação Única dos Trabalhadores (FUP), José Maria Rangel, que acompanhou os petistas.

Durante todo o dia, ativistas do PT usaram as redes sociais para denunciar o projeto entreguista de Serra.

No entanto, quando o debate acalorado chegava ao ápice no Senado, os senadores José Serra e Romero Jucá se retiraram do plenário para negociar. Jucá apresentou um substitutivo que manteve a essência do projeto de Serra e recebeu apoio do governo Dilma. Depois que Jucá anunciou o acordo no plenário, ele foi aprovado por 40 votos a 26, com oposição dos senadores do PT menos Humberto Costa, que se absteve.

Minutos antes, assessores do senador petista Lindbergh Farias calculavam um placar de 36 a 34 para derrotar o projeto de Serra. Um deles resumiu: “O Senado tem gente bem definida, de direita e de esquerda. Mas tem um miolo que navega de acordo com a conveniência. Com o acordo, mudaram de lado. Agora, estes senadores ideologicamente indefinidos vão cobrar alguma emenda do governo e fica tudo por isso mesmo”.

Para Lindbergh, a presidente Dilma traiu os senadores petistas. No Facebook, ele desabafou:

VERGONHA!

Lutamos por dias em defesa da soberania nacional e do nosso patrimônio. Fizemos o debate no plenário, dialogamos com os movimentos e com os senadores e senadoras. A mudança de orientação do governo, durante a tarde de hoje, nos deixou perplexos e desarmou nossa luta, abrindo mão do enfrentamento em prol de um péssimo acordo com o PSDB que causa um prejuízo enorme ao Brasil.

Mas essa foi apenas a primeira batalha. Vamos continuar a debater com a sociedade, fortalecendo um grande movimento em defesa do pré-sal, influenciando o processo na Câmara e dizendo claramente: a presidenta Dilma precisa voltar para a posição original do governo e VETAR o PLS 131!

PETROBRAS NÃO PEDIU PARA SER DESOBRIGADA

A Petrobras não pediu ao senador José Serra, autor do projeto, para ser desobrigada da participação legal mínima de 30%. Apesar de seu perfil de homem do mercado, o presidente da estatal, Ademir Bendine, se disse contrário ao projeto.

A quem interessa a mudança? Às petrolíferas estrangeiras, obviamente. Em recente visita ao Brasil, o presidente da Shell, Ben van Beurden, disse claramente: “Isso (a abertura) disseminaria o risco, traria mais capacidade e mais investimento”.

Porém, como lembrou o ex-ministro das Minas e Energia Edison Lobão durante o debate no Senado, praticamente não há risco no pré-sal. A Petrobras não depende da capacidade tecnológica externa para explorar em águas profundas ou super-profundas. Lobão também argumentou que os investimentos da Petrobras serão pagos pelos próprios resultados da exploração.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) informou que a Petrobras tem reservas já garantidas de 14,5 bilhões de barris. Ou seja, não há pressa para fazer novos leilões. Por que o açodamento para votar o projeto de Serra em regime de urgência, sem passar pelas comissões do Senado? Por causa da fragilidade do governo. Com o acordo, é certo que o projeto passará pela Câmara e não será vetado pela presidente Dilma — a não ser que ela traia o acordo que fez com PMDB/PSDB.

AS CONSEQUÊNCIAS

O tuiteiro Claudio Calente foi preciso: “Quando um PSDB da vida assumir, já sabemos que a Petrobras não vai querer explorar mais nada do pré-sal”.

Ele resumiu as consequências do acordo Dilma-Jucá-Serra: o papel da Petrobras no pré-sal deixa de ser institucionalizado e passa a depender do governo de turno.

Também fica muito mais sujeito às pressões do lobby das petrolíferas, que é imenso.

 

Continue a ler aqui

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Carlos Henrique R Alves

02/05/2016 - 18h34

O Brasil previsa de investimentos urgentes e a Petrobras não tem condições e nem recursos para tocar todos os projetos do Pré-Sal… Acho sadio a entrada de um sócio que irá inibir as forças corruptivas e o jeitinho brasileiro para sangrar o Patrimônio brasileiro…. O Brasil, através da Petrobrás, continuará sendo o majoritário e terá recursos novos chegando com a entrada destes novos sócios… Atuei durante 35 anos no setor de informática e tecnologia e vivi época da reserva de mercado que colocou o Brasil na época na idade da pedra… O sentimento na época era o Brasil conseguir a autosuficiência tecnológica proprietária made Brazil.. Ledo engano…. Os computadores brasileiros que passaram a ser fabricados, não passavam de máquinas importadas que foram maquiadas e etiquetas como Nacional… O Brasil amargou um atraso tecnológico de mais de 3 anos quando o lançamento de um novo hardware ou software no mercado internacional… Todos os países que tiveram o comunismo implantado, ficaram tecnologicamente atrasados , tanto, na esfera educacional como no setor fabril.. A reação dos PTralhas nada é mais do que o reflexo do sentimento que perdurou anos durante a reserva de mercado de informática, automotivo, telecomunicações, farmaceutico e outros setores que necessitam de investimento em pesquisa e de infraestrutura.. … Um País só consegue sr forte e se desenvolver praticando o livre comércio e buscando parcerias fortes para investir no País….

