Menu

Carmén Lúcia e Cunha: os ciclos da política brasileira

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)] Estômago de Aço – Clipping diário da grande imprensa brasileira Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho Boa tarde. A grande imprensa está bastante agitada ainda com o resultado da votação da Câmara que culminou na cassação de Eduardo Cunha. Destaque também para Carmén Lúcia que assumiu a presidência do […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]

Estômago de Aço – Clipping diário da grande imprensa brasileira

Por Eder Casagrande, analista de mídia do Cafezinho

Boa tarde.

A grande imprensa está bastante agitada ainda com o resultado da votação da Câmara que culminou na cassação de Eduardo Cunha. Destaque também para Carmén Lúcia que assumiu a presidência do STF.

Até amanhã!
[/s2If]

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

Mudança no STF

Kennedy Alencar de Brasília comentou as principais diferenças entre Lewandowsky e Carmén Lúcia. Destacou que Carmén está volta às pautas do povo, à justiça social e ao combate à corrupção, tendo a Lava-Jato como referência. Também mencionou que o lobby por reajustes no salário do judiciário não encontra lugar na presidência dela.

Sobre a votação da Cassação

Entrevista exclusiva com Carmén Lúcia, presidente do STF

Explicaram os detalhes técnicos, como o número de votos necessários para a cassação, e os motivos pelos quais Cunha tornou-se réu.

Em entrevista à jornalista Renata Lo Prete, na Globo News, a presidente do STF, Carmén Lúcia, disse que o aumento salarial para ministros do Supremo, como articulava Lewandowsky, terá de ser minuciosamente analisado. Afirmou que o STF aplicará o mesmo rigor usado no Mensalão para os demais processos.

Demonstrou uma inclinação para o cidadão (possível marca de seu mandato), dizendo que o judiciário tem uma só finalidade: atender às demandas do povo.

De forma sensível e séria, quando perguntada do que gostava além de ‘processos’, respondeu que gostava de arte, de literatura e de gente.

Terminou dizendo contar com a crítica da mídia, pra que eles, o poder judiciário, melhore a vida de seus irmãos brasileiros.

Governo quer destravar congresso e aprovar medidas que viabilizem as privatizações.

Panorama sobre processo de cassação de Eduardo Cunha foi exibido por correspondente em Brasília.

Bumlai, pecuarista condenado no mensalão, amigo de Lula, prestou novo depoimento ao juíz Sérgio Moro.

Carmén Lúcia assume presidência do STF

  • JN

A posse de Carmén Lúcia teve bastante destaque. O jornal enfatizou seu estilo próprio, como a quebra de protocolo ocorrida ontem ao iniciar sua fala, assim como também como sua forma direta e clara de manifestar ideias e juízos. Foi retratada como quem é bastante idônea.

Sobre Cunha, ressaltaram que trata-se do processo mais longo da Câmara. Correspondente em Brasília entrou ao vivo no momento exaro em que Cunha fazia sua defesa. O jornal claramente se posiciona a favor da cassação.

Jornal da Globo

Os 16 primeiros minutos foram sobre a cassação de Cunha. A Globo colocou a pá de cal na carreira política dele, mostrando sua trajetória costurada com os escândalos envolvendo corrupção.

A posse de Carmén Lúcia teve o enfoque de combate à corrupção.

  • Estadão

Moro lava à jato

Cassado e sem foro privilegiado, Cunha deve ter 5 dos 7 inquéritos a que responde, tratados por Moro. Isso acontece porque além de perder o direito de ser julgado pelo STF, os 5 inquéritos têm ligação com a Operação Lava-Jato.

Bombou na rede

Cassação de Cunha repercute nas redes sociais através de memes e frases muito engraçadas.

Vai chover canivete

Sentindo-se abandonado pelos aliados, Cunha diz que pode acabar com governo se disser o que sabe. Um dos deputados, depois de reunião com Cunha ocorrida há duas semanas, mandou aviso aos traidores: “Preparem os capacetes porque vai chover canivete.”

Surra homérica

Diferente do que costuma acontecer às segundas, deputados compareceram em peso à Câmara e aplicaram surra homérica em Cunha.

Carmén Lúcia e o Empoderamento

Em seu discurso de posse como presidente do STF, Carmén Lúcia fez duras críticas à corrupção e falou de justiça social. Dirigindo-se á população, disse coisas como “fome dói”, “Sua Excelência, o povo”, e ainda “homens e mulheres estão nas praças pelos seus direitos e pelo seus interesses. Quer-se um Brasil mais justo e é imprescindível que o construamos. Cansamos de sermos País de um futuro que não chega nunca. O futuro é hoje e há de ser construído pela união de todos, com direito às diferenças e respeito à identidade de cada um.”

Lado a lado

Ao lado de Renan Calheiros (PMDB/AL), durante posse da presidente do STF Carmén Lúcia, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, fez um discurso enfático sobre a corrupção nas instituições brasileiras e sobre a tentativa de alguns, incluindo setores da mídia, de impedir as investigações como as da Operação Lava-Jato, ou de colocar em xeque a imagem do judiciário.

