Menu

Espiando o poder – Trump, Bolsonaro e a PM que um dia olha e no outro bate

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)] Espiando o poder: análise diária da grande imprensa Foto: Domingos Peixoto/Agência O Globo Por Luis Edmundo Araujo, colunista do Cafezinho Só dá Donald Trump hoje nas edições dos jornais da chamada grande imprensa. Todas as manchetes, todos os colunistas, páginas e mais páginas tentam explicar, entender, projetar o futuro após a […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1) OR current_user_can(access_s2member_level1)]

Espiando o poder: análise diária da grande imprensa

Foto: Domingos Peixoto/Agência O Globo

Por Luis Edmundo Araujo, colunista do Cafezinho

Só dá Donald Trump hoje nas edições dos jornais da chamada grande imprensa. Todas as manchetes, todos os colunistas, páginas e mais páginas tentam explicar, entender, projetar o futuro após a eleição do magnata acusado de xenofobia, racismo, machismo e tudo que também é relacionado ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Processado por quebra de decoro parlamentar por ter homenageado o coronel Carlos Brilhante Ustra ao votar pelo impeachment de Dilma Rousseff, Bolsonaro foi absolvido ontem aos gritos de “Bolsonaro presidente” e “Trump e Macri na América e Bolsonaro no Brasil”, de seus apoiadores. O deputado confirmou, mais uma vez, que será candidato a presidente em 2018. No Senado, “barreira a pequenos partidos e fim de coligações avançam”, como diz o Globo em uma das duas chamadas de capa, embaixo, que não tratam da vitória de Trump. Na outra chamada nacional do jornal, local, “Alerj devolve projeto e compromete pacote”. “Alerj decide devolver ao governo projeto que criava alíquota extra, a principal medida anticrise”, diz o Globo que, lá dentro, informa que “protesto de servidores tem confronto, comércio fechado e um detido”. Os manifestantes não eram da área da segurança, como os que invadiram o plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro anteontem. Então dessa vez a PM reagiu, e o caos ficou do lado de fora.

[/s2If]

[s2If !current_user_can(access_s2member_level1)]
Para continuar a ler, você precisa fazer seu login como assinante (no alto à direita). Confira aqui como assinar o blog O Cafezinho.[/s2If]

[s2If current_user_can(access_s2member_level1)]

“Conselho de Ética livra Bolsonaro de processo por apologia à tortura”, diz o título da matéria da Folha de São Paulo, ao lado da foto de um sósia do deputado de terno, gravata e a imitação da faixa presidencial, fazendo a pose da flecha, com a qual o velocista jamaicano Usain Bolt comemora suas vitórias. Como informa o Globo, “o relatório do deputado Odorico Monteiro (PROS-CE) pelo prosseguimento do processo, que poderia levar à cassação do mandato de Bolsonaro, foi derrotado por 11 votos a 1. Com o resultado, Marcos Rogério (DEM-RO), autor de um voto em separado pelo arquivamento da representação, foi designado o novo relator e o seu parecer foi aprovado por 9 a 1, com uma abstenção.”

Enaltecido por Bolsonaro, Ustra foi chefe do DOI-Codi e um dos mais temidos torturadores da ditadura militar. Na votação do impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff, o deputado do PSC afirmou que ele, Ustra, era “o terror de Dilma”, e agora tem o caminho livre para concorrer à Presidência, sem a ameaça de cassação que paira, ainda, sobre o presidente Michel Temer, segundo a coluna Painel, da Folha, assinada por Natuza Nery.

Na nota “Letreiro brilhante”, a coluna informa que “um sinal de alerta acendeu-se entre tucanos e integrantes do governo: nos últimos dias, cresceu o temor de que o ministro Herman Benjamin recomende a cassação da chapa Dilma-Temer, sem separação de presidente e vice. Benjamin é o relator das ações no TSE e já se fala que seu voto não demorará a ser divulgado. Para auxiliares de Michel Temer uma recomendação dessa natureza geraria incertezas no mercado financeiro, ainda que ela precise ser ratificada pelo restante da corte”.

