Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

“NSA? O que é isso?”: Serra, novo chanceler, afirma que não conhece a agência de espionagem americana

Por Miguel do Rosário

24 de maio de 2016 : 14h09

Charge: Aroeira

Que os conhecimentos geopolíticos do novo chanceler, José Serra, são limitados, todos sabem. Mas, no último domingo, em entrevista ao Estadão, o tucano – que aceitaria qualquer cargo oferecido pelo presidente ilegítimo Michel Temer – chegou ao ápice: disse, literalmente, que não conhece a NSA (Agência de Segurança Nacional, órgão de espionagem dos EUA).

Vale recordar que, em julho de 2015, o site WikiLeaks revelou que a agência grampeou telefones da presidenta Dilma, de ministros e até do avião presidencial.

Se Serra desconhece a NSA, provavelmente sequer sabe quem são Edward Snowden e Julian Assange.

E, de modo bizarro, não tem a menor noção sobre as ameaças que a espionagem norte-americana traz ao Brasil.

Este é o nosso chanceler, senhoras e senhores.

Veja, abaixo:

(…)

O sr. assume num momento em que o Brasil precisa revigorar as relações com Washington, depois que elas ficaram esgarçadas pela contaminação ideológica no Brasil (sic) e pela espionagem da NSA até da presidente…

NSA, o que é isso? Os EUA são uma peça essencial do mundo contemporâneo, embora já não tão dominante como no passado, pois você tem novos centros de poder e de economia, caso típico da China. Nossa relação com os EUA é secular e fundamental e deve com certeza se tornar mais próxima no comércio. O grande investimento aí é a remoção de barreiras não tarifárias. Eles têm uma rede de proteção não tarifária, na área fitossanitária, por exemplo, que exige negociação. Vamos trabalhar incessantemente nessa direção.

P.S.: Em 2012, durante entrevista a Boris Casoy, Serra afirmou que nosso país se chama “Estados Unidos do Brasil”. O que esperar, a partir de então?

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

D_Files

25 de maio de 2016 às 05h10

Esse Sr, não me engana! Faz-se de bobo!

Responder

Adhemir Fonseca

24 de maio de 2016 às 14h58

Ratos seu dia está chegando,foi o juca,em seguida Barbalho,Renan,Aloysio,serra e a grande vitória da democracia Aécio cassado..escorraçados da política estes ratos corruptos.
Lula 2018.

Responder

Deixe um comentário