  • O Globo

Virei troféu

Após cassação, Eduardo Cunha deixa claro sua insatisfação com Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, e diz que tudo o que envolve o processo de sua cassação, inclusive os diálogos mais íntimos, será retratado em seu livro. Perguntado se o presidente Michel Temer deveria temer, disse ele: “Não sou uma pessoa de fazer ameaças veladas. Acho que a sociedade merece saber”, concluiu.

Merval Pereira

Em texto de nome ‘Festa da democracia‘, Merval destacou a inclinação literária da presidente do STF Carmén Lúcia em seu discurso de posse. Durante sua fala Carmén citou Drumond, Guimarães Rosa, Cecília Meirelles, além de trechos de músicas, como “a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão  arte”. Seu discurso sincero foi uma ode à justiça social. Lá pelas tantas, disse: “O tempo é também de esperança. Homens e mulheres estão nas praças por um Brasil mais justo. Cansamos de ser o país do futuro”.

O texto não faz uma só menção sobre a cassação de Cunha.

Folha de São paulo

Cassado!

Cunha atribui sua cassação à vingança petista e falta de apoio de Temer.

 

  • Blog do Noblat

Câmara humilha Cunha

Noblat ressalta que três erros graves foram responsáveis pela cassação de Eduardo Cunha:

1 – mentiu sobre possuir contas no exterior durante interrogatório em CPI;

2 – não renunciou seu cargo de presidente da Câmara enquanto era tempo;

3 – ameaçou deputados capazes de cassá-lo.

Retou-lhe o “7 x 1” no jogo político e o afastamento da vida pública.

  • Blog do Camarotti

Palácio sem rei!

Com eleições eminentes e propostas de reformas em vias de serem encaminhadas, Planalto revelou, através de votação expressiva, o desejo de por fim à novela Eduardo Cunha.

Assessores do governo Temer disseram que quadro era irreversível.

  • Blog do Reinaldo Azevedo

Sobre discurso de Cunha ontem

Azevedo tenta justificar seu antipetismo com o argumento de que Cunha falou “verdades incômodas” a respeito de sua atuação enquanto presidente da Câmara, sobretudo como maestro do processo de impeachment. Destaca a negação de Cunha sobre pauta-bomba contra o governo Dilma e sobre a ideia de vingança por parte da presidenta, por supostamente lhe ter negado privilégios ou proteção.

Sobre os discursos de “esquerditas” ontem

Ele disse que Jandira Feghali (PCdoB) e Aliel Machado (PR) representam o que é o discurso da esquerda sobre as atuais demandas do país, quando optaram por atacar a agenda conservadora dos reacionários em seus respectivos discursos na votação de ontem, na Câmara, ao inés de se aterem às questões técnicas do processo.

Acredito que Reinaldo esteja fazendo referência aos discursos dos deputados durante votação do processo de impeachment de Dilma.

Entrevista exclusiva com Michel Temer

Em seu programa chamado ‘Pingos nos is’, Reinaldo entrevistou o presidente Michel Temer nessa segunda, 12.

  • Blog O Antagonista

Ex-ministro Romero Jucá nunca deixou de ser ministro!

A culpa é das petistas

Magno Malta bate boca com 2 passageiras em avião e é escoltado pela polícia. Em seu perfil na rede social, o senador chamou as mulheres de “viúvas do PT’, “baderneiras”, e exaltou a ação da PF.

Temer na ONU

Daqui uma semana presidente ira à Nova Iork se apresentar a investidores estrangeiros. A viagem tem a ver com o Programa de Parcerias de Investimento (PPI) lançado hoje.

Quando Lula será preso?

Maia x Moro

Se Léo Pinheiro, dono da OAS, confirmar que Marco Maia, então relator da CPI da Petrobrás, achacava a empreiteiro, Moro poderá prendê-lo.

Privatizemos pois!

Privatização da loteria da Caixa e mudanças nas regras de financiamento estão entre as medidas contidas no pacote de concessões lançado pelo governo hoje.

Cunha e os 10 fiéis.

As redes de Cunha

Alguns tweets de pessoas de bem cobrando coerência do que eles chamam de esquerda brazuca.

  • Blog do Fausto

Marcos Valério confirmou ontem ao juíz Sérgio Moro ter recebido orientação pra repassar verba a Ronan Maria Pinto, contra suposta chantagem do empresário à cúpula do PT na ocasião da morte do prefeito de Santo André Celso Daniel.

Valério revelou também que quem lhe contou sobre os detalhes do empréstimo de 12 milhões ao Banco Schahin, foi Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula.

[/s2If]

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

ZeDasKouves

13/09/2016 - 22h05

Éééé…. éééé…
É o Bento Carneiro, o vampiro Brasileiro??

robertoAP

13/09/2016 - 18h01

Essa Juizinha ridícula parece mais a madrasta do conde Drácula.

    Nova Esquerda

    13/09/2016 - 19h12

    é o vampiro brasileiro..

lucia costa

13/09/2016 - 17h36

Olá! Vejam Aline falando sobre Política no Brasil e no Mundo.
https://www.youtube.com/watch?v=su7qrhqigPE


Leia mais

Recentes

Recentes