Já na coluna Panorama Política, de Ilimar Franco, no Globo, a nota “Babado” conta que “o presidente Michel Temer jogou pesado com o governador Camilo Santana, Ceará. Este, ao chegar para audiência, anteontem, encontrou Eunício Oliveira e Tasso Jereissati. O tucano lhe chamou de ‘desleal’. Temer pediu para que não fosse citado o nome de Ciro Gomes, e Camilo teria dito que não era porta-voz nem respondia por Ciro. No pano de fundo, a transposição do São Francisco.”

O presidente impopular convive com as ameaças no Tribunal Superior Eleitoral e, talvez por isso, se mantém duro, arredio com os adversários políticos, comportamento não muito adequado ao cargo, conquistado por ele num golpe de Estado. Mas no Congresso, por enquanto, não tem do que reclamar. “Comissão do Senado aprova teto de gastos”, afirma o Globo na matéria em uma coluna apenas, na página de economia.

O projeto, agora, “segue para o plenário da Casa, onde precisa ser apreciado em dois turnos”, diz o texto que fala de protestos de estudantes no local mas não cita nada sobre o congelamento, também, do salário-mínimo, lembrado por Fernando Brito no blog Tijolaço. “Não apenas a saúde e educação que ficam com suas despesas congeladas por 20 anos com a PEC  que o Congresso vai aprovando a toque de caixa por ordem de Michel Temer. Adeus aumento do salário-mínimo, também”, diz o jornalista.

Brito completa contando que, como informa o jornal Estado de São Paulo, “o senador “Eunício Oliveira anunciou a rejeição das  emendas que excluiriam  do limite de gastos o reajuste real do salário mínimo, porque isso, diz ele, ‘impõe grande impacto sobre as contas públicas’. (…) Eunício Oliveira é do Ceará, um dos Estados onde a renda da população mais cresceu em razão da elevação do mínimo”, e conclui afirmando que “os cearenses têm o direito de saber quem são os algozes de suas famílias”, conclui o jornalista.

Também ontem, no mesmo Senado, foi aprovada por 58 votos a 13 a “proposta de emenda constitucional que determina o fim das coligações nas eleições proporcionais e estabelece uma cláusula de desempenho, que dificultará o acesso de pequenos partidos ao Fundo Partidário e ao horário eleitoral”, como informa o jornal carioca, que avisa ainda que o projeto, de autoria dos senadores tucanos Ricardo Ferraço (ES) e Aécio Neves (MG), “ainda tem de ser aprovada em segundo turno, previsto para o dia 23, antes de seguir para a Câmara, onde deve enfrentar maiores dificuldades pela grande quantidade de pequenos partidos que brigarão para derrotar a restrição às chamadas legendas de aluguel.”

Dificuldades essas que só aumentam em período de campanha. Em outra nota de sua coluna, Ilimar Franco conta que “os aliados de Rodrigo Maia avaliam que o direito de sua reeleição para a presidência da Câmara é líquido e certo. Para eles, a questão fundamental é a criação de um ambiente político favorável e ter um grupo de partidos dispostos a bancar.” Difícil criar o ansiado “ambiente político favorável” sem a ajuda sempre providencial dos partidos nanicos que ontem, junto com a fiel base aliada do golpe, ajudaram a garantir, de vez, a abertura do pré-sal

“Câmara rejeita emenda no projeto do pré-sal”, diz a matéria do Globo em uma coluna, no pé da página de economia, menor ainda que a da PEC do Teto dos gastos públicos. Diz ela que “o plenário da Câmara rejeitou, na noite de ontem, um destaque e uma emenda que estavam pendentes de apreciação no projeto, de autoria do então senador José Serra, atual ministro de Relações Exteriores, que retira a obrigatoriedade de a Petrobras ter 30% de participação nos campos de petróleo da região do pré-sal”.

