Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Cientista recusa reunião com Kassab: “governo provisório que tenta impor retrocesso”

Por Miguel do Rosário

08 de junho de 2016 : 15h33

O desprestígio do governo Temer é incrível. Os setores mais avançados da opinião pública consideram-no ilegítimo e representante do que há de mais atrasado e reacionário, seus membros são alvo de duros protestos em qualquer lugar que frequentem, no mundo inteiro, por onde passam são xingados de golpistas e traidores.

Daqui a pouco, Temer terá que governar ou dentro da Fiesp ou dentro da Globo.

***

No blog do Luiz Müller

‘Me recuso’: Cientista da Academia Brasileira de Ciências se nega a fazer reunião com Kassab

Galves“Eu acho que não há negociação possível com esse governo provisório que tenta impor à sociedade brasileira um retrocesso social, econômico e político”, disse o cientista Antonio

Galves em carta endereçada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), depois do convite para participar de uma reunião com Gilberto Kassab, ministro interino da pasta de Ciência e Tecnologia que se fundiu à de Comunicações. Confira a íntegra

Por Antonio Galves*

Prezados colegas

A luta pela volta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é da maior importância e deve ser levada com toda energia pela SBPC, ABC e demais entidades representativas da ciência brasileira.

Isso dito, a questão é saber se o sr. Kassab que aceitou ser ministro nessas condições, é um interlocutor aceitável. Temo que essas reuniões só sirvam para produzir belas fotos, amplamente divulgadas pelos meios de comunicação, onde Kassab aparece ao lado de grandes nomes da ciência brasileira que dessa maneira, involuntariamente, o legitimam como interlocutor.

Eu acho que não há negociação possível com esse governo provisório que tenta impor à sociedade brasileira um retrocesso social, econômico e político. Acho que a única coisa que lhe podemos dizer é que respeite os 54 milhões de votos que elegeram Dilma Rousseff e que saia o quanto antes de cena.

Por isso eu não irei a essa reunião e faço um apelo à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e demais colegas para que recusem o papel de figurantes nesse falso diálogo com quem despreza a ciência brasileira.

Cordiais saudações acadêmicas,
Antonio Galves
Membro da Academia Brasileira de Ciências

*Antonio Galves é probabilista, coordenador do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), professor titular do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo e membro da Academia Brasileira de Ciências

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

7 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Janeto Bobo

09 de junho de 2016 às 00h47

Cadê os trolls? Quando a pusilanimidade é rejeitada eles desaparecem.

Responder

Octavio Filho

08 de junho de 2016 às 19h08

Não se iludam!!! Haverá cientistas que aceitarão!! Infelizmente, aceitarão!!! Também há espertalhões fazendo ciência no Brasil. E coxinhas também.

Responder

Josué Ferreira

08 de junho de 2016 às 19h02

Parabéns Doutor Antônio Galves. Este é o procedimento de homens do bem. Parabéns

Responder

Josué Ferreira

08 de junho de 2016 às 19h00

A minha pergunta é: temer não tem vergonha de fazer tanto ridículo assim. Vaza homem enquanto pode.!

Responder

João Luiz Brandão Costa

08 de junho de 2016 às 18h44

Kassab é uma figura desprezível. O pior que a política pode produzir. Muda de ideia ao sabor de suas conveniências políticas, esse traíra. Discutir ciência com ele pra quê?

Responder

Fabiana

08 de junho de 2016 às 17h54

Essa é a atitude correta, não permitir que sua imagem seja aproveitada por golpista. Já basta o que fizeram com os paneleiros com camisa da CBF, os tais coxinhas, que estão vivendo um grande constrangimento a nível social e consigo mesmo.

Responder

Daniel

08 de junho de 2016 às 16h08

Se todo Brasileiro Honesto e que tenha vergonha na cara, que seja influente, fizer isso, esse governo GOLPISTA cairá de inanição. A nós, o povo, que não somos individualmente influentes, precisamos nos encontrar nas ruas, onde iremos exercer o nosso repúdio e a nossa influência.
Dia 10 é o momento de mostrarmos que não vamos entregar o nosso país para os predadores, a começar pelo Pré-Sal e Petrobras.
É um dever moral de todos nós. MORAL.

Responder

Deixe um comentário