Messias Franca de Macedo

25/02/2016 - 12h49

Ainda “nunca será desta vez”, [mequetrefe] “juiz” DEMoTucano Sérgio ‘mor(T)o’!

Entenda

***

Mulher de João Santana admite ter recebido da Odebrecht – por serviços prestados às campanhas políticas realizadas… Na África, na Venezuela e no Panamá

25/02/2016 02h00

(…)

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/02/1743107-mulher-de-joao-santana-admite-ter-recebido-da-odebrecht.shtml

***

Ô golpistas da ‘PORCA-tarefa’, é preciso desenhar?!…

Mario Bazan

25/02/2016 - 12h17

Vamos dizer a verdade. Quem traiu Dilma foi o PMDB que se aliou ao PSDB contra os interesses da Petrobras e do Brasil.

Hell Back

25/02/2016 - 12h12

Será que a presidenta negociou a retirada do impitim dando o Pré-Sal para o pessoal do PSDB; DEM e outros?

Messias Franca de Macedo

25/02/2016 - 11h53

[Da Série ‘Os ineditismos do Brasil’!]

AINDA SOBRE O ACORDÃO ENTREGUISTA DA NOVA PETROBRAX!

… É o primeiro projeto de Lei “aprovado por um governo que ainda não tomou posse”!
Ah esta TUcanalha golpista!
Ah esta Casa Grande infame e imunda!
Ah este ‘Império do Norte’ predador!
(…)

E ‘nois’ enterrados nas sombras profundas do pré-sal!

A sina [Kármica?!] de ser brasileiro!…

Messias Franca de Macedo

25/02/2016 - 11h30

UMA DAS MUITAS PERGUNTAS QUE O BRASIL DO BEM TEM QUE FAZER AOS (IR)RESPONSÁVEIS PELO NEFASTO ACORDÃO

Como ficará a indústria naval brasileira?

À luz da reflexão, estive há poucos dias em Maragogipe.
Por muito tempo nesta cidade do recôncavo baiano a economia foi movida pela indústria de charutos [Fábrica Suerdieck] – e um pouco menos pela pesca.
Com a decadência da Fábrica a cidade vivenciou décadas de dificuldades econômico-sociais…
A alvorada dos tempos renasceria com a retomada da indústria naval.
Um estaleiro começara a funcionar, e um ‘boom’ de progressou iluminou a cidade:
geração de empregos e renda, reativação do comércio local, o sorriso da esperança nos lábios dos munícipes…
Pois bem, nesta mais recente viagem à Maragogipe [terra natal da minha mãe], encontramos a desolação, a tristeza campeando pelas águas, bosques e residências…

Portanto, presidente Dilma Rousseff, neste mísero acordão o que foi definido em relação a esse quadro de iníquo descalabro?
Ou a senhora pensa que “o controle remoto da Chevron, da Shell et caterva irá se apiedar e olhar para o povo maragogipano”?

Responder
Messias Franca de Macedo 25/02/2016 às 10:05
… E a respeito da política de conteúdo nacional?!

E a preservação do conhecimento científico e tecnológico desenvolvido pela Petrobras?!
Será também entregue de bandeja aos estrangeiros predadores?!

(…)

    Messias Franca de Macedo

    25/02/2016 - 11h42

    … E a respeito da política de conteúdo nacional?!

    E a preservação do conhecimento científico e tecnológico desenvolvido pela Petrobras?!

    Será também entregue de bandeja aos estrangeiros predadores?!

    (…)

Messias Franca de Macedo

25/02/2016 - 11h28

… O pragmatismo irresponsável do governo Dilma Rousseff e seus asseclas não permitiu a seguinte leitura:
ainda que perdesse no voto, a vitória política estaria assegurada!
Ademais, como seria doce o gostinho de ver a presidente Dilma Rousseff vetando o projeto infame do entreguista/antinacionalista safado DEMoTucano José (S)erra!
Como disse uma senadora:
“é preferível perder do lado certo, a ganhar do lado errado!”
Ao que parece o governo Dilma Rousseff está do lado dos seus impiedosos algozes!

    Messias Franca de Macedo

    25/02/2016 - 11h29

    … O pragmatismo irresponsável do governo Dilma Rousseff e seus asseclas não permitiu a seguinte leitura:
    ainda que perdesse no voto, a vitória política estaria assegurada!
    Ademais, como seria doce o gostinho de ver a presidente Dilma Rousseff vetando o projeto infame do entreguista/antinacionalista safado DEMoTucano José (S)erra!
    Como disse uma senadora:
    “é preferível perder do lado certo, a ganhar do lado errado!”
    Ao que parece o governo Dilma Rousseff está do lado dos seus impiedosos algozes!

Messias Franca de Macedo

25/02/2016 - 11h28

“Eu nunca imaginaria que este governo exporia a bancada do PT a tamanho vexame!”
Dileto(a) (e)leitor(a), pasme, a declaração foi proferida por uma senadora do…
Errou quem pensou [senadora] do PT ou do PC do B!
No plenário do Senado Federal, a frase dilacerante foi da autoria de uma senadora do… PMDB!
Juro!
Coitado do Lindberg Farias!
Idem para o Humberto Costa!
Idem para o Roberto Requião!
(…)
E a traição do governo ocorrendo justamente na hora em que até o Cristovam Buarque já reconhecia necessitar de muito mais tempo para analisar o projeto [do entreguista safado José (S)erra – adendo nosso]
E a militância de esquerda?
Infartada numa UTI do SUS

Griego

25/02/2016 - 11h22

Novamente esta onde de atacar a Dilma e o PT.
Ótimo para os entreguistas e golpistas.
Tenho certeza que a Dilma vai vetar se isso andar para frente.
Uma dica: o povão nem sabe o que é pré-sal.
Tem petista ou pessoas contrárias a oposição muito moles, já querendo jogar a toalha: Ah não aguento mais, ! ah assim fica difícil! ah culpa da Dilma….
Coxinhas! Corneteiros da internet.

Adriana Vieira

25/02/2016 - 09h32

O fato já está consumado ou tem alguma coisa ainda que pode ser feito para barrar este absurdo?

    Hell Back

    25/02/2016 - 13h11

    A presidenta pode vetar, mas não acredito que isso vá acontecer.

Celso Junqueira

25/02/2016 - 09h18

Se isso acontece em um governo tucano, não é de se espantar. Mas em um governo petista?
Não tenho mais dúvidas: Dilma faz parte do esquema contra o Brasil. Acho que ela está querendo ser impedida para os tucanos voltarem ao governo. Incrível mesmo!!

    Fabio

    25/02/2016 - 09h21

    Concordo.

Diego

25/02/2016 - 09h17

Alguém não entendeu a pressa para votar a lei do Serra?
Não há necessidade de explorar rapidamente o Pré-sal com o barril de petróleo com valor tão baixo no mercado. Foi mais uma jogada política para tentar fragilizar mais ainda a posição da presidente no governo, visando manifestações e a encenação no TSE. Os interesses gananciosos dos “aliados” em tomar as rédeas e controlar o destino da nação já vem sendo preparada há muito tempo e penso que executivo assumiu toda a responsabilidade pelo fato, podendo vetar a lei, e pode vetar. Depende da reação de nosso povo, se queremos soberania ou não. A ação foi no “timer” perfeito para os covardes entreguistas que habitam o senado. Habitam porque nosso povo vota mal, porque o voto é obrigatório, e sendo obrigatório muitos que não percebem que são enganados por mídias, falsos políticos e são induzidos ao erro. Seria interessante o fim da obrigatoriedade do voto para dificultar o comércio eleitoral. Os políticos eleitos, dizem que representam a imagem sintetizada do povo, e muitos políticos trabalham contra a nação, uma coisa cíclica que só piora, seria então o povo tão ruim assim? Colocando oportunistas para conduzi-los? Não é verdade que o nosso povo seja ruim, é a obrigatoriedade dos votos que induz a gigantescos erros. A grande maioria dos políticos eleitos não se importam com quem os elegeram, pois a maioria dos eleitores muitas vezes nem lembram mais em quem votaram. O voto é importante para quem está mais informado, acompanha a história e tem interesse no destino do país, mas deveríamos ter o direito de escolher votar ou não quando acharmos melhor sem as penas de obrigatoriedade imposta pelos próprios políticos.
Imposições:
http://www.ebc.com.br/noticias/eleicoes-2012/2012/09/o-que-acontece-se-eu-nao-votar-e-nao-justificar-a-minha-ausencia

Irion

25/02/2016 - 08h44

Que tragédia essa Dilma! Parece que nasceu para trair.

Fabio

25/02/2016 - 08h29

Mas alguém ainda acredita que a sra Dilma defenda o Brasil e seus eleitores.
Tem a dó em, a Dilma não está nem ai com o país, para ela o importante é afunda a esquerda, destruir a herança do presidente Lula e por o Brasil de joelhos perante o mundo novamente.
Dilma é mais tucana do que muitos tucanos conhecidos.

Vitor

25/02/2016 - 08h25

Santa inocência, Batman. Se Dilma traiu o voto de 54 milhões de pessoas sem a menor cerimônia, pq não trairia um punhado de senadores?

Ninguém

25/02/2016 - 08h21

O governo Dilma, para mim, acabou. O pior: acabou num ato covarde. Continuo defendendo a democracia, a luta contra o golpe e a instituição da PR. Agora, o governo Dilma perdeu o meu apoio. Uma pena.


Leia mais

Recentes

Recentes