Ainda segundo a matéria, “o destaque apresentado pelo PT mantinha a Petrobras como operadora única dos campos do pré-sal. Já a emenda do PPS, rejeitada por 247 deputados, pretendia que os poços com potencial acima de um bilhão de barris fossem considerados estratégicos e contassem com a obrigatoriedade de participação mínima de 30% da Petrobras”. O governo abre geral, inclusive o filet mignon do pré-sal. Temer et caterva agora esfregam as mãos esperando os compradores da mercadoria fina, valiosíssima, que deveria ser de todo o povo brasileiro mas, graças ao golpe, caiu no colo deles, e a matéria diz ainda que, “para o governo, a aprovação do texto pela Câmara, sem modificação, abre espaço para a entrada de investimentos de empresas estrangeiras no pré-sal.”

E por falar em petróleo, a Folha também informa em pé de página, discretamente, que “passagem e gasolina pesam, e inflação acelera”. O jornal diz que “depois de desacelerar a 0,08% em setembro, a inflação sofreu impacto do setor de transportes e subiu para 0,26% em outubro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (9) pelo IBGE”. Mais adiante na matéria, ainda mais discreto, está o aviso de que “essa alta ocorre mesmo após a Petrobras ter reduzido o preço da gasolina no mês passado”, notícia que, na ocasião, provocou a chamada tríplice manchete, de Globo, Estado e Folha de São Paulo, todos exultantes com a redução dos preços, projetando a queda da inflação e do preço nas bombas. E a gasolina subiu nos postos, e a inflação agora cresceu.

E se o Congresso tem jogado junto com o governo federal, a Alerj não tem contribuído tanto com o governo estadual do Rio de Janeiro. “Enquanto servidores protestavam ontem em frente à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) contra o pacote de ajustes do estado, o presidente da Casa, deputado Jorge Picciani, anunciava a decisão de devolver ao governo o projeto de lei que prevê a criação de alíquotas de contribuições previdenciárias extraordinárias de 16% e 30%”, diz a matéria do Globo.

Picciani disse que 16 deputados do PMDB, partido dele e do governo, “apoiaram a devolução e, em contrapartida, comprometeram-se a discutir as demais 21 propostas do Executivo”. “Entendemos que esse projeto de lei compromete demasiadamente a renda dos servidores, que ainda ficarão sem reajustes. Por isso, vamos devolvê-lo ao governo”, disse Picciani. “O governo é livre para mandar a proposta que quiser, mas eu tenho sensibilidade para entender que não podemos comprometer a vida das pessoas”, completou o presidente da Alerj.

O economista Raul Velloso criticou a devolução dizendo que “sem a alíquota extra, todo o pacote anticrise fica comprometido. O Globo faz coro, defendendo o corte, e clama pela aprovação do pacote no editorial principal. “Violência e pareceres são armas contra o necessário ajuste”, diz o título. No texto o jornal carioca afirma que “Justiça e MP também lutam a fim de barrar o pacote, em nome de ‘direitos’. Mas sucede que não há dinheiro para pagar salários, aposentadorias e adicionais”. Enquanto isso o pau come nas escadarias da Alerj, e a mesma PM que na véspera foi complacente com os colegas que invadiram e depredaram a Casa, dessa vez fez o que mostra a foto aí de cima.

Dê uma nota para o post de hoje (avaliação anônima).[ratings]

[/s2If]

Apoie o Cafezinho

Luis Edmundo

Luis Edmundo Araujo é jornalista e mora no Rio de Janeiro desde que nasceu, em 1972. Foi repórter do jornal O Fluminense, do Jornal do Brasil e das finadas revistas Incrível e Istoé Gente. No Jornal do Commercio, foi editor por 11 anos, até o fim do jornal, em maio de 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Fábio Brito

11/11/2016 - 08h49

https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/11/08/o-fim-da-rede-globo-projeto-de-crowdfunding/

O FIM DA REDE GLOBO!!! PROJETO DE CROWDFUNDING!!!

Caros(as) amigos(as), é com imensa satisfação que divido com vocês a alegria do lançamento de um projeto pessoal que acalento já a algum tempo: escrever um livro.

E, justamente neste momento, em que estamos a discutir uma coisa tão importante ao nosso país, nossa DEMOCRACIA, estou lançando este projeto através de CROWDFUNDING, visando arrecadar a quantia necessária para, a partir da análise da série de reportagens “premiadas” da Rede Globo, FOME, exibidas em 06/2001, mostrar toda a ação deletéria desta emissora e reunir documentos que levem ao FIM DA REDE GLOBO, através de sua CASSAÇÃO.

O valor da doação é livre, mas quem doar R$ 35,00 irá receber o livro em casa com dedicatória, além de poder participar do desenvolvimento do mesmo com exclusividade e, também, interferir na obra. Então, na verdade, a “doação” será, na prática, uma antecipação de compra.

Sei e sinto, que este sonho de DESTRUIR A REDE GLOBO, que tem sido um instrumento dos poderosos para manter o nosso povo na ignorância e na cegueira política, onde o estímulo ao ódio e da intolerância são comuns, não é só meu, então, não há satisfação maior que poder partilhar este sonho com todos os companheiros que estão na mesma luta que eu, neste momento, e buscando o retorno da DEMOCRACIA ao nosso país.

Grande abraço a todos.

Fábio Brito

Fábio Brito

11/11/2016 - 08h41

https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/10/09/marcha-para-brasilia-e-cerco-ao-palacio-do-planalto/

ATENÇÃO: DATA DA MARCHA MUDOU PARA DIA 15/11, DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA!!!

OCUPE BRASÍLIA!!! CERCO AO PALÁCIO DO PLANALTO!!! CHEGOU A HORA DA AÇÃO!!!

NINGUÉM AGUENTA MAIS TANTA CONVERSA MOLE!!!

Já estamos cansados de escutar falar de GOLPE!

Chegou a hora de agir e a ação necessária é MARCHAR PARA BRASÍLIA E CERCAR O PALÁCIO DO PLANALTO!

Pacificamente, iremos dia após dia, encher todos os espaços possíveis de nossa Capital, sentar, agitar, gritar, cantar, e iniciarmos outras ações sem sair de frente ao PALÁCIO DO PLANALTO, CONGRESSO, STF, EMBAIXADA ESTADUNIDENSE E CANAIS DE TELEVISÃO GOLPISTAS até derrubarmos este governo golpista e devolvermos ao nosso povo o governo que elegemos e fazer valer a nossa CONSTITUIÇÃO!

Devolveremos a SOBERANIA ao nosso país e anularemos TODOS OS ATOS DO GOVERNO ILEGÍTIMO expulsando e confiscando os bens de quem se atreveu a se aproveitar da situação em que nos encontramos hoje. SEM ARREGO!!!

JÁ SABEMOS TUDO QUE PRECISAMOS, FALTA AGIR!!!

“NÃO TEMOS TEMPO DE TEMER A MORTE”!!

Igor Gonçalves De Macedo

10/11/2016 - 18h04

É impressionante como as “instituições” (se é que um dia foram isso) não passam de gangues de pilantras extorquindo e agindo politicamente, regados por dinheiro público. As PMs são gangues sem comando, fazem o que bem querem (e deixam fazer, quando querem). Só nos resta dar parte ao PCC…

    Octavio Filho

    10/11/2016 - 19h52

    Não adianta vc dar parte ao PCC. Ele também faz parte do governo. E é representado pelo Ministro da Justiça. Atualmente não podemos nem chamar o ladrão!!!

    Anderson Da Silva Lopes

    11/11/2016 - 11h29

    Quem vc acha que mantém o PCC na corrente ? ele o Marcola que é comandando por você sabe quem , só não deixe o PCC saber disso.


Leia mais

Recentes

